22.8.08

9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

A edição 2009 da Bienal abre espaço para os profissionais da área apresentarem suas idéias e visões sobre o design gráfico. Ao invés de inscreverem seus projetos a partir de categorias descritivas, os designers terão à disposição nove categorias conceituais.

O processo de inscrição terá duas etapas. Na primeira, os participantes deverão fazer o envio de pranchas impressas com as principais informações dos trabalhos. O selecionados nessa fase submeterão as peças originais para a última etapa da seleção.

Diferentemente das últimas bienais, os trabalhos não serão devolvidos e farão parte do acervo da Associação dos Designer Gráficos do Brasil (ADG Brasil).

O valor das inscrições foi recalculado com o intuito de permitir a entrada de mais trabalhos. A novidade desse ano é que, ao increver-se, os não-associados tornam-se automaticamente associados da ADG Brasil.

O processo de seleção de trabalhos não será mais a cargo de um jurí, mas através de curadores responsáveis por cada categoria. Cada curador fará a escolha dos melhores trabalhos e emitirá um texto com uma proposta para a exposição dos projetos no evento.

Não haverá nenhuma restrição para projetos inscritos que não foram realizados. Eles devem ter sido gerados por um processo real e não apenas inventados para a bienal. A única excessão será na categoria Design Propulsor da Economia, na qual é preciso comprovar o restorno mercadológico do projeto, e a categoria Manifesto, onde será possível submeter cartazes feitos especialmente para a bienal.

Mais informações: www.adg.org.br

Fonte: ZUPI