14.10.09

Design? Vinhos!


Sob o tradicional formato da compilação de produtos de um mesmo segmento comentada por especialistas — profissonais de marketing e design —, além de consumidores, ‘Design? Vinhos!’ ironiza a ultra racionalização de conceitos do mundo atual.

Primeiro, pela seleção no mínimo pitoresca dos vinhos apresentados, bem distantes da sofisticação e modernidade com a qual associamos o universo da bebida. Segundo, porque os depoimentos são, na verdade, elocubrações ficcionais em que os participantes — todos profissionais reconhecidos e atuantes em suas áreas — se divertem ao abusar, em análises inventadas, dos chavões de marketing e design tão frequentes quando se busca racionalizar a estratégia de comunicação de um produto.

O resultado é um livro que oferece, ao mesmo tempo, crítica das mais ácidas e leitura das mais prazeirosas e divertidas.


OS ORGANIZADORES - Gustavo Piqueira e Marco Aurélio Kato são sócios da REX Design, um dos maiores e mais premiados estúdios de design gráfico do Brasil. Em 2007, lançaram a REX Livros, selo editorial do estúdio voltado à discussão não convencional de temas relativos à cultura visual de nossos tempos.

Design? Vinhos!
Lançamento:
21 de Outubro de 2009,
próxima quarta-feira
Livraria da Vila — Al. Lorena 1.731
das 19hr às 22hr
Organizadores: Gustavo Piqueira e Marco Aurélio Kato
Preço: R$ 29,50
Editora: REX Livros

Pixel Show 2009 reúne mais de 4 mil pessoas em sua 5ª edição



No último fim de semana (10 e 11/10), mais de 4 mil pessoas passaram pela Fecomércio para conferir a 5ª edição do Pixel Show 2009, principal evento de referência em arte experimental e design gráfico do Brasil.


Organizado pela Zupi, o encontro reuniu designers de várias modalidades, como moda e games, especialistas em efeitos visuais, ilustradores e até um tatuador, levando ao público o que existe de mais atual no cenário urbano brasileiro e internacional.

“O que mais gostei no Pixel Show 2009 foi a interação entre as diferentes formas de arte e de artistas. Os espaços de desenho livre também foram bacana, pois permitiram que qualquer pessoa do evento deixasse a sua opinião ou divulgasse a sua própria arte”, conta Thiago Luis, 23, estudante.

No auditório, cerca de 1300 pessoas disputaram poltronas para ouvir as palestras de: Nelson Balaban, MusaWorkLab (Portugal), Rico Lins, David Rosenbaum (EUA), Estúdio Árvore, Molly Crabapple (EUA), Cubbo.CC, Santa Motion, Diguinho e Sesper.


Quem não teve oportunidade de assistir os palestrantes curtiu as atividades da feira. Teve festival de motion, clips e melhores comerciais, a exposição dos Toys Rhino da Ecko, jogos de vídeo-game sobre graffiti e inclusive sessões de massagem para relaxar ao fim do dia, tudo isso dividido entre os 20 stands apoiadores: Alma Surf, Ecko, Red Bull, UOL, RioBooks, Urban Arts, Vazu, Cadritech, ENG, Olho Digital, Yellow Pepper e diversas revistas como: Offline, Vista, Publish, W, Computer Arts, Mac+ e Photoshop.

Um dos ápices do Pixel Show 2009 foi o happy hour, com uma apresentação especial do Dr. Sketchy’s Anti Art School, fechando com chave de ouro o primeiro dia do evento.

RICO LINS

E, para aqueles que quiseram deixar uma marca registrada nesta edição do Pixel espaço não faltou oportunidade. Além dos quatro workshops disponíveis, mais de 600 visitantes participaram do mural de graffiti.

“Mais uma vez o Pixel Show mostrou as novas tendências no mercado de criação, inovou com o happy hour e com o show aula da Dr. Sketchy. Além disso, o número de pessoas aumentou mais ainda este ano”, declarou Allan Szacher, produtor do evento. “Para 2010, o evento será na Fecomercio, em outubro, e esperamos ter uma feira mais completa e a parte técnica do evento com melhores condições e muito mais qualidade. Além de dobrar o número de workshops e de parceiros – expositores e patrocinadores”, complementou.

Campanha da Loducca destaca variedade de opções gastronômicas do Shopping Tamboré


O Shopping Tamboré, o maior e mais importante complexo comercial da região Grande Oeste de São Paulo, inaugura nesta quarta-feira (14), sua nova praça de alimentação. Inspirada no ambiente e na variedade de opções gastronômicas, a Loducca criou a campanha “Nova Praça de Alimentação. 31 opções. Um prato diferente todo dia”.

