13.10.11

Javier Mariscal na Panamericana


Principal designer contemporâneo da Espanha e um dos ícones criativos de seu país, JAVIER MARISCAL chega ao Brasil para participar do "ABCDESIGN INSPIRA", evento voltado a profissionais da área de design, publicidade e marketing. Após passar por Curitiba, o designer chega a São Paulo dia 26 de outubro para a realização de palestra na PANAMERICANA ESCOLA DE ARTE E DESIGN, às 10h, no auditório da unidade da Rua Groenlândia, nº 77.

Famoso por criar Cobi, o mascote das Olimpíadas de Barcelona, de 1992, até hoje o mais rentável dos Jogos modernos, Mariscal possui trajetória profissional de mais de 40 anos, período no qual realizou trabalhos para marcas importantes como HP, Absolut, H&M, Guggenheim de Bilbao e Magis. Entre suas principais características está o uso de um estilo muito particular, gestual e carregado de emoção em suas criações, que o faz sempre ser convidado para projetos especiais que privilegiam o design com assinatura. Para participar do evento é necessário se inscrever pelo site www.abcdesign.com.br/mariscal. O ingresso custa R$179.

“ABCDesign inspira” com Javier Mariscal em São Paulo

Data: 26 de outubro
Onde: Panamericana Escola de Arte e Design (Rua Groelândia, 77, Jardim Paulista)
Horário: 10h00
Ingressos: R$179,00

Mais informações pelo site www.abcdesign.com.br/mariscal

Ampla Comunicação é destaque do Prêmio Pernambuco de Propaganda

Além de vencer como agência do ano, a Ampla é reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar em Pernambuco pelo Great Place to Work


A Ampla Comunicação é a agência do ano, de acordo com o Prêmio Pernambuco de Propaganda. A agência, associada à AMPRO (Associação de Marketing Promocional) foi o grande destaque da premiação, que visa contribuir com o desenvolvimento e a divulgação da qualidade da propaganda pernambucana. O prêmio é uma iniciativa da Sinapro/PE (Sindicato das agências de Propaganda de Pernambuco) com apoio da ABAP/PE (Associação Brasileira das Agências de Propaganda – Capítulo Pernambuco) e recompensa o conjunto de trabalhos na área de publicidade, digital e promocional.

“Com este reconhecimento, nós temos a satisfação de fechar 2011 com três títulos de Agência do Ano: no Colunistas Norte-Nordeste de Promoção, no AMPRO Globes Awards de Marketing Promocional (regional) e, agora, no Prêmio Pernambuco de Propaganda”, orgulha-se o Conselheiro da AMPRO e VP Executivo da Ampla Comunicação, Aguinaldo Viriato.

Além do destaque pela qualidade e criatividade de seus trabalhos, a Ampla também acaba de ser nomeada uma das melhores empresas para se trabalhar em Pernambuco, reconhecida pelo Great Place to Work. Desde 1980 a consultoria Great Place to Work ouve funcionários e avalia empregadores para entender o que torna um ambiente de trabalho excelente. As pesquisas são realizadas em várias regiões do mundo e para uma empresa se tornar um “Great Place” é necessário que os funcionários “acreditem nas pessoas para quem trabalham, têm orgulho do que fazem e gostam das pessoas com quem trabalham”.

A Ampla está no mercado desde 1976 e atua no segmento de marketing promocional desde 2003. É a agência pernambucana mais premiada nos últimos tempos e, entre os seus clientes, estão algumas das maiores indústrias de produtos e serviços do Norte/Nordeste.

Exposição na Panamericana exibe trabalhos brasileiros vencedores do One Show 2011

A Panamericana Escola de Arte e Design exibe com exclusividade no Brasil os trabalhos premiados no Festival One Show deste ano. O evento, promovido pelo One Club de Nova York desde 1975 e considerado um dos mais importantes do setor, reúne as melhores campanhas criadas por publicitários de todo o mundo.

As peças, em categorias como Magazine, Out of Home Campaign, entre outras, serão expostas em painéis e computadores na sede da escola, na Rua Groenlândia, 77, no Jardim Europa, em São Paulo, de 04 a 22/10.

Dentre os vencedores, os brasileiros foram agraciados com oito prêmios. Três Lápis Gold, quatro Lápis Silver e um Bronze, além de alguns Merit. O destaque do Brasil ficou por conta da Almap BBDO, que conquistou dois Lápis Silver, um Lápis Bronze e um Lápis Gold.


Sobre o One Show
Fundado em 1975, o One Club promove um dos principais Festivais de Publicidade do mundo, o One Show. Realizado anualmente e direcionado para o público criativo, a premiação avalia trabalhos publicitários feitos para rádio, TV e mídia impressa. Já para internet é promovido, paralelamente, o One Show Interactive, que prestigia as melhores criações de mídias interativas. O Lápis de Ouro, Prata e Bronze, troféus do festival, são reconhecidos internacionalmente e premiam propagandas veiculadas no ano anterior ao evento.


Exposição One Show in Panamericana
Local: Panamericana Escola de Arte e Design
Período: de 04 a 22 de outubro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados, das 9h às 12h. Domingo não abre.
Endereço: Rua Groenlândia, nº77 – Jardim Europa – São Paulo
Informações: Tel. (11) 3887-4200 - Entrada Gratuita

Maison Docol promove palestra com Jum Nakao

Considerado um dos maiores designers contemporâneos do Brasil, Jum debate a conexão criativa entre moda e arquitetura

Decoradores, arquitetos e designers têm a oportunidade de debater, no dia 25 de outubro, em São Paulo, a influência do processo criativo na arquitetura com Jum Nakao, referência mundial no estilismo moderno. A apresentação integra o quarto ano do Ciclo de Palestras Docol, um evento direcionado a profissionais da área da construção de todo Brasil, com apoio da C&C.

A iniciativa de unir moda e arquitetura é uma estratégia da Docol para estimular a difusão da criatividade brasileira para o fortalecimento da marca Brasil no mundo. Devido à sua tradicional liderança nacional em metais economizadores de água, a empresa procura oferecer concepções inovadoras em produtos e serviços que associem conceitos de redução de consumo a estilo e design de vanguarda.

Na palestra, o designer e diretor de criação reúne imagens do processo criativo da famosa e polêmica coleção de papel, apresentada no São Paulo Fashion Week de 2004. A performance foi considerada o desfile da década de moda no Brasil, e um dos mais importantes desfiles do século pelo Museu da Moda de Paris. O evento também é uma oportunidade para profissionais do setor pontuarem no Maison Docol, um programa de relacionamento e fidelização da marca, que oferece viagem internacional ao grande vencedor.

Serviço
O que: Palestra “Moda & Arquitetura – Um plano de viagem ao processo criativo”
Quando: 25 de outubro (terça-feira)
Onde: Traffô - Rua Gomes de Carvalho, 560 - Vila Olímpia
Horário: 19h30
Inscrições gratuitas e informações: 0800 7712348, das 9h30 às 18h
Promoção: Docol e C&C

Escola de Marketing Industrial lança rádio online

Com programação inicialmente focada na bossa nova, a rádio está em sintonia com os conceitos da Escola, que utiliza a música na construção de conteúdo dos seus programas


A Escola de Marketing Industrial (EMI) - centro de aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências no relacionamento entre empresas, sob a ótica da inovação – está lançando a primeira rádio B2B do País. Ancorada na internet (www.radiob2b.com.br), a rádio tem o propósito de oferecer uma programação musical diferenciada, informações e conteúdo voltado a um público exigente, ligado em inovações do mundo dos negócios e para o qual a música é parte do processo de desenvolvimento pessoal

De início, a rádio B2B vai transmitir uma programação musical focada nas grandes peças populares. Haverá “programetes” sobre temas relacionados às idéias e conceitos inovadores do B2B – ou marketing industrial - promovidos pela Escola. Para que a rádio seja acessada também pelo celular, em breve estará disponível um aplicativo na Apple Store.

