25.5.11

Caricatura tem prêmio duplo no Salão Internacional de Humor de Piracicaba



Os artistas do humor gráfico que concorrem na categoria Caricatura possuem chance em dobro de terem seus trabalhos premiados na 38ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Existe uma segunda premiação, instituída pela Câmara Municipal dos Vereadores de Piracicaba, que destina a esta categoria específica uma condecoração extra, no valor de R$ 3.100.

“A caricatura é uma modalidade de fácil compreensão para qualquer cidadão, por isso a escolhemos”, afirma a Aparecida Gregolin Abe, que criou o projeto de lei instituindo o prêmio em sua gestão como vereadora (2001-2004). O projeto, aprovado por unanimidade na casa, reconhece o valor e importância do Salão Internacional de Humor de Piracicaba no mundo gráfico. A caricatura premiada não é, necessariamente, a vencedora da categoria: ela é escolhida em parceria entre o júri oficial e um representante dos vereadores. O prêmio é aquisitivo: a obra escolhida e premiada passa a fazer parte do acervo da Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba, que já conta com uma considerável coleção em exposição permanente.

Para participar do salão, cada artista, profissional ou amador, pode enviar até três trabalhos originais por categoria. De acordo com o regulamento, a categoria Cartum abarca o humor gráfico com temas universais e atemporais; a Charge retrata temas jornalísticos da atualidade; a Caricatura é considerada o humor que expressa os traços físicos ou de caráter de personalidades conhecidas; e as Tiras são a arte gráfica em seqüência, com enredo que se fecha em um formato padrão, usualmente publicada em colunas de jornal. Para a categoria denominada Vanguarda são aceitos somente trabalhos que abordem o tema proposto pela organização do evento: alimentação. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho, por correio ou por e-mail.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais tradicionais do mundo. Recebeu, na edição passada, cerca de 1.800 produções de 51 países. Realizado sob responsabilidade da Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura do Município de Piracicaba, contou com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça em sua primeira mostra, em 74. A partir de 76, assumiu sua característica internacional, com a exposição do cartunista Francês Cloude Molliterni. Já no ano seguinte o Salão de Piracicaba foi preparado para receber trabalhos de diversos países, incluindo amostras dos cartunistas Sergio Aragonez, da revista MaD, Goefrey Dickson da revista inglesa Punch e Hermenegildo Sabat, do jornal argentino El Clarin.

Entre os brasileiros que já passaram pelo salão há nomes como Henfil, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Santiago, Fausto Longo, Erasmo e tantos outros talentos. Atualmente, o Salão Internacional do Humor de Piracicaba pode ser considerado um dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e do exterior.

Reclame estreia quadro que mostra outro lado dos profissionais da publicidade

Programa ainda revela as mudanças no comando da agência BorghiErh/Lowe

O Reclame da próxima quinta-feira, 26, que vai ao ar às 17h, no Multishow, traz a estreia de um novo quadro: o “Lado B” vai mostrar as facetas desconhecidas dos profissionais das agências de publicidade. Neste primeiro episódio, conheça os profissionais que tocam como DJs nas horas vagas.
O programa ainda conta com a participação de Giovanni Rivetti, da Branded Content Brasil, direto do evento ProXXIma 2011. Ele foi um dos palestrantes do painel Social Branding e discutiu temas como conteúdo, mídia e marcas em um mundo 2.0, explicando o conceito de branded content e exemplificando com alguns cases.

O programa revela também as mudanças na gestão da agência BorghiErh/Lowe que, em apenas quatro anos de fusão com o grupo Lowe, já é a terceira colocada no ranking Inter-meios/Agências & Anunciantes.

Reclame exibe ainda a coluna Trend Posts, com Marcelo Tripoli.

No Multishow
Quinta-feira, às 17h
Horários alternativos: sexta-feira, às 15h15; sábado, às 8h, e segunda-feira, às 7h30.

Na Globosat HD
Terça-feira, às 20h
Horários alternativos: quinta-feira, às 15h30; sábado, às 16h30; domingo, às 11h30 e segunda, às 14h30.

