15.10.09

Cartazes de Chaumont


Esta exposição reúne 72 cartazes de designers gráficos, a maioria franceses, provenientes da Maison du livre et de l’affiche, de Chaumont, cidade que se tornou um dos lugares internacionalmente reconhecido na área do grafismo contemporâneo. Essa vocação se originou quando, em 1905, o botânico e colecionador Gustave Dutailly doou sua coleção de cartazes à Prefeitura de Chaumont, lançando, já naquela época, as bases de uma política cultural municipal dedicada às artes gráficas.

Hoje a Maison du livre et de l’affiche abriga uma coleção com 32.000 cartazes que representam as diversas correntes e a criação gráfica contemporânea internacional, além das 5.000 obras antigas do colecionador francês.

Com curadoria de Christelle Kirchstetter, ex-diretora do Pôle de Graphisme da Ville de Chaumont, e o designer gráfico brasileiro Rico Lins, a mostra de um lado concentra 24 peças históricas, selecionadas da Coleção Dutailly, com imagens de mestres, ilustradores e caricaturistas, do começo do design gráfico francês, no final do século XIX. Dentre as obras, destacam-se originais de Jules Chéret, considerado o pai do cartaz ilustrado, Toulouse-Lautrec, Bonnard, Steinlein, Pal, Cappiello e os irmãos Choubrac.

Já os outros 48 trabalhos de linguagem contemporânea decorrem de um recorte da coleção gerada pelo Festival de Cartazes de Chamount, que começou a ser realizado em 1990, e de doações espontâneas de artistas. São cartazes franceses concebidos para teatro, dança, ópera, cinema, meio ambiente, música, exposições e peças políticas e sociais, assinados por autores, como Grapus, Paris Clavel, Alain Lequernec, Pierre Bonnard, Michel Quarez, Vincent Perrottet, Michel Bouvet, Phillipe Apeloig, Pierre di Sciullo e M/M Paris.

EXPOSIÇÃO
15 de outubro a 22 de novembro de 2009
Terça a domingo, das 11 às 20 horas
Entrada gratuita

Lúcia Santaella apresenta novas tendências em cultura digital no Sesc Avenida Paulista


A professora-doutora Lúcia Santaella é a palestrante da próxima edição do Ciclo Era Digital, que acontece no Sesc Avenida Paulista no próximo dia 23/10. Especialista em semiótica e tecnologias da comunicação, a pesquisadora abordará tendências da cultura digital durante a conferência Tendências atuais da cultura digital: terabytes, redes sociais e mobilidade, com início às 15h.

Autora de mais de 30 livros, Lúcia considera que a revolução tecnológica é uma idéia que se tornou rotineira e lugar-comum nos tempos de tecnocultura. Por isso destacará a impressionante aceleração das transformações dos meios tecnológicos de produção de linguagens e de comunicação em sua apresentação.

A partir das 17h, Santaella integra a mesa-redonda Auto-produções midiáticas, com participação, entre outros convidados, de Sérgio Amadeu (Cásper Líbero) e Sérgio Vaz (Cooperifa) com mediação de André Stangl, do Centro de Pesquisa Atopos da ECA-USP.

O Ciclo Era Digital é uma idealização do Atopos, realizado por Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Sator Eventos e Sesc São Paulo, com apoio institucional da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).

O Ciclo
Iniciado em agosto, o Ciclo Era Digital – A sociedade em rede e as transformações do mundo contemporâneo – já contou com as presenças de Pierre Lévy, Derrick de Kerckhove e Massimo Di Felice. Até o final do ano os principais pensadores internacionais discutirão os desafios, os impactos e as profundas mudanças nos meios de comunicação com empresários, acadêmicos, líderes sociais, ONGs e público geral.

Entre os próximos nomes confirmados estão Alberto Abruzzese, Mario Perniola, Michel Maffesoli, André Lemos e Rogério da Costa. Nas próximas edições serão abordados temas como filosofias de rede, opinião pública digital, culturas juvenis online, sociedade da informação e futuro digital da democracia.

Desafios como exclusão digital e desigualdade de acesso às novas tecnologias também serão abordadas pelos convidados de modo a apresentar caminhos para a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva e sustentável.

Lúcia Santaella
Professora titular da PUC-SP, pesquisadora graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com doutoramento em Teoria Literária na PUC-SP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993.

É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP.

Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. Tem 30 livros publicados, dentre os quais 5 são em co-autoria e dois de estudos críticos e mais de 300 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior.

Agenda
Local: Sesc Avenida Paulista
Endereço: Avenida Paulista, 119 – Paraíso.
Data: 23/10/2009 (sexta-feira)
Horário: 15h – 19h (credenciamento a partir das 14h)
Valor: R$ 5,00 (inteira); R$2,50 (estudante); R$1,00 (trabalhador do comércio e serviços matriculado no Sesc).

Ingressos: à venda pelo sistema ingressoSesc. Para saber a unidade mais próxima, acesse www.sescsp.org.br.

Brastemp tem projeto de ambiente desenvolvido pela Art Office Design


A Art Office Design, empresa com sede em Curitiba e escritórios em São Paulo e Londres, apresenta seu mais novo projeto para a Brastemp, o de ambientação e espaço imersivo para lançamento da linha de eletrodomésticos Gourmand, instalado nas principais redes de lojas de varejo no Brasil, sendo a primeira no Ponto Frio da Alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo.

O roll-out do projeto se dará em pontos estratégicos, em todo o Brasil. “A cozinha Gourmand caracteriza-se pelo estilo informal e contemporâneo que permite não só a experimentação culinária, mas também a socialização. O espaço que criamos reflete estes aspectos tanto na sua função quanto na ambientação, para que o consumidor perceba as possibilidades que a linha oferece”, explica Ricardo Coelho, Head da conta.

O projeto desenvolvido pela Art Office para a Whirlpool Latin America, que no Brasil atua com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é resultado da melhor solução em ambiente de marca, custos de produção e replicagem para a concorrência nacional aberta em fevereiro deste ano.

Linda, Fernanda Lima está no novo comercial das Havaianas


É Fernanda Lima quem estará na nova campanha das Havaianas na TV, a partir deste fim de semana. Sob a direção de Clovis Mello, da Cine, ela contracenou com os atores Ana Carolina Portes e Bruno Autran, num roteiro bem-humorado criado por André Kassu e Marcos Medeiros, da AlmapBBDO. As filmagens foram realizadas na loja conceitual das Havaianas, nos Jardins, em São Paulo, e tomaram parte da noite até as 2 da madrugada. Neste filme, o destaque são as Havaianas Slim.


De vestidinho curto e listrado, mostrando seu corpo esbelto e as longas pernas, combinando com uma bolsa amarela Havaianas, a apresentadora do programa “Amor & Sexo”, da Rede Globo, desfilava com graça pela loja, cumprindo sua parte no roteiro, no qual o casal conversa sobre ela, que chega à loja exatamente quando marido e mulher estão comprando as Havaianas. Ao ver Fernanda, o rapaz provoca a mulher, que tenta sair por cima, mas acaba admitindo um ciuminho quando o marido dá a entender que não vê defeitos na apresentadora. A assinatura da campanha é “Havaianas. Todo mundo usa”.

A direção de criação da campanha é de Marcello Serpa.

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: Pé Chato
Produto: Havaianas
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Criação: André Kassu, Marcos Medeiros
Produtora: Cine
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Fernando Oliveira
Rtvc: Arthur Machado, Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Play it again
Montador / Editor: João Branco, Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Thomaz
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral

Aprovação: Carla Schimitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches

Dansk 01 – Uma mostra do design dinamarquês


Scandinavia Designs e Instituto Cultural da Dinamarca reúnem idéias e criações de designers escandinavos que mudaram a história do design mundial

Até o dia 31 de Outubro, a loja da Scandinavia Designs se transforma em uma verdadeira galeria de arte, mostrando o que há de melhor do design dinamarquês. São produtos desenhados pelos principais artistas do país como Arne Jacobsen, Louise Campbell, Duo de Komplot, Verner Panton, Erik Magnussen, entre outros.
“A idéia é apresentar um pouco da história do Design Dinamarquês, mostrando como novos artistas preservam as características mais marcantes do design do país: ser simples, funcional e emocional”, afirma Anette Priess Gade, proprietária da Scandinavia Designs.

“Numa dimensão maior, existe uma "Linha Vermelha" que une nossos designers: a busca constante por um conceito atemporal, funcional, “clean” e de qualidade excepcional. Para isso, é preciso que a estética, tecnologia e funcionalidade andem juntas, através de um diálogo continuo entre o designer, o produtor e o usuário. É isso que torna nosso design tão único e democrático ao mesmo tempo. O povo dinamarquês respira design nas ruas, em sua casa, nos parques, em todo o país”, completa Anette.
Além disso, a exposição conta com um museu da Bang&Olufsen, que mostra a evolução dos aparelhos eletrônicos desde 1972 até os dias de hoje. São produtos da mais importante marca de áudio e vídeo da Dinamarca, desenhados por conhecidos designers do país, principalmente Jakob Wagner.

A exposição vai até dia 31.10, na loja Scandinavia Designs, no bairro do Jardins, em São Paulo.

SERVIÇO
Exposição Dansk 01 – Uma mostra do design dinamarquês
Exposição – 07.10 a 31.10
Horários:
Seg a sex – das 10h às 19h
Sáb – das 10h às 15h
Scandinavia Designs Concept Store
Rua Barão de Capanema, 559
Tel: 11 3081 – 5158
www.scandinavia-designs.com.br