“O rádio é eterno, e a web é o moderno”, destaca José Carlos Teixeira Moreira, presidente da Escola de Marketing Industrial, reiterando um dos conceitos promovidos pela instituição: o de que “o moderno só tem valor se estiver a serviço do que permanece”. Esse projeto une tanto a contemporaneidade da internet, quanto o caráter eterno do rádio e da música.

“A música cria o elo emocional com as pessoas”, destaca o presidente da Escola de Marketing Industrial – instituição que sempre promoveu a música como arte essencial às pessoas e empresas. Em sua atuação de mais de 30 anos no segmento do marketing industrial, Teixeira Moreira constatou que a música pode contribuir com o desenvolvimento de competências. Por isso, na EMI, a música é parte da construção dos conteúdos dos programas e uma ferramenta de aprendizado. “A música permite estimular a sensibilidade e a percepção, tão fundamentais para os profissionais de marketing”, observa ele.

A Escola, inclusive, conta com um teatro exclusivo, cujo projeto acústico hign-tech faz dele o único teatro de pequeno porte do Brasil preparado para todos os tipos de necessidades sonoras.

Trakinas estimula crianças a criarem e interagirem no site da marca em ação criada pela W3haus


Em continuidade à campanha Radar, lançada em julho pela marca, Trakinas apresenta sua mais nova ação digital, a "Promoção Trakicontrole - O que faz esse botão?". Criada pela agência interativa W3haus para reforçar o conceito do “Trakicontrole” - objeto parecido com um controle, criado pelo personagem "Dr. T" - lançado no início da campanha com filme para TV.

Com o objetivo de oferecer mais interação entre a marca e as crianças que utilizam o site www.trakinas.com.br, Trakinas propõe agora que o consumidor crie a funcionalidade de um dos botões do Trakicontrole, garantindo mais diversão para os seguidores do site.

Com o “Trakicontrole” é possível controlar a “Fábrika” de Trakinas e viajar com ela pelo mundo virtual, conhecendo curiosidades de cada país do mapa mundi. Na promoção, a marca convida o público a utilizar seu lado criativo para complementar o “Trakicontrole”, dando a ele uma nova funcionalidade e, ao mesmo tempo, concorrendo a prêmios.

Para participar é necessário ficar atento às duas fases da ação. Na primeira, é preciso se cadastrar no site e enviar um desenho inspirado no tema sugerido para o novo botão do “Trakicontrole”. Essa etapa ocorre até o próximo dia 24 de outubro.



Os 30 melhores desenhos serão divulgados no dia 1° de novembro, determinando o início da segunda fase da promoção. Os classificados serão presenteados com produtos Trakinas, além de terem seus trabalhos publicados em uma galeria de imagem no site da marca. Lá, ficarão disponíveis para votação popular. Já o participante que tiver o maior número de votos até 14 de novembro, será o grande vencedor da promoção. Por conta disso, seu desenho vai dar origem a um mini-game para o site da marca. O resultado final será anunciado em 17 de novembro.

Para divulgar a promoção, a ação conta também com anúncio na revista Recreio e peças em mídia online, criados pela agência Giovanni+DraftFCB.


Ficha Técnica
Atendimento: Fernanda Prestefelippe e Luciana Ruy
Gerente de Projetos: Lia Fernandes
Diretor de Criação: Leo Prestes
Criação: Ricardo Lima, Anelise Schutz e Mariana Mancia

Panamericana promove exposição dos premiados no Festival The Art Directors Club de Nova York



As idéias mais criativas dos publicitários de todo o mundo estarão à mostra com exclusividade no Brasil na Panamericana Faculdade de Arte e Design de 28/09 a 20/10, na exposição “Art Directors Club NY in Panamericana”. Serão apresentadas as campanhas vencedoras no 90º Festival Art Directors Club NY, realizado este ano nos Estados Unidos, e considerado um dos principais prêmios da publicidade mundial.