Com cinco layouts diferentes que são compostos por massas, saladas, carnes, sushi, grelhados, as peças buscam representar a diversidade de opções da praça, que foi totalmente remodelada. “As mudanças no mobiliário, pisos, iluminação e paisagismo garantem mais conforto e comodidade, enquanto que a chegada de novas operações gastronômicas permitem que os nossos visitantes apreciem um prato diferente 365 dias por ano”, destaca a gerente de marketing do Shopping Tamboré, Alessandra Tiraboschi.

Entre as novidades estão Gendai, Salad Creations, Griletto, Mania de Churrasco e Giraffas, além de Subway e Renata Pasta Express, primeira operação de massa expressa do renomado chef Sergio Arno, que virão em breve.

O plano de mídia utiliza peças de mídia exterior e interior. A campanha será exposta em outdoors distribuídos na área de abrangência do complexo comercial e em vidros traseiros de ônibus. Também há anúncios para mídia impressa, totens, front light, cartaz de mall, banners gigantes, adesivos nas portarias, monitores Elemidia no shopping e nos edifícios comerciais de Alphaville e Tamboré, folhetos, site e e-mail marketing.

FICHA TÉCNICA
Título: “Nova Praça de Alimentação. 31 Opções. Um prato diferente todo dia.”
Anunciante: Shopping Tamboré
Agência/Criação: Loducca
Atendimento: Carmen Assumpção, Fernanda Busnelo e Aline Vieira
Direção de criação: Guga Ketzer
Head of Art: Cassio Moron
Art Buyer: Marinete Raimondi
Fotógrafo: Rafael Pinho
Produção Gráfica: Sid Fernandes
Aprovação/Cliente: Alessandra Tiraboschi, Thais Tieppo e Michele Souza

V Panorama das Artes Plásticas Contemporâneas de Campinas



Por meio de uma parceria entre o CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) e o Sindcon – Campinas (Sindicato dos Contabilistas de Campinas e Região), será inaugurado o V Panorama das Artes Plásticas Contemporâneas de Campinas, no dia 23 de outubro de 2009. O evento, que ocorrerá no sindicato, terá início às 20h. A mostra será realizada até o dia 13 de novembro.

O principal objetivo da organização do panorama é disseminar, na região metropolitana de Campinas, a produção de jovens artistas, contribuindo para o amadurecimento de suas carreiras e também para a difusão da cultura na cidade.

Serão apresentadas obras de 41 artistas plásticos (36 pintores e cinco escultores) selecionados pela qualidade e relevância de seus trabalhos.

Como parte da responsabilidade social do evento, o ingresso no dia da inauguração do panorama será a doação de um brinquedo. Toda a arrecadação será, posteriormente, encaminhada a entidades assistenciais de Campinas.

Serviço:
V Panorama das Artes Plásticas Contemporâneas de Campinas

Data: de 23 de outubro a 13 de novembro de 2009 (segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h).
Horário da inauguração: às 20h.
Local: Sindcon – Campinas.
Endereço: rua Araguaçu, 111 – Taquaral – Campinas – SP.
Informações: pelo telefone 19 3251-8366 ou pelo e-mail sindcon.cps@terra.com.br.
Mais informações no site www.sindconcampinas.org.br.
Entrada Franca.

Tocari Sorvetes lança embalagens e materiais de comunicação criados pela O3 Design



A indústria Tocari Sorvetes, com fábricas nas cidades de Marabá e Altamira no Pará, lançou as suas primeiras embalagens personalizadas para as linhas de sorvetes em potes de 1 e 2 litros e picolés. Para os potes de 2 litros foram criados rótulos dos sabores morango, chocolate, flocos, cupuaçu e leite condensado e para os potes de 1 litro foram criados rótulos dos sabores açaí, tapioca, castanha do pará, cupuaçu com recheio de cupuaçu e mestiço (açai com tapioca). Foi realizada também a comunicação visual dos freezers, banners e adesivos para o ponto de venda e precificação dos produtos assim como a comunicação visual da frota da empresa.




