26.8.10

Os 25 arquitetos dos próximos 25 anos


AU deste mês traz um perfil dos 25 arquitetos e escritórios selecionados, cinco projetos recentes assinados por jovens arquitetos da lista, além de uma entrevista especial com Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2006

Neste mês, a revista AU – Arquitetura e Urbanismo, publicada pela Editora PINI, comemora 25 anos. Para celebrar esta data, a publicação traz uma edição especial com uma seleção que destaca o perfil de 25 jovens arquitetos com até 40 anos de idade que, em 2035, terão um trabalho representativo da arquitetura brasileira. O objetivo é distinguir jovens profissionais com uma produção atual de destaque, que aponte para um crescimento nas próximas décadas.

Para selecionar os profissionais mais promissores, a redação de AU convidou cinco arquitetos, professores e críticos de arquitetura: Carlos Eduardo Comas, Claudia Estrela Porto, Fernando Lara, Mônica Junqueira de Camargo e Roberto Segre. Cada um forneceu a sua lista com os principais nomes de destaque. A tarefa da redação foi reunir os profissionais de maior pontuação para formatar a lista final. A maioria dos arquitetos está em São Paulo: 14. Do Rio de Janeiro vêm cinco arquitetos. Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão representados por dois escritórios cada. Pernambuco e a capital, Brasília, trazem um escritório cada para a lista.

A publicação traz ainda cinco projetos recentes assinados por jovens arquitetos da lista, além de uma entrevista especial com Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2006. Há também artigos sobre a nova geração de profissionais, sobre os programas paramétricos para desenvolvimento de projetos e as cidades inteligentes do futuro.

Lançada em 1985, no início da chamada Nova República, AU possui hoje uma tiragem mensal de 18 mil exemplares, com circulação a pagamento auditada pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação). Recebeu, entre outros prêmios internacionais, a Medalha de Prata da V Bienal de Arquitetura de Sófia, na Bulgária, em 1989, e Melhor Revista Latinoamericana de Arquitetura na X Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, em 2005.

Abaixo, segue a lista de 25 arquitetos e escritórios selecionados pela revista AU:
1. Arquitetos Associados
2. Estúdio América
3. FGMF
4. Gruposp
5. Shundi Iwamizu Arquitetos Associados
6. SPBR
7. Studio Paralelo
8. Tryptique
9. UNA Arquitetos
10. Arquitetos Cooperantes
11. AUM Arquitetos
12. BCMF Arquitetos
13. Bernardes Jacobsen Arquitetura
14. Carla Juaçaba
15. DDG Arquitetura
16. Frederico Zanelato Arquitetos
17. Mareines+Patalano Arquitetura
18. Metro Arquitetos Associados
19. MGS – Macedo, Gomes & Sobreira
20. Nitsche Arquitetos Associados
21. O Norte Oficina de Criação
22. POAA
23. Rua Arquitetos
24. Tacoa Arquitetos
25. Yuri Vital

Band-Aid® convida crianças de São Paulo para brincar


Será que a criançada, hoje em dia, ainda brinca de batata quente? Ou conhece outros jogos de rua para curtir com a garotada? Para incentivar as brincadeiras e a socialização das crianças, tão importantes no desenvolvimento dos pequenos, o estande Jogos de Rua BAND-AID® vai agitar, de 3 a 19 de setembro, o evento Exploração Discovery Kids, em São Paulo. Até 31 de janeiro de 2011, as atividades, que já passaram por Campinas, São Carlos (SP) e Rio de Janeiro, também ganharão espaço em outras cidades, como Porto Alegre, Florianópolis e Brasília.

Na companhia dos personagens do canal, a temática do evento, Explorando o Brasil com o Doki, propõe atividades lúdicas para aproximar as crianças de assuntos como geografia, fauna & flora, praias e músicas brasileiras. Na área da marca patrocinadora BAND-AID®, o evento irá relembrar brincadeiras de rua da cultura popular brasileira: Batata Quente, Vivo ou Morto e Bola ao Cesto. Tradicionais, esses jogos desenvolvem a convivência social, incentivam a imaginação e o prazer de brincar com os amigos.


Com essa iniciativa, BAND-AID® irá relembrar os pais da importância das crianças brincarem nas praças, parques e condomínios, pois isso faz parte da vida de uma criança saudável, assim como os machucados leves em uma infância ativa e divertida. Afinal, se precisarem, as mamães sempre podem ter à mão BAND-AID® para proteger o machucado de seus filhos e tornar esse fato uma boa – e por que não engraçada? – história para contar.