A mostra exibirá cerca de 100 campanhas que ganharam prêmios Ouro, Prata e Bronze pela criatividade das peças em categorias como Propaganda, Design, Ilustração, Interatividade, Fotografia, entre outras.

Os maiores campeões da 90ª edição do Festival foram os norte-americanos, com 168 prêmios, seguidos pelos publicitários alemães, com 39, e pelos ingleses, com 21 vitórias. No
total, 317 prêmios, entre Ouro, Prata, Bronze e de Mérito, foram distribuídos.

Os brasileiros aparecem 7 vezes na lista de premiações do Festival. A campanha “SmartBuy Wines Brand”, da agência Mohallem/Artpla, foi a mais bem colocada entre os trabalhos inscritos do Brasil. Levou o prêmio de Prata na categoria de Design, subcategoria Corporate/ Promo, para o cliente SmartBuy Wines.

A Almap BBDO, uma das agências brasileiras mais bem colocadas na edição passada, este ano levou para casa apenas um prêmio de Mérito na categoria Interatividade, subcategoria Mobile, pela campanha “Os Ringtonicos”, para o cliente Casa do Zezinho.

Completam a lista de premiadas do país as agências Perfil Publicidade, Bronze na categoria Ilustração Geral pela ação “Street Dance Festival”, feita a pedido da Prefeitura de Belo Horizonte, e DDB Brazil, pela campanha Neighbors/ AMERICA para a FEDEX, Bronze na categoria Propaganda, subcategoria Poster. As demais premiações são apenas para Mérito.
A exposição tem entrada gratuita e ficará aberta para a visitação do público na sede da Faculdade Panamericana de Arte e Design, na Avenida Angélica nº1900, em São Paulo.


Sobre o Art Directors

A premiação do ADCNY consiste em Gold, Silver, Bronze e Merit, em ordem a partir da mais importante. As obras devem atingir a excelência necessária para obter prêmio (não se trata de definir do primeiro ao quarto lugar), de modo que a quantidade de prêmios por tipo pode variar em cada caso. Criada em 1920, pelo Clube de Criação de Nova York, a premiação anual The Art Directors Club NY é a mais antiga do gênero nos Estados Unidos. Ilustradores como Maxfield Parrish e Norman Rockwell são alguns dos talentos mundiais reconhecidos pelo clube, assim como os Diretores de Arte e Designers Milton Glaser, Herb Lubalin, Saul Bass e Massimo Vignelli.


Desde 1998, a Panamericana Escola de Arte e Design representa oficialmente o Festival no Brasil. Além de promover o evento, a parceria distribui fichas de inscrição aos criativos brasileiros e disponibiliza um serviço de informações no período em que elas acontecem. Além do Art Directors Club NY Awards, a Panamericana também organiza com exclusividade no Brasil os festivais The One Show e o Clio Awards.


SERVIÇO: “Art Directors Club NY in Panamericana”

Local: Panamericana Faculdade de Arte e Design
Período: de 28/09 a 20/10
Horário: de segunda a sexta-feira das 9h às 21h e sábados das 9h às 12h. Domingo não abre.
Endereço: Avenida Angélica, nº1900 – Higienópolis – São Paulo
Informações: Tel. (11) 3661-8511 - Entrada Gratuita

Diário LANCE! apresenta promoção especial com relógios oficiais dos times de São Paulo



Com seu time no coração, na cabeça e no pulso. Essa é o conceito da maior promoção do ano que o Diário LANCE! inicia em São Paulo e que vai oferecer aos leitores relógios de pulso oficiais dos quatro principais times do estado – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – além de uma versão do relógio com a marca do próprio LANCE!.

Os relógios são digitais e de alta qualidade, importados, com cronômetro, alarme, luz e design exclusivo personalizado com o escudo e as cores de cada time. Para ter o relógio basta juntar 20 selos que serão publicados diariamente no LANCE!, mais R$ 39,90, e trocar nos postos credenciados. A cartela e o primeiro selo serão publicados no diário de 18 de outubro.

A campanha publicitária da promoção tem início na quarta-feira, dia 12 de outubro, e terá, além de anúncios no próprio LANCE!, filme para TV aberta e a cabo, spot de rádio, material de banca, sampling de cartelas e ações online.




Ações promocionais com produtos licenciados oficiais são parte da missão do LANCE! de incentivar a paixão e a interação de seus leitores com seus clubes. “Promoções exclusivas como esta permitem que o torcedor traga para seu dia a dia a paixão pelo esporte e por seu clube. O leitor do LANCE! é um torcedor em tempo integral”, indica Toni Lotar, diretor de Marketing do LANCE! remetendo ao slogan institucional do diário: "LANCE! Mais que leitores, torcedores".

Hotsite promoção: www.lancenet.com.br/paixaotodahora

Hungry Man BR produz peça para o Esquadrão Verde Tang


O diretor de cena Paulo Gandra, da Hungry Man BR, é o responsável por produzir mais uma peça criada pela agência Ogilvy para a Tang, documentando uma grande conquista alcançada pelo Esquadrão Verde Tang, um movimento de crianças criado pela marca. Tang tem consolidado sua plataforma com base em ações que visam despertar cada vez mais a consciência e responsabilidade socioambiental de crianças de todo o país, e criou um filme com o objetivo de mostrar a seriedade e o engajamento das crianças do Esquadrão Verde Tang em torno da reciclagem.

Com uma versão para a web, de 1’45’’, e outra para a TV aberta, de 45’’, Paulo Gandra aceitou o desafio de captar a espontaneidade e engajamento das crianças em bater o recorde mundial da maior escultura feita de material reciclado do mundo, um robô de 15 metros de altura, todo revestido por placas feitas a partir de embalagens de refresco em pó. “Foi um grande desafio deixar as crianças que nunca filmaram à vontade e captar expressões espontâneas em uma estrutura gigantesca como esta. Toda a produção foi focada para documentar a história real do Esquadrão Verde Tang. As crianças que aparecem no filme são integrantes reais da Brigada Tang de Reciclagem, nunca haviam tido contato algum com uma câmera, não eram atores, foram completamente reais e divertidas. Haviam mais de 40 mil pessoas na diária final, que foi durante o evento onde o robô realmente entrou para o Guinness World Records”, revela o diretor.



Com mais de dois meses de projeto e empenho da equipe de produção, que contou com mais de 70 pessoas, a Hungry Man BR acompanhou em filmagem a produção do robô reciclado que foi construído a partir de mais 1 milhão de embalagens de refresco em pó. “A produção foi grandiosa! Com seis dias de filmagem e mais de 200 crianças/agentes, utilizamos três tipos de câmeras diferentes para captar as melhores imagens”, revela Paulo Gandra. “Rolou um super engajamento entre a agência, produtora e cliente, em passar a mensagem final da reciclagem e tocar o coração das pessoas. O projeto, além de nobre, foi de um sucesso inexplicável”, finaliza o diretor.

Assista: www.esquadraoverdetang.com.br




FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy & Mather Brasil Comunicação LTDA
Anunciante: Kraft Foods
Produto: TANG
Título: Documentário Robô
Versão: 1X45" / 1x1'45"
VP de Criação: Anselmo Ramos
Diretor de Criação: Rubens Filho
Criação: Izabella Cabral / Fred Aramis
RTV: Nana Bittencourt / Mauricio Granado
Atendimento: Valeria Barone / Silvia Brihy
Planejamento: Kajsa Mclaren / Gustavo Casas
Produtora: Hungry Man BR
Diretor: Paulo Gandra
Produtor Executivo: Alex Mehedff
Atendimento: Renata Dumont
Direção de fotografia: Pedro Cardillo
Diretor de produção: Rodrigo Castello
Equipe produção: Hungry Man
Montador: Ricardo Mehedff
Pós Produção: Hungry Man / Sindicato VFX
Finalização: Sindicato VFX
Supervisão de pós: Rodrigo Oliveira
Áudio: S de Samba