Ficha Técnica
Produção: New Content
Apresentação: Bruna Calmon
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de atendimento: Márcio Goulart
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Luna França
Câmeras: Cleber Isler e Filipe Augusto
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Assistência de produção: Marcela Gonçalves
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Vinícius Álvares
Assistência de edição de imagens: Sami Makino.

Sobre o Comercial & Cia
Donos da marca reconhecida no mercado publicitário, Roger Garcia, Toshio Yamasaki, Emerson Souza e Bruna Calmon são os responsáveis por trazer, via rádio e televisão, aquilo que de mais relevante acontece no mercado publicitário. Na televisão, o programa Reclame é transmitido pelo Multishow e traz os melhores comerciais, os bastidores, entrevistas com os criativos, making of, reportagens e um time de colunistas formado por profissionais atuantes. No rádio, o Comercial & Cia é apresentado por João Faria, na BandNews FM.

Sobre o Multishow:
No ar há 19 anos na TV por assinatura brasileira, o Multishow ultrapassou a “barreira” da televisão ao longo do tempo e, é atualmente, gerador de conteúdo também para internet e para o mercado fonográfico. O canal divide a sua programação nos pilares Viagem, Música, Humor e Comportamento, exibindo principalmente produções nacionais e atrações adquiridas no mercado internacional, tendo como foco o público jovem, tanto de idade quanto de espírito. Desde 2003, o Multishow é o canal de entretenimento líder de alcance na TV paga, junto ao público de 18 a 34 anos, no horário nobre.*

*Fonte: Ibope Media Workstation (6 mercados). Faixas Horárias. AS 18-34 anos com Pay Tv. Período: 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 , 2009 e 2010. Horário Nobre: 19h à 01h. Alcance. Canais de Entretenimento: AXN, E! Entertainment, FOX, Multishow, Sony, Warner Channel, Universal Channel, VH1 e MTV Hits.

Trevisan realiza Brand Loyalty Summit

Nos dias 16 e 17 de junho, das 9h às 18h, a Trevisan Escola de Negócios realizará o primeiro “Brand Loyalty Summit – Como aumentar a lealdade à marca”. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.


Sabemos que os executivos de marketing sempre estão em busca pela lealdade à marca, mas, no percurso, encontram muitos mitos, fantasias estratégicas e jargões sofisticados. Muita tecnologia e pouco marketing, muitos custos e poucos resultados. Para tentar auxiliar estes profissionais, a Trevisan Escola de Negócios realizará, nos dias 16 e 17 de junho, das 9h às 18h, o “Brand Loyalty Summit”, na sede da faculdade, que fica na Rua Bela Cintra, 934, Cerqueira César, São Paulo. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Abaixo segue programação do evento.

Idealizado e coordenado por Marcos Hiller, coordenador do MBA Gestão de Marcas – Branding da Trevisan Escola de Negócios, juntamente com Karol Sapiro, sócio-gerente da Precision Marketing, o evento é pioneiro e abordará apenas os aspectos estratégicos da criação e do aumento da lealdade à marca, de forma prática e com a aplicação imediata dos conceitos debatidos.

Dentre os palestrantes, além de Karol Sapiro, estarão Christiano Ranoya, Erik Galardi, Ricardo Sapiro, Ariane Landim, Claudia Bouman, Fabio Pando, Deyse Leite, Ana Castelo Branco, Gilberto Strunck, Fernando Feitoza, Hamilton Correa, Patricia Abreu, Rene de Paula, Luis Tadeu Dix, Cassio Azevedo, Alan Grabowsky, Aina Fuentes, Victor Olszenski e Fabio Santoro.

Informações e inscrições pelo telefone (11) 3138-5200, pelo e-mail edexecutiva@trevisan.edu.br, pelo portal www.trevisan.edu.br ou na própria instituição.

Programação

16 de junho

9h – Abertura

Marcos Hiller – coordenador do MBA em Branding (Gestão da Marca) da Trevisan Escola de Negócios.

Os pilares da lealdade

Karol Sapiro – sócio gerente da Precision Marketing.


9h30 – Consumidores mais valiosos: é para eles a estratégia de lealdade?

Christiano Ranoya – diretor de Novos Negócios da Market Data.

Erik Galardi – sócio-diretor da Touch Branding. Ex-diretor de Marketing de Unilever e Natura.