Serviço
Exploração Discovery Kids
De 3 a 19 de Setembro
Local: Shopping Market Place
Av. Dr Chucri Zaidan, 902
Domingo a sexta: 14h às 20h
Sábado: 10h às 20h

Entrada gratuita: retirada dos ingressos nas bilheterias eletrônicas – totens dispostos ao lado do evento. Os ingressos são válidos para o dia em que foram impressos. Horário de funcionamento da bilheteria: domingo a sexta-feira, a partir das 13h. Aos sábados, a partir das 10h.

Para mais informações acesse: www.discoverykidsbrasil.com
www.bandaid.com.br/historias

Obra e vida do escultor cearense Sérvulo Esmeraldo são tema de palestras no programa Troca de Idéias


A obra e a vida de um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional – o escultor, gravador, ilustrador e pintor cearense Sérvulo Esmeraldo (Crato, CE, 27/02/1929) – será tema da palestra intitulada “Os jogos espaciais de Sérvulo Esmeraldo”.

Com entrada franca, a palestra será ministrada pela professora-doutora e livre-docente em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Maria Belluzzo, dentro do programa de debates Troca de Ideias, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza e Cariri.


No CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), a palestra acontecerá na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, às 18h30; e no CCBNB-Cariri (rua São Pedro, 337 – Centro – fone: (88) 3512.2855), em Juazeiro do Norte, no próximo dia 3 (sexta-feira), também às 18h30.

Através da exposição individual “Ocupação do Espaço”, Sérvulo Esmeraldo reúne um conjunto significativo de seus trabalhos nos CCBNBs-Fortaleza e Cariri, nos quais estão em curso idéias nascidas na década de 1980, mas que agora ganharam novas concreções. No CCBNB-Cariri, a exposição continua em cartaz até o próximo dia 4 (sábado).

Organizadas pela curadora Dodora Guimarães, as duas exposições fazem jus à integridade desse importante artista, que voltou a trabalhar em Fortaleza, depois de morar muitos anos no exterior.

As obras de Sérvulo guardam sinais de seu extenso percurso – do traçado gráfico à escultura construída em espaço urbano. Dão testemunho da melhor tradição da escultura contemporânea feita por artistas brasileiros, que revela ágil pensamento visual, abreviado e compacto, próprio do artista gráfico, e a índole do escultor que submete sua obra ao ambiente.

Site criado pela Africa para a Prestonight Week transmite balada ao vivo


A Prestonight Week, ação promocional que conta com cerca de 100 endereços em São Paulo, entre bares, casas noturnas, cafés e restaurantes, ganhou um site especial, criado pela agência Africa, para divulgar o evento. No endereço wwww.prestonighttv.com.br é possível conferir a movimentação em São Paulo, através de cobertura ao vivo diretamente das baladas. Com patrocínio (naming right) de Gillette Prestobarba, marca da Procter & Gamble, a Prestonight Week começou nessa semana e vai até o dia 6 de setembro.

A transmissão no site PrestonightTV começa às 18 horas e entra ao vivo a partir das 20h, noite adentro . “O site é bem inovador e, além de trazer vídeos ao vivo de algumas das principais baladas de São Paulo, no outro dia ainda é possível conferir como foi a agitação”, explica Sérgio Gordilho, presidente da Africa. “Esse é mais um exemplo do trabalho online que estamos fazendo para a P&G. Lançamos grandes campanhas para Gillette, Ariel, Pantene agora é a vez da marca Prestobarba.”

Sociedade dos ilustradores debate sobre a nova Lei de Direito Autoral

Os ilustradores do Brasil se encontram nesta sexta-feira (27), a partir das 9h, em São Paulo, para discutir e debater sobre a nova Lei de Direito Autoral. As entidades produziram um documento com suas sugestões e vão apresentar durante o encontro para o coordenador de Difusão de Direitos Autorais e de Acesso à Cultura da Diretoria de Direitos Intelectuais, do Ministério da Cultura (MinC), Rafael Pereira.

Entendendo a importância da discussão e da Consulta Pública organizada pelo MinC, os artistas visuais vão contribuir com o texto original que podem fazer com que a questão dos direitos autorais traga benefícios para artistas e para a produção da cultura nacional.

A Aproartes, a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), o Sindicato dos Artistas Plásticos, o Conselho Brasileiro de Entidades Culturais (CEBEC), a Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais (ABIPRO), a Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB) e a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil Juvenil (AEILIJ) destacaram os principais pontos que querem contemplados na nova Lei, são eles: o reconhecimento formal da atividade profissional de Ilustrador - a atual lei desconhece a profissão, obrigando aos artistas se enquadrarem em outras categorias para constituir empresa legal; pedido de supressão (eliminação) do parágrafo único e os dois incisos do Art.46 - sobre o uso de obras protegidas, dispensando a remuneração e a autorização do titular em alguns casos - por abrir muitas brechas para uso da obra à revelia do autor; pedido de limitação no tempo de cessão de direitos autorais a um prazo máximo de três anos em se tratando de artes visuais e ilustração, desta forma, acabaria com a prática de cessão total de direitos e a inclusão de definição de "obra visual" no capítulo que define as obras protegidas.

Programação
10h: Mesa redonda
- Orlando Pedroso SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil;
- Rafael Pereira Oliveira - Coordenador-Geral de Difusão de Direitos Autorais e de Acesso à Cultura;
- Eneida Soller - CEBEC - Conselho Brasileiro de Entidades Culturais;
- Carlos Franco - APROARTES – Associação Brasileira dos Profissionais e Autores em Artes Musicais, Artes Plásticas, Cênicas, Gráficas, Literárias, Audiovisuais, Visuais, Artes Circenses, Desenho Industrial, Dança, Comunicações e Artes Desportivas.

Após a mesa redonda as entidades terão a palavra e o Fábio Sgroi, da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto Juvenil fará a leitura do texto.

SERVIÇO
Sociedade dos ilustradores debate sobra nova Lei de Direito Autoral
LOCAL: Senac Lapa Scipião de São Paulo (Rua Scipião, 67 - Bairro da Lapa)
Horário: 9h

Bruno Gagliasso em campanha contra o Câncer de Mama


Tudo novo na vida de Bruno Gagliasso. Recém-casado com a atriz Giovanna Ewbank, o ator tem se divertido com seu personagem, Berilo Rondelli, o italianinho bígamo da novela global das oito – Passione -, e acaba de aderir à campanha Avon Contra o Câncer de Mama.

Clicado por JR Duran, o ator coloca sua imagem a favor da causa e faz um apelo a homens e mulheres para que fiquem atentos, pois o câncer de mama pode ser curado. Mas descobri-lo cedo é fundamental. “Eu já tenho a nova camiseta Laço Rosa e faço parte da campanha contra o câncer de mama.”

Cerca de 50 mil mulheres sofrerão com a doença somente no Brasil em 2010. É o que dizem os estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os números são inquietantes – no País, 10 mil mulheres morrem todos os anos porque em 60% dos casos o câncer de mama é detectado em estágio avançado.

Esse ano, a Campanha Avon Contra o Câncer de Mama traz três diferentes modelos de camisetas. A venda de cada camiseta gera uma doação de R$ 4 para o Instituto Avon, que aplicará o dinheiro em grandes centros de prevenção de câncer de mama no Brasil. Os modelos feminino e masculino (R$ 15) podem ser encontrados nos folhetos Avon e no site www.institutoavon.org.br.

Exposição Ouros de Eldorado na Pinacoteca encerra com recorde de público


A exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia foi vista por 92 mil visitantes na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Um número recorde, posicionando a mostra entre as mais visitadas. Só na última semana, de 15 a 22 de agosto, um público estimado em 11 mil pessoas prestigiou a exposição.

Esta foi a primeira vez que o Brasil recebeu parte do acervo do Museo del Oro, de Bogotá. A coleção é considerada a mais importante de ourivesaria pré-hispânica do mundo. Para a Pinacoteca, foram disponibilizados 250 artefatos em ouro e 40 objetos arqueológicos de cerâmica divididos em quatro grandes salas que também exibiam vídeos sobre os diferentes processos de ourivesaria.

A abertura da exposição teve a presença da diretora do Museo del Oro, Clara Botero, que ministrou palestra para um auditório lotado. “O Museo del Oro tem umas das mais impressionantes coleções de ourivesaria pré-hispânica do mundo e para nós foi um prazer dividir esta riqueza com o público brasileiro”, afirmou a diretora.

O encerramento da exposição foi marcado por um jantar exclusivo na Pinacoteca, promovido pela Proexport Colômbia e a grife MOB. A marca aproveitou a ocasião para lançar seu catálogo de verão 2011, produzido em Cartagena, uma das mais belas cidades do Caribe colombiano.


A mostra abrangia onze temas distintos, entre eles, a Gente Dourada (termo atribuído aos chefes indígenas que cobertos de ouro em pó lançavam oferendas em uma lagoa às divindades), Animais Fantásticos (largamente explorados nas produções dos ourives pré-hispânicos), Abstração e Natureza (que se inspira na variada fauna colombiana) e Universo das Formas (um universo visual de imensa riqueza a partir de elementos como a linha reta, o círculo, o quadrado, o triângulo, o espiral, e suas combinações, deformações, reinterpretações e suas projeções no espaço).

Sobre o Museo del Oro
O Museo del Oro tem cerca de 52 mil objetos pré-colombianos, pelo menos 33,8 mil de ourivesaria, 13 mil de cerâmica e 5,2 mil de madeira, pedra ou tecido que datam de até quase 2,5 mil anos. Inaugurado em 1939, o primeiro artefato da coleção foi um recipiente em ouro utilizado para guardar cal e também em rituais nos quais a cal era misturada à folha de coca para mascar. Esta peça, um dos destaques da exposição em São Paulo, tem 24,5 X 7,2 cm e é proveniente do Médio Rio Cauca, Cultura Quimbaya 500 a.C. – 700 d.C.

Reclame traz uma entrevista com Pedro Luiz Dias, Diretor de Comunicação Social da GM


O Programa Reclame, atração que desvenda o mercado publicitário, vai ao ar na quinta-feira, 26 de agosto, e traz uma entrevista com Pedro Luiz Dias, Diretor de Comunicação Social da General Motors do Brasil, que conta tudo sobre sua longa trajetória profissional.

O programa apresenta também o “diário de uma iniciante” com Janaina Kam. Da área de atendimento da YB Music, Jana foi pela primeira vez ao Festival de Cannes e com uma câmera registrou suas impressões sobre o principal evento mundial de publicidade.

A atração mostra ainda o segundo episódio do quadro “O assistente”, onde é exibido um case desenvolvido pela agência BorghiEhr/Lowe. O Reclame é exibido pelo canal Multishow às quintas 17h, com reprises às sextas 15h15, sábados 8h, domingos 3h30, segundas 7h30 e quartas 1h30.

Joseph Beuys tem a maior retrospectiva já realizada no Brasil


Exposição Joseph Beuys - A revolução somos nós reúne no SESC Pompeia 250 obras do artista alemão, entre cartazes, múltiplos, ações em vídeo e documentários

A maior retrospectiva já dedicada à obra do artista alemão Joseph Beuys no Brasil chega dia 16 de setembro ao SESC Pompeia, em São Paulo. Realizada pelo SESC São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil, a exposição Joseph Beuys - A revolução somos nós reúne 250 obras criadas de 1964 a 1986, entre cartazes, múltiplos, vídeos que registram ações históricas do artista e documentários sobre sua obra.

A exposição será acompanhada por uma intensa programação educativa, que inclui um Seminário Internacional sobre Beuys, além de cursos, oficinas e visitas inspirados nas práticas do artista. Uma cerimônia de plantio de árvores, que lembra a escultura viva 7000 Carvalhos, criada por Beuys em 1982 para a Documenta de Kassel, abre o seminário, no dia 18 de setembro.

Com curadoria de Antonio d’Avossa, especialista na obra do artista, Joseph Beuys - A revolução somos nós revela a diversidade de estratégias usadas por Beuys para difundir suas proposições políticas e filosóficas – e o projeto de comunicação por trás da obra do artista alemão mais importante do século 20.

“A preocupação constante com a mediação e o gesto político de Beuys tornam a exposição extremamente pertinente no contexto das discussões da 29ª Bienal de São Paulo”, diz Solange Farkas, presidente do Videobrasil e curadora do Museu de Arte Moderna da Bahia, para onde a exposição segue em dezembro.

A exposição
A partir de uma complexa articulação de referências teóricas, que vão do cristianismo à antroposofia, Joseph Beuys (19210-1986) construiu uma obra referencial para a concepção contemporânea de arte. O compromisso político e a crença na transformação social como trabalho artístico marcam seus trabalhos, que se valem de estratégias variadas: ação, escultura, instalação, debates, múltiplos, cartazes.

A produção representada pela exposição corresponde a um período de intensa atividade política, durante o qual Beuys adere ao partido ambientalista alemão Os Verdes, cria a Organização pela Democracia Direta por Plebiscito e funda a Universidade Livre Internacional (F.I.U.), instituição de ensino e debate livres.

Nesse período, Beuys agrega às exposições e performances debates e palestras nos quais defende a ideia de escultura social – a transformação da sociedade como obra artística coletiva. Nesse contexto, passa a usar múltiplos e cartazes como veículos de difusão.

