7.10.09

Urban Arts/Zupi Retrorize


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A Urban Arts e a Zupi querem saber que cara o entretenimento contemporâneo teria se tivesse acontecido nas décadas passadas.

Faça até 3 posters usando como tema programas de TV, atores de cinema, bandas de rock, DJs, capa de livros, ou toda e qualquer forma de expressão que tenha acontecido nos anos 2000, e envie para a gente.

Escolha seu tema e solte a imaginação.
Você pode enviar até 3 trabalhos.

Período para inscrição e envio das artes: 28/09/2009 a 30/10/2009

Premiação:
1º lugar:
R$500,00 em dinheiro
R$250,00 em produtos Urban Arts (posters, quadros e adesivos)
Uma assinatura anual da revista Zupi

2º lugar:
R$250,00 em dinheiro
R$150,00 em produtos Urban Arts (posters, quadros e adesivos)
Uma assinatura anual da revista Zupi

3º lugar:
R$150,00 em produtos Urban Arts (posters, quadros e adesivos)
Uma assinatura anual da revista Zupi

4º e 5º lugares:
Uma assinatura anual da revista Zupi

Duda Propaganda cria marca de engenharia ambiental da Odebrecht



Vai ao ar agora em outubro a campanha de mídia eletrônica de lançamento da marca Foz do Brasil, criada pela agência Duda Propaganda para a empresa da Organização Odebrecht que atua no setor de engenharia ambiental, atendendo a 3 milhões de pessoas nos serviços de água e esgoto.

Além de saneamento básico, a Foz do Brasil atua nos segmentos de resíduos e efluentes industriais e resíduos sólidos urbanos. Determinada a ser líder no setor de engenharia ambiental no Brasil e na América Latina, a empresa adotou como estratégia a criação de uma marca de alcance nacional. A marca Foz do Brasil nasceu com imagem construída sobre as expectativas e anseios do público com relação à disponibilidade e qualidade da água e aos cuidados com o meio ambiente.




Pesquisa qualitativa realizada pela Duda Propaganda com 16 grupos de discussão em quatro capitais, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, revelou que falar de água dá grande prazer às pessoas. Elas sorriem ao tocar no assunto e fazem associações positivas com vida, limpeza, higiene, saúde, chuva, cachoeira, banho, mar, piscina, natureza, pureza, calor, potável, gostosa, maravilhosa.

Os entrevistados – homens e mulheres entre 28 e 40 anos, das classes A, B e C, responsáveis pelo pagamento de contas domésticas – demonstraram enorme preocupação em relação à disponibilidade de água no Planeta. Para eles, é quase certa a escassez de água limpa no futuro. Água, segundo a pesquisa, é entendida e explicada muito mais por sua importância do que por suas características físicas – insípida, inodora e incolor –, citadas por poucos entrevistados.


Assim como a água, o nome Foz apareceu forte entre os entrevistados, amplamente associado a sensações positivas de abundância de água limpa, transparente, pura, de nascente, que transmite a promessa de muita água limpa e de respeito pela natureza. O nome Foz do Brasil remete a uma empresa de porte e credibilidade, e que transmite segurança e confiança na capacidade de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida da população.

“O que pudemos concluir da pesquisa é que a marca Foz do Brasil surge como uma promessa de modernidade e melhoria da qualidade do serviço de saneamento no País. Traz consigo tecnologia de ponta e força de investimento para o setor. E ganha força por ser uma companhia da Organização Odebrecht, que está associada a credibilidade, solidez, responsabilidade ambiental e capacidade de expansão dos serviços”, afirma Newton Lima Azevedo, vice-presidente da Foz do Brasil.

“Os dados colhidos na pesquisa fundamentaram os elementos utilizados da nova marca, desde o nome até a tipologia, as cores e o grafismo. No logotipo, os círculos na cor azul diferenciam a marca Foz do Brasil das demais empresas de saneamento estatais e contribuem para uma mensagem de inovação, mudança e modernidade. Também dão ideia de movimento e sugerem engrenagem associada à tecnologia da empresa. A cor azul estimula a percepção de água como fonte de tranquilidade, pureza e leveza. Para o público, os círculos são gotas de água que caem em uma superfície de água”, analisa Ana Baruch, diretora da agência Duda Propaganda.

A campanha de lançamento inclui desde anúncios impressos até os filmes, que entrarão no ar em emissoras das regiões de Limeira, Rio Claro, em São Paulo e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. A expectativa é que todas as unidades da Foz do Brasil estejam com a nova identidade visual, incluindo os carros da frota, os uniformes dos funcionários, as fachadas dos postos de atendimento e as contas de serviços.

A Organização Odebrecht atua no setor de saneamento desde 1994, quando, em associação com a francesa Lyonnaise des Eaux, conquistou a primeira concessão privada no Brasil, em Limeira, São Paulo. Com uma carteira de contratos com prazo médio de 24 anos, a Foz do Brasil tem expectativa de faturar R$ 750 milhões em 2010.

18ª edição do Programa Imprensa da ESPM será voltado para as tendências no Design

Acontece nos dias 20, 22, 27 e 29 de outubro de 2009, às terças e quintas, das 9h às 11h, a 18ª edição do Programa Imprensa na Escola, promovido pela ESPM. Com foco em design, o programa com duração de quatro dias, é direcionado para jornalistas dos diferentes veículos das editorias de comunicação, propaganda, marketing, negócios, cultura e design. As aulas contemplam temas atuais, conduzidos por professores e profissionais atuantes na comunicação e no mercado gráfico e digital brasileiro.

No primeiro dia, 20 de outubro, o tema "Design e identidade de marcas", traz uma das áreas mais consolidadas da atividade, bem como as inovações no setor; como o design reforça posicionamentos e a linguagem visual adequada para comunicar atributos e benefícios da marca para o consumidor. Além disso, o professor Marcello Montore enfatizará a contribuição que o design oferece ao ambiente corporativo e aos negócios.

A próxima aula, 22 de outubro, sob o título "Design, mídia e tecnologias digitais - novas abordagens, novos profissionais", conduzido pelo prof Vince Vader, mostrará como o design atualmente está ligado à comunicação digital e à experimentação de novas linguagens e tecnologias, ampliando a inserção profissional e o perfil contemporâneo do "novo" designer.

Na semana seguinte, em 27 de outubro, o tema "Design Editorial – projeto e inovação", tem como proposta situar o design no mercado editorial, ao mostrar a importância e a relação que tem com o projeto editorial, conceituação, criação, no desenvolvimento de revistas, livros e jornais. A necessidade do profissional trabalhar com dois níveis de leitura, a verbal e visual. A prof Marise de Chiricco apresentará análises de projetos editoriais, diferenciados e inovadores.

Para encerrar, em 29 de outubro, o programa tratará do "Design Thinking": um novo conceito de design, ligado a processos e não somente à geração de produtos. Durante a aula, conduzida por Gisela Schulzinger, serão apresentadas referências internacionais que trabalham com esta perspectiva, além de fazer uma panorâmica com cases de design presentes no último Festival de Cannes.

O curso é gratuito, com entrada franca, e duração de oito horas/aula. Caso você tenha interesse em participar, entre em contato, pois as vagas são limitadas. A turma será composta por trinta jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação, das editorias especificadas acima.

A iniciativa acontece desde 2004 nas unidades da ESPM São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e já reuniu cerca de 360 jornalistas dos principais veículos de comunicação do País. Ao final do curso, será concedido certificado para os participantes. Para participar, o interessado deverá encaminhar o pedido para o e-mail adriana@tamer.com.br e geyse@tamer.com.br

Inscrições gratuitas - vagas limitadas