10.10.11

Ogilvy Brasil anuncia contratações na criação



O vice-presidente nacional de criação da Ogilvy Brasil, Anselmo Ramos, anuncia a chegada de três novos diretores de arte na sua equipe: João Coutinho, Rafael Rizuto e Fábio Natan.

Coutinho, diretor de arte senior, acaba de chegar da Lowe Lisboa e também registrou passagem pela JWT Lisboa e Y&R Madrid, trabalhando para marcas como Vodafone, Unilever, Audi, Schweppes. Também diretor de arte senior, Rizuto, ex-Leo Burnett Dubai, retorna ao Brasil após cinco anos morando no Oriente Médio (Bahrain e Emirados Árabes), onde também atuou na Ogilvy Dubai. Experiência internacional que possibilitou trabalhar com marcas como McDonald's, National Geographic, Nike, P&G e Unilever. Natan, por sua vez, veio da DM9DDB, mas também já esteve na agência alemã Scholz & Friends, de Hamburgo. Guaraná Antarctica, Itaú, Bohemia, Vodafone, Brastemp estão entre as contas para as quais já criou.

Globes Awards 2011 - Agências tem até o dia 13 para confirmar participação

Agências tem até o dia 13 para confirmar participação no Globes Awards 2011

Pela primeira vez, premiação reúne etapas nacional e internacional no Rio de Janeiro e gera oportunidade ímpar de network entre agências de marketing promocional brasileiras com nomes de vários países, como Colangelo, Wunderman, Dentsu, McCann, entre outras.

Faltam poucos dias para a cerimônia que vai reunir as finalistas brasileiras e as maiores agências estrangeiras do “Oscar” mundial do marketing promocional. No próximo dia 20 de outubro, o Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, recebe, pela primeira vez na história, a cerimônia conjunta de entrega dos prêmios das etapas nacional e internacional da maior premiação mundial do setor promocional. “Teremos, num mesmo lugar e hora, a premiação nacional e internacional do AMPRO Globes Awards e The Globes, uma rara oportunidade para mostrar o nosso show de marketing promocional aos olhares do mundo. Oportunidade única, por que é o momento da torcida nacional aplaudir nossos ganhadores e ser anfitriã digna do Brasil que receberá a Copa e as Olimpíadas. Vamos todos unidos para dar as boas vindas, mostrar que aqui terão parceiros à altura e conhecer melhor o que vai na cabeça, no coração e no bolso dos empresários e executivos estrangeiros que atuam no nosso setor. “, enfatiza Elza Tsumori, presidente do Conselho Consultivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional.

Pela ocasião da etapa internacional no Brasil, a MAAW - Marketing Agencies Association Worldwide trará, ainda, o Rio Fall Conference 2011, que acontecerão durante os dias 20 e 21 de outubro, com CEOs e Heads de importantes empresas, como Microsoft e Google.

“Os encontros serão um momento estratégico para as agências presentes. É possível convidar empresários e executivos de planejamento, criação e atendimento para trocar cartões, teremos ainda a presença de agências internacionais, como Colangelo USA, Kinograf Ucrania, Wunderman Austrália, Arc Worldwide USA, Dentsu Japão, Freshworks USA, Twiga Russia, Olgivy Inglaterra-Taiwan - Irlanda, Y&R Vietnã, The Hive Canadá, Publicis Filipinas, Iris Nation Singapura, McCann Malásia, RAPP China, Bates Hong Kong e a assim por diante. Que outra oportunidade teremos de ir tão perto e encontrar todos juntos? Hoje, poucas vezes os executivos das agências poderão conversar focados em negócios, parcerias, joint-ventures e relacionamento com tão pouco investimento de tempo e dinheiro.”, lembra Elza.

“Teremos CEOs, presidentes, executivos de grandes empresas e agências. É uma oportunidade importantíssima para demonstrarmos o potencial empreendedor do marketing promocional brasileiro. É um passo para a nossa integração no cenário global e os players do mercado têm uma chance incrível de conquistar espaço. Teremos no evento executivos de empresas como Google, Digitas, Colmeia Digital e Hybris. São oportunidades de negócios que podem acontecer”, complementa Michael Andrade, border da Marketing Agencies Association Worldwide (MAAW) para a América Latina.

Os convites para a cerimônia da premiação no Rio de Janeiro e para o Rio Fall Conference 2011 podem ser reservados somente até o próximo dia 13 de outubro, por meio do link: http://www.ampro.com.br/globes/premiacao/premiacao2011.asp

Confira a lista dos finalistas que serão premiados na etapa nacional do AMPRO Globes Awards 2011:
FINALISTAS 2011

I Melhor Campanha de Comunicação Integrada
* Agência Mood – Promoção Alô, Paris Hilton.
* B!Ferraz – Magnum Gold.
* Plah Marketing Promocional – Caça ao Conhecimente – Gazeta do Povo.

