25.10.11

Ogilvy Brasil anuncia contratação


A Ogilvy & Mather, unidade de publicidade da Ogilvy Brasil, anuncia a contratação de Flavia Côrtes como Diretora de Grupo de Contas. Flavia já está integrada à equipe que atende Kraft Foods, respondendo à Diretora de Atendimento Valéria Barone. A publicitária veio da JWT Singapore, onde trabalhou nos últimos três anos como Global Account Director de Lux/Unilever. Flávia liderava por lá a comunicação, na área de atendimento, em mais de 50 países. Também tem passagens pelas agências Publicis e Bozell.

Exposição Baukultur "made in Germany" no CCSP

Com o tema Arquitetura para Todos - Construindo Cidadania, a 9ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura, que acontecerá em novembro em São Paulo, vem com algumas novidades. A primeira delas é que neste ano, o evento acontecerá na OCA (Parque do Ibirapuera) e envolverá também feiras de arquitetura nas ruas de São Paulo - com apresentação de projetos e maquetes - e no interior.

Outra novidade da edição é a grande representação da arquitetura alemã nesta edição da Bienal. Sob o lema Baukultur "made in Germany" (Cultura de Construção "Made in Germany"), a Câmara dos Arquitetos da Alemanha (BAK), por incumbência do Ministério de Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, apresenta de 2 de novembro a 4 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo, vinte projetos de relevância internacional realizados por escritórios de arquitetura e engenharia da Alemanha.

Baukultur pode ser traduzido, em alemão, como "cultura da construção" e é um conceito que está ligado não somente à construção acabada, mas também ao processo de planejamento. Assim, os trabalhos apresentados consideram fortemente o critério da sustentabilidade da construção, qualidade de planejamento urbano e de engenharia, mas também projetos que propõem soluções para condições climáticas e de terreno específicas.

Além da exposição, acontecerá no dia 2 de novembro, das 15h às 19h, Centro Cultural São Paulo, o Seminário Baukultur "made in Germany", no qual três projetos elaborados por escritórios de arquitetura alemães serão comentados por arquitetos brasileiros, como Paulo Bruna e Eduardo Nobre. Os projetos são o IBA-DOCK, em Hamburgo (arquiteto Han Slawik), o alojamento estudantil da Vila Olímpica, em Munique (ARGE Werner Wirsing | bogevischs buero, hofmann ritzer architekten) e a galeria e prédio de ateliês da Brunnenstraße, em Berlim (arquiteto Arno Brandlhuber).

O IBA Dock, maior edifício flutuante da Alemanha, foi construído com tecnologias inovadoras de economia de energia e de construção, com utilização do sol e da água do Rio Elba para ganho de energia. O projeto é do Prof. Han Slawik, co-autor da publicação ContainerAtla: guia da arquitetura de contêineres e diretor de escritórios de arquitetura em Amsterdã e Hanover.

Composto por 800 apartamentos, o alojamento estudantil na Vila Olímpica de Munique (originalmente concebida para atletas por ocasião dos Jogos Olímpicos de 1972) precisou de uma reforma, depois de mais de 30 anos. Já que a manutenção da construção original era inviável financeiramente, optou-se por uma renovação do alojamento estudantil de acordo com as normas criteriosas da lei da proteção ao patrimônio.

Localizado sobre os fundamentos de um projeto inacabado dos tempos pós-Reunificação, a Galeria e Atelier da Brunnenstraße, em Berlim, é uma construção incomum que integra as áreas de trabalho, exposição e residência, e cuja mescla de funções é excelentemente integrada ao ambiente vivo e urbano; as fachadas são quase que completamente revestidas por placas de policarbonato translúcidas - material de construção normalmente utilizado em estufas e jardins de inverno. Todos os andares do prédio foram propositalmente projetados de forma ampla e neutra. Pisos, paredes e tetos são de concreto sem reboco - revestimentos, painéis e rebocos não serão encontrados.

