4.8.09

Lançamento revista DASartes 5ª edição



O lançamento da quinta edição da Revista DASartes ocorre no próximo dia 11 de agosto, às 20h, no ECCO Espaço Contemporâneo. A revista, a única sobre artes visuais de circulação nacional desde a década de 1990, volta sua atenção para o que acontece na nossa capital e promete levar mais arte para fora do eixo Rio-São Paulo.

Nesta edição, teremos tudo sobre arte argentina atual, Leda Catunda, o adeus ao pintor Ianelli, entrevista exclusiva com o polêmico Ferreira Gullar e até Mariana Ximenes falando da obra de Adriana Varejão, além de matérias sobre o mercado de arte, colecionismo, arte-educação e muito mais. Tudo em uma revista linda e com projeto gráfico de muito bom gosto, leitura obrigatória para quem gosta de arte, coleciona ou simplesmente quer ficar por dentro do que está acontecendo.

Para os colecionadores, esta edição traz, além das tradicionais agenda de leilões, um artigo sobre as vantagens do curador pessoal, o personal collector, profissional que auxilia na organização e valorização das coleções privadas. Na seção coleção, belas fotos e uma entrevista refrescante com o jovem Fabio Szwarcwald, que com apenas 38 anos tem uma respeitável coleção de arte contemporânea, que invade as paredes de seu apartamento de forma surpreendente.

Os arte-educadores e curadores se surpreenderão com o inovador projeto pedagógico da Bienal do Mercosul, que está relatado em detalhes na seção Arte-educação pela diretora, Marina de Caro, artista plástica argentina que também tem uma de suas obras ilustrando a matéria sobre a arte de seu país.

O destaque para arte argentina traz seus principais artistas contemporâneos, essencial para quem gosta de arte atual, e registra um momento de ascenção da arte latino-americana. A homenagem ao argentino Leon Ferrari, com exposição de seus trabalhos junto aos da brasileira Mira Schendel no MOMA de Nova Iorque, publicada em matéria da 4ª edição da Dasartes, marca mais um passo deste reconhecimento. Na Dasartes 5, Flavia Da Rin, Jorge Macchi, Marina de Caro e muitas outras estrelas da arte de nosso vizinho, imperdível.

O Dossier traz três ricos textos sobre os coletivos e grupos artísticos, incluindo o polêmico projeto do curitibano Newton Gotto, que reúne centenas de vídeos artísticos para formar o primeiro banco de arte em vídeo e digital do mundo. Outras duplas e coletivos, desde os filmes de Dalí e Buñuel até Chelpa Ferro, estão aqui.

O lançamento em Brasília ocorre junto com a abertura da exposição Sur La Route, que traz seis artistas brasileiros e seis franceses expondo obras sobre o tema do deslocamento. A bela exposição faz parte do Ano da França no Brasil e sua abertura deve contar com a presença do corpo consular francês.

Em Curitiba, na Bienal Vento Sul, a Dasartes terá um stand para venda e distribuição de revistas. A Bienal ocorre de 8 de agosto à 15 de dezembro, ocupa diversos prédios de instituições culturais da capital paranaense e traz artistas importantes, como Yukihiro Taguchi e Gary Hill, além de um time de curadores de peso, incluindo Ivo Mesquita e Fernando Cochiarale.

No Salão de Artes e Atinguidades, a Dasartes distribuirá revistas e brindes. Esta feira costuma ser freqüentada pelos nomes mais ilustres do colecionismo brasileiro, como Armínio Fraga, Antonio Ermínio de Moraes, Fernando Henrique Cardoso, Ronaldo Cezar Coelho, e muito outros, e ocorre entre os dias 18 e 23 de agosto no tradicional Clube Hebraica. A renda é revertida a um centro de cuidados a crianças deficientes.

Rafael Murió participará de exposição no Blue Tree Towers



A partir do próximo dia 11 de agosto, o pintor Rafael Murió estará expondo suas telas, juntamente com mais quatro integrantes do Projeto Identidade Artista, no Hotel Blue Tree Towers Berrini. Promovida pela Cia Arte Cultura, a mostra terá a curadoria de Paco de Assis e reunirá 20 obras e as mais diversas técnicas de pinturas e esculturas.