"Queríamos transmitir a excelência do produto através de uma imagem tão atraente que fizesse o consumidor primeiro "comer com os olhos". Além disso, procuramos realçar as características regionais que diferenciavam o produto, assim como sua qualidade artesanal. Trabalhamos com imagens de elementos naturais como folhas de bananeira, palha e madeira, junto aos frutos típicos da região, como açaí, cupuaçu, e tapioca. Procuramos também apresentar os sorvetes de forma a transmitir uma sensação de suavidade e cremosidade reconfortantes, não usando a forma típica das empresas de sorvete, de uma bola gelada" afirma Gabriel Inler, diretor da O3 Design e acrescenta: "tivemos o enorme prazer de viajar até Marabá e conhecer pessoalmente a indústria. Experimentamos os sorvetes, todos deliciosos, e feitos com matérias primas de excelente qualidade."


"A expectativa da empresa é de duplicar o faturamento e a quantidade de pontos de venda no próximo ano através destas ações de marketing e valorização da marca e dos produtos", comenta Fernando Brunow Pais, um dos diretores da empresa. "Ficamos muito satisfeitos com todo o material desenvolvido pela O3 Design, já que conseguiram captar perfeitamente o espírito do nosso negócio agregando valor aos produtos através da nova imagem criada", salienta.

WAV: conferência de Web e Vídeo em São Paulo

A Adobe patrocina evento da MogoMedia no dia 30 de outubro, em São Paulo, o WAV (Web and Video Conference), com abertura do palestrante internacional, o evangelista Karl Soule.

Durante o WAV, será apresentado todo o conteúdo e fluxo de trabalho Web & Vídeo em um dia de aprendizagem intensiva, que abrange do design e criação de protótipos até o desenvolvimento e teste, cobrindo 3D, HDTV, transmissão de vídeo e os mais recentes fluxos de trabalho de pós-produção.

Independente de o foco ser a área de trabalho, os navegadores Web, as transmissões, ou os dispositivos portáteis, é preciso oferecer soluções com rapidez e eficiência. Com sessões que cobrem aplicativos como Production Premium, Photoshop, After Effects e Flash e a estratégia de uso do CSS, AJAX, XML e AIR, esta videoconferência une os mundos do design e desenvolvimento.

Serviço:
WAV – Web and Video Conference
Data: 30 de outubro de 2009
Horário: das 9h às 18h
Local: Hotel Sofitel
End.: R. Sena Madureira, 1355 – Bl. 1 - Ibirapuera
Inscrições clique aqui.
Valor: R$ 125,00 (até o dia 15 de outubro, desconto de 25%).

Debate "Forma e Vida Humana"


O debate intitulado “Forma e Vida Humana”, discutirá a obra do artista plástico Julien Friedler, fazendo parte da programação paralela da exposição “Spirit of Boz” do próprio artista, que acontece no MuBE.

Com mediação de Raquel Gerber, cineasta, o debate conta com a participação de Julien Friedler artista plástico, Eduardo Werneck, artista plástico e Vitória Mendonça.

"Forma e Vida Humana"
21 de outubro às 16 horas.
Entrada gratuita.
Auditório Pedro Piva
Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa
MuBE

"Spirit of Boz - Julien Friedler"
De 21 de outubro a 15 de novembro.
De terça a domingo, das 10h às 19h.
Entrada gratuita.
Rua Alemanha, 221 - Jardim Europa
MuBE

Julien Friedler leva “The Spirit of Boz” ao Mube
Pela primeira vez no Brasil, o artista belga Julien Friedler apresenta a exposição “The Spirit of Boz”, de 22 de outubro a 15 de novembro, no Mube (Museu Brasileiro da Escultura). A mostra é uma chance para o público paulistano entrar em contato com a obra aberta e multifacetada desse artista que já expôs em países como Bélgica, EUA, Bulgária e Itália. “The Spirit of Boz” também está presente com ações em países como Alemanha, França, Marrocos, Ruanda, Togo, Benin, China, México, Argentina, Chile, Uruguai e Israel.

Boz é um universo complexo criado como um “mito moderno”. Permeada por conceitos filosóficos e referências da pop art e da história da arte, a mostra traz à tona diversas mitologias coexistentes. Assim como a palavra “boz”, uma construção sem nenhum significado específico, todo seu projeto artístico segue esse viés lúdico e bem-humorado, mas também psicológico. Na busca da reconquista de um ideal humanista, o artista mostra seu descontentamento com o culto a celebridades, o pertencimento a seitas, a miséria social e o isolamento em si mesmo presentes na nossa sociedade de consumo.

