4.12.09

‘Saint-Étienne - Cité du Design’ – Conferências Internacionais

No dia 7 de dezembro a Faculdade de Belas Artes recebe o Ciclo de Conferências Internacionais que integra o calendário da exposição ‘Saint-Étienne, Cité du Design’ e traz consagrados nomes do design francês e brasileiro para discutir e apresentar as novas propostas e ideias de design e arquitetura sustentável.

A mostra inédita é apresentada em São Paulo pelo Centro Cultural Banco do Brasil e recebe projetos e obras da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008, realizada na cidade de Saint-Étienne, conhecida como a ‘cidade do design’ e considerada um dos principais polos mundiais de design ao lado de Milão.

Os curadores da exposição, o arquiteto italiano Nicola Goretti e Josyane Franc, responsável pelas relações internacionais da Cité du Design e da Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne, abrem o ciclo de conferências e em seguida Fernando Mascaro, consultor em design sustentável, discute o “Design sustentável para a produção massiva”.

Ethel Léon, crítica e curadora de design, apresenta o tema “Bienal de Saint-Étienne, centro e periferia” e Edson Matsuo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Grendene/Melissa, fala sobre o “Design Melissa – o conteúdo da marca”. Nicola Goretti volta às discussões e discute o tema “Latino América, um olhar”.

A designer Roxane Andrés, que expões na ‘Saint-Étienne, Cité du Design’ o seu célebre trabalho de corações de retalhos de pelúcia recuperados (FOTO), também participa das conferências internacionais, que acontecem a partir das 18 horas.

“Vamos promover um intercâmbio técnico e de conhecimento entre a França e o Brasil com as discussões dos caminhos e novas propostas do design sustentável”, explica Nicola Goretti.

Cité du Design: Espaço de vanguarda

Antiga vila no interior da França, Saint Étienne se desenvolveu devido ao artesanato de armas brancas e armas de fogo durante o século XVI e se tornou uma cidade industrial.

Em 1859, foi criada a Escola Superior de Belas Artes que, em seguida, tornou-se a Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne. Em 1998 a escola promoveu a primeira Bienal Internacional de Design, acontecimento que impulsionou a criação da Cité du Design, em 2005, com uma visão do futuro. A cidade foi concebida para agrupar todos os personagens do design do mundo econômico, cultural, artístico, científico e tecnológico.

Em 2008, a Bienal Internacional de Saint-Étienne completou 10 anos, evento original e único, construído como um fórum internacional que acolheu numerosos criadores brasileiros.

‘Saint-Étienne - Cité du Design’ – Conferências Internacionais
Dia: 7 de dezembro
Horário: 18 horas
Inscrições: info@grupoag.net
Local: Faculdade de Belas Artes – Auditório Raphael Galvez Dazzani
Rua Doutor Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana
VAGAS LIMITADAS