17.5.11

Santa Clara comemora 5 anos com nova sede e aprimora seu modelo operacional



Diversas novidades marcam os cinco anos de atividades da Santa Clara. O aniversário, celebrado no dia 8 de maio, tem comemorações se estenderão ao longo desse ano inteiro. A primeira novidade é que a agência inaugura sua nova sede, em um edifício localizado na Rua Wizard, na Vila Madalena, em São Paulo, projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld. “Deixamos a linda casa dos anos 1950 que nos abrigou até agora e mudamos para um moderno edifício que, além de ter design interno especialmente planejado para o nosso modelo de trabalho, é ecológico e inteligente”, conta o sócio e diretor de criação Fernando Campos.

Apontada pelo Grupo Consultores como a agência com melhor visão global de Comunicação entre todas as agências brasileiras, a Santa Clara aperfeiçoa o seu modelo operacional, para fortalecer uma fórmula de atuação que tem marcado o seu sucesso ao longo de seus cinco anos: a integração de todo o trabalho de comunicação das marcas de seus clientes, com o objetivo de otimizar os investimentos de marketing e alavancar resultados. Assim, a agência aprimora a dinâmica dos núcleos gestores das atividades desenvolvidas para cada cliente, sendo que cada núcleo integra profissionais de atendimento, criação, mídia e planejamento.

Esse aprimoramento gera algumas mudanças no organograma da Santa Clara. Ulisses Zamboni, sócio e até então diretor de planejamento, assume a presidência da agência, enquanto Jaime Greene, antigo presidente, torna-se conselheiro ativo nas decisões estratégicas da empresa. “A decisão por essa configuração apenas mantém nosso perfil de executivos ‘hands on’, ou seja, que colocam a mão na massa no dia-a-dia dos trabalhos para os clientes da casa”, afirma Zamboni. Campos mantém-se no comando da criação.

Janaína Luna, que anteriormente era a responsável pela direção de atendimento, passa a acumular as funções da direção de operações. Ela fica responsável, então, pela gestão da rentabilidade e performance da agência por cliente e coordena o trabalho dos diretores de planejamento, que, por sua vez, tornam-se “cabeças” das unidades de negócios, agora separadas em dois grandes grupos de núcleos de trabalho na agência. “Na prática, reforçamos a vocação estratégica da Santa Clara, já que colocamos os diretores de planejamento como guardiões das marcas dos clientes nos processos internos”, Janaína explica.

“A mudança de espaço físico deu-se não só porque queríamos melhorar a infra-estrutura operacional com novos equipamentos e instalações, como também para fortalecer nosso dom de trabalhar de forma integrada”, comenta Zamboni. “O novo espaço privilegia a livre circulação de inteligência em uma área que foi pensada especialmente para a manutenção do título de agência com Melhor Visão Global de Comunicação do País”, completa Campos.

Outro aspecto de celebração este ano é a consolidação do trabalho da agência nos projetos estratégicos de Branding. “Estamos realizando trabalhos de Branding para clientes e não-clientes da agência há quatro anos com grande sucesso” afirma o sócio e presidente da Santa Clara. De acordo com Zamboni, o sucesso dessa área se dá porque a metodologia de Branding, chamada “Verdade”, demanda a participação intensa do cliente em todas as fases do projeto, assim como a participação da criação, mídia e interatividade. “Nos modelos mais tradicionais de Branding, a agência de comunicação recebe o “pacote pronto” das consultorias de Branding e invariavelmente reclamam da hermeticidade do conteúdo. Aqui na Santa Clara, o Branding é feito também pelas mãos de quem vai executá-lo”, explica.

A Santa Clara também celebra seu ano 5 com o lançamento de um ciclo de palestras exclusivas para a sua equipe, que realiza entre os meses de maio e dezembro deste ano. A meta é levar para a agência líderes de diversos segmentos, para expandir os conhecimentos de seus colaboradores. Quem abre o ciclo é o Prof. Dr. José Ernesto Bologna, conferencista nacional e internacional, fundador e principal titular da Ethos Desenvolvimento, especialista em Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Administração e à Educação.

Com mais de 50 prêmios nacionais e internacionais conquistados em sua trajetória de atuação, no ano passado a Santa Clara ingressou no rol das 50 maiores agências de publicidade do Brasil. Em 2010 registrou crescimento de 46% em receita em relação ao ano anterior. E continua crescendo. No primeiro quadrimestre de 2011 ela aponta o melhor desempenho no primeiro trimestre em toda a sua história. “A mudança de escritório não podia acontecer num momento melhor. Ela culmina em um processo intenso de repensar este negócio, corrigir, acertar, para saltar de patamar”, finaliza Zamboni.

No comments: