21.6.10

Tipos Latinos Brasil 2010


Dia 26 de junho, às 15h30, inaugura no Centro Cultural São Paulo a exposição da 4ª Bienal de Tipografia Latino Americana. A mostra, que ficará em cartaz até 29 de agosto, tem como um dos seus destaques, a família Monarcha, de autoria do gaúcho Isac Correa Rodrigues, e também conta com mais sete trabalhos de brasileiros, são eles:

FS Jack (Fernando Mello - BR e Jason Smith - UK), Arauto (Fernando Caro), Vocês (Ana Paula de Bragança Megda - BR e Pablo Ugerman - AR), Petra (Fernando Caro), Boneca de Pano PR (Pedrina Reis), Adriane Lux (Marconi Gomes Lima) e Force (Ricardo Esteves Gomes).

Em São Paulo, além da exposição, teremos palestras e workshops com designers brasileiros e os convidados internacionais: Laura Meseguer e José Scaglione.

Programação e mais informações no site do evento.

Africa Media Day


A agência Africa inova mais uma vez: acaba de realizar o Africa Media Day. O evento, inédito em nosso mercado, reuniu na sexta-feira (18) os veículos de comunicação, que vieram à agência para apresentar aos profissionais de mídia suas melhores propostas. O objetivo do Africa Media Day, criado pelo sócio e vice-presidente de mídia da empresa, Luiz Fernando Vieira, é permitir que todos os diretores da área tenham acesso às grandes oportunidades para os clientes, além de organizar melhor a relação entre agência e veículo.

Neste dia, cada veículo convidado tem um tempo determinado para falar sobre seus projetos. Os veículos que não participaram desta primeira edição serão convidados pela área de Negócios da Africa para estarem nas próximas. A meta é que o evento aconteça pelo menos uma vez por mês. “O Africa Media Day foi criado a partir das mudanças que fizemos na agência no início do ano. A proposta foi muito bem-aceita pelos veículos”, diz Vieira. As mudanças que o executivo se refere é que desde março de 2010 a mídia da agência deixou de funcionar apoiada no modelo tradicional – apenas com diretor, supervisor e assistente para cada conta.

Assim, o departamento foi dividido em cinco áreas, cada uma com um diretor responsável, todos liderados por Vieira e Fábio Freitas, diretor-geral. Inovação, Estratégia, Digital, Negócios e Operações. “Essa arquitetura é mais adequada à dinâmica atual do mercado de mídia”, garante Vieira. Lembrando que Estratégia mantém um diretor exclusivo para cada conta, o que preserva a relação com o cliente e o modelo de exclusividade que sempre diferenciou a Africa.

A área de Negócios, por sua vez, é 100% focada no atendimento a veículos e comandada por Ana Paula Ventura, profissional que ao lado de Vieira e Freitas também é responsável pelo evento. “A nossa idéia é que além da agência e do cliente, os veículos também ganhem com essa reformulação, já que podem apresentar as novidades com mais eficiência para a agência”, diz Vieira. O Africa Media Day acontece na sede da agência.

Jd. das esculturas: arte pública comunitária


O Projeto: Criado em 2008, o Matizes é um produto cultural que integra a proposta pedagógica de educação complementar da Ação Comunitária, através da arte, envolvendo educadores e educandos em criações artísticas com argila. As peças foram desenvolvidas por crianças e jovens de 6 a 21 anos com orientação de profissionais de educação, uma artista plástica (Célia Cymbalista) e uma arquiteta, resultando na criação do “Jardim das Esculturas”, uma exposição permanente e a céu aberto de 60 obras selecionadas para visitação em São Paulo. O projeto envolveu a participação de 2.028 alunos e 42 educadores.


As peças: A criação das peças foi totalmente espontânea. O objetivo do tema livre, é estimular a criatividade e reproduzir a inspiração artística. Máscaras, animais e mulheres grávidas foram algumas das peças desenvolvidas, que após a conclusão das atividades foram agrupadas para a Exposição.

O objetivo: Resgatar habilidades artísticas, fortalecer laços de cidadania e identidade cultural são alguns dos objetivos do projeto Matizes que integra a arte ceramista na vida de crianças e jovens da periferia como forma de conhecimento. O projeto enfatiza o pensar sobre a arte e o fazer a arte, por meio do manuseio da argila e o contato com a história e todo o conceito, permitindo o desenvolvimento pessoal do aluno.



- A exposição permanente será no CEU Campo Limpo. Além da exposição, o Matizes resultou na publicação de um livro, que relata todo o processo de evolução do projeto: desde o histórico, experiência e depoimentos.

Escola do Livro oferece curso sobre Produção Visual e Gráfica para Livros

Mostrar os recursos de produção visual e gráfica na produção de peças editorias (livros, jornais e revistas) envolvendo princípios de disposição e criação de páginas e suas rotinas da reprodução gráfica convencional. Este é o tema do curso “A Produção Visual e Gráfica para Livros” que a Escola do Livro, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizará em sua sede, no dia 23 de junho, às 16h.


O programa consiste em estética; tipologia/tipografia; princípios básicos da diagramação; psicologia das cores; produção gráfica de produtos editoriais e criação de livros, revistas e jornais.
As aulas serão ministradas por Antonio Celso Collaro, consultor técnico da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para as áreas de Artes Gráficas e Produção Visual Gráfica. Collaro é pós-graduado em gestão estratégica de embalagens pela ESPM e professor dos cursos de graduação de Comunicação Social e Design Gráfico da ESPM. Também é autor dos livros “Produção Gráfica, Arte e Técnica da Mídia Impressa” (Pearson), “Produção Visual Gráfica” (Summus) e “Projeto Gráfico, Teoria e Prática da Diagramação” (Summus).

O curso “A Produção Visual e Gráfica para Livros” acontece na sede da CBL, localizada à rua Cristiano Viana, 91, Pinheiros, em São Paulo.

Mais informações do curso podem ser obtidas pelo e-mail escoladolivro@cbl.org.br ou pelo telefone (11) 3069-1300.

Comercial & Cia conversa com Mário D’Andrea sobre o Festival de Cannes

O Comercial & Cia, programa de rádio que aborda os bastidores e novidades do meio publicitário, vai ao ar pela Rádio BandNews FM no dia 21 de junho, e segue mostrando a cobertura sobre o Festival de Cannes, evento mais importante do mundo da publicidade, que acontece no mês de junho.

Nessa semana, Mário D’Andrea, criativo que é CCO da JWT Brasil e já foi jurado da categoria Rádio do Festival, fala das expectativas em relação à participação brasileira na competição, da atenção que o Festival começa a dar para outros profissionais, como os prêmios nas áreas de sonorização e roteirização dentro da categoria filme.

Mário D´Andrea comenta ainda sobre como São Paulo centraliza as grandes agências brasileiras e a utilização da publicidade pelos grandes bancos, além de outros assuntos do mercado publicitário.

No quadro “Ideias e Tendências”, Beth Furtado fala sobre como o comodismo leva muitas empresas ao desperdício de oportunidades. E Lô Politi, na coluna “Filme da Semana”, aborda a nova tendência dos filmes publicitários em aderirem ao formato de curta-metragem.

Comercial&Cia é apresentado na Rádio BandNews FM todas as segundas-feiras, 21h20.