16.12.09

Coração de 5 Pontas


O CD Coração de 5 Pontas foi idealizado pelo publicitário Rui Branquinho. Profundo conhecedor da história do São Paulo FC , Branquinho não se conformava com a falta de registros sobre a história dos clubes de futebol no Brasil e, mais especifi camente do São Paulo FC. Embora tenha havido uma melhora nos últimos anos, considerava que muitas vezes faltava informação aos torcedores que queriam saber mais sobre a história do seu time.

Como o São Paulo tem hoje uma imensa torcida mirim - uma nova geração atraída principalmente pelas recentes conquistas do time - surgiu a idéia de registrara história do Clube de uma maneira diferente, divertida e envolvente para esse público: literalmente, música para os ouvidos dos pequenos tricolores.

Informações sobre os grandes ídolos, os grandes jogos e as grandes histórias que fazem parte dos quase 80 anos de existência do Clube.

A primeira grande contratação para a temporada foi Hélio Ziskind. Compositor, intérprete, multiinstrumentista e arranjador, ex-integrante do Grupo Rumo, ícone da vanguarda paulistana nos anos 80, Hélio é uma das maiores autoridades na criação de repertório infantil de qualidade no Brasil. De suas mãos sairam os sucessos musicais da Turma do Cocoricó, X-Tudo, Glub Glub e vários dos temas do Castelo Rá-Tim-Bum, todos da TV Cultura.

Este trabalho, provavelmente o primeiro lançado no mundo com canções inéditas especialmente compostas para contar a história e as grandes conquistas de um clube de futebol, vem somar-se à discografi a de Hélio lançada pela MCD onde fi guram também os CDs: Meu Pé Meu Querido Pé (1998), O Gigante da Floresta (2000), Cantigas de Roda (2004) e Trem Maluco (2006).

Durante mais de dois anos de estudo, criação e produção Hélio fez uma história cantada do São Paulo.

O enredo descreve um foguete que viaja através do tempo, partindo do ano de 1880, com as primeiras notícias sobre o futebol no Brasil. O CD narra a chegada ao país de Charles Miller, passa pela fundação do São Paulo e atravessa a história do clube até os dias de hoje relembrando e destacando alguns dos momentos mais marcantes.

Das 18 faixas, 15 foram especialmente criadas por Ziskind para esse disco. As três restantes são: o “Hino do São Paulo Futebol Clube” de Porfírio da Paz - que também conta com a versão instrumental - e a canção “Bola no Barbante” de Oswaldo Molles e Sylvio Mazzuca. Ambas em arranjos e versões inéditas.

Como um só craque não ganha jogo, Hélio Ziskind convocou um timaço para as gravações: um trio de jovens e talentosos nos teclados, baixo e percussões - Marcelo Jeneci, Regis Damasceno e Guilherme Kastrup - e um quarteto “dream team” de sopros - Nailor Proveta, Sidnei Borgani, Rubinho Antunes e Ubaldo Versolato -.

Além de Márcio Nigro nos teclados adicionais. Uma superprodução... um longa-metragem!

Num ambiente raro de criação coletiva, todos ajudaram a fundir a história do São Paulo com uma música boa de se ouvir e cantar junto. A curtição de saber a história de cor. De coração.

Branquinho resolveu reforçar ainda mais o time e convidou o cartunista Gustavo Duarte, responsável pelos desenhos e pelo design gráfi co do CD.

O resultado fi nal encanta as crianças e comove os pais.

Música para ser ouvida e virar bate-bola entre gerações.

É impossível ouvir o CD sem que imagens do passado venham à cabeça, carregadas de signifi cado.

Saiba mais em: www.mcd.com.br/spfc/

Consumidores do Burger King terão seus rostos estampados nas embalagens dos sanduíches

A Burger King Corp (NYSE: BKC), a segunda maior rede de fast food do segmento de hambúrgueres, lança hoje uma campanha inovadora, baseada na promessa de marca ‘A GENTE FAZ DO SEU JEITO™’ e na plataforma de operação FEITO NA HORA. A ação “Face on the Pack” será realizada no restaurante da Helio Pellegrino, em São Paulo.


A campanha explora o território do empowerment que a rede possibilita ao consumidor, oferecendo a ele a possibilidade de fazer o que ele quiser e escolher o que ele quiser em todos os restaurantes BURGER KING®, conceito trabalhado também nas peças recentemente veiculadas da campanha com o Rei e em todos os materiais da marca.

Durante o dia todo, câmeras escondidas irão captar o rosto do consumidor na hora da escolha do produto. Enquanto o produto é preparado do jeito que o cliente pediu – já que na rede o consumidor escolhe os ingredientes e a quantidade que quiser –, um adesivo com a foto dele será impresso e colocado sobre a embalagem do sanduíche. A reação dos participantes será filmada e transformada em uma campanha viral na internet.