A exposição conta com cerca de 30 obras e abrange diversos campos da arte: pintura, escultura, literatura, vídeo, fotografia, instalação e performance. Há ainda trabalhos em suportes mais inusitados como histórias em quadrinhos, camisetas e um boneco inflável com sete metros de altura que será colocado na parte externa do museu.

O artista também estará presente na abertura da exposição para participar de uma mesa redonda sobre seu trabalho “Beboz Beart”, realizado em diversas partes do mundo. Sob o mote de que há um artista adormecido em todas as pessoas, Friedler propõe uma nova forma de arte, que, além de atingir o público, também pretende incluir as pessoas no processo criativo.

“Antes de ser artista plástico, ele é um psicanalista. Sua arte instiga a reflexão em torno de temas que fazem parte de todos os anseios dos seres humanos”, afirma Renata Azevedo, diretora de Relações Internacionais do Mube. A ligação com o divino, a infância, a teoria do Big Bang e sua larga experiência como psicanalista e escritor aparecem de forma caótica em sua obra, que extrapola o âmbito tradicional das artes.

“O objetivo deste trabalho, O Espírito de Boz, é o de expressar uma percepção global do mundo, uma maneira completa de perceber e revelar a existência”, afirma Jacob Klintowitz no texto de apresentação da exposição. Nas palavras de Klintowitz, a obra de Friedler é “arte total, pois utiliza todos os elementos de linguagem e gêneros possíveis. Espécie de ópera da era da tecnologia de comunicação”.

Nesse universo, há a constante presença de seu “clone” Jack Balance, um clown metafísico revoltado contra seu criador, cujo nome é uma brincadeira com o nome do ator Jack Palance. Ele sempre aparece com nariz e bigode postiços e um gorro que leva o escrito “Therapy?” (em uma de suas obras, Balance está em um cadeirão de bebê com uma mamadeira onde se lê “uísque”). Esse personagem receberá os visitantes na forma de um boneco com sete metros de altura, localizado na fachada do Mube.

Balance também será replicado em uma ação na qual dezenas de performers, vestidos como o personagem, realizarão um tipo de pesquisa de opinião com o público. A performance faz parte do projeto “O Tour de Boz em 80 Anos”, que tem como base um questionário existencialista respondido por diversas pessoas em várias partes do mundo. São perguntas como “Deus existe?”, “como você caracterizaria esta época em que vive?” e “você é feliz”. De acordo com artista, a aposta é criar uma obra de testemunho, com intenção de “preservar o espírito de toda uma população e erguer nada mais nada menos do que uma floresta de almas”.

Para Jacob Klintowitz, as formas visuais da obra pictórica de Friedler “aproximam-se das de comunicação de massa, com o desenho rápido e caricatural, as cores chapadas, voltadas para a delimitação do espaço, delineamento das figuras ou estabelecimento de atmosfera”. A exposição conta com trabalhos representativos da obra do artista em pintura, como “Le Shaman” e “La Parole des Anges”, e sua leitura tridimensional para “Les Demoiselles D’Avignon”, de Picasso. “Não há a pretensão ao cromatismo sutil da pintura tradicional ou à tridimensionalidade clássica”, afirma Klintowitz.

SERVIÇO:
Mostra “The Spirit of Boz” – Julien Friedler
Local: Mube – Museu Brasileiro da Escultura – Av. Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo/SP
Data: De 22 de outubro a 15 de novembro de 2009
Dias e horário de visitação: De terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita
www.mube.art.br

Design como diferencial competitivo


Com foco em negócios, estratégias e oportunidades, a Brazil Design Week reúne em fóruns expoentes mundiais nacionais e estrangeiros do setor

Nos últimos anos, o design brasileiro evoluiu em razão da ampliação do número de profissionais que atuam na área, do desenvolvimento de novos cursos e formações, além do reconhecimento das grandes corporações na contratação de criativos como diferencial de negócio. O designer está envolvido em todo o processo de concepção, fabricação e distribuição de um produto, com ocupação de cargos consultivos ou gerenciais.

Essa nova função e visão consolidam o setor, que movimenta as marcas, atrai investidores e posiciona o Brasil com destaque no cenário mundial. O bom momento do design brasileiro pode ser medido pela importância que as multinacionais instaladas no País têm dado à inovação e aos produtos desenvolvidos aqui.

