23.10.06

Design do Japão Hoje 100

Design do Japão Hoje 100: o nome soa estranho, mas a proposta é muito boa. Nos próximos meses, São Paulo e Rio de Janeiro promoverão a celebração da criatividade japonesa, expondo os 100 produtos que marcam o estilo de vida contemporâneo do outro lado do globo. Os itens utilizados no cotidiano japonês das últimas décadas foram selecionados por uma comissão de professores, curadores e designers.

Por isso, o MASP de São Paulo e o MNBA carioca apresentarão as peças, em épocas diferentes, para exibir a forte influência desta cultura nas cidades mais importantes do país. Segundo a assessoria da exposição, a mostra trará maquetes de carros, utensílios domésticos, móveis, brinquedos, equipamentos eletrônicos, luminárias e, como não poderia deixar de ser, os equipamentos eletrônicos da Sony, cujo design e projeto serviu de referência para a maioria dos equipamentos atuais.

Exatamente porque a tendência atual do design remete à produção socialmente responsável, a exposição é uma ótima forma de exbir as novas tecnologias usadas pela inteligência japonesa, em seus mais complexos sistemas de transporte até objetos simples do cotidiano.

Local: MASP - Museu de Arte de São Paulo
Onde: Av. Paulista, 1578, São Paulo
Quando: de 13 de dezembro a 14 de janeiro
Horário: de 3ª a domingo, das 11h às 18h
Quanto: R$15 (estudante paga meia)


Local: MNBA - Museu Nacional de Belas Artes
Onde: Av. Rio Branco, 199, Rio de Janeiro
Quando: de 27 de outubro a 26 de novembro
Horário: de 3ª a 6ª, das 10h às 18h
Quanto: entrada franca

Fonte: ZUPI