16.2.12

Paulistano pode visitar palacete centenário nos Campos Elíseos que reunia os modernistas

Casarão tombado, hoje sede do Grupo Tejofran, recebia Mario de Andrade e outros artistas e intelectuais; público pode agendar horário para visitação

Em meio à comemoração pelos 90 anos da Semana de Arte Moderna, o paulistano ainda encontra alguns recantos históricos que fizeram parte daquela revolução ditada pelos intelectuais da época.

Este é o caso do palacete construído em 1911 para ser a residência do industrial Valdomiro Pinto Alves, nos Campos Elíseos. O casarão tombado, hoje sede do Grupo Tejofran, recebia em seu salão Mario de Andrade, Murilo Mendes, Gilberto de Andrade e Silva e Tácito e Guilherme de Almeida, entre outros escritores.

A escada inteiramente de mármore, a sala de visitas e de música, a clarabóia com vitrais rebuscados e outros detalhes originais que serviram de cenário para os saraus dos modernistas ainda estão lá, totalmente preservados, e podem ser conhecidos por meio do programa de visitação que a Tejofran mantém para o publico interessado, por meio de agendamento prévio.

Muitos desses saraus foram realizados na sala de jantar do imóvel, um amplo e confortável espaço, com pé direito mais alto e iluminação natural proporcionada por vitrais de John Gras, onde aconteciam as grandes reuniões, bailes, recepções e demais festividades oferecidas pelos aristocratas.

Além da ebulição modernista, o casarão foi testemunha da revolução de 1924, quando foi alvejado por tiros, o que motivou a instalação de um cofre no porão para bens valiosos. Em outra revolução, a de 1932, uma cozinheira mulata, conhecida na tropa por Maria Soldado, viajou ao interior para angariar combatentes e acabou levando-os à residência, que funcionou como uma espécie de quartel dos revolucionários.

O casarão possui diversos quartos, dos quais um era de uso exclusivo do casal proprietário, um para as moças e outro para os idosos, todos com lavatórios. Mantendo as tradições da época, havia quartos privativos e separados para troca de roupa dos donos da casa.

A mansão foi construída entre os anos de 1911 e 1912, com elementos típicos do estilo art nouveau que predominava à época, como os grandes halls com pé direito alto. As características originais da fachada são preservadas, e a residência mantém espelhos trabalhados e lustres de cristal biseauté. Em quase dois mil metros quadrados de terreno, a casa foi construída em meio a jardins que possuíam chalés e estufas, pomar, canteiros e jabuticabeiras.


O projeto é de Carlos Ekman, sueco que viveu no Brasil e assinou construções para as elites paulistanas, o mesmo arquiteto que desenhou a casa da FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Rua Maranhão. Ekman era seguidor da escola chamada “Secessão Vienense”, uma espécie de art nouveau menos ornamentado que o francês e inglês.

O imóvel é tombado como patrimônio histórico pelo COMPRESP - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do estado de São Paulo. Segundo o Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico da cidade de São Paulo o imóvel é definido como exemplar edifício residencial unifamiliar de alvenaria.


Serviço:

Visitação à Casa Tombada Alameda Nothmann
Horário de visitação: A partir das 14h
Endereço: Rua Guaianases, 1128, esquina com a Alameda Nothmann, Centro

Avesso mostra os bastidores do “Tudo de cor para você”, em Paraty



O Programa Avesso mostra os bastidores da décima primeira edição do projeto “Tudo de cor para você”, da Coral, marca da multinacional AkzoNobel, realizado em Paraty, no mês de fevereiro. O projeto tem o objetivo de transformar alguns dos patrimônios históricos da cidade, além de promover a cidadania e a sustentabilidade para todos os habitantes. Nesta edição, o projeto contou com uma ação inédita: cinco casas e uma ONG, do Bairro da Ilha das Cobras, localizadas ao lado do Centro Histórico foram completamente pintadas tendo sua parte interior e exterior renovadas. Além dessa novidade, o projeto em Paraty contou, pela primeira vez em sua história, com uma madrinha: a cantora Ana Carolina.

O Diretor de Marketing da AkzoNobel Benito Berretta, justifica a escolha da artista como madrinha do projeto na cidade: “assim como a música da Ana Carolina leva cor e alegria para pessoas, nossas tintas, nossas cores também levam alegria às comunidades. Fazia, então sentido realizarmos esse projeto juntos.”
E a madrinha completa: “a iniciativa do mutirão, das pessoas pintando, transmite uma ideia de sonho, de energia e de ideal, porque você vê a cidade inteira sendo renovada com a própria pintura, e as cores vão aparecendo.” comentou a cantora Ana Carolina para o Programa.

O Avesso acompanhou uma city tour realizada com os jornalistas convidados para que pudessem vivenciar a experiência proposta pela Coral. Foi organizada uma grande press trip onde os profissionais puderam conhecer de perto todos os detalhes da ação. "Um dos grandes ganhos do projeto é discutirmos a cidade, nossa história, é a forma como estamos tratando nosso patrimônio histórico” revelou a repórter Marcela Belchior, do jornal O Povo, do Ceará.


A parceria entre a Avesso e a Coral também apresenta outra ação inédita: uma campanha exclusiva para os internautas no Facebook e Twitter, que irá sortear 25 kits personalizados do projeto “Tudo de cor para você”, além do CD da cantora Ana Carolina. A ação firma a importância das redes sociais para a Coral, além de disseminar o projeto para um número cada vez maior de pessoas. Os interessados poderão acessar as fanpages do AvessoTV e Tintas Coral. Os ganhadores serão revelados no dia 24 de fevereiro.

Dimas Pessetti, Diretor Geral de Conteúdo do Programa, afirma que mostrar os bastidores de um projeto como o “Tudo de cor para você” é muito significativo. “O projeto possui um compromisso de conscientização com a sustentabilidade e a cidadania”, explica.

Sobre o Programa Avesso
O Avesso é um canal de TV 2.0, responsável pelo desenvolvimento do conceito do Brand Backstage no Brasil, mostrando os bastidores da indústria da comunicação por meio de um programa de entretenimento com três minutos de duração. O programa se destaca, por sua ampla interação entre os meios, com uma linguagem moderna e dinâmica.

Sobre o “Tudo de cor para você”
Iniciado em agosto de 2009, o “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Mais de 360 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de mil imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis e Fortaleza. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, fechando um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

Curso de Design de Interiores não exige conhecimento prévio

A Panamericana Escola de Arte e Design está com inscrições abertas para seus cursos na área de Design de Interiores. As aulas terão início em março e até 29 de fevereiro a taxa de matrícula estará isenta.

Formação em Design de Interiores - No programa estão todas as etapas do processo para a criação de ambientes residenciais e comerciais. O foco principal é a criatividade, fazendo com que o aluno descubra nele mesmo todo o seu potencial criativo.

Durante o curso de formação, que pode ser feito em 2 ou 3 anos, os alunos aprenderão como pensar em soluções originais para se destacar no mercado de trabalho. Não é preciso ter nenhum conhecimento técnico prévio, uma vez que o que interessa é sempre o conteúdo e a personalidade de cada profissional e a aplicação de suas habilidades nos ambientes.

Assuntos mais específicos são ministrados de maneira bastante didática para que todos os alunos possam entender e exercitar durante todo o período de formação. Desde o início do curso, os alunos aprendem sobre cores, formas, texturas, iluminação, além de elementos de composição que servem para que em seguida tudo isso possa ser aplicado numa metodologia de projeto própria para cada caso.

Todas as etapas necessárias para que as idéias se tornem realidade, tais como especificações, memorial descritivo, detalhamentos, orçamentos, entre outros, serão ensinadas aos alunos, que ainda adquirem conhecimento das áreas de atuação, do mercado de trabalho, da responsabilidade profissional e de como devem cobrar por seus serviços.



Cursos de curta duração – Para aqueles que buscam conhecer e se aprofundar em áreas específicas do design de interiores, a Panamericana oferece 2 opções de cursos de curta duração. São eles:

Design de Interiores e Acessibilidade: Com duração de 30h, o curso proporciona ao aluno o conhecimento e entendimento do design de interiores acessível e da arquitetura inclusiva. O aluno vai entrar em contato com o conceito do design universal que contempla a criação de espaços considerando as habilidades e capacidades humanas em suas mais variadas formas.

Design do Mobiliário: O curso tem como objetivo formar um profissional do design e da arquitetura apto a desenvolver uma linguagem de projetos de design do mobiliário que priorizem a relação entre o usuário, produção e mercado. Duração: 96h.

Panamericana Escola de Arte e Design
Com 49 anos de atuação, a Panamericana é uma instituição de ponta, mantendo-se permanentemente atual e alinhada com as exigências do mercado. A Escola possui duas unidades (Rua Groenlândia, 77, no Jardim Europa, e na Av. Angélica, 1900, Higienópolis), equipadas com Laboratórios de Computação Gráfica, Estúdios de Fotografia e de Filmagem, Auditório, Livraria, Cantina, Café e Galeria de Arte, e espaços de convivência cultural e artística.

Entre os diferenciais que fazem da Panamericana um celeiro de profissionais talentosos é a existência, desde 2001, do Comitê de Notáveis. Atualmente, formado por 10 profissionais consagrados em suas áreas de atuação, seus membros participam do planejamento anual do conteúdo dos cursos e avaliam o portfólio dos alunos. Com isso, os alunos mantêm um canal direto com o mercado, beneficiando-se de suas experiências. Integram o Comitê de Notáveis: Washigton Olivetto e Marcello Serpa no curso de Publicidade; Arnaldo Pappalardo e Bob Wolfenson em Fotografia; e Rico Lins e Ronald Kapaz em Design Gráfico e Multimídia. O curso de Design de Interiores conta com Brunette Fraccaroli e Pedro Useche, e o curso de Artes Plásticas, com Cláudio Tozzi e Enrique Lipszyc.

SERVIÇO: CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES NA PANAMERICANA ESCOLA DE ARTE E DESIGN
· Curso de Formação em Design de Interiores: 2 anos(aulas 3x por semana) - 3 anos (aulas aos sábados, ou 2 ou 1x por semana)

Plano de pagamento para o 1º ano:
(6 horas semanais): 12 parcelas de R$ 899,00.
(9 horas semanais): 12 parcelas de R$ 1.125,00.

Cursos de Curta Duração:
Plano de pagamento Cursos 30h: 3 parcelas de R$ 400,00
Plano de pagamento Cursos 96h: 4 parcelas de R$700,00
TAXA DE MATRÍCULA: R$300,00 (isenta até 29/02/12)
LOCAIS: Unidade Groenlândia - Rua Groenlândia, 77- Jardim Europa
Unidade Angélica - Av. Angélica, 1900 – Higienópolis
Informações: www.escola-panamericana.com.br ou ligue (11) 3887-4200/ 3661-8511

F/Nazca Rio contrata para criação



O redator João Resende integra a criação do escritório da F/Nazca no Rio de Janeiro. O profissional vem da Artplan, onde estava desde 2010, trabalhando para clientes como Banco do Brasil, Sedex, Estácio, Canal Viva, Domino's e Rock in Rio.

Thiago Manhães também integra a criação como diretor de arte. Thiago começou sua carreira em 2009 na Script, onde ficou por 3 anos. Nesse período trabalhou para clientes como Surfrider Foundation Brasil, Universal Channel, CBN, MetrôRio, Taco, Cultura Inglesa, Rio Design, entre outros.

