14.6.07

Não existe webdesigner



Leia o ótimo texto de Marcos Nähr - "Não existe webdesigner" publicado no Webinsider .

Luxury Printing



O experimento gráfico—Luxury Printing é uma criação dos arquitetos e designers gráficos Vicente Gil e Nasha Gil, em parceria com a Gráfica Aquarela SA, responsável pela impressão. Sua periodicidade inicial foi prevista como semestral; podendo ser editados
números especiais.

Nosso ponto de partida foi nossa profunda insatisfação diante da grande maioria da produção gráfica atual, cada vez mais submetida a uma lógica estritamente publicitária, distante de qualquer princípio, que tende mais e mais a uma profusão de rnamentos. Luxury Printing é um experimento gráfico, cujo objetivo final é a impressão, o experimento não foi pensado para ser visualizado na internet. Irá sempre privilegiar o uso da imagem, despertando os sentidos da visão, tato e do olfato com o uso de distintos suportes.

Vicente Gil é professor de Desenho Gráfico Experimental, disciplina optativa a qual criou na
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), há mais de dez anos. Diz que o experimento representa uma atitude no processo criativo que subverte as facilidades propiciadas pelas novas tecnologias de produção que se constituem na transformação da tecnologia do desenho.

Luxury Printing deverá adotar sempre um partido que seja divertido, funcional e inteligente e acima de tudo poderá servir como incentivo à divulgação do trabalho e novos talentos.

As novidades conceituais e criativas serão frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Reconhecido designer no cenário nacional, autor do livro A Revolução dos Tipos (1997), Gil registra a maior participação nas oito Bienais de Design Gráfico da ADG, com destaques e prêmios. Sua trajetória obteve reconhecimento internacional em 2005, quando um de
seus trabalhos foi selecionado para a exposição anual e para a publicação na conceituada Typography 26, do TDC Type Directors Club, de Nova York, ao lado dos mais importantes e inovadores designers do mundo.

“Poucos produtos editoriais podem fazer e mostrar o que criamos e produzimos nessa revista; tudo foi discutido, mas nada foi censurado. Aqui, encontramos a mistura do nobre com o pobre, do artificial com o natural e no fundo tudo se constitui num falso luxo. Não usamos os conceitos de luxo para nos manifestarmos. Abominamos o uso indiscriminado de ornamento, fato que marca a imensa maioria das produções atuais”.

Site da Revista.