“A BURGER KING® do Brasil está muito feliz em conseguir desenvolver uma ação divertida e que ainda possa ser aliada ao conceito Feito na Hora. O principal objetivo da marca é fazer do jeito do consumidor, com cara dele, sempre”, explica Rafael Romero, gerente sênior de Marketing da marca BURGER KING® no Brasil.

Havaianas se destacam em 20 páginas da revista Veja






As sandálias Havaianas surpreenderão os leitores da próxima edição da revista Veja: 10 anúncios em página dupla criados pela AlmapBBDO durante este ano ocuparão 20 páginas da semanal, destacando a variedade de modelos das Havaianas que os brasileiros têm à disposição para o verão que está chegando. A assinatura da ação é: “Mais de 500 modelos para você entrar no verão com o pé direito”.



O primeiro anúncio que vai saltar aos olhos dos leitores é o das Havaianas Original, que tem o nome do modelo em destaque, a sandália e, ao fundo, uma gravura antiga mostrando o Rio de Janeiro. Em seguida, abrem-se as páginas multicoloridas do anúncio Tintas, das Havaianas Top. A delicadeza do modelo Slim, no anúncio que ressalta suas novas estampas, antecede o anúncio do modelo Fit, “Spray”. A novidade Top Mix abre espaço numa página branca e azul e, em seguida, mais um anúncio da campanha de Havaianas Slim, desta vez o modelo azul de tiras prateadas. Seguem o modelo Surf, Ipê, Slim e Brasil.


Esta ação complementa a campanha que começou com o filme “Mulher Econômica”, com a atriz Guilhermina Guinle e que se completará em breve com o comercial “Maridos Devedores”, com Murilo Benício.


Abaixo, as fichas técnicas dos anúncios que fazem parte da ação.

Ficha Técnica – Anúncio
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: Original
Produto: Havaianas
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Redator: Cássio Zanatta
Diretor de Arte: Marcos Kotlhar, Marcus Sulzbacher
Fotógrafo: Fernando Nalon
Ilustrador: Macacolândia
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Junior Moreira
Aprovação: Carla Schimitzberger

Ficha Técnica – Anúncios
Anunciante: Havaianas
Título: “Fininhas, coloridas, modernas e todo mundo quer. Não, não toca MP3.”, “É como entrar num paintball e só ser atingido no pé.”, “Nem a ONU reúne tantas cores diferentes.”, “Para os seus pés, um conversível.”
Produto: Havaianas Top
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Arte: Danilo Boer
Redator: Tales Bahu
Ilustrador: Gelmi, MSampaio
Fotógrafo: Hugo Treu, Daishi Pais
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: André Furlanetto, Cristina Chacon, Marina Fernandes
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Caique Tizzi
Mídia: Alessandro Visconde, Camila Bertoli, Patrícia Oliveira
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Tânia Grimaldi

Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: “Nessa estação as Havaianas com estampas são um “must have”. Ou, como se diz aqui no Brasil, um “must have””, “Viajamos o mundo todo em busca de inspiração. Aí olhamos para o passaporte cheio de carimbos e pensamos: por que não estampas?”, “O visual das Havaianas chama tanta atenção que você deve ter sido a única pessoa a ler o título deste anúncio.”
Produto: Havaianas Slim
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Arte: Renato Fernandez
Redator: Gustavo Sarkis
Ilustrador: Gelmi
Fotógrafo: Fernanda Tricoli
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Thomas
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schmitzberger, Christina Assumpção

Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: “Escolha uma saia, uma blusinha, um par de Havaianas Fit e pronto. Em apenas 3 horas e meia você está arrumada” , “Dá pra viver na cidade com um pezinho na praia” e “Você vai deixar os homens mudos e, acredite, muitos ficam bem melhores assim”.
Produto: Havaianas Fit
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Arte: André Nassar
Redator: Rynaldo Gondim
Ilustrador: Marcos Sachs
Fotógrafo: Hugo Treu
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: André Furlanetto, Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Tomaz
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches

Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: Havaianas Ipê
Produto: Havaianas Ipê
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Marcus Sulzbacher
Diretor de Arte: Pedro Zuccolini
Ilustrador: Pedro Zuccolini, René Corini
Fotógrafo: Daishi Paes
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Thomas
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schmitzberger, Christina Assumpção

Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: “Heresia ou não, temos cá para nós que no sétimo dia Ele descansou por aqui.”, “Futebol no pé é um dom. Samba no pé é um dom. Ainda bem que Havaianas você pode comprar.”, “O folclore brasileiro combina com Havaianas. O Curupira usa para trás, a mula-sem-cabeça usa 2 pares e o saci economiza dividindo com o irmão.”, “Happiness is in the small, colorful, fashionable and cool things of life.”, “ ‘The sky is blue!’ said one foot to the other after trying on Havaianas.”, “ Take your feet to Brazil on vacation”
Produto: Havaianas Top Brasil
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Arte: Marcello Serpa, Marcus Sulzbacher, Marcos Kotlhar
Redator: André Kassu
Fotógrafo: Daishi Pais
Mock up: Marchesin
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: André Furlanetto, Cristina Chacon, Marina Fernandes, Karine Vilas Boas
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Thomaz
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Patrícia Oliveira
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Tânia Grimaldi

Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: “Você se tatuou inteiro para ser autêntico e sai por aí com uma sandália fajuta?”
Produto: Havaianas Surf
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Arte: Suzana Haddad
Redator: Sophie Schoenburg
Mockup: Frank Morais, Wilson Ledon
Fotógrafo: Daishi Pais
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Thomas
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schmitzberger, Christina Assumpção

Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: “Sem a cauda colorida um pavão tem o mesmo charme que um pato”
Produto: Havaianas Top Mix
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Arte: Renato Fernandez
Redator: Gustavo Sarkis
Ilustrador: Gelmi
Fotógrafo: Hugo Treu
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Thomas
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schmitzberger, Christina Assumpção

La Estampa lança novo site e novo blog



Visando a interatividade e relacionamento aproximado com seus clientes, consumidores e público da indústria da moda, a La Estampa, empresa de desenvolvimento e comercialização de tecidos, comandada pelo empresário Marcelo Castelão, acaba de fechar a criação de um novo blog e a reformulação total de seu site institucional.

O novo site da La Estampa, desenvolvido pela Seagulls Fly, entrará no ar nas próximas semanas e contará com ferramentas e links interativos. O novo layout terá estampas em movimento e mais cores, além de mais conteúdo e informações sobre a empresa, seus clientes e a indústria da moda. Já o blog, que entrou no ar este mês, é um ambiente mais informal, onde a La Estampa debaterá temas não só internos, mas também questões como informações de tendências da moda, entre outros assuntos ligados à indústria.

De acordo com Mari Goulart, gerente de marketing da La Estampa, o momento escolhido para formatação e criação de novo site e blog está de acordo com a expansão e o novo posicionamento da empresa. “Com o novo site e o novo blog, pretendemos estreitar o nosso relacionamento com os nossos públicos. O blog tem a nossa cara. É uma rede social moderna, interativa e interessante, onde todos podem opinar e discutir questões da indústria de tecidos, estampas e moda. O momento da empresa é muito positivo, estamos expandindo nossas instalações, investindo em novos equipamentos e crescendo em ritmo acelerado. Por esses e outros motivos é que não poderíamos deixar de modernizar duas ferramentas tão importantes”, afirma Mari Goulart.

O site da La Estampa é: www.laestampa.com.br.
O endereço do blog é: http://www.bloglaestampa.blogspot.com/.
A La Estampa também está no Twitter: http://twitter.com/laestampa

História da escrita

História da escrita, lançamento da Editora Unesp, é uma introdução atualizada desta ferramenta versátil que dá base à comunicação há seis mil anos. O linguista americano Steven Roger Fischer apresenta as dinâmicas sociais que envolvem a escrita, assim como suas origens, formas, funções e mudanças cronológicas dos sistemas de escrita em todo o mundo, das primeiras inscrições até os meios eletrônicos.


Fischer parte da dupla constatação de que escrita nasceu da necessidade humana de transmitir e armazenar informações e que grande parte dos sistemas de escrita inventados ao longo dos séculos se extinguiu. E isso acontece porque as formas de escrita mais antigas não se enquadram no conceito de escrita completa. Ou seja, não atendem a estes três requisitos: ter como objetivo a comunicação, consistir em marcações gráficas artificiais feitas em uma superfície durável e usar marcas que se relacionem entre si, que se articulem como a fala.

E à medida que a sociedade descobre novas necessidades e novas respostas, a escrita muda, se refina. Ou seja, a escrita muda à medida que a humanidade se transforma, dimensão da condição humana que Fisher acompanha passo a passo, chegando às novas estruturas onde computadores podem tanto “escrever” mensagens quanto programas inteiros. Com isso, os novos sistemas transcendem o que por muito tempo significou para nós a palavra escrita.

História da escrita ressalta ainda a autonomia que a escrita adquiriu como meio de transmissão de informações com a passagem da leitura em voz alta para a silenciosa. Quanto à democratização da escrita, outro aspecto importante que o autor apresenta é a popularização e o crescimento da indústria do papel, possibilitando a alfabetização em massa. O que antes era acessível a poucos, hoje faz parte do cotidiano de 85% da população mundial, aproximadamente cinco bilhões de pessoas.

Sobre o autor – O linguista americano Steven Roger Fischer é doutor pela Universidade da Califórnia e vive atualmente na Nova Zelândia, onde dirige o Institute of Polynesian Languages and Litarature, em Auckland. É autor dos livros Island at the End of the World: The Turbulent History of Easter Island (2006), A History of the Pacific Islands (2006) e History of Language (2004), entre outros. Pela Editora Unesp, já publicou História da leitura (2005).

Título: História da escrita
Autor: Steven Roger Fischer
Número de páginas: 293
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45