13.1.11

A moda dos dândis africanos em exposição na Aliança Francesa



Integrante do Circuito Moda e Arte, exposição "La Sape", do fotógrafo Baudouin Mouanda, retrata a autenticidade e o comportamento dos trajes dos integrantes do movimento africano

O Circuito de Moda e Arte chega a sua 3ª edição trazendo uma série de atividades culturais gratuitas, realizada nos mais importantes espaços culturais da cidade, que permite ao público vivenciar a cultura fashion, de maneira democrática. Idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central, com apoio da São Paulo Fashion Week, o ciclo traz em sua programação a exposição "La Sape", realizada pela Aliança Francesa do Jardins-Trianon, com as fotos dos looks e comportamentos dos africanos modernos, registradas pelo fotógrafo congolês, Baudouin Mouanda.

A mostra retrata o cotidiano dos sapeurs, termo usado para denominar membros da Sociedade dos Animadores e Pessoas Elegantes (Sape), um movimento popular formado apenas por homens, que buscam reconhecimento e popularidade exibindo o bem mais valioso em suas vidas: as roupas, geralmente fraques, coletes e ternos.

Os integrantes vêm de diferentes classes sociais, desde os mais ricos que viajaram a Paris e voltaram com o melhor da moda até os mais pobres, que têm nas roupas uma perspectiva de identidade. Esses verdadeiros dândis africanos desfilam há mais de 25 anos, em postura teatral, nas ruas pobres de Brazzaville, capital do Congo, bem como em diversos bairros africanos de Paris, Londres e Bruxelas, com seus trajes com requinte de alfaiataria e cores berrantes.

Nos registros fotográficos de Baudouin Mouanda é possível observar diversos simbolismos que compõem a realidade sócio-cultural partilhada no La Sape. Mouanda investe em close-ups, destaca detalhes e realça o sobressalto das cores para retratar o dinamismo e a autenticidade dos sapeurs congoleses. As roupas são sempre de marcas internacionais e com cortes impecáveis. Para arcar com seus luxos, os sapeurs têm mais de uma jornada de trabalho ou até mesmo pedem peças emprestadas a terceiros.

Talento da fotografia - Nascido em Brazzaville, no Congo, em 1981, Baudouin Mouanda é um dos mais expressivos fotógrafos africanos da nova geração. Os seus trabalhos estão presentes há alguns anos em exposições, nas bolsas, em residências e projetos coletivos em diversos países, o que o torna hoje um dos mais jovens fotógrafos africanos com visibilidade e reconhecimento no cenário artístico internacional. Em 2005, Mouanda foi eleito melhor fotógrafo pelo júri da Academia de Belas Artes de Kinshasa.

Atento às questões da sociedade, das marcas que a guerra deixou no seu país aos fenômenos e costumes, Baudouin Mouanda adapta sua linguagem às temáticas que ele aborda. Em preto e branco ou coloridas, suas imagens sempre se destacam pela originalidade do enquadramento e pela proximidade com os objetos fotografados.

Além da mostra "La Sape", a Aliança Francesa participa do Circuito de Moda e Arte com exibições de filmes, exposições de fotos e desenhos, mesas-redondas e palestras nas unidades Brooklin e Centro. Os eventos complementam a programação do Circuito que conta ainda com as atividades do Cultural Banco do Brasil, Cinema Reserva Cultural e Casa das Rosas.



SERVIÇO
Exposição "La Sape"
Período: de 17 de janeiro a 14 de março
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 20h30; sábado das 9h às 12h30
Acesso para portadores de necessidades especiais
Programação: www.galeriacentral.org
Entrada Franca
Classificação: Livre
Endereço: Aliança Francesa Jardins-Trianon - R. Min. Rocha Azevedo, 419

Ficha técnica
Produção: Danilo Blanco e Fernando Zelman | Galeria Central
Patrocínio: Aliança Francesa e Rodhia
Apoio institucional: São Paulo Fashion Week

Sobre a Aliança Francesa
Criada em Paris no ano de 1884, por um conselho administrativo formado por políticos, diplomatas, escritores, arqueólogos, historiadores, magistrados, editores e religiosos, a Aliança Francesa tem como principal objetivo a difusão da língua e da cultura francesas e de seus valores fundamentais. Entre seus fundadores constam personalidades como o construtor Ferdinand de Lesseps, do Canal de Suez, cientista Louis Pasteur, historiador Ernest Renan, escritor Jules Verne, editor Armand Colin, entre outros. Hoje, a Aliança Francesa conta com mais de 1.000 unidades instaladas em 130 países, onde estudam cerca de 400.000 pessoas.

Mais informações no www.aliancafrancesa.com.br

Sobre Galeria Central
A Galeria Central é um dinâmico laboratório de idéias, sob coordenação do artista plástico Danilo Blanco e do produtor cultural Fernando Zelman, que desde 2001 direciona suas ações para produção, difusão e democratização do acesso à arte e cultura contemporânea. Seus projetos envolvem, em sinergia, o protagonismo juvenil urbano, novos talentos do ambiente acadêmico e nomes consagrados, com ênfase na mixagem de gêneros de expressão.

Residência Artística da FAAP recebe inscrições

Candidatos têm até o dia 31 de janeiro para enviar projeto a ser desenvolvido no segundo semestre de 2011

A Residência Artística da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), localizada no Edifício Lutetia, centro de São Paulo, recebe inscrições de artistas estrangeiros ou residentes em outros estados brasileiros que estejam interessados em desenvolver projetos de artes visuais na capital paulista. O período de permanência deverá ser de 1º de agosto a 10 de dezembro de 2011.

A Residência Artística da FAAP tem capacidade para receber, simultaneamente, até 10 artistas, nos apartamentos individuais dotados de cozinha e banheiro privativos. Além disso, o edifício oferece toda a infraestrutura necessária para os moradores: segurança 24 horas, lavanderia e almoxarifado, sala de convivência e uma sala de múltiplos usos, podendo ser utilizada como ateliê coletivo, sala de reuniões e projeções. A Residência foi concebida, originalmente, nos moldes da Cité des Arts, em Paris, com quem a FAAP também mantém convênio, e que hospeda anualmente artistas e criadores de todo o mundo.

Para participar do processo de seleção, o candidato a um dos estúdios do Edifício Lutetia deve encaminhar o projeto que pretende desenvolver em São Paulo, documentos como o regulamento, carta de recomendação, currículo, portfólio e a ficha de inscrição. Além disso, deve apresentar uma proposta de interação com os alunos e os professores da Fundação, uma vez que a Residência Artística FAAP também tem como objetivo promover a troca de experiência dos residentes com a comunidade artística paulista e ampliar as trocas entre a comunidade FAAP. Essa interação acontece por meio de palestras, workshops, parcerias, entre outras atividades.

A partir do dia 1º fevereiro até 31 de julho serão recebidas as inscrições de projetos para serem desenvolvidos no primeiro semestre de 2012. Informações sobre toda a documentação necessária para o processo seletivo estão disponíveis no site www.faap.br/residenciaartistica. Também podem ser obtidas pelo telefone +55 (11) 3101-9492, pelo e-mail resartisfaap.info@faap.br ou pelo skype: residencia.artistica.faap.

Experiência
A Residência Artística FAAP vem se destacando internacionalmente por receber importantes artistas estrangeiros para o desenvolvimento de pesquisas e projetos na cidade de São Paulo, a exemplo de Rachel Poignant, primeira artista a residir no Lutetia, logo no início das atividades da Residência, em 2005.

“O local da Residência, na Praça do Patriarca, no coração da cidade, me fez entrar em contato imediato com a energia de São Paulo e me permitiu observar a cidade trabalhando, assim como sua disparidade e sua pluralidade. A qualidade desta experiência deveu-se também ao encontro com os brasileiros, sua gentileza, disponibilidade e reatividade em apoiar a realização do meu projeto artístico”, escreveu Rachel Poignant, na ocasião em que esteve hospedada.

Desde então, foram recebidos artistas vindos de diversos países, de todos os continentes, entre eles Francesco Jodice, Florian Punhösl, Lara Almárcegui, Marjetica Potrc, Georges Rousse, Shimabuku, Alberto Baraya, Susan Turcot, Meschac Gaba, Armando Tudela, Michael Müller, Ali Cherri, Haruka Kojin, Abdelssamed Binebine , Erick Beltrán, Sarnath Banerjee, Justine Triet, Gabriel Serra, Federico Lamas, Runo Lagormasino, Tove Storch, Juan Pérez Agirregoikoa, Alessandro Balteo Yazbeck; e James Thornhill e Fúlvia Carnevale, integrantes do grupo Claire Fontaine.

O artista Tonico Portela, que esteve na Residência em 2009, compartilha da opinião de Rachel Poignant ao afirmar que a configuração do local onde a residência está situada cria condições para um contato mais intenso com o centro da cidade e com as diversas manifestações de rua que acontecem diariamente. “É um ponto estratégico também para se locomover para boa parte da cidade, seja de ônibus ou de metrô”, acrescenta.

“É inegável a contribuição que uma residência artística dá não só ao nosso processo artístico, mas também a nossa condição humana, pois nos vemos diante de situações das mais diversas tipologias. Daí podermos vivenciar o quanto a relação arte-vida é pulsante e que nem sempre a percebemos com facilidade. Ações de deslocamento, deambulação e flanagem passaram a fazer parte do meu cotidiano, criando condições favoráveis para a fruição e apreensão do entorno urbano”, acrescentou o artista, que é natural da Bahia (BR).

Patrimônio
Patrimônio histórico e cultural da capital paulista, o Edifício Lutetia é referência em cultura em sua própria estrutura. Situado a 100 metros da sede da Prefeitura de São Paulo, foi idealizado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado na década de 1920. Em 1992, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).

Em 2004, a fachada e algumas áreas internas do edifício passaram por restauração e, em 2005, as novas instalações do Lutetia foram reinauguradas, mas o edifício continuava em processo de restauração. As obras dos oito andares que são dedicados à Residência Artística FAAP foram finalizadas em 2006. Já em 2010, o prédio recebeu “retrofit” em sua iluminação de fachada. O novo sistema prima pela inovação tecnológica e sustentabilidade energética, uma vez que os recursos utilizados consomem metade da energia das lâmpadas convencionais. O projeto luminotécnico foi desenvolvido pelo Engenheiro Plínio Godoy, responsável pela iluminação do Teatro Municipal, Museu do Ipiranga, Tribunal de Justiça e Ponte Estaiada, todos em São Paulo.

Os dois primeiros andares do Edifício Lutetia são reservados para exposições do Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-Centro). Os demais andares contam com dez amplos estúdios (69m2 ou 79m2) para acomodação dos artistas que ficam instalados na Residência Artística FAAP.

Residência Artística FAAP – Edifício Lutetia
Período das Inscrições: até 31/01/11 – residências no 2º sem. de 2011
De 1º/02/11 a 31/07/11– residências no 1º sem. de 2012
Taxa de Inscrição: R$ 75,00 - brasileiros
USD 50,00 - estrangeiros
Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé
01002-010 – São Paulo/SP – Brasil
Email: resartisfaap.info@faap.br
Telefones: +55 (11) 3101-1776
Skype: residência.artistica.faap

Agência Fuel Contrata Novo Diretor de Criação



A Agência Fuel comemora a contratação de um novo Diretor de Criação - Alessandro Benotti - para seu quadro de Colaboradores.

Alessandro Benotti é um profissional com mais de dez anos de experiência na área da comunicação e atuou como de Diretor de Criação em empresas como P2b – People to Business Comunicação, Voice – V e Espaço Z Marketing de Entretenimento, onde adquiriu vasta bagagem profissional. Alessandro acumulou conhecimento, também, nas áreas de Planejamento de Comunicação, Produção, Off e Online, Rádio e TV e, como consequência , especializou-se no gerenciamento de equipes de criação e estúdio.

www.agenciafuel.com.br