“A partir da segunda metade dos anos 1960, os múltiplos e cartazes tornam-se um verdadeiro arsenal de propaganda para a escultura social e o conceito ampliado de arte”, diz Antonio d’Avossa. “Beuys traça com eles uma estratégia paralela à sua obra e integrada a ela.”

Cartazes
A coleção de 200 cartazes que estará no SESC Pompeia é a maior da Europa e aparece reunida em sua totalidade pela primeira vez. Pertencente ao empresário italiano Luigi Bonotto, colecionador também de documentos e obras do grupo Fluxus, o conjunto revela um artista envolvido em um percurso intenso de exposições e performances em galerias, museus e festivais na Europa e na América, mas também em intensa atividade política: encontros, debates, projeções.

"Beuys não perdeu nenhuma chance de usar esse meio de comunicação de massa para dar forma visual ao seu pensamento”, diz d’Avossa. Assim, um cartaz de 1972 denuncia a demissão do artista da Academia de Belas-Artes de Düsseldorf, onde ocupava a cadeira de escultura monumental, por haver admitido em seus cursos 142 estudantes excluídos da seleção. Em outro, que marca sua participação na 15ª Bienal de São Paulo (1979), publica a íntegra de seu manifesto Conclamação para uma alternativa global.

Beuys usa os cartazes para difundir os slogans que sintetizam suas ideias sobre arte e política – Criatividade = Capital, A revolução somos nós; para anunciar a campanha eleitoral dos Verdes, de 1979; para registrar a ação em que varre uma praça de Berlim depois da passeta do Dia do Trabalho (1972) e expõe o lixo para denunciar "a rigidez ideológica do marxismo".

“É uma produção que oscila continuamente entre política e estética”, diz d’Avossa. “Os cartazes nos convidam a ver a obra de Beuys como um processo de comunicação dentro e fora do sistema da arte”.

Múltiplos
Entre 1965 e 1986, Beuys criou cerca de 600 múltiplos, alguns em edições ilimitadas, outros em tiragens de até 12 mil exemplares. Os múltiplos tornaram-se moda no início dos anos 1960, como uma nova forma de produção artística possibilitada pelas técnicas de reprodução. Para Beuys, eles eram “ideias e memórias permanentes, pontos de referência, monumentos transportáveis.” Além de chegar a um número maior de pessoas, significavam a possibilidade de colocar em discussão a obra de arte como fetiche.

A exposição reúne 40 múltiplos, que variam de exemplares da revista Der Spiegel com o artista na capa a objetos: a Bateria Capri, em que uma lâmpada se alimenta da energia de um limão; cartões-postais de feltro e madeira; e vinhos e vidros de azeite que carregam a marca da Universidade Livre Internacional (F.I.U.) e/ou do projeto-movimento Defesa da Natureza, que visava estimular a revalorização da agricultura na Itália.

“Para ele, não se tratava de vender obras de arte em maior quantidade, e sim de dar impulso a uma transformação na arte e na sociedade que, em última instância, se revela política”, diz o curador da exposição.

“Não foi por acaso que os múltiplos tornaram-se os veículos de propaganda da Organização pela DemocraciaDireta por Plebiscito e da F.I.U. Apenas na vinculação com a práxis espiritual e política do artista eles adquirem sua verdadeira importância.”

Vídeos
Uma seleção de 20 obras em vídeo, datadas de 1964 a 1987, integra a exposição Joseph Beuys - A revolução somos nós. As obras ficam em exibição permanente em quatro recintos dentro do espaço expositivo, e se dividem entre registros de ações históricas e documentários sobre o artista.

O bloco histórico inclui performances seminais do grupo Fluxus, do qual Beuys fez parte, ao lado de Nam June Paik, George Maciunas. Entre as ações mais célebres do artista, o programa tem Eurasienstab (1968), ritual destinado a unir Oriente e Ocidente; e I Like America and America Likes Me (1974), em que Beuys interage com um coiote dentro da galeria nova-iorquina René Block.

Para comprovar a multiplicidade de estratégias de Beuys, o videoclipe Sonne statt Reagan (Sol em vez de Reagan) mostra o artista interpretando, com a banda new wave alemã Die Desserteure, uma canção de protesto contra a política armamentista do então presidente americano Ronald Reagan, em 1982.

A seleção inclui ainda uma série de documentários em que Joseph Beuys explica fundamentos de sua obra, como o uso do feltro e da gordura. Um deles, Transformer (1979), acompanha o artista durante a montagem da maior retrospectiva que recebeu em vida, no Guggenheim Museum de Nova York, em 1979.