10h – O posicionamento da marca: como construir a promessa que irá gerar a lealdade à marca

Ricardo Sapiro – sócio Diretor da Touch Branding. Reúne passagens pela UNILEVER como Regional VP de Laundry.

Ariane Landim – superintendente de Marca e Ações de Relacionamento da Allianz Seguros.


12h – Como garantir a promessa da marca: conseguindo a confiança do consumidor

Claudia Bouman –Sócia-diretora da Bird Insight comunicação.

Fabio Pando – diretor de estratégia de comunicação do Santander.


15h – Como a propaganda pode contribuir para com a estratégia à marca: a tradução criativa do posicionamento.

Deyse Leite – sócia-diretora de Criação da Copyright Comunicação.

Ana Castelo Branco – sócia-fundadora da Bistrô Comunicação.


16h – O papel do ponto de venda na estratégia de lealdade: presença, visibilidade e discurso.

Gilberto Strunck –Sócio-Diretor da DIA Comunicação


17h – A marca viva: como conseguir que o público interno aumente a lealdade à marca.

Fernando Feitoza – consultor sênior.

Hamilton Correa –Fundador e diretor geral da Empíria Branding.



Encerramento


17 de junho

9h – O papel da mídia social e a lealdade à marca: o que funciona e o que não.

Patricia Abreu – Diretora de relacionamento da Anhanguera Educacional. Ex-SKY Brasil

Rene de Paula – gerente de relacionamento na Locaweb


10h O que o trade e a força de vendas podem fazer para aumentar a lealdade à marca.

Luis Tadeu Dix – sócio-diretor da LTD MARKETING PARA MANTER CLIENTES

Cassio Azevedo – Diretor de Supply Chain da Santher


Almoço

14h – Como usar a pesquisa para desenhar a melhor estratégia de lealdade

Alan Grabowsky – Presidente da Ábaco Pesquisa de Mercado.


15h – Quando e como construir programas de lealdade

Aina Fuentes –Diretora de Planejamento na Moma Propaganda

Victor Olszenski – diretor de Assuntos Institucionais.

Fabio Santoro – VP de Gestão de Parcerias da Dotz


Encerramento

Allan Sieber abre, amanhã, pesquisa para nova série de humor na TV: NA BATALHA

Cartunista Allan Sieber (Vida de Estagiário) abre pesquisa sobre humor que reúne jovens cineastas e diretores de teatro contemporâneo para criar novo tipo de humor:Na Batalha terá linguagem da vida cotidiana e do trabalho

Parceria com o Minc trará numa das maiores ações colaborativas já realizadas na TV brasileira. Seminário sobre humor nos quadrinhos, com Allan Sieber (criador de personagens como os de ‘Vida de estagiário’, na Folha de S. Paulo) dá a largada para nova linguagem de humor na TV.

No dia 26 de maio, às 19 horas, no Anfiteatro Celso Daniel, em São Bernardo do Campo (SP), iniciam-se os Seminários de Humor Na Batalha, o primeiro passo da pesquisa para oito programas de humor, de cerca de meia hora cada, que devem ir ao ar no final deste ano.

Neste dia, o convidado será ALLAN SIEBER, cartunista, roteirista e diretor de animação, com um debate sobre humor nos quadrinhos e na TV, e suas influências recíprocas. O evento tem transmissão ao vivo, e participação via chat, pelo www.tvt.org.br, e inscrições presenciais pelo email inscricoes@nabatalha.com.br. O anfiteatro fica na Rua João Loto, 232 - 1 andar, ao lado do sindicato dos metalúrgicos.

O projeto, fruto de uma parceria entre a TVT e o Ministério da Cultura, e produzido pela produtora de conteúdo audiovisual ACERE, tem como eixo o mundo do trabalho, e tenta enxergá-lo de maneira ampla, tratando da vida nas ruas, do dia a dia de empreendedores e operários, do trampo, da viração, das dívidas e outros bichos da vida real.

