31.5.12

Redesign 2012 reúne profissionais ávidos em debater sobre tendências do design no varejo


Na última quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de maio, o World Trade Center, em São Paulo, foi palco da primeira edição do “Redesign 2012”, evento promovido pela GS&MD - Gouvêa de Souza, em parceria com a BYSide Eventos. O 1º Fórum de Retail Design explorou a reinvenção do ponto de venda na Era Digital, por meio da apresentação de palestras, debates e cases de sucesso, que levaram a plateia, composta por arquitetos, engenheiros, empresas de arquitetura, provedores de materiais de construção, agências de comunicação, shoppings, setores de moda, entre outros; a uma reflexão sobre o futuro e as tendências do design de lojas, uma das principais estratégias do varejo para seduzir o consumidor.

Os cerca de 350 convidados presentes, puderam acompanhar os mais de 25 cases de sucesso apresentados, como: Havaianas, Magazine Luiza, Ambev, Cacau Show, Hering, Riachuelo, Cavalera, Le Postiche, Jerram, Vivo, Baby Goods, Penalty, Memove, Ponto Frio, C&A, M&M’s World, entre outros. Tudo isso, graças a renomados profissionais, como Nelson Rocha, da Criacittá; Julio Takano, da Kawara e Takano Arquitetura; George Homer, do Retail Design Institute Brasil; e Manoel Alves Lima, da FAL; que disseminaram conhecimento, exaltando maneiras para atrair e encantar consumidores, por meio de visual merchandising, além de análises, pesquisas, e a inserção da sustentabilidade no conceito das marcas.

No primeiro dia, o diretor executivo da GAD RETAIL, Leonardo Araujo, explicou que as pessoas querem muito mais do que produtos e serviços, pois efetuam a compra de algo com o que se identificam. Com isso, é fundamental manter o diálogo, para criar uma atmosfera em que os valores, cultura, estética e público, se conectem em um ambiente inspirador. E, para conquistar o melhor resultado, ele aconselha a utilização de fatores, como o posicionamento da marca, canais, promoções e projetos, atrelando arquitetura e comunicação, além de investir em uma metodologia que aborda um processo completo de gestão.

Para demonstrar como atingir o posicionamento e target específico para cada marca, o diretor da Ambev, Francisco Prisco, apresentou um dos cases mais relevantes da empresa, a reinauguração da Cervejaria Bohemia, em Petrópolis. O projetor inovador mescla a história da cerveja, da Bohemia, e do Brasil. O espaço, que proporciona uma experiência completa ao consumidor, é composto por: Memorial da Cerveja, Sala do Mestre Cervejeiro, Sala da Fórmula, Sala da Alquimia, Sala da Transformação, Sala do Envase, Degustação, além do bar e restaurante - tudo para que os visitantes possam reconhecer o DNA da marca.

Já os keynotes internacionais, como o CEO da JGA, Ken Nisch; o CEO da agência francesa Saguez & Partners, Olivier Saguez; e o vice-presidente da Chute Gerdeman, George Nauman; abordaram sobre fatores de extrema relevância no segmento de varejo, como life style e life occasion, a origem das Pop Up Stores, como efetuar o reposicionamento da marca no mercado, além de conceitos de varejo, que elevam o nível de percepção do produto no ponto de venda, e criam a identidade da marca.

No segundo dia, Olivier Saguez destacou a importância de criar um relacionamento, para se aproximar dos clientes, principalmente levando em consideração a sensibilidade, pois isso marca a passagem de cada um na loja física. Para exemplificar esta questão, ele cita a Livraria Cook & Book (www.cookandbook.be), espaço que proporciona uma experiência diferenciada aos visitantes, que podem tanto ler um livro, quanto fazer uma refeição. O CEO da Saguez & Partners evidencia também o quanto é essencial contar uma história, explorando o conceito emocional, para obter relacionamento com o consumidor, tornando a loja física um ponto de encontro.

No ano que vem, a GS&MD - Gouvêa de Souza, em parceria com a BYSide Eventos, irão promover o “Redesign 2013”, em 16 e 17 de maio, no Fecomércio. A segunda edição do evento promete novidades e apresentações que irão surpreender ainda mais os convidados. A iniciativa contará também com espaço para estandes, que podem ser reservados desde já. Enquanto isso, os interessados podem conferir as principais novidades e dicas do setor no Facebook do Redesign, em: http://www.facebook.com/design.varejo.

No comments: