26.9.09

Artistas portugueses marcam presença no Pixel Show 2009

Os designers gráficos Paulo Lima, 35, e Ricardo Alexandre, 32, vão aproveitar o Pixel Show 2009 para mostrar que além da língua e da influência cultural, Portugal tem muito a oferecer aos brasileiros, principalmente quando o assunto é arte. Juntos, eles representarão o MusaWorkLab, um dos estúdios europeus mais renomados do momento, no principal evento de referência em arte experimental e design gráfico do Brasil, organizado pela Zupi.


“Queremos aproveitar essa oportunidade para partilhar nossa história e experiências e, com isso, divulgar o design português”, comenta Lima.

E, quando o assunto é inovação, esses profissionais já estão mais do que tarimbados. Em outubro de 2003, eles montaram, em parceria com Raquel Viana, o MusaCollective. O projeto reunia uma nova e jovem linhagem de talentos portugueses e deu origem ao “MusaBook – From Portugal to Everywhere”, um livro para apresentar peças e artistas do design gráfico lusitano emergente.
A iniciativa gerou ainda um tour por países da Europa e Ásia que resultou em inúmeros projetos internacionais como: campanha da Lóreal Paris, exposições coletivas, livros de design gráfico e participações em canais de TV de todo o mundo. A criatividade dos artistas fez com que o MusaCollective fosse considerado pela revista Americana I.D. um dos 40 coletivos de referência do período.

Atualmente, o MusaWorkLab desenvolve trabalhos de destaque na área cultural e acumula projetos junto a marcas como Playstation, Miss Sixty e Moët&Chandon.

Se você ficou curioso para entender um pouco mais sobre o design português, não perca o Pixel Show 2009 no dias 10 e 11 de outubro, no Espaço Fecomércio, a partir das 8h.

Pixel Show 2009 - Outros nomes de peso do design brasileiro e mundial também realizarão apresentações durante os dois dias de palestras do Pixel Show, como Molly Crabapple, David Rosembaum, Nelson Balaban, Rico Lins, Estúdio Árvore, CUBO.CC, Santa, Diguinho e Alexandre “Sesper” Cruz, do coletivo Famiglia Baglione.

Para mais informações sobre a participação de Crabapple e de outros artistas no Pixel Show, consulte o site do evento. As inscrições já estão abertas – corra para garantir a sua vaga!

Exposição marca 90 anos de Gato Félix



Através de sua agente no Brasil, Creative Licensing, a Felix The Cat Productions vai realizar uma exposição para contar a história do personagem Gato Félix desde sua criação em 1919.

Com intuito de mostrar uma retrospectiva do personagem desde sua criação, a Creative Licensing em parceria com a Fnac, organizará uma exposição com 30 peças originais. Entre as peças que estarão disponíveis para apreciação do público estão: as primeiras histórias em quadrinhos, pinturas em telas a tinta óleo pintadas por Don Oriolo, antiguidades de merchandising e desenhos animados. A amostra terá início no próximo dia 28 de Setembro e ficará durante uma semana em exposição na Fnac Pinheiros em São Paulo.

Com índice de 95% de reconhecimento entre diversos públicos, o Gato Félix se destaca por sua irreverência, fantasia e pela forma fácil com que resolve as confusões em que se mete, ou seja, tem sempre o auxílio da sua maleta mágica. O personagem também é reconhecido como “o primeiro ator norte americano”, pois em 1928, foi à primeira imagem a ser transmitida para um aparelho de TV no mercado doméstico no mundo através da norte Americana, RCA Research Labs (Laboratório de pesquisa).

No Brasil, a primeira aparição de Felix foi em 1929 nas páginas da Gazeta Infantil ou Gazetinha, um suplemento do jornal Gazeta. O escritor brasileiro Monteiro Lobato também criou uma história chamada "O Gato Félix", onde um gato impostor, vai ao Sítio do Picapau Amarelo e se passa pelo personagem "Félix" dos desenhos animados, a história foi incluida mais tarde, como um capítulo do livro Reinações de Narizinho.

Algumas novidades com o personagem no Brasil estão previstas para o segundo semestre de 2010, uma delas é a exibição da série para TV que está sendo desenvolvida em Paris em animação 3 D (GCI – Computer Generated Images).

SERVIÇO:
Evento: Exposição - Gato Felix
Data: dia 28/09 a 04/10
Horário: das 10h00 às 22h00
Local: Fnac Pinheiros - (1° andar)
Av. Pedroso de Morais, 858 - Pinheiros
Tel: 11 3579 2000
Entrada franca
Censura Livre
Ar condicionado

Acesso para portadores de necessidades especiais
Estacionamento conveniado com manobrista

Site: www.fnac.com.br
Horário de funcionamento da loja: 10h00 às 22h00

Sobre a Creative Licensing:
CREATIVE LICENSING é uma agencia especializada em licenciamento de marcas e personagens. Criada por Walter Nogueira, um dos principais ícones do mercado brasileiro de licenciamento, a empresa atua a mais de 10 anos no segmento e é uma das principais agencias do país. Atualmente, o portfólio da empresa é diversificado, representando marcas de destaque nacional e internacional como Betty Boop, Naruto, Popeye entre outros.
Mais informações no site www.creativelicensing.com.br

Sobre o Gato Félix:
Felix foi o primeiro personagem importante surgido nos desenhos animados no mundo. Ele estreou em 1919, nove anos antes de Mickey Mouse, ainda na época do cinema mudo. Felix também foi o primeiro gato a estrelar num desenho animado e reinou absoluto na década de 1920.

Seu criador foi Otto Messmer um brilhante animador de New Jersey que trabalhava para o estúdio de animação de Pat Sullivan em New York. Durante décadas Messmer criou e desenhou animações, histórias em quadrinhos e ilustrações de Félix com seu estilo único e inigualável.

Apesar do nome do estúdio de Pat Sullivan assinar sempre todas as obras, sua autoria foi merecida mente reconhecida e divulgada mais tarde por Joe Oriolo, seu discípulo que acabou assumindo o personagem e perpetuando sua fama até os dias de hoje.

Felix foi um percussor do surrealismo, um personagem de vanguarda na animação. Suas aventuras misturavam inocência, alucinação, realismo e psicodelismo.

Mais informações no site www.felixthecat.com

Veja lança camapanha Mania VEJA


A VEJA, terceira maior revista de informação semanal do mundo, lança neste final de semana a nova campanha Mania VEJA. Criada pela agência AlmapBBDO e voltada para os públicos leitor e publicitário, a nova ação revela, por meio de vários adjetivos, como a revista é indispensável para a vida dos que são ou ainda se tornarão leitores. Com veiculação em todos os títulos da Editora Abril, além de portais, jornais, rádios e painéis e indoor mídia dos aeroportos do país, a campanha estreia na próxima edição de VEJA com a peça “Seja Indispensável”. A troca da letra V de VEJA pela letra S de Seja, revela todos os jeitos que um leitor pode ser de acordo com o seu perfil. As leitoras da revista feminina Elle, por exemplo, lerão o anúncio “Seja atualizada” e na Gloss, dirigida às adolescentes e mulheres mais jovens, o título é “Seja descolada”.

“Criamos uma campanha simples, porém com um conceito forte, que valoriza quem lê e quem pretende ler VEJA. O grande diferencial é que falamos com vários públicos ao mesmo tempo, pois a campanha se adapta a várias situações e perfis dos leitores”, afirma Claudio Ferreira, diretor comercial da VEJA.

“VEJA é indispensável. Tanto para o país que queremos ser, como para o leitor. Indispensável para a valorização do leitor de VEJA. De uma forma simples e direta falamos das inúmeras vantagens que a leitura de VEJA traz para quem a lê.”, diz Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO. “Quem se informa se destaca, tanto no mercado de trabalho como numa roda de amigos. Essa campanha é sobre a importância da informação na formação de leitores mais conscientes, mais interessantes e, portanto, mais valorizados”, completa.

Com duração de dois meses, a campanha revela todos os sejas que um leitor pode ser: indispensável, informado, promovido, admirado, valorizado, contratado, disputado, consciente, diferenciado, privilegiado, relevante, interessante, honesto, seguido, decisivo, transparente, imitado, reconhecido, coerente, compreendido, badalado, descolado, premiado, decidido, ético, criterioso, percebido, referência, vencedor, considerado, consultado, plugado, antenado, incontestável, direto, esperto, inteligente, conectado e tolerante.


Ficha Técnica
Anunciante: Editora Abril
Título: Seja
Produto: VEJA
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Criação: Frederico Sekkel, Manoel Zanzoti, Carlos Garcia
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Ana Carolina Boccia, Caroline Gouveia
Mídia: Flávio De Pauw, Fernando Vida, Orivaldo Rocha, Haroldo Peçanha
Aprovação: Claudio Ferreira, Simone Souza

Ficha Técnica – Internet
Anunciante: Editora Abril
Título: Seja
Produto: VEJA
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Sérgio Mugnaini
Criação: Frederico Sekkel, Manoel Zanzoti, Carlos Garcia, Daniel Barros
Programação: Yves Almeida
Diretor de Tecnologia: Raphael Strada
Atendimento: Fernão Cosi, Ana Carolina Boccia, Carol Gouveia
Mídia: Ricardo Medeiros, Leandro Fonseca
Aprovação: Claudio Ferreira, Simone Souza