15.9.08

II Bienal Brasileira de Design



A exposição da II Bienal Brasileira de Design acontecerá de 8 de outubro a 5 de novembro de 2008, no Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília.

Nesta edição, a Bienal vai dar ênfase ao design industrial voltado à produção em grande escala - caso dos produtos utilitários nas indústrias automobilística, aeronáutica, de máquinas agrícolas, de equipamentos hospitalares. E, também, aos produtos dirigidos para pequenas e médias escalas de produção. De acordo com o material de divulgação do evento, a temática vai explorar a convergência entre cultura, arte e tecnologia em benefício do design para a competitividade da produção nacional. O design artesanal e o de jóias também terá destaque.

A programação prevê uma série de atividades como workshops, seminários, exposição, laboratórios, entre outras ações relacionadas ao tema. O principal objetivo é o fortalecimento da Marca Brasil, projetando a diversidade e a criatividade brasileiras no mercado interno e externo e contribuindo para o aumento da competitividade das empresas nacionais.

A segunda edição da bienal é uma realização do Movimento Brasil Competitivo, do Governo do Distrito Federal, com patrocínio Máster da Fiat Automóveis. A iniciativa conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Grupo Gerdau; do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Finep; da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; e com a parceria da Escola de Design da Unisinos e TV Unisinos.

Site: www.bienalbrasileiradedesign.org.br

Fonte: Rede Design Brasil