23.3.09

Fotógrafo norueguês Dag Alveng expõe na Paulista imagens que exploram a luminosidade peculiar de Nova Iorque e da Noruega



A CAIXA Cultural (Av. Paulista, 2083) e o Consulado da Noruega trazem ao Brasil, de 08 de abril a 10 de maio, a exposição DAG ALVENG – NOVA IORQUE – NORUEGA – 1979/2008. A entrada é franca.

Com curadoria de Pieter Tjabbes, coordenação geral de Jens Olesen e organização da Art Unlimited, a exposição apresenta 110 imagens preto-e-branco do fotógrafo norueguês Dag Alveng, produzidas na década de 1979/2008 . As fotografias compõem três séries: I love this time of the year (Eu amo esta época do ano), de Nova Iorque, This is most important (Isto é particularmente importante) (1993-2003) e Summer Light (Luz de verão), da Noruega.

Na série, I love this time of the year, a rotação da exposição em 360 graus elimina a possibilidade de localizar a imagem em espaço e tempo, como explica o curador Pieter Tjabbes. “Com a visão facetada e dinâmica, surge um elemento de drama. Alveng intensifica a impressão da cidade grande, mas elimina o aspecto humano como fator determinante, substituindo-o por uma imagem da cidade como espaço autônomo. É assim que ele reúne a fotografia documental à sua contrapartida semiótica, a imagem construída e manipulada. Outra linguagem da qual parece se aproximar seria a do cinema, como uma sequência de imagens construindo uma história”.

Na série, This is most important (Isto é particularmente importante) (1993-2003), a técnica de exposição múltipla do negativo, que se observa nesta série, já aparecia na série (I love this time of the year), feita com exposição dupla. Também aí temos cenas de rua que exploram os aspectos estéticos e narrativos de uma imagem que quebra a unidade de espaço e tempo. Porém, o fotógrafo não girava a câmara, apenas apontava-a para outra direção. Também não determinava o movimento da lente de forma sistemática, mas conforme o interesse visual. Essas fotos já têm a complexidade da série posterior, mas ainda permitem ao espectador uma noção do espaço real.

Em Summer Light, que traz as fotografias mais antigas desta exposição, o artista privilegia imagens de lugares comuns, da sua convivência diária, da sua casa de campo e de suas redondezas, lugares banhados pela luz clara do verão nórdico.

As obras fascinam, seja pela luz nórdica, pelo silêncio, ou por causa do próprio lugar. Também porque Alveng usa as gradações de tons de cinza de forma tão sutil, a ponto de quase desintegrar a imagem, ressalta Pieter Tjabbes. “Suas obras anteriores expunham as qualidades que muitos dos fotógrafos americanos clássicos valorizavam tanto: boa definição da imagem, com profundidade, abundância de detalhes e grande variedade de tonalidades. Nesta série ele parece destacar as gradações mais claras, de forma de capturar as qualidades da luz forte do verão nórdico. A luz não como um elemento que ilumina a paisagem, mas como sua parte integrante”.

Motivos conceituais levaram Dag Alveng a fotografar em preto e branco, privilegiando assim a capacidade de abstrair a realidade. Mas essa escolha abre, também, a possibilidade fascinante de descobrir mais, nessas imagens, do que aparece à primeira vista. As imagens podem ser vistas individualmente, mas, com suas séries, o fotógrafo consegue mostrar uma realidade complexa ou desenvolver um tema nas suas diversas perspectivas.

A exposição DAG ALVENG – NOVA IORQUE – NORUEGA – 1979/2008 ficará em cartaz na CAIXA Cultural (Av. Paulista, 2083), de 08 de abril a 10 de maio. O horário de visitação é de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos e feriados, das 10h às 21h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3321-4400 ou no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

O FOTÓGRAFO
Dag Alveng nasceu em Oslo (Noruega) em 1953. Seus trabalhos tem sido apresentados em exposições individuais e coletivas internacionais. Suas fotografias estão nas coleções permanentes de importantes museus dos EUA e Europa, incluindo Metropolitan Museum of Art, New York, Museum of Modern Art, New York, Museum Folkwang, Essen; Sprengel Museum, Hannover, Stedelijk Museum, Amsterdam; Moderna Museet, Stock-holm; Museet for Samtidskunst, Oslo; e Henie Onstad Kunstsenter, Hövikodden..

Alveng publicou vários livros , ASYLUM (1987), THE SHIPYARD AT SOLHEIMSVIKEN (1990), LAYERS OF LIGHT (1995) e SUMMER LIGHT (2001)
http://www.alveng.com/

Serviço:
O quê:
DAG ALVENG – NOVA IORQUE – NORUEGA – 1979/2008
Quando: de 08 de abril a 10 de maio, de terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 21h
Onde: CAIXA Cultural (Av. Paulista, 2083)
Quanto: entrada franca
Recomendação de faixa etária: livre
Informações: telefone (11) 3321-4400
Abertura para imprensa e convidados: dia 07 de abril, às 20h
Realização: CAIXA Cultural
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Consulado da Noruega

Homenagem ao desenhista Will Eisner em São Paulo

Exposição, que terá abertura na sexta-feira (27), homenageia o desenhista norte-americano Will Eisner (1917-2005), artista de histórias em quadrinhos e criador do personagem que se transformou em longa, "The Spirit", em cartaz nas telonas no Brasil.

A mostra "Em Torno de Will Eisner", que acontecerá em São Paulo, no Sesc Vila Mariana, traz itens do acervo do especialista em quadrinhos Álvaro de Moya, que conheceu Eisner em 1958 e recebeu o artista nas cerca de sete visitas que fez ao Brasil.

Serão exibidos 26 painéis de 90 X 60 cm, com imagens e legendas do personagem "The Spirit", desenhos originais, edições norte-americanas das revistas "The Spirit" e de outras publicações.


Haverá a exibição contínua de um vídeo com depoimento de Álvaro de Moya sobre sua relação com Eisner e a carreira do quadrinista.

O projeto "Quadrinhando", que a cada trimestre disponibiliza para leitura novas publicações de HQs, trará edições atuais das graphic novels de Eisner em português, da década de 70 aos anos 2000: O Complô, Fagin, O Judeu, A Força da Vida, O Nome do Jogo, entre outras.

No dia 27, haverá ainda bate-papo com a participação de Álvaro de Moya e do jornalista Jotabê Medeiros. O debate será precedido da exibição do documento "Will Eisner - Profissão Cartunista", produção do SescTV.

No dia 28, o projeto realiza a projeção do filme "Scarface, a Vergonha de uma Nação (1932)", de Howard Hawks, drama policial baseado na vida de Al Capone, um dos mais poderosos gângsteres de todos os tempos.

O objetivo é mostrar a relação entre a estética da produção de Will Eisner nos anos 40 e 50 e a dos clássicos do cinema noir.

Leia mais sobre o assunto aqui.

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE: CCSP

Museu da Casa Brasileira

Inscrições para o Concurso de cartaz estarão abertas a partir do dia 27 de março. Regulamento será divulgado em breve. saiba mais no site do MCC.