20.8.10

PAPO DA VEZ - Eduardo Pedro



Primeiramente nos fale um pouco da Kriando.

A Kriando é uma empresa focada em desenvolvimento de marca e Design gráfico. Procuramos trabalhar de forma eficaz e estratégica para o desenvolvimento da Marca e Projetos dos clientes. Trabalhamos desde projetos simplificados, até projetos extensos e complexos.

"Fazemos branding. Ajudamos a desenvolver marcas e negócios. Oferecemos inteligência estratégica e objetividade nas soluções, atuamos de forma ampla ou restrita de acordo com as características e complexidade de cada projeto e o universo das suas necessidades."

Hoje, sou sócio e responsável pela produção gráfica da Kriando.

Você é produtor gráfico, onde um profissional como você entra em um job?
Eu sempre falo que o produtor gráfico é quem transforma o sonho em realidade. O design é apresentado ao cliente em forma de imagem, ou maquete, e nós produtores temos que materializar aquilo. Entramos no "job" quando o projeto gráfico começa a ser desenvolvido, até para ver o que é possível ou não (ainda acredito em que nada é impossível). Resumindo um pouco: 1º passo: analisamos o layout, viabilizamos o projeto para que ele possa ser orçado, procuramos os fornecedores competentes para o desenvolvimento daquele projeto, orçamos, e além de orçar, buscamos opções para que aquele mesmo projeto possa ter uma melhoria de custo em produção. 2º passo: apresentamos ao cliente os orçamentos e os materiais (de forma física, ex: amostra de papéis, enobrecimentos, ....). 3º passo: Negociação. 4º passo - finalizar o PROJETO, para que ele possa ser encaminhado para o fornecedor, ou fornecedores, de forma 100% correta. 5º passo - acompanhar a produção do material no fornecedor, evitando desperdícios e erros. 6º passo - logística e entrega do projeto (sonho) para o cliente. Isso foi de forma bem reduzida um relato do que fazemos, varia muito de projeto a projeto.

O que te levou a ser produtor gráfico, você sempre quis seguir esta carreira?
Foi o destino! Fui convivendo com o design e vi que minha área era aquela. Vi que poderia ser um produtor, por sempre ter garra em trabalhos, e sempre ser muito curioso, ir atrás de novidades, ter garra e firmeza nas coisas. Acho que estas são características essenciais para qualquer PRODUTOR, (gráfico, artístico, de eventos, de shows). Nunca me dei por vencido em
possibilidades, sempre vou atrás do possível e o que julgam impossível.

Fez algum curso de especialização? Eles são válidos?
Fiz uma especialização em produção gráfica de 2 anos. Tudo que é relacionado a aprender é válido! Você não só aprende com um educador, mas você aprende com troca de experiências de pessoas que estão ao seu lado. Você aprende coisas que você não domina e que um amigo/colega sabe e domina aquilo. Você descobre fontes que não imaginava existir. Você se valoriza, e se posiciona no mercado. Você cria um networking, e uma relação com pessoas daquele meio, e quando bate um desespero você tem a quem recorrer.

Não pretendo parar por ai, tem muitos cursos bacanas que ainda quero fazer! Me falta tempo, mas SIM, vale muito a pena qualquer tipo de aprendizagem! Até em marcar de tomar um café com amigos, você aprende!

O produtor gráfico interfere e influencia o criativo?
Sim. Colocamos limites nas criações, principalmente quando se sabe que a verba do cliente é pequena. E também ajudamos muito na criação, falando as possibilidades de aplicações de acabamento e enobrecimento de determinados PROJETOS. Muitas vezes também colocamos limite, porque para aquele determinado PROJETO o que o criativo está pensando não vai ser viável!

Todos os papéis e tintas são iguais? São funcionais ou vitais?
Não!

Todos os papéis e tintas têm suas funções, e um difere do outro. O que as vezes existe semelhança é um tipo de papel ou tinta que é fabricado por mais de uma indústria, e isso varia qualidade.

Vou especificar algumas das funções em forma de tópicos, fica mais fácil de
entender:

- enobrecimento
- ecologicamente correto
- funcionalidade
- viabilidade de custo
- viabilidade de projeto
(depende muito de cada projeto)

Quanto a funcional e vital, em alguns casos 100% funcional, em outros 100%
vitais, em outros os 2.

Você busca referências em livros ou na web?
Eu busco referência em tudo que vejo. As vezes você está em um restaurante e o cardápio é feito em algo que você nunca viu, pronto, aquilo se tornou uma referência. Mas livro e internet são muito úteis, principalmente para ter referências mundiais do mercado, e do design, muitas coisas são feitas fora do Brasil que ainda é muito difícil ver por aqui (de forma física), mas sabemos que é por conta da viabilidade de custo. Infelizmente a importação de determinadas matérias são completamente inviáveis por conta de impostos, transportes, e outras variáveis.

A primeira impressão é a que fica?
É! Ou você pode mudar ela, em uma segunda impressão!

Por isso procure sempre produzir o material com bons profissionais, bons fornecedores, que a qualidade do seu projeto vai ser aquilo que você espera.

E com isso, vai transmitir aquilo que quer!

"Abraços a equipe DESIGN INFORMA, e a todos os leitores e seguidores do BLOG. Sucesso para todos. Fica aqui meu e-mail de contato: eduardo@kriando.com.br e não deixem de visitar: www.kriando.com.br"

No comments: