12.5.10

TAM lança campanha para marcar seu apoio à seleção no mundial


A TAM Linhas Aéreas, patrocinadora e transportadora oficial da Seleção Brasileira, está lançando uma grande campanha de marketing para marcar sua presença na Copa do Mundo deste ano. Entre os destaques estão os filmes publicitários dirigidos pelo cineasta Fernando Meirelles. "O primeiro deles é o que denominamos ‘Conceito’, no qual falamos do patrocínio de maneira institucional e mostramos a paixão do brasileiro por futebol. Nele, reforçamos que, mais do que patrocinar a Seleção Brasileira, somos os transportadores da equipe e, em época de Copa, não levamos somente o time: levamos o orgulho de um país inteiro", afirma a diretora de Marketing da TAM, Manoela Amaro.


Os filmes serão veiculados até 24 de junho tanto em canais abertos quanto fechados: Globo, Band, SBT, Record, RedeTV, Discovery, FOX, SporTV, Rede Telecine, Megapix, Globonews, Universal, Warner, TNT, AXN, E!, ESPN Brasil e Sony.


A TAM também vai realizar uma série de ações promocionais para os torcedores brasileiros antes e durante a competição na África do Sul. O filme Convite - que será veiculado de 1º a 15 de maio na TV TAM nas Nuvens, exibida a bordo das aeronaves, no canal da TAM no Youtube, além dos cinemas da rede Cinemark e UCI - vai estimular os espectadores a produzir e enviar vídeos de incentivo à Seleção Brasileira para o site Paixão por Torcer (www.tam.com.br/paixaoportorcer). Os melhores serão exibidos à delegação minutos antes da decolagem para o país africano.


O site acaba de ser repaginado e é a plataforma usada pela empresa para abrigar uma série de ações temáticas, começando com o envio de frases de incentivo pelos internautas que serão usadas para adesivar a aeronave que transportará a delegação brasileira à África.

A campanha terá também uma segunda fase, intitulada Reação, quando será lançado um terceiro filme, produzido a partir de trechos dos vídeos dos internautas.


Os anúncios impressos foram inseridos nas revistas Veja, Época e Playboy e, brevemente, estarão também em outras publicações de grande circulação e na internet, nos sites Globo.com, Lancenet!, Yahoo e MSN, entre outros. As peças foram criadas e desenvolvidas pela agênca Young&Rubicam.



Os filmes
No total, a Y&R desenvolveu três filmes para a campanha, com direção de Fernando Meirelles e do filho Rodrigo Meirelles. O primeiro - “Conceito” - entrou no ar dia 1º de maio em rede nacional, enquanto o segundo filme “Convite” contou com veiculação inicial em cinemas e internet, até começar sua exibição a partir do dia 14 de maio nos canais de TV. Já o terceiro filme estréia no dia 27 de maio, logo após a ida da Seleção Brasileira para a África do Sul.

Em “Conceito”, a câmera mostra os jogadores do Brasil chegando ao aeroporto e encontrando a saudação eufórica da torcida brasileira, até finalmente embarcar no avião. No decorrer dessa trajetória emocionante e de pura energia positiva até o portão de embarque, o locutor destaca que mais do que levar os jogadores e o espírito de vitória característico do futebol nacional, a responsabilidade da TAM nessa ocasião também é embarcar a esperança de conquista e a paixão de cada brasileiro.

Já o segundo filme elaborado - “Convite” – estimula as pessoas a enviarem um vídeo com mensagens de incentivo para a Seleção. Os melhores vídeos encaminhados pelo site www.paixaoportorcer.com.br serão transmitidos para os jogadores no momento que o avião decolar para a África do Sul, no dia 27 de maio. Para provocar a participação das pessoas nessa ação, o filme “Convite” mostra um pai levando o filho para acompanhar o embarque da Seleção no aeroporto. Diante da impossibilidade do garoto chegar perto dos craques, o pai grava uma mensagem de apoio do filho e envia pela internet. Ao final, vemos o vídeo do menino sendo exibido para os jogadores em todas as telas da aeronave. A ideía é mostrar que o jogador vai viajar com toda a torcida e a Copa do Mundo já começa no momento em que a porta do avião foi fechada.

