18.3.10

IQ Art Gallery apresenta lançamento de livro de poesias de Cintia Oliveira com mostra visual


A IQ Gallery do Espaço Cultural Chakras apresenta a partir do dia 6 de abril, às 20h, Curto - Circuito – O encontro da Poesia com as Artes Visuais, evento multicultural que marca o lançamento do livro Lince – Poesias – Vol. I, da escritora Cintia Oliveira. Na ocasião ocorre também a abertura de uma mostra visual com 46 desenhos, na qual 36 artistas de renome foram convidados para ilustrar as poesias da autora, também chamada de Lince. São eles: Tomie Ohtake, Wesley Duke Lee, Arcangelo Ianelli, Claudio Tozzi, Tunga, Antonio Henrique Amaral, Ivald Granato, Amélia Toledo, José Roberto Aguilar, Baravelli, Maria Bonomi, Antonio Helio Cabral, Antonio Peticov, Arnaldo Antunes, Guto Lacaz, Rubens Gerchman, Siron Franco, Gregório Gruber, Maciej Babinsky, Zélio Alves Pinto, Silvia Mecozzi, Tomoshighe Kusuno, José Zaragoza, Paula Dip, Valdir Cruz, Valdomiro de Deus, Jeanete Musatti, Tania Nitrini, Patricia Magano, Ismael Oliveira, Jú Corte Real, Erika Harsch, Neno Ramos, Ana Pana, Gabriela Oliveira e Roberto Magalhães.



A mostra visual contará ainda com duas esculturas de Lince, cujo talento não se limita às letras. Poderão ser vistos o sugestivo “Santo KY” e também o “Rancor”.

Este mix tão emblemático de artistas de renome não poderia ser mais apropriado, já que a organização e o lançamento do livro se deram, principalmente, devido aos apelos de um público, composto em sua maioria por pintores e artistas plásticos, que teve contato com seus escritos pela internet e passou a cobrar a publicação de uma coletânea dos versos de Lince.

Além da aguardada sessão de autógrafos, a estréia da mostra ocorre em noite multicultural: terá performances e manifestações de artistas que, a qualquer momento, irão declamar as poesias de Lince. Neste sentido, as palavras da autora ganharão forma e intensidade pelas vozes de Fabio Malavoglia, Diogo Granato, Fernando Alves Pinto, Pedro Granato, Ju Corte Real, Antonio Carlos Calil. É a poesia ganhando voz.

Segundo a autora, “o livro Lince: poesias - vol. I nasceu com a proposta de estabelecer um diálogo entre Poesia e Desenho, afim de despertar o belo, aproveitar o feio, fazer sangrar verdades, aniquilar preconceitos, manar sonhos e quebrar preceitos”.

Antonio Peticov é o curador da exposição e também quem faz a apresentação do livro de Lince, a quem enaltece o inovador talento poético e artístico, capaz de, segundo suas palavras, interferir em sua própria produção pictórica. O resultado? Um alucinante e ousado encontro entre a poesia e as artes visuais.

CURTO CIRCUITO – O ENCONTRO DA POESIA COM AS ARTES VISUAIS
De 6 de abril a 23 de maio de 2010
Artistas: Vários. Eles ilustraram o primeiro livro de poesias de Lince: poesias - vol. I, da escritora Cintia Oliveira.
De terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h.
Local: IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras.
Estacionamento: a partir de R$ 10.
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo – SP.
Tel. (11) 3062-8813.
www.chakras.com.br

Sobre a autora Cintia Oliveira (Lince)
Cintia Oliveira, Lince, é formada em Letras pela UNIP. Participou da mostra anual da Academia Latino Americana de Arte em 2008 e 40ª Chapel Art Show, em 2009, com suas fotografias. Mostra Entrepanos Asia Arte em 2006, 2007 e 2009. Poemas no Artestudio Mauro Chaves, abril de 2009. Painel, em cerâmica, com um de seus poemas instalado na parede frontal do cemitério São Paulo. Projeto de instalação poética, em andamento, para o parque do Ibirapuera, em São Paulo. Textos publicados em diversas revistas especializadas. Escreve atualmente uma peça teatral intitulada “Os Impressionantes”.

Fascinada pelo mundo das letras desde muito nova, ainda adolescente, Cintia arriscava-se, e transformava as oscilações entre o céu para e o inferno da vida doméstica em versos. Hoje, ela mescla sua vocação à paixão e cria – ou recria – palavras, frases. O alfabeto inteiro ganha sentido, história, ora numa apresentação de si mesma, ora na necessidade contar ao mundo o que a intriga e impressiona.

Em uma sutil linha entre a Realidade e o Imaginário, vários dos poemas de Lince: poesias - vol. I foram dedicados à personalidades ilustres, como Truman Capote, Caetano Veloso, Drummond, José Mindlim. O apelo visual e a criatividade eram tantos e tão evidentes que ganharam corpo e vida com as ilustrações de nomes como Antonio Henrique Amaral, Arnaldo Antunes e também Antonio Peticov, entre outros nomes consagrados.

No comments: