12.8.09

REX cria embalagens para Competição Internacional da revista americana Package Design Magazine

Convidada pela revista americana Package Design Magazine, a REX Design é a primeira agência brasileira a participar do Makeover Challenge, evento no qual quatro agências de todo o mundo são selecionadas para desenvolver o re-design de embalagens de uma marca real, presente no mercado atual.


Este ano, na 6a edição da Competição, o desafio foi desenvolver a nova identidade visual de produtos da Casa Visco, tradicional marca gourmet de molhos e especiarias nos EUA. Além da REX, mais três agências norte-americanas participaram do Challenge: Beach Packaging Design em Staten Island, Nova York; Estudio Ray em Phoenix, Arizona; Queue Marketing Communications Group em Chicago, Illinois.



Para a criação do novo layout, a REX baseou-se no histórico de fabricação artesanal, tradição e naturalidade da marca, criando um visual que a comunicasse na gôndola através de um diálogo franco e transparente com o consumidor. Quase um bate-papo informal. “Acreditamos que para um bom projeto de design de embalagem não é mais necessário ‘gritar’ no ponto de venda”, comenta Gustavo Piqueira, diretor criativo do projeto e sócio da agência.


De acordo com a agência, a marca foi transferida para a tampa e aparece envolta em ornamentos, quase como um elemento decorativo do produto. Nada de rótulos também.


As informações no front panel de cada produto são textos curtos, sem marketing clichês como claims ou imagens sedutoras. Pelo contrário, exploram, de forma leve e bem humorada, o que cada produto tem de melhor. Para os molhos, sua lista de ingredientes, acompanhamentos e benefícios. Para o pimentão e as amêndoas, textos com sugestões de uso e curiosidades sobre suas origens. Sem maquiagem.

REX Design desenvolve embalagem de sabão em pó premium para lançamento na Argentina


A agência REX Design desenvolveu as embalagens da nova linha de sabão em pó da marca Skip na Argentina — Skip Perfect Black / Perfect White, para roupas pretas e brancas.

O visual criado quebra o padrão da categoria e traz códigos de tecnologia do universo cosmético: a tipografia escolhida é elegante e clean e os ícones que revelam os aspectos tecnológicos por trás do produto também estão mais próximos deste universo. “Criamos ícones mais calmos e abstratos, contrariando a maneira como geralmente a tecnologia é retratada na categoria, com um visual mais literal que demonstra a ação agressiva do produto.”, comenta Gustavo Piqueira, diretor criativo do projeto e sócio da REX.


Efeitos por parte de diferentes substratos também foram explorados, casando o aspecto fosco do matte com o brilho do texto vazado no material de fundo prateado, ajudando a reforçar o visual premium do produto.

Exposição fotográfica Lisboa XXI


Entre os dias 14 de agosto e 4 de setembro, o Centro Europeu de Curitiba vai receber a exposição fotográfica Lisboa XXI, produzida pelo designer e fotógrafo português Jorge Teixeira. A mostra, composta por 12 imagens, revisita o espaço do Parque das Nações, região onde foi realizada a Expo’98 e que, consequentemente, se tornou um importante centro de atividades culturais da capital portuguesa.


Com as fotografias, Jorge Teixeira conseguiu focar e valorizar diversos aspectos singulares do Parque das Nações, como, por exemplo, a qualidade estética dos edifícios; o planejamento urbanístico da região, planejado minuciosamente; a efervescência cultural; e, principalmente, a interação das pessoas com toda esta estrutura social dificilmente encontrada em outras partes do mundo.


A abertura oficial da exposição Lisboa XXI acontece na próxima sexta-feira, dia 14 de agosto, na sede do Centro Europeu (Rua Brigadeiro Franco, nº 1700) a partir das 19h. A entrada para a mostra é gratuita e os trabalhos poderão ser visitados de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e nos sábados, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

Serviço:
Exposição fotográfica Lisboa XXI
Local: Centro Europeu (Rua Brigadeiro Franco, nº 1700)
Data: De 14 de agosto a 4 de setembro
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e nos sábado, das 8h às 17h
Informações: (41) 3222 – 6669 ou www.centroeuropeu.com.br

Fotografia em foco na PUC-Campinas

Nesta terça-feira (18/08) a PUC-Campinas será o ponto de encontro de fotógrafos profissionais, amadores ou simplesmente dos interessados pela arte de fotografar. Começam, neste dia, as atividades da 3ª Semana Hércules Florence e 3º Seminário Imagem e Atualidade na PUC-Campinas. Os eventos realizados na Universidade ocorrerão nos campi I e II e terão como tema central a fotografia em cada uma das áreas: Arquitetura, Biologia, Artes Visuais, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Na mesa de abertura, no dia 18 de agosto, às 9h, o tema da discussão será Natureza em Foco e contará com a participação de Haroldo Palo Júnior e Adriano Gambarini. Esta mesa terá como provocador Rubens Rosa da Revista Terra da Gente. A discussão é aberta ao público e será no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II da PUC-Campinas.

Na quarta-feira (19/08), às 9h, a discussão será na área da saúde, com o tema Expedição Saúde e contará com a participação dos fotógrafos Gustavo Magnunsson e André François, além do médico Ricardo Affonso Ferreira da ONG Expedicionários da Saúde. Esta atividade também será realizada no Auditório Monsenhor Salim, Campus II da PUC-Campinas.

Na quinta-feira (20/08), ocorrerão três atividades, todas elas no Campus I da Universidade. A primeira ocorrerá, às 9h, e o tema será Conexões Fotográficas e contará com a participação dos fotógrafos Orlando Brito e Mauricio Lima. O provocador desta mesa será o editor da Revista Fotografe Melhor, Sergio Branco.

Já, às 14h, será realizada a mesa redonda Arquitetura e Cidade e contará com a participação dos fotógrafos Antonio Saggese e Leo Caobelli, Rodrigo Marcondes e Paulo Fehlauer, todos eles do Coletivo Garapa. O provocador desta mesa será o arquiteto Abílio Guerra, que também é editor do Portal Vitruvius.

Encerrando as atividades do dia, às 20h, ocorrerá a mesa redonda sobre As Diferentes Linguagens da Fotografia Publicitária, que contará com a participação do fotógrafo publicitário Marcio Scavone. O provocador desta mesa será Mentor Muniz Neto sócio da Bullet e Update or Die.

Na sexta-feira (21/08), às 19h, será o lançamento do livro Imagem Fotográfica, do diretor da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, Flávio Shimoda. O lançamento será no Hall - Auditório D. Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas. Na sequência, às 20h, será realizada a mesa redonda Arte e Fotografia e contará com participação dos fotógrafos Iatã Canabrava e Mariana Meloni. Esta mesa terá como provocador o professor Fernando Tacca, da Unicamp. A mesa redonda será no Auditório Dom Gilberto, Campus I da PUC-Campinas.

Além das mesas redondas, uma serie de exposição e eventos ocorrerão em diferentes pontos da cidade de Campinas. Todos eles são abertos ao público e gratuitos. A programação completa está disponível no site - www.seminarioimagemeatualidade.com.br

Concurso Fotográfico
Até o dia 23 de agosto os interessados em participar do Concurso Fotográfico podem inscrever suas fotos (até três fotos) no site do evento. Valem fotos tiradas de celulares, máquinas digitais, analógicas ou por qualquer outro aparelho que registre imagens. O tamanho mínimo da foto é de 1024x768 pixels. Além da divulgação das fotos vencedoras no site do evento, no portal e no Jornal da PUC-Campinas, os seis primeiros lugares ganharão prêmios.

ABA Branding 2009

O evento, organizado em parceria com a Top Brands, divulga o resultado de pesquisa sobre a confiança e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro e traz ao Brasil palestrantes internacionais.


A ABA, em parceria com a Top Brands, promove, nos dias 26 e 27 de agosto, em São Paulo, o maior e mais importante encontro anual sobre branding realizado no Brasil, o ABA Branding 2009.

O evento, que acontece no Auditório da Universidade Anhembi Morumbi – Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, conta com a participação de renomados profissionais de várias áreas ligadas ao branding, que irão expor suas idéias e experiências no processo de construção de marcas, além de apresentar aos participantes as técnicas e ferramentas mais avançadas sobre o tema.

O ABA Branding trará aos participantes cases brasileiros e internacionais de marcas que se transformaram em importantes diferenciais competitivos para empresas de diversos segmentos, como Dove, Hyundai, Red Bull e Natura. Os destaques internacionais do encontro são as palestras de James Gregory, CEO da Core Brand (EUA), e de David Eastman, Vice-Presidente da Pointlogic (Holanda), consultoria de apoio a decisões de marketing com atuação global.

O uso de plataformas digitais na construção de marcas será um dos temas relevantes na edição 2009 do ABA Branding. Alejandro Pinedo, Presidente da Interbrand Brasil, falará sobre “Como o uso de “analytics” contribui para a criação e gestão de marcas valiosas. Adriana Grineberg, Head of Sales do Google Brasil e Adriana Knackfuss, Gerente de Interactive Marketing da Coca-Cola Brasil, tratarão da experiência na construção de marcas através de plataformas digitais.

Outro ponto alto do evento será o painel "O Futuro das Marcas de Luxo", em que será debatido o futuro e o desafio da construção de marcas de luxo no Brasil, com a presença de Paulo Carramenha, Diretor Presidente da GfK Brasil, de Cris Duarte, Diretora Executiva da MCF Consultoria e Conhecimento, de Felipe Gomes, Gerente de Marketing da Audi no Brasil, e de Martin Pereyra, Presidente da Nespresso no Brasil.

Na oportunidade, serão apresentados os principais resultados da pesquisa ABA/Top Brands 2009, sobre a confiança e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro. A pesquisa, realizada desde 2004, contempla 1420 consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, e conta com 16 categorias.

O ABA Branding, com patrocínio da Volksvagen e Bradesco e o Co-Patrocínio do Google, destina-se a Diretores e Gerentes de Marketing, de marcas e produtos, profissionais de pesquisa e serviços de marketing, profissionais de agências de propaganda, comunicação, design e veículos, bem como a todos que queiram estar familiarizados com os mais atualizados conceitos de Branding.

Serviço:
Local: Auditório da Universidade Anhembi Morumbi
Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia – São Paulo
Inscrições: através do site www.aba.com.br.
Informações: pelos telefones: 0800.124588 ou 11.3283-4588

Agência REX Design cresce e anuncia novos sócios

A REX Design, uma das maiores e mais reconhecidas agências de design do país, não apenas cresceu, aumentando seu faturamento, como também expandiu seu quadro de funcionários e mercado de atuação.

Diferente do padrão das agências de design, a REX atua há 12 anos como um escritório de design multidisciplinar, desenvolvendo desde projetos experimentais e de livros até identidades visuais e embalagens para algumas das maiores marcas do mundo. “O fato de sermos especialistas não em uma, mas em várias áreas do design complementa nosso trabalho e faz com que possamos oferecer soluções mais criativas e completas a nossos clientes. Cada vez mais marcas estão percebendo isso.”, comenta Gustavo Piqueira, um dos sócios da agência. Tal reconhecimento possibilitou à REX Design a conquista de por exemplo novas contas da Unilever em Londres, passando a atuar Globalmente.

No início do ano, a agência reforçou seu time de 40 profissionais — especializados em gestão de marca, design criativo e produção —, e criou o departamento de Planejamento Estratégico, responsável pela análise de mercado, tendências e comportamento do consumidor. Segundo Marco Aurélio Kato, também sócio da REX, “Para ajudar nossos clientes a enfrentar a crise, percebemos que era importante antecipar necessidades e apresentar projetos cada vez mais integrados, com diferentes peças e materiais que conversassem entre si. A nova área estratégica cumpre esse papel, além de trazer sempre novidades e insights para a equipe de criação.”

Como reflexo da sólida base de crescimento e expansão de atuação, a REX Design promoveu três de seus designers a sócios, que passaram a participar das decisões estratégicas da agência, junto com os sócio-fundadores Gustavo Piqueira e Marco Aurélio Kato. Ingrid Lafalce, Samia Jacintho e Luiz Sanches chegam para fazer parte da sociedade. “Estamos muito contentes em ter nomeado os novos sócios. Os três têm mais de 6 anos de casa e praticamente cresceram junto com a REX. Na verdade, consolidamos uma parceria que já existia há muito tempo”, comenta Piqueira. “Esperamos, com essa co-participação, expandir cada vez mais nossos negócios, sempre primando o expertise do nosso pessoal, profissionalismo e criatividade”, reforça Kato.

AlmapBBDO divulga Eos, da Volkswagen, com filme na Web


O Eos, o mais novo coupé conversível da Volkswagen, chegou ao Brasil e, para seu lançamento, a AlmapBBDO criou um curta-metragem especialmente para a Internet, com três minutos de duração. Com referência vintage, “The Open Cage” conta a história de uma linda mulher que dirige seu Eos por uma estrada sinuosa e, no caminho, é seguida por passarinhos. Ao entrar no endereço www.vw.com.br/eos, o internauta acompanha o passeio da motorista por diversos ângulos, inclusive cenas aéreas, e com as teclas do computador a ajuda a desviar dos pássaros e a chegar ao seu destino.

A campanha criada para o Eos é composta também por dois anúncios – um de página tripla e o outro de página dupla, que estão sendo veiculados em revistas do segmento top. Um deles traz um diferencial, em parceria com O Boticário: um sachê com protetor solar que, na peça, está no lugar do teto do carro. Ao retirá-lo, o leitor encontra o texto: “Protetor solar. Único item de segurança que não vem no Eos”. Há também ações nos principais portais da Internet.

“A necessidade de segmentar o público nos fez optar por dar prioridade a revistas e Internet”, afirma Herlander Zola, gerente de propaganda e estratégias de marketing da Volkswagen do Brasil.

Site, anúncios e ações da Internet são dirigidos aos consumidores entre 30 e 50 anos, que buscam no automóvel exclusividade e prazer em dirigir. O carro, de design moderno, tem capota rígida de cinco partes com teto solar integrado, motor mais potente da categoria, com 2.0 FSI turbo de 200 cv, transmissão automática Tiptronic DSG de seis velocidades e é o único da categoria com faróis bixênon direcionais. A assinatura da campanha é “Redescubra seus sentidos”.

“Para criar impacto e relevância para esse consumidor, buscamos peças com um conceito criativo diferenciado e inovador, como o protetor solar (anúncios) e um filme interativo, “The Open Cage”, diz Zola.

Dirigido por Fernando Gronstein Andrade e primeiro filme de sua produtora, Spray Filmes, o curta foi criado por Luciana Haguiara e Nathalia Resende, com direção de criação de Marcello Serpa e Sergio Mugnaini. A pós-produção é da Casablanca e a programação do site e do game é da Grafikonstruct. A trilha sonora é de Lucas Lima, da produtora Panda Sonora.

Os anúncios são de Cesar Herzkowicz e Marco Monteiro, com direção de criação de Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches.

“The Open Cage”
Ao entrar no site do Eos, o internauta recebe um convite para assistir e participar do filme: “Um carro. Um destino. E umas coisinhas no meio do caminho para você resolver. Clique”. A partir daí, com imagens belíssimas e cenas feitas em Itu e na Estrada de Igaratá, interior de São Paulo, e no Rio de Janeiro, é possível acompanhar o passeio da linda motorista e ajudá-la a chegar ao seu destino, desviando dos passarinhos que a seguem. Durante o caminho, o espectador recebe orientações sobre como interagir.

À medida que o Eos é conduzido pela estrada sinuosa e cercada de belas paisagens, é possível observar os detalhes de seu design e de seu interior, destacando-se os itens que o tornam um automóvel especial. Quando a motorista chega ao seu destino, o filme termina com a assinatura da campanha, “Redescubra seus sentidos”, de uma forma divertida e inesperada. Terminado o curta-metragem, surge o endereço do blog do Eos, em que o internauta assiste ao making of e se informa sobre todos os detalhes da produção (http://vweos2009.tempsite.ws/blog/).

Ficha Técnica – Site/Filme
Anunciante: Volkswagen
Produto: VW Eos
Título: Open Cage
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Sérgio Mugnaini
Criação: Luciana Haguiara, Nathalia Resende
Produtora Filme: Spray Filmes
Diretor: Fernando Grostein Andrade
Produtor: Fernando Menocci
Produção Executiva: Karina Amabile
Direção de Fotografia: Fernando Grostein Andrade, Rafael Levy
Finalização e 3D: Casablanca
Tecnologia e Flash Design: Grafikonstruct
Equipe Grafikonstruct: Rodrigo Teco, Rodrigo Alarcon, André Anaya
Produtora de som: Panda Sonora
Maestro: Lucas Lima
Diretor de Tecnologia: Raphael Strada
Diretor de Operações: Marcelo Prais
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Rodrigo Falcão, Ana Beatriz Porto, Carla Magro, Eva Peixinho
Aprovação: Flavio Padovan, Herlander Zola, Fabio Souza, Carla Nogueira, Ana Teresa Menconi, Ana Paula Lobão, Marileide Negrini


Ficha Técnica
Anunciante: Volkswagen
Título: Protetor Solar
Produto: EOS
Diretor de Criação: Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marco Monteiro
Redator: Cesar Herszkowicz
Fotógrafo: Banco de imagem
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Sabrina Lima
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Caio Casseb
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Wagner Dobner
Aprovação: Flávio Padovan, Herlander Zola


Ficha Técnica – campanha Internet
Título: “Open Cage” - campanha
Anunciante: Volkswagen
Produto: VW Eos
Diretor de Criação: Sérgio Mugnaini e Marcello Serpa
Criação: Luciana Haguiara e Nathalia Resende
Produtora Filme: Spray Filmes
Finalização e 3D: Casablanca
Som: Panda Sonora
Diretor de Tecnologia: Raphael Strada
Programação: Yves Almeida
Diretor de Operações: Marcelo Prais
Mídia online: Fernão Cosi; Ricardo Medeiros, Isabelle Fernandes, Ariane Ferreira
Atendimento: Vanessa Previero, Rodrigo Falcão, Ana Beatriz Porto, Carla Magro, Eva Peixinho
Aprovação: Flavio Padovan, Herlander Zola, Fabio Souza, Carla Nogueira, Ana Teresa Menconi, Ana Paula Lobão, Marileide Negrini

Palestra: "Cannes: de 29 a 21 de junho"

Data: 17 de agosto
Local: Auditório da OAB - Florianópolis
Horário: 19h00
Coquetel: na sequência da palestra
Adesão: R$ 30,00
Reservas e informações: clube@acontecendoaqui.com.br


Palestrante
Leo Macias, diretor de criação da Talent

Sobre Leo Macias
Nasceu na Colômbia, onde começou na propaganda, trabalhando na McCann e na Ogilvy até 1996, quando mudou-se para o Brasil. Radicado em São Paulo, trabalhou 7 anos na Publicis, atendendo General Motors, Nestlé América Latina, Bradesco, entre outros gigantes da propaganda. Nos últimos 3 anos é Diretor de Criação da Talent, onde desenvolveu trabalhos importantes para os bancos Real e Santander, Net, Toshiba, O Estado de S. Paulo, Sony Ericsson, Mizuno, Timberland, entre várias outras grandes contas nacionais.

Como Diretor de Arte, conquistou alguns dos principais prêmios da publicidade brasileira e mundial. Leões de ouro, prata, bronze e quase 30 short list em Cannes (em 2006, ganhou o único leão de ouro em Press do Brasil). 5 ouros, 6 pratas e 4 bronzes no Fiap. Ouro e prata no El Ojo. Medalha de ouro no Clube de Criação de São Paulo (CCSP). Prêmio Abril nos últimos 3 anos consecutivos. 1 ouro, 2 pratas e Grand Prix no Festival do Rio. Além de London Festival, Art Directors of New York, e o reconhecimento do seu trabalho pela Revista alemã Archive e pelo site inglês Shots.

Recentemente, pela sua performance nas premiações internacionais, tem sido jurado dos principais festivais do Brasil e da América do Sul. Foi jurado do Gallo de Oro em Press, jurado no CCSP em Filmes, jurado da ABP em Filmes, jurado no FIAP em Marketing Direto e Design, onde também foi presidente do júri de Radio, e jurado do Brasil no Festival de Cannes em Press, a categoria mais importante historicamente para o Brasil.