DIFERi cria campanha para Elglobal Construtora

Com o mote “Você pede, a gente faz”, a DIFERi Comunicação de Impacto® lança a nova campanha da Elglobal Construtora. Com 26 anos de mercado e depois de muito inovar no segmento da construção civil, a Elglobal Construtora adota um novo posicionamento estratégico e passa por um processo de reformulação de marca. A empresa mineira entra em nova fase com o objetivo principal de criar maior proximidade com o consumidor.

A campanha incentiva os internautas a participar de uma pesquisa virtual. Ao final das perguntas, as pessoas poderão participar de um concurso cultural e concorrer a dois iPad2. No hotsite (http://www.vocepedeagentefaz.com.br/) é possível conhecer a construtora que é uma das maiores do interior brasileiro. Para chegar ao conceito da nova campanha institucional, a DIFERi estudou o mercado em que a companhia atua e visitou empreendimentos da Elglobal e de concorrentes. A agência realizou, ainda, entrevistas com diferentes públicos, desde quem está procurando um apartamento até quem já comprou e é cliente Elglobal.



O estudo reforçou que a Elglobal está entre as maiores, melhores e mais renomadas empresas de seu mercado. E revelou a vontade de seus consumidores de participar mais ativamente na elaboração de seus projetos. O portal também permite grande interação e dinamismo.

Além disso, foi criado um filme de 30” – que será veiculado no Triângulo Mineiro em TV aberta e fechada –, além de anúncios para jornal e revista. A campanha também terá 20 placas outdoor, cada uma com uma frase diferente, desenvolvida com exclusividade para cada região onde será veiculada.

No filme, aparecem consumidores pensando sobre qual seria o imóvel perfeito para cada um deles. De acordo com Mario Virva, diretor de criação da agência, “a campanha, além de aproximar os clientes da empresa, vai além disso e demonstra o quanto a construtora está alinhada aos mercados globais mostrando, na prática, que é capaz de construir e pensar coletivamente”.

Para estimular a participação, uma série de ações on-line está sendo desenvolvida, entre elas um banner interativo que muda o conteúdo dos portais.



Ficha Técnica
Agência: DIFERi
Cliente: Elglobal Construtora
Título: "Você pede a gente faz"
Produto: Diversos
Direção de Criação: Mario Virva
Criação: Mário Virva, Gustavo Rossi, Davi Miguel e Luiz Fernando Santos
RTVC: Flávia Rodrigues e Kelly Honorato
Atendimento: Andrea Machado,Ana Julia Resende,Carmen Mariano e Gisele Parron
Mídia: Laíse Vieira e Kleber Simões
Aprovação Cliente: José Renato Tavares e Paulo Sérgio Ferreira
Produtora de Imagem: Close Comunicação
Finalização / Pós Produção: Close Filmes
Produtora de Som: Batuki

Avesso e Tintas Coral em ação exclusiva nas redes sociais

O Avesso em parceria com a Coral preparou uma ação que entregará 25 kits exclusivos do Tudo de Cor para Você para seus amigos e seguidores. Você pode participar de duas formas, utilizando o Facebook ou o Twitter.

No Facebook, compartilhe a frase postada na fanpage das Tintas Coral “Eu vi o vídeo das @TintasCoral no @AvessoTV (link) e quero um kit Tudo de Cor (camiseta + boné + bottom )+ CD Ana Carolina”. É necessário curtir a página do Avesso (facebook.com/Avesso) e da Coral (facebook.com/TintasCoral).

No Twitter, siga o perfil do @avessotv e da @tintascoral e retwitte a frase “Eu vi o vídeo das @TintasCoral na @AvessoTV (link) e quero um kit Tudo de cor (camiseta + boné + bottom ) + CD Ana Carolina”.

Agora que você já sabe como participar, escolha uma das opções e concorra aos kits. O resultado será divulgado no dia 24/02 nas redes sociais.

Confira os bastidores do “ Tudo de cor para Paraty” em http://www.avessotv.com.br/bastidores-tudo-de-cor-para-paraty-coral.html

Paola Oliveira é a estrela da campanha Imédia Excellence Express



L'Oréal Paris acaba de lançar um produto para as mulheres que tem uma rotina agitada e gostam de ganhar tempo. O novo Imédia Excellence Express proporciona cores ricas e ótima cobertura dos brancos, em apenas 10 minutos, com uma tecnologia de coloração permanente que garante um resultado incrível e cabelos protegidos com o pós-tratamento de manteiga de cacau.

Para apresentar o novo produto, a WMcCann desenvolveu uma campanha estrelada pela atriz Paola Oliveira, que coloriu seus cabelos com a nuance 5.35 chocolate intenso. Ao final do comercial, Paola anuncia: “Novo Imédia Excellence Express de L'Oréal Paris. A minha cor no meu tempo. Porque você vale muito”.

As ações publicitárias contemplam filmes de 30” e 15”, que serão veiculados em TV aberta e fechada, além de anúncios de página dupla, publieditorial, peças de internet, ações em redes sociais e materiais de divulgação da marca em academias de ginástica, para atingir essas consumidoras.


Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: L’Oréal Paris
Produto: Imédia Excellence Express
Nome da campanha: Imédia Excellence Express
Nome do filme: Imédia Excellence Express
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Guime Davidson e Fabio Meneghini
Direção de arte: Ines Néspoli, Viviane Pepe, Bruno Guimarães e Mariana Toledo
Redação: Renata Raggi
Atendimento: Luciana Midori, Marici Marotti e Gláucia Prates
Mídia: Ana Prates, Sérgio Vancini, Bruno Pacheco e Natássia Andrade
Planejamento: Vinícius Limoeiro, Gabriely Souza
Aprovação pelo cliente: Isabelle Dumas, Bianca Pi, Lilian Louzada e Carla Cerqueira
RTV: Paula Moraes, Daniela Conde
Produtora do filme: Paranoid
Produtor: Egisto Betti
Fotografia: Paulo Vainer
Diretor: Paulo Vainer
Diretor de Arte: Marcelo Reginato
Diretor de Fotografia: Paulo Vainer
Animação/3D: Casablanca
Edição: McCann Paris
Finalização: Casablanca
Efeitos: Casablanca
Pós-produção: Casablanca
Produtora de Som: Sonido
Trilha: McCann Paris
Locutor: Paola Oliveira
Produção Gráfica: Marcelo Hack, Reginaldo Barbosa
Art Buyer: Ana Bandarra
Retoque: Estúdio Ícone e Arizona
Fotógrafo: Paulo Vainer
Ilustrador: Motriz

F/Nazca reúne profissionais para discutir sobre Futebol e Mídias Sociais

Nesta sexta-feira, 17/02, a partir das 11h, a F/Nazca promove o Social Media Week @ F/Nazca. O painel, exclusivo para funcionários, vai reunir profissionais do segmento esportivo para discutir durante 45 minutos o tema Futebol e Mídias Sociais – O jeito de torcer mudou?

Estarão presentes Renato Pazikas, editor de conteúdo da F/Nazca para Nike Futebol, Diego Dumont, gerente de planejamento da F/Nazca para Nike Futebol, Miguel Galves, sócio- fundador do Siga Seu Time/Siga.St, Vitor Birner, jornalista esportivo do Vírgula/UOL, Mano, apresentador do Programa Estádio 97 da Energia FM, Fernando Cury, do blog Canelada, e Alessandro Rodolpho Gonçalves, gerente de inteligência de mercado do Corinthians.

O painel será transmitido online via Ustream. Após os 45 minutosde de debate, os usuários do Twitter poderão fazer perguntas usando a hashtag #FnazcaSMW ou por reply no próprio Twitter da F/Nazca.

O painel está ligado ao Social Media Week, evento global realizado simultaneamente em 12 países e focado em refletir sobre como as mídias sociais estão impactando e mudando governos, corporações e a sociedade como conhecemos.