A exposição Baukultur "Made in Germany" (Cultura de Construção "Made in Germany)" é uma realização da 9ª Bienal de Arquitetura, Instituto de Arquitetos do Brasil, Ministério de Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Câmara dos Arquitetos da Alemanha (BAK), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Goethe-Institut São Paulo, Centro Cultural São Paulo e Câmara dos Engenheiros da Alemanha.

Serviço
Exposição Baukultur "Made in Germany" (Cultura de Construção "Made in
Germany)"
2 de novembro a 4 de dezembro
Espaço Missão
terça a domingo, das 10h às 18h
entrada franca

Seminário Baukultur "Made in Germany"
2 de novembro, quarta, das 15h às 19h
Anexo da Sala Adoniran Barbosa
entrada franca

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Informações ao público: 11 3397 4002
www.centrocultural.sp.gov.br

AlmapBBDO é Agência do Ano no Prêmio de Mídia Estadão

A AlmapBBDO foi eleita ontem Agência do Ano na 14ª edição do Prêmio de Mídia do Estadão, em São Paulo. Sua equipe, coordenada por Paulo Camossa Júnior, conquistou 9 prêmios, entre eles Grand Prix de Monografias e Melhor Monografia em Pesquisa, com o trabalho “MAT3IZ – Na direção da convergência”, de Rodrigo Suarez e Rubens Farias; e o 1º lugar em Case de TV, com “Quer Ganhar Beijinho?”, para Gillette Mach3 Sensitive.

Em Melhor Monografia de Mídia Digital, o prêmio foi para o trabalho “Internet Shift”, de Isabela Albero, da AlmapBBDO, e de Carolina Buzzeto e Ana Beatriz Martini.

Na categoria Case de Rádio, a agência foi a segunda melhor com o trabalho “Vai que...Pega”, para Bradesco Seguros. Em Eventos & Promoções, foi o segundo melhor case com o trabalho “São Paulo Fashion Week”, para O Boticário. Em Mídia Exterior, os segundo e terceiro lugares também foram para a Almap, com os cases “A Marquinha do Biquíni”, de O Boticário, e “GPS da Boa”, para a cerveja Antarctica Pilsen, respectivamente. Em Integração de Mídia, o segundo melhor case foi para “Ler uma revista pode ser surpreendente”, criado para Pepsi.

Gustavo Gaion, da Y&R, foi eleito Mídia do Ano. O publicitário Flávio Rezende, da DPZ, foi homenageado e recebeu o título de Personalidade do Ano.

Ainda foi entregue o prêmio da categoria Destaque Estadão para a Loducca, pelo trabalho "Banco Cyan" para AmBev. A DCS também conquistou um GP em Monografia e Cases.

Evento na ECA-USP aborda comunicação das marcas

Oitava edição do Ciclorama chega para agregar maior valor ao evento

Nos dias 7,8 e 9 de novembro, a Agência de Comunicações Eca Jr. promoverá um ciclo de palestras com o tema: “Agregando valor à marca através da comunicação”. Uma série de palestras acompanhadas de mostra de cases e oficinas acontecerá na Escola de Comunicações e Artes, na Universidade de São Paulo, com a finalidade de aproximar mais a teoria aprendida nas salas de aula às práticas do mercado. As atividades ocorrerão no período da tarde e da noite.

Contando com a participação de profissionais reconhecidos na área de comunicação, como Edson Crescitelli (FEA-USP), Alessandra Ber (Mc Donald’s), Rodolfo Guttilla (Natura), Paloma Azulay (Coca-Cola), Tiago Marcondes (AlmapBBDO), Maria Pestana (DPZ), o Ciclorama 8 proporcionará momentos de aprendizado e ainda de descontração com coffee breaks programados entre as palestras e sorteio de cursos e livros ao longo do evento.

O grupo de apoiadores que compõem essa edição é formado pela Aberje, Cia. de Talentos, DRC, Maxpress, Arizona; as editoras Saraiva, Mauad e Summus; além do Mc Gourmet, responsável pelos coquetéis noturnos e a Clarify, que contribuirá com o sorteio de cursos de informática para os convidados.