O governo e agentes, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sebrae, já percebem o design como ferramenta de valor estratégico, e não apenas como elemento de diferenciação estética. Atualmente o design já é percebido como meio de alavancagem econômica, capaz de gerar recursos para o País e negócios no exterior.
Durante a segunda edição da Brazil Design Week, entre 3 e 6 de novembro, em São Paulo as particularidades de cada segmento serão abordadas em diversos Fóruns. Temas diversos como políticas governamentais e fomento (Estratégias de Fomento), indústria (O impacto do Design na Indústria Brasileira), ensino (O Design Empreendedor) e sustentabilidade (O Papel do Design), serão amplamente discutidos por importantes nomes do setor no Brasil e Exterior.
Para Gian Franco Rocchiccioli, diretor Comercial da Associação Brasileira de Empresas de Design e coordenador do evento, essa é a oportunidade para os profissionais do setor debaterem e repensarem suas possibilidades de atuação. "Nosso maior desafio é o aperfeiçoamento do setor. Colocá-lo como um agente de desenvolvimento do País e fomentador de negócio é um dos grandes objetivos do evento", afirma Rochiccioli.

Serviço:
Brazil Design Week 2009
Tema: Inovação e Negócios
Quando: 3 a 6 de novembro
Onde: Fecomercio SP - Rua Dr. Plínio Barreto, 285.
Inscrições e informações: www.brazildesignweek.com.br

Programação dos Fóruns:
3/11 - 10h30 às 13h30 - Políticas Governamentais e Fomento - "Estratégias de Fomento"
4/11 - 8h30 às 12h30 - Políticas de Sustentabilidade - "O Papel do Design"
5/11 - 8h às 12h - Indústria - "O Impacto do Design na Indústria Brasileira"
6/11 - 8h às 12h30 - Políticas de Ensino - "O Design Empreendedor"
Realização: Abedesign e Aktuell
Patrocínio: Apex-Brasil, Sebrae, BMW e Klabin

Parceiros institucionais: São Paulo Convention Bureau, Secretaria de Desenvolvimento do Governo de São Paulo, UK Trade Investment, Consulado Britânico, Programa Brasileiro de Design, Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Senai SP Design

Sobre a Abedesign - Entidade fundada em 2004 que visa a difusão do design brasileiro, contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, crescimento do mercado e facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje a Abedesign conta com 110 associados, que mensalmente participam de reuniões para definição de seu plano de ações e seminários sobre assuntos ligados ao setor. Para mais informações acesse o site www.abedesign.org.br

Exposição terá obras de Rafael Murió


A partir do próximo dia 22 de outubro, o pintor Rafael Murió será um dos participantes do Projeto Astrolábio, na mostra “A Arte de Viajar — O outro que existe em mim”, na Galeria Garcia Arte, na capital paulista.

Com a curadoria de Oscar D`Ambrosio, a exposição reunirá cerca de 20 telas e mostrará como as viagens estão entre as atividades que melhor revelam a dinâmica da busca pela felicidade, através de um exercício de atingir o outro que existe dentro de cada um que demanda um melhor conhecimento de si mesmo e do mundo circundante.

Com 46 anos de carreira, Rafael Murió vem se destacando por ser um dos pintores com maior presença em eventos internacionais. Só neste ano, suas obras estiveram em importantes mostras e galerias, como a Puroarte, na Espanha, a Artexpo New York e a World Fine Art Gallery, nos Estados Unidos, a Art Meeting in London II”, na Inglaterra, a Unidos na Arte Brasil/Portugal II, em Portugal, a Poésie Visualle dans Paris, na França, e a Marb Art, na Espanha. Atualmente, há telas suas expostas na Ward-Nasse Gallery, em Nova York, nos Estados Unidos.



Seus quadros estão presentes em acervos de grandes colecionadores, principalmente europeus, americanos e australianos. No País, podem ser encontrados nos principais leilões do mercado de arte, além de galerias e museus. Detém inúmeros certificados, prêmios e menções honrosas, além de registros em diversos guias de arte. É filiado à Associação Internacional de Artes Plásticas (AIAP UNESCO), à Associação Internacional de Arte (IAA UNESCO), à Academia Latino-Americana de Arte (ALA), Academia Brasileira de Arte Cultura e História (ABACH), à Associação Paulista de Belas Artes (APBA) e ao Sindicato dos Artistas Plásticos no Estado de São Paulo (SINAPESP).

Serviço
“A Arte de Viajar — O outro que existe em mim"
Vernissage: 22 de outubro, às 20 horas
Exposição: de 23 de outubro a 8 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados das 10 às 14 horas
Local: Galeria Garcia Arte
Rua Auriflama, 87 – Pinheiros
Informações: (11) 3213-5671/ 4112-8448
Entrada gratuita