5.2.07

“Save my ugly country”


“Save my ugly country” (ou, em português, "Salve meu país feio"). Essa é a principal mensagem da campanha publicitária criada pela Loducca para o Instituto Europeo di Design (IED) – escola italiana de cursos de design, moda, artes visuais e comunicação, que tem sede em São Paulo.

Com veiculação iniciada no último sábado, 3 de janeiro, a campanha, composta por 10 filmes virais, apresenta o personagem Marco Santini Júnior, mais conhecido como Peter, o qual possui um grande mau-gosto estético: usa roupas extravagantes e sua casa é decorada com objetos esquisitos e pra lá de cafonas.

Com humor escrachado, Peter pede em todos os comerciais para que as pessoas salvem o país onde mora, o “Ugly Country”. Ele, que em todos os momentos fala inglês e é traduzido por uma legenda em português, conta que tudo em seu país é feio – sua casa, seu carro e até mesmo sua mulher. Em um dos filmes, ele diz que quer ter um filho e que gostaria de fazer muito amor com a sua esposa. Mas, ao mostrar uma calcinha gigante, demonstra enfrentar dificuldades e pede para que as pessoas tornem sua esposa bonita.

Sem revelar o anunciante, ao final de todos os filmes o endereço eletrônico www.saveuglycountry.com é apresentado, estimulando os espectatores a visitarem o site. Na página, Peter explica que conheceu o Istituto Europeo di Design e sugere às pessoas freqüentarem os cursos da escola a fim de fazerem algo pelo seu “país feio”.

O endereço virtual traz ainda mais detalhes sobre o IED e seus cursos, além de divulgar uma promoção: aquele que enviar algo mais bonito para o “Ugly Country” de Peter ganha uma bolsa de estudo na escola.

“O IED é uma escola jovem, criativa. Por isso, tínhamos que fazer algo completamente fora do convencional. E mais ousado do que a própria campanha é o anunciante, que comprou e apoiou a idéia desde o começo”, explica Guga Ketzer, diretor de criação da Loducca, em comunicado à imprensa.

Ketzer, além da criação, assina também a produção dos 10 filmes, gravados na própria Loducca. “Apesar de não ser a primeira vez que faço direção em uma campanha, acho que esta foi mais complicada. É muito difícil dirigir um ator. Mas tinha o texto e o conceito claros na cabeça. Acho que a experiência deu mais que certo. E contei com as dicas de um grande diretor e amigo”, conta o profissional no mesmo comunicado.

Três comerciais já começaram a ser veiculados na TV Globo, na MTV e na PlayTV. Os demais serão espalhados em diferentes sites pela Epidemic – empresa de marketing viral responsável pelo buzz da campanha.

Ficha técnica:
Direção de criação: Guga Ketzer
Criação: Guga Ketzer, Fábio Barbato e Claudio Arriagada
Cliente: Istituto Europeo di Design
Aprovação: Turi Cervonne e Paola Martinelli
Produção: Loducca
Direção: Guga Ketzer
Áudio: Liga música
Finalização: Casablanca


Fonte: Portal da Propaganda