Agenda:
Data: 7,8 e 9 de novembro
Horário: 14h às 18h/ 18h30 às 22h30
Local: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Cid.Universitária
Período vespertino: Prédio 3 – sala 3
Período Noturno: Auditório Paulo Emílio – Prédio da Administração

Venda de ingressos
Agência de Comunicações ECA Jr.
Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443/ Prédio 3- sala 2
R$20,00 / R$ 5,00 por período
Pela internet: www.ecajr.com.br/ciclorama8

Nike aborda sentimentos de quem vive do futebol em anúncio da F/Nazca



A F/Nazca assina o anúncio Trave, criado para a Nike, e veiculado 7º Anuário do Futebol Brasileiro. A peça traduz com tom dramático os sentimentos contraditórios, o céu e o inferno, de quem vive do futebol.

A criação é de Romero Cavalcanti e Bruno Oppido com direção de criação de Fabio Fernandes e Eduardo Lima.

Ficha técnica:
Título: Trave
Cliente: Nike
Produto: Nike Futebol
Diretor de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima
Head of Art: João Linneu
Redator: Romero Cavalcanti
Diretor de arte: Bruno Oppido
Fotógrafo: Miguel Salmeron
Art Buyer: Edna Bombini
Produção gráfica: Jomar Farias
Planejamento: Jose Porto / Utymo Oliveira / Diego Dumont
Atendimento: Marcello Penna / Gisela Assumpção / Camila Hamaoui
Mídia: Lica Bueno / Sandro Cachiello
Aprovação cliente: Tiago Pinto / Guilherme Glezer / Daniel Edo
Data de veiculação: outubro/2011

Clássica Design produz coleção para Estudiobola



Depois de assinar a coleção de móveis do escritório brasileiro de design Nódesign, a Clássica Design fecha parceria com o estudiobola para a fabricação de uma linha completa de mobiliários. São cerca de vinte peças entre aparadores, mesas, mesas de centro e laterais.

A nova coleção traz a Linha Trebbi, inspirada em desenhos arredondados, com um conceito do simples e moderno. Com diversos produtos e uma variação em tamanhos e acabamentos, as peças se completam e formam uma linha extensa de opções. Com estrutura em alumínio e pintura eletrostática, as novidades buscam elegância em detalhes e proporções.



Outra novidade é a mesa Domitila. Ela traz um design orgânico no tampo, está disponível em diversas cores, e é ideal para completar a decoração da sala de estar.
Os móveis são comercializados pelo estudiobola e encontrados em lojas e showrooms de todo o Brasil.

Fog faz redesign e criação de embalagens para a família do Panettone Roma



As novas embalagens dos Panettones Roma Chocolate e Frutas, nas versões convencional e light, ficaram muito mais atrativas e no espírito do natal

Em uma primeira etapa do processo de reposicionamento da marca de Panettones Roma no mercado, a Fog acaba de finalizar o trabalho de redesign de suas embalagens, além da criação das embalagens dos Panettones Premium e Trufado, lançamentos para a estação.

As novas embalagens dos Panettones Roma Chocolate e Frutas, nas versões convencional e light, ficaram muito mais atrativas e no espírito do natal. Os tons dourados são predominantes, realçadas por outras quatro cores que destacam o tipo do panettone (vermelho para o Roma Frutas, marrom para o Roma Gotas de Chocolate, azul para o Roma Frutas Light e violeta para o Roma Gotas de Chocolate Light).

O design das embalagens dos Panettones Roma Trufado e Roma Trufado Premium seguiu a mesma identidade visual dos outros quatro panettones, aliado a um toque sofisticado evidenciados pelos tons dourados das embalagens. A foto produzida dá ênfase ao recheio destes panettones, marcados pelo exagero de sabor e quantidade.

Além das novas embalagens, a agência fez toda a campanha de comunicação para o Natal 2011, com o conceito "Um Exagero de Gostoso", que em breve poderá ser vista na mídia.