II Melhor Campanha de Patrocínio ou TIE-IN
* Mazah Live Marketing – Burn District.
* Tudo Eventos e Conteúdos – Social Card.

III Melhor Uso de Marketing Direto
* Tudo Eventos e Conteúdos – Realidade Aumentada Personalizada.

IV Melhor Ideia ou Conceito Inovador
* Monumenta – Maior Abraço do Mundo.
* Plah Marketing Promocional – Giro Irado – Ira.
* Tudo Eventos e Conteúdos – Roda Gigante Sustentável.

V Melhor Uso de Mídia Interativa
* Tudo Eventos e Conteúdos – Yahoo! Social Bike.

VI Melhor Campanha de Construção de Marca
* Banco de Eventos – Winter Festival Sopas e Vinhos.
* Future Group – Promoção Nestlé em Ritmo de Prêmios.
* Motivare - Seda Pop Up Salon
* Plah Marketing Promocional – Projeto Minha Estrada Minha Casa.
* Rio 360 – Boa do Samba na Lapa.

VII Melhor Campanha Business to Business
* Duplo M Comunicação – 16 dias dentro de um Ford.
* NewStyle – Feira de Exposições PeG Experience.
* Tudo Eventos e Conteúdos – Mini Agência.

VIII Melhor Campanha de Trade Marketing, Canal ou Varejo Específico
* Rio 360 – Boa do Samba na Lapa.

IX Melhor Campanha de Marketing de Eventos
* Ginga,brasilis – Red Bull Sounderground.
* Guia MKT – Lançamento Novo Uno.
* Saraguato Marketing Promocional – Verão Club Social 2010.

X Melhor Campanha Gerando Fidelidade à Marca
* Future Group – Promoção Nestlé em Ritmo de Premios.
* OC Promotions Arts – Cantar e viver o Brasil.
* Power 4 – Casa Consul.

XI Melhor Uso da Internet, Viral ou Redes Sociais em uma Campanha de Marketing Promocional
* Agência Mood – Desafio Restart.
* Mazah Live Marketing – West Coast Riders.

XII Melhor Campanha para Incentivo de Vendas
* DigiPronto – Primeira Etapa do Giannini Fest – Festival de vendas.
* Netza Promoções e Eventos – Máquina de Vendas 2010.

XIII Melhor Campanha de Percepção de Marcas e Experimentação
* Banco de Eventos – Rua Gente Boa.
* B!Ferraz – Magnum Gold.
* Mazah Live Marketing – Copo de Gelo.
* Santa Promo Marketing Promocional – Como mudamos o hábito de consumo de espumantes no Brasil.
* Saraguato Marketing Promocional – Momentos Românticos Sonho de Valsa.

XIV Melhor Campanha Gerando Incremento de Volume
* Agência Mood – Latão do Cervejão.
* Marcativa Comunicação Estratégica – Carnaval Skol 2010.
* Power 4 – Micro-ondas Gigante Consul.

XV Melhor Campanha de Responsabilidade Social
* Mazah Live Marketing – Doe um Sorriso.
* Mazah Live Marketing – Parar de Fumar Parece Mágica.
* Monumenta – Maior Abraço do Mundo.
* Tudo Eventos e Conteúdos – Roda Gigante Sustentável.

XVI Campanha de Baixo Investimento
* Flap Mkt Promocional – Blitz Necessidades Especiais.
* Santa Promo Marketing Promocional – Como Mudamos o Hábito de Consumo de Espumantes no Brasil.

Confira as agências brasileiras finalistas que serão premiadas também na Etapa Internacional do The Globes:

Best Innovative Idea or Concept
* Tudo Eventos e Conteúdos – Roda Gigante Sustentável.
* Monumenta – Maior Abraço do Mundo

Best B2B Campaign
* Duplo M Comunicação – 16 dias dentro de um Ford
Best use of Social Marketing in a Promotion Marketing Campaign
* Mazah Live Marketing – West Coast Riders

Finalistas do Talento Volkswagen Design 2011 visitam a fábrica Anchieta

A Volkswagen do Brasil recebeu visita dos universitários finalistas do Talento Volkswagen Design 2011 na sexta-feira (7 de outubro), em seu Estúdio de Design, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Em sua 13ª edição, o processo seletivo revelará, em 25 de novembro, os quatro estudantes que farão estágio de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil e uma visita inédita ao Salão do Automóvel de Paris, em setembro de 2012.

Neste ano, estudantes desenvolvem projetos inspirados no tema "Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?". Os 20 finalistas, sendo dez para a categoria Shape Design (design externo e interno de veículos) e dez para Color & Trim (design de acabamentos), foram recebidos no dia 7 de outubro. Na fábrica, os universitários desenvolveram projetos individuais a partir de tema definido na hora. A prova prática seguiu com a defesa dos trabalhos para uma banca formada por designers da Volkswagen.

