3.4.11

Arte do grafiteiro Kobra é mensagem de superação em vídeo do GRAACC




O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – GRAACC gravou, na Praça Charler Müller, o filme da campanha da 11º edição da ‘Corrida e Caminhada do GRAACC – Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil’ (que será realizada em São Paulo, no dia 8 de maio).

Um dos pontos altos da gravação é a cena em que a atriz Day Mesquita, protagonista da novela ‘Vende-se um véu de noiva’, do SBT (2009) está correndo, ouvindo seu ipod e, de repente, se depara com uma cratera na rua. Ela respira fundo, troca de música e passa por cima deste buraco, feito em 3D, sobre um tablado, pelo artista plástico e grafiteiro Eduardo Kobra.

O objetivo é mostrar para a população que ultrapassar esta cratera é uma questão de perspectiva. O mesmo se dá na luta para vencer as barreiras que o câncer e seu difícil tratamento interpõe aos pacientes. O vídeo é uma produção da empresa Imagem & Cia.

Sobre a Corrida do GRAACC - Já estão abertas as inscrições para a 11ª edição da ‘Corrida e Caminhada GRAACC – Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil’, que ocorre no dia 8 de maio. As inscrições podem ser feitas pelo site do GRAACC (www.graacc.org.br) ou da Corpore (www.corpore.org.br).

O evento tem como objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e a necessidade do tratamento adequado para crianças e adolescentes com câncer, além de arrecadar recursos para a instituição.

Sobre o GRAACC -- Referência no tratamento e pesquisa do câncer infanto-juvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do País, o GRAACC, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.

A organização é reconhecida pelos expressivos resultados obtidos na cura do câncer infantil, alcançando índices de cerca de 70%, semelhantes aos de instituições de saúde européias e norte-americanas. O GRAACC tem um hospital próprio (fundado em 1998), o Instituto de Oncologia Pediátrica - IOP, de onze andares, que, em parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se tornou um centro de referência no tratamento da doença, que atende crianças e adolescentes de todo o Brasil, garantindo a todos assistência de altíssimo nível e realizando mais de quatro mil atendimentos por mês, entre consultas, tratamentos quimioterápicos, cirurgias, transplantes de medula óssea, internações e outros procedimentos. Com um orçamento de R$ 50 milhões anuais, atende, em média, 300 novos casos/ano.

O Hospital do GRAACC será expandido e uma das formas de colaborar é por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMCAD http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/forms/conheca.aspx, que permite a destinação de parte do imposto de renda de pessoas físicas (até 6% de seu imposto de renda devido) e jurídicas (até 1%).