Sobre a FOG
Com 10 anos de mercado, a agência FOG atua nas áreas de Branding, Ativação de Marca e Comunicação, sem esquecer de que mais importante do que convencer o público alvo é estreitar a experiência consumidor-marca para uma relação de afinidade, transparência, desejo e escolha própria.
"Seduzir com criatividade é seduzir com conteúdo e com a certeza de que sua marca pode fazer parte da vida do consumidor não apenas pela necessidade do produto ou serviço, mas também pelo desejo e confiança no que você diz", afirma Rafael Bretas, Fundador e Diretor de Criação da agência. Saiba mais em http://agenciafog.com.br

Oz Design Ganha Cinco Prêmios no Colunistas Design 2011

A Oz Design, agência paulistana de Design e Branding recebeu neste dia 23 de Outubro cinco premiações pelo “Prêmio Colunistas Design 2011” de São Paulo.

O prêmio principal: “Agência de Design do Ano” foi dado à agência, seguido do prêmio de “Empresário do Design do Ano” para André Poppovic; um dos três sócios fundadores da Oz Design.

Ouro e Prata também foram dados à agência respectivamente nas categorias “Grande Prêmio de Design Ambiental” em reconhecimento aos projetos desenvolvidos para a Construtora Engeform batizado de "Sofisticação Verde", para o Edifício Jatobá e também pelo case "Hospitais podem ser Divertidos", pela identidade visual, sinalização e uniformes , desenvolvidos para o Hospital Infantil Sabará.

Na categoria “Case de Branding ou Design Corporativo” o projeto "A Marca do Futebol no Brasil", que teve como cliente a marca Penalty, contemplava trabalhos de branding, identidade visual, família tipográfica, embalagens e showroom. O case teve como diretor de criação o sócio diretor Ronald Kapaz e também recebeu Ouro na categoria.

“É especialmente gratificante para nós recebermos estes prêmios em projetos onde a sustentabilidade e identidade foram temas tão significativos de nosso briefing. Nosso núcleo de Design Ambiental merece um destaque especial, porque mostra-nos que estamos no caminho certo e temos sido pioneiros nesta nova área de “ branded architecture ”, afirma André Poppovic, sócio-fundador da Oz.

AlmapBBDO cria nova campanha para Havaianas Top Mix


Está nas páginas das revistas de outubro a nova campanha de Havaianas Top Mix criada pela AlmapBBDO. Os três anúncios destacam a nova mistura de cores das sandálias da linha unissex da marca, que surge com uma combinação irreverente de cores em contraste nas tiras e o solado.

Em cada peça, conceitos diferentes, mas complementares, são trabalhados. Entre eles: dia e noite, rock e samba, urbano e natureza. Personagens em 3D sobressaem das tiras das Havaianas e interagem entre si.



Outro diferencial, além da explosão de cor e criatividade características das campanhas da marca, é o texto bem-humorado que acompanha cada anúncio. São eles: “Deixamos qualquer editora confusa: é para entrar nas páginas de moda ou de turismo?”; “Para as fashionistas, é a mistura que a moda pede. Para os surfistas é, sei lá, mil coisas. E para os sociólogos, é a prova da nossa miscigenação” e “Praia? Montanha? Feijoada? Sushi? Sertanejo? Samba Rock? Verde? Rosa? Para acompanhar a bipolaridade do brasileiro, Havaianas Top Mix”.



Os anúncios evidenciam a identidade da marca. A direção geral de criação é de Marcello Serpa, com direção de criação de Marcus Sulzbacher e criação de Pedro Zuccolini, René Corini, Bruno Borges e Sophie Schoenburg.

Ficha Técnica – Anúncios
Anunciante: Alpargatas S.A
Título: Deixamos qualquer editora confusa: é para entrar nas páginas de moda ou de turismo?
Produto: Top Mix
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Criação: Marcus Sulzbacher
Diretor de Arte: Pedro Zuccolini, René Corini, Bruno Borges
Redator: Sophie Schoenburg
Fotógrafo: Daishi Paes
Ilustração: Vetor Zero
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Marina Mouco
Mídia: Paulo Camossa, Carla Durighetto, Daniel Ribeiro, Renata Bordin
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Chris Assumpção, Eliana Vilches

