24.10.08

UEFA Champions League 2009



A UEFA revelou a nova identidade visual da final da UEFA Champions League 2009, a disputar em Roma. Um design que combina o troféu actual da competição com o antigo símbolo romano da vitória, a coroa de louro.

Criativos de 15 países diferentes no MON‏

Abre neste sábado, dia 25/10, no Museu Oscar Niemeyer a mostra "Katalogue", um prognóstico atual para obras internacionais de design gráfico, ilustração, animação e fotografia. O evento reune 80 obras de 34 "novos criativos" de 15 países diferentes, representando as mais novas e inspiradoras obras na arte, fotografia, animação e design gráfico. Os trabalhos permanecem em exposição no MON de 25 de outubro de 2008 a 25 de janeiro de 2009.

A instalação de vídeo de 4 telas de Motomichi (que terá sua primeira exibição no Brasil) é inspirada pelo medo e pelo desamparo que vivenciamos no meio de um pesadelo. O artista diz: "um pesadelo normalmente parece interminável para a pessoa que o vivencia e a personagem sem face nas iterações contínuas da animação representa a matéria irracional que constitui a essência de nossos medos". Cada tela explora o medo de uma perspectiva diferente, mas sem necessariamente oferecer uma melhor interpretação do seu caráter ou propósito essencial. Pelo contrário, assim como normalmente ocorre em pesadelos, qualquer esforço para racionalizar a peça resulta apenas numa sensação mais distorcida da realidade ou numa experiência recém modificada, embora não menos assustadora.

As imagens de Alexander Egger estabelecem uma relação entre o artista e o espectador que vai além da compreensão racional. A oscilação associativa das obras entre impressões figurativas e abstratas, próximas e distante, evidentes e obscuras alimenta uma descrição da mente do artista, recriada pelo olhar e percepção do espectador.

As novas fotografias de Niels Alpert das melancólicas paisagens industriais de Los Angeles possuem uma qualidade misteriosa, quase convidativa, coberta pelo brilho da noite urbana graciosamente capturado.

As imagens de Linn Olofsdotter, geradas em computador, combinam elementos desenhados à mão como ricos esquemas de cor e texturas intricadas, sendo que os 2 nus na mostra, em particular, possuem uma relação além do universo do design gráfico com a obra de Klimt e Lisa Yuskavage.

Ryan McClelland cria monumentos à vulgaridade da sociedade consumista ocidental, os restos das nossas experiências urbanas. Suas gravuras e desenhos narrativos enquadram-se em uma vasta linha de comentário social. Inundada de comportamento transgressivo, a temática da farra, bebida, sexo e violência revelam os excessos contemporâneos para o espectador ao mesmo tempo em que eleva o maligno e o básico a um nível mais "rarefeito" de arte. A obra de Kako combina ilustrações com um maravilhoso senso de espaço e design.

Também estão representados os trabalhos de: Teis Albers, Kirsty Allison, Ranko Andjelic, Craig Atkinson, Dani Bembibre, George Bogdis (Tweak), Dominik Bulka, Marie Brianso, Garance Doré, Ellen van Engelen, Matt Furie, Jurate Gacionyte (Bang), Yuval Hen, Marie Hansen (Ordinarymary), Bruna Kazinoti, Thomas Keeley, Kevin Kingston, Heisuke Kitazawa (pcp), Michael Mann,Toby Neilan, Karolina Novakĺ, Flavio B. de Paula, Madleen Pförtner, Madoka Sakamoto, Philip Ullrich, Beata Szczecinska (Cityabyss), Fiodor Sumkin e Eric Sin.

Esta mostra é a mais recente e excitante manifestação do "Katalogue", uma plataforma multimídia dos curadores baseados em Londres, Wilhelm e Melita Skamnaki. Os curadores estão ansiosos para isso, a primeira exibição no Brasil é um acervo único das "estrelas de amanhã". Enquanto outras mostras já aconteceram em Paris (Palais de Tokyo) e Toronto (Gibsone Jessops Gallery), algumas das obras foram criadas exclusivamente para esta mostra. Com exceção à instalação de vídeo de Motomichi, todas as obras especialmente selecionadas são fotografias ou gravuras giclée.

Serviço:

Katalogue
Bate-papo no Auditório do MON, dia 25 de outubro, 10h00, com o curador alemão Wilhelm Finger, o ilustrador brasileiro KAKO, o fotógrafo californiano Neils Alpert
Visitação: de 26 de Outubro de 2008 a 25 de Janeiro de 2009
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes
Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.