Fazem parte da equipe roteiristas de cinema e TV (Leandro Saraiva, de Cidade dos Homens e 9mm; Eduardo Benaim, de Quanto vale ou é por quilo?), atores e diretores de teatro (Georgette Fadel, prémio Shell de 2006, por Gota D´água) e palhaços (Ciléia Biaggioli)


NA BATALHA propõe um modo novo de fazer televisão: seminários abertos, oficinas on-line de roteiro, oficinas presenciais para atores e um site com múltiplas ferramentas colaborativas. Tudo isso compõe uma dinâmica de produção que mobilizará em torno de 400 pessoas do ABC, e muitas outras centenas pelo país afora.


Informações e comentários no blog Na Batalha:

nabatalha.com.br/blog


Inscrições presenciais

inscricoes@nabatalha.com.br


Transmissão ao vivo e chat

www.tvt.org.br

Belo Horizonte ganha nova galeria de arte

Belo Horizonte vai ganhar uma nova galeria de arte. O espaço, que será inaugurado no centro cultural Oi Futuro, vai ser dedicado as linguagens de comunicação, como fotojornalismo e artes gráficas. A obra do francês Jean Plantu, cartunista e jornalista do Le Monde, foi escolhida para a estreia do novo espaço. Os desenhos de Plantu, que versam sobre política, economia e comportamento, estarão em exposição em Belo Horizonte a partir de junho.

Nascido em Paris, em 23 de março de 1951, Jean Plantu abandonou aos 20 anos o curso de medicina para estudar desenho no renomado instituto de artes École Saint-Luc, em Bruxelas, na Bélgica, sob o patrocínio de Hergé, o criador de Tintim. O cartunista foi o vencedor do Prêmio Mumm, em 1988; do Prêmio de Humor Negro, em 1989; e do Prêmio International Gat Perich de caricatura, em 1996. No Brasil, seus trabalhos já foram expostos no Rio e em São Paulo.

F/Nazca estreia para Unimed-Rio criando para Pronto Atendimento na Barra


A F/Nazca assina hoje, 25/05, sua reestreia para a Unimed-Rio com uma campanha que divulga o Pronto Atendimento Unimed-Rio na Barra. A comunicação é a primeira desde que a conta voltou para o portfólio da agência, em fevereiro deste ano.



Seguindo a linha de comunicação trabalhada para Unimed-Rio, a campanha reforça o posicionamento de qualidade de vida da empresa. As peças abordam todos os benefícios e estrutura encontrados no Pronto Atendimento, ressaltando que, no espaço, as pessoas encontram tudo o que precisam para voltar a fazer tudo o que gostam.

O plano de mídia contempla anúncio, mobiliário urbano e abrigo de ônibus localizado na frente da sede do Pronto Atendimento. Além disso, prevê filme veiculado em TV fechada e spot de rádio. O filme, em versão de 30’’, chamado Lugares, segue a mesma linha criativa das demais peças, assim como o spot Prioridades, reforçando que “você cuida da saúde e volta logo para o que realmente interessa”.

O Pronto Atendimento Barra é a primeira de várias unidades próprias de atendimento nesse modelo que a Unimed- Rio estará lançando ainda este ano. O espaço tem atendimento 24 horas, todos os dias da semana e está localizado na Av. das Américas, 777, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. As próximas unidades serão lançadas em Botafogo, Copacabana e Tijuca, além do Hospital na Barra da Tijuca.

Assinam a criação Carlos Di Celio, Fred Moreira, Cidney Neto, Chico Cordeiro, Thiago Faria, Antonia Zobaran, Guilherme Figueira, Eric Ribeiro e Daniel Duarte, com direção de criação de Fabio Fernandes e Carlos Di Celio.



Ficha Técnica:

Cliente: Unimed Rio
Título: Lugares
Produto: Pronto Atendimento
Direção de criação: Fabio Fernandes / Carlos Di Celio
Criação: Carlos Di Celio / Fred Moreira / Cidney Neto / Chico Cordeiro / Thiago Faria / Antonia Zobaran / Guilherme Figueira / Eric Ribeiro / Daniel Duarte
RTV: João Maia / Alessandra Gamberali
Atendimento: Julieta Monteiro / Flávia Cerqueira /Malu Miranda
Mídia: Lilian June / Keila Marconi
Produtora: Zeppelin Filmes
Direção: Rogério Souza
Produtora De Som: Tesis
Produtor: Silvio Piesco
Aprovação/Cliente: Mauro Madruga / Carlos Araújo