Anunciante: Alpargatas S.A
Título: Para as fashionistas, é a mistura que a moda pede.
Para os surfistas é, sei lá, mil coisas.
E para os sociólogos, é a prova da nossa miscigenação.
Produto: Top Mix
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Criação: Marcus Sulzbacher
Diretor de Arte: Pedro Zuccolini, René Corini, Bruno Borges
Redator: Sophie Schoenburg
Fotógrafo: Daishi Paes
Ilustração: Vetor Zero
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Marina Mouco
Mídia: Paulo Camossa, Carla Durighetto, Daniel Ribeiro, Renata Bordin
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Chris Assumpção, Eliana Vilches

Anunciante: Alpargatas S.A
Título: Praia? Montanha?
Feijoada? Sushi?
Sertanejo? Samba Rock?
Verde? Rosa?
Para acompanhar a bipolaridade do brasileiro, Havaianas Top Mix.
Produto: Top Mix
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Criação: Marcus Sulzbacher
Diretor de Arte: Pedro Zuccolini, René Corini, Bruno Borges
Redator: Sophie Schoenburg
Fotógrafo: Daishi Paes
Ilustração: Vetor Zero
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Marina Mouco
Mídia: Paulo Camossa, Carla Durighetto, Daniel Ribeiro, Renata Bordin
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Chris Assumpção, Eliana Vilches

“Single Colaborativo” compõe novo sucesso da banda Chiclete com Banana


No próximo dia 26, entra no ar a ação digital “Single Colaborativo” que convidará internautas de todo o Brasil para compor o novo sucesso da banda Chiclete com Banana no Facebook. Trata-se de um concurso cultural exclusivo que tem o objetivo de estimular a criatividade e a interatividade dos jovens, oferecendo ingressos de shows com todas as despesas pagas dos vencedores, juntamente com um acompanhante, e acesso ao camarim de artistas conceituados. O concurso cultural é da marca Sorriso e integra a sua plataforma digital da marca, assinada pela agência WMcCann.

Para participar, os interessados devem enviar sugestões de frases, com no máximo 200 caracteres, para compor o novo single do Chiclete com Banana, utilizando o aplicativo de Sorriso na própria Fan Page da marca (facebook/BrasilSorriso). As cinco melhores frases ganharão kits com produtos da marca e credenciais VIP, que darão direito a um acompanhante para o show e a oportunidade de conhecer os artistas no backstage. Além da música, é possível enviar sugestões de arte para a capa virtual do single e concorrer a um DVD autografado pelo Bel Marques, vocalista da banda.

Segundo Tamara Kulb, diretora de Oral Care da Colgate-Palmolive, Sorriso se identifica com o público jovem e continuará investindo em ações que promovam a interação com a marca. “Single Colaborativo é a segunda ação da campanha ‘Seu Sorriso é Show’, que já mobilizou mais de 17 mil internautas. Nosso objetivo é aproximar a marca do consumidor jovem, por meio das redes sociais”, completa.

O compositor da banda Chiclete com Banana avaliará os melhores versos que irão compor o single.

A campanha “Seu Sorriso é Show” estreou com a ação “Coro Virtual” com Jorge e Mateus e, nesse segundo momento, conta com a divulgação do “Single Colaborativo”, em parceria com a banda Chiclete com Banana.

Ficha técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Colgate-Palmolive
Produto: Sorriso
Nome da campanha: Seu Sorriso é Show
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Fernando Penteado e Milton Mastrocessario (Cebola)
Direção de arte: Andre Candeloro
Redação: Camilla Facin
Atendimento: Andrea Sanches, Rafaela Reis, Murilo Candelot, Caio Amaral
Mídia: Yara Apparicio, Paola Frajdrach, Kelly Ribeiro, Mayra Nagata
Social Media: Carolina Buzetto, Rosângela Santana, Andira Medeiros
Gerente de Projetos: Sabrina Ramiles
Arquiteta da informação: Debora Batello
Aprovação pelo cliente: Tamara Kulb e Lídia Mota
Art Buyer: Ricardo Livio