Logo após a ida da Seleção para a África, entrará em veiculação o terceiro filme da campanha. Na oportunidade, a peça será um compilado dos melhores vídeos de incentivo encaminhados pelos torcedores e escolhidos por uma comissão julgadora. A primeira exibição desse filme será em rede nacional, no dia 27 de maio.

A criação é de Igor Cabó, José Neto, Rodrigo Mendes e Caio Mattoso, com direção de criação de Marco Versolato, Alexandre Vilela (Xã) e Felipe Gall

Paixão por Torcer
Em junho de 2009, a TAM colocou no ar o website promocional Paixão por Torcer, que tem como objetivo promover ainda mais a paixão do brasileiro pelo futebol e abrigar todas as ações da companhia relativas aos patrocínios à Seleção e à série A do Campeonato Brasileiro.

O site, que faz a contagem regressiva para o início da Copa, traz notícias sobre iniciativas relacionadas ao futebol e um espaço para as reportagens produzidas pela equipe TAM Nas Nuvens, responsável pelo conteúdo de bordo das aeronaves na TV e na revista. O Paixão por Torcer também oferece uma galeria com fotos dos eventos realizados pela TAM antes e durante os jogos.

Há ainda a seção "Downloads", na qual os usuários podem baixar papéis de parede e descansos de tela. A opção "Games" apresenta um jogo virtual interativo por meio do qual os internautas podem brincar de futebol de botão escolhendo o time e desafiando o computador. Em breve, também entram no ar um aplicativo com toda a agenda de jogos da Copa e bolão.

Zupi #17 chega ao mercado com capa dupla


O conteúdo da Zupi #17 está tão rico que foi apresentado em duas capas. Super-Homem, do renomado ilustrador norte-americano Alex Ross e os seres bizarros criados pelo novato artista colombiano Felipe Bedoya prometem agradar o público, mostrando toda a diversidade artística que a Zupi traz em suas páginas.



Em entrevista exclusiva à revista, Alex Ross mostra porque é considerado um verdadeiro herói dos quadrinhos e apresenta suas criações estampadas em HQs da Marvel e DC Comics: Homem de Ferro, Namor, Lanterna Verde, Capitão Marvel, Capitão América, Homem Aranha, Incrível Hulk e, claro, Super-Homem, são apenas alguns dos heróis apresentados aos leitores.

Ainda no hall de artistas consagrados, a Zupi traz a obra de Gary Baseman, um dos precursores do Surrealismo Pop. Aclamado pelo público por suas obras repletas de vísceras, sexo e ternura, Gary conta para a Zupi o porquê dessa mistura nada convencional.

No campo do graffiti, a edição traz um bate-papo com o mestre Cláudio Ethos, paulista que ganhou o mundo com suas fantasiosas experimentações artísticas. Dono de um estilo marcante, Ethos empresta à dura realidade dos grandes centros uma atmosfera sonhadora, repleta de personagens com cabeça de peixe, corpos de máquinas e olhos esbugalhados. Na Zupi, ele apresenta todos eles.

Para celebrar os novos talentos, a Zupi traz duas promessas das artes: o brasileiro Renan Santos, cujos desenhos unem uma estética vintage e doses de surrealismo, e o colombiano Felipe Bedoya, dono de obras cheias de sarcasmo, com crianças maliciosas, seres bizarros e ícones religiosos - todos misturados de um modo polêmico. Provocadora, sua obra estampa uma das capas da Zupi.

Esculturas feitas embaixo d’água, uma viagem à Nova York e uma galeria de trabalhos novos completam a edição 17 da Zupi, que mais uma vez mostra que chegou ao mercado para inovar. Com capa dupla, os leitores têm um motivo a mais para curtir essa edição de colecionador.

Lançamento Zupi #17
Belo Horizonte
Local: Quina Galeria
Data: 15 de maio, 14h
Endereço: R. da Bahia, 1.148 sala 06 - Centro

Porto Alegre
Local: Koralle
Data: 21 de maio, 15h
Endereço: Av. José Bonifácio, 95 - Farroupilha

Mais Informações:
Site: www.zupi.com.br/revista