Com 46 anos de carreira, Rafael Murió vem se destacando por ser um dos pintores com maior presença em eventos internacionais. Só neste ano, suas obras estiveram em importantes mostras e galerias, como a Puroarte, na Espanha, a Artexpo New York e a World Fine Art Gallery, nos Estados Unidos, a Art Meeting in London II”, na Inglaterra, e mais recentemente, a Unidos na Arte Brasil/Portugal II, em Portugal, e a Poésie Visualle dans Paris, na França.



Seus quadros estão presentes em acervos de grandes colecionadores, principalmente europeus, americanos e australianos. No País, podem ser encontrados nos principais leilões do mercado de arte, além de galerias e museus. Detém inúmeros certificados, prêmios e menções honrosas, além de registros em diversos guias de arte. É filiado à Associação Internacional de Artes Plásticas (AIAP UNESCO), à Associação Internacional de Arte (IAA UNESCO), à Academia Latino-Americana de Arte (ALA), Academia Brasileira de Arte Cultura e História (ABACH), à Associação Paulista de Belas Artes (APBA) e ao Sindicato dos Artistas Plásticos no Estado de São Paulo (SINAPESP).

Serviço
Projeto Identidade Artista
Vernissage: 20 de agosto, às 19 horas
Exposição e visitação: de 11 de agosto a 12 de outubro
Local: Hotel Blue Tree Towers Berrini
Rua Quintana, 1.012 – Brooklin Novo
Informações: (11) 3034-5516/ 7044-2988
www.ciaartecultura.com.br
Entrada gratuita

Todeschini apresenta campanha de comunicação nacional



Com o conceito “A natureza inventou as curvas. A Todeschini reinventou.”, a Todeschini apresenta a campanha de comunicação nacional da Coleção Organix.

Com criação da DPTO. Propaganda, foi desenvolvida com o objetivo de mostrar, através de uma comunicação visual impactante, a proposta inovadora da marca: aplicação de curvas ao mobiliário planejado.


As formas curvas da natureza, nas quais a Coleção Organix Todeschini foi inspirada, aparecem na campanha representadas poeticamente por belas paisagens de dunas, montanhas e mar. Elas dividem espaço harmoniosamente com imagens de ambientes da marca.

Fran Abreu, CEO da DPTO., explica: “A criação de todas as peças teve por objetivo integrar a natureza e os ambientes de uma forma sensorial. O cuidado na produção de cada detalhe deu os contornos desejados de simplicidade e sofisticação ao conceito. Nossa equipe está orgulhosa do resultado."

Um detalhe interessante da criação é que o formato em curva, que serve de moldura para as imagens, se origina nos cortes em curva do próprio móvel. “Foi uma imersão completa no conceito e ao mesmo tempo no desenvolvimento da nova coleção”, conta o publicitário, que completa: “Ela explora as formas da natureza, suas curvas, ondas, movimentos. Muitas das peças publicitárias têm forte impacto visual e sensorial por usarem, no seu layout, as curvas dos produtos, como por exemplo, os displays de loja e os anúncios. Mas tudo isso só foi possível porque a Coleção Organix é fantástica.

A nova logomarca da Todeschini aparece em destaque, assinando com imponência todo material publicitário da campanha. Ela vem acompanhada do selo de 70 anos e da indicação de que os produtos são 100% MDF. “A nova logomarca transmite os atributos essenciais da Todeschini, como experiência, credibilidade e solidez. Além disso, representa nosso compromisso com o design e a inovação, sempre presentes nas coleções que lançamos a cada ano”, afirma o presidente da empresa, João Farina Neto.

Segundo Farina, a campanha de comunicação é mais um atrativo motivacional para o consumidor conhecer de perto um showroom da marca. “Ela faz um convite direto para que as pessoas visitem uma loja exclusiva e conheçam de perto a ousada Coleção Organix Todeschini”.

Composta por comerciais para TV, spots para rádio, anúncios para revistas e jornais, peças para internet, peças de mídia externa (front light e back light), material para PDV (adesivo de vitrine, banner, display, cartaz, wobbler, folheto e catálogo), material para a rede de lojistas, mala direta para arquitetos e consumidores, ações de relacionamento direto com o público e eventos, a campanha de comunicação tem mídia nacional e regional e começa a ser veiculada a partir de agosto.

Sem texto explicativo, o intrigante conceito “A natureza inventou as curvas. A Todeschini reinventou.” dá o tom da campanha e se encarrega de passar a mensagem desejada: uma ousada e inovadora coleção de móveis inspirada num elemento fundamental da natureza: as formas curvas.