"A prova prática é decisiva para selecionarmos os quatro vencedores do Talento Volkswagen Design 2011 (três para Shape Design e um para Color & Trim), que serão revelados em novembro. O processo seletivo coloca os jovens em contato com o ambiente competitivo do mercado de trabalho, preparando-os para encará-lo com determinação. O estágio, por sua vez, é a melhor forma de transformar estudantes de talento em profissionais de sucesso", disse o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.

A visita à unidade Anchieta incluiu um tour pelo Estúdio de Design da Volkswagen do Brasil. Os estudantes também assistiram à palestra "Como nasce o Design", na qual Luiz Alberto Veiga revelou o processo inovador de criação da Volkswagen do Brasil em seu VRC (Virtual Reality Center), o Centro de Realidade Virtual, localizado na fábrica Anchieta. No VRC, a equipe Volkswagen utiliza uma inovadora tecnologia 3D para simular virtualmente os novos projetos com a cooperação simultânea do Grupo Volkswagen. O moderno estúdio de realidade virtual também reduz tempo e custos no desenvolvimento de produtos.

A próxima etapa do Talento Volkswagen Design 2011 será a avaliação final, no dia 25 de novembro, quando os dez finalistas da categoria Shape Design e os cinco de Color & Trim (escolhidos a partir da prova prática realizada em 7 de outubro) apresentarão os projetos nos quais trabalham desde a inscrição. Na mesma data, à noite, serão revelados os três estagiários escolhidos para Shape Design e um para Color & Trim durante coquetel no Novo Centro de Design da Volkswagen do Brasil, que foi inaugurado na terça-feira (4/10).

Design Experience
Uma novidade da 13ª edição do Talento Volkswagen Design foi a Design Experience, que serviu como etapa eliminatória, a partir da primeira fase do processo. A ação abriu contato entre os candidatos selecionados e os designers da Volkswagen, que orientaram os estudantes no desenvolvimento de seus projetos. Por meio da Design Experience, coordenadores de cursos de Design de diversas universidades do Brasil também visitaram o Estúdio de Design.

O Talento Volkswagen Design 2011 foi aberto a estudantes que cursarão, em 2012, o último ano das faculdades de Desenho Industrial, Design de Produto, Design Gráfico, Moda ou Arquitetura.



O gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga, apresenta aos finalistas do Talento Volkswagen Design 2011, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos vencedores do Talento Volkswagen Design 2010, atuais estagiários da área de Design da Volkswagen do Brasil


O gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga, recebe os universitários finalistas do Talento Volkswagen Design 2011 no Estúdio de Design, na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo

Mobil lança campanha para apresentar família de lubrificantes



Ações publicitárias criadas pela WMcCann enaltecem a superproteção que os lubrificantes oferecem ao seu carro

A WMcCann acaba de desenvolver uma campanha para apresentar a “Família Mobil Super”. As ações criadas pela agência integram toda a linha de lubrificantes da marca: Mobil Super Sintético, Mobil Super EcoPower, Mobil Super Flex, Mobil Super Protection e Mobil Super Original.

A campanha é estrelada por Nonô Figueiredo, piloto da Stock Car, que já participou de outras ações da marca. No divertido filme “Largada”, Nonô está se preparando para uma corrida e é surpreendido com os cuidados de uma simpática senhora, que o superprotege, assim como Mobil protege o seu carro.

Para finalizar, o locutor assina: “Mobil Super. Superproteção para todos os tipos de carros”.



O filme começou a ser veiculado no dia 9 de outubro em TV aberta. A partir de 17 de outubro, a peça será divulgada em TV fechada. Além disso, foram desenvolvidos anúncios de mídia impressa para jornais e revistas, spots, ações online e mídia externa.


Ficha Técnica
Agência: WMcCann
Cliente: Mobil
Produto: Mobil Super
Nome da campanha: Família Mobil Super
Nome do filme: Largada
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Fernando Penteado
Direção de arte: Renato Rocha
Redação: Bruno Reche
Atendimento: Marcio Borges, Bruna Paraizo e Mylena Moraes
Mídia: Joana Affonso e Tiago Pinheiro
Planejamento: Gustavo Otto e Vinícius Comper
Aprovação pelo cliente: Milena Brito e Taisa Prado
RTV: Paula Moraes e Manoela Estellita
Produtora do filme: Sentimental Filme
Diretor: Mauricio Guimarães e Luciano Zuffo
Diretor de Fotografia: Chiquinho Oliveira
Edição: Marcio Canella
Finalização: Cine Pro
Produtora de Som: A Voz do Brasil
Trilha: Alan Terpins
Locutor: Renato Wiemer
Produção Gráfica: Reginaldo Barbosa
Art Buyer: Ana Bandarra
Fotógrafo: Zuffo

APP reúne profissionais do mercado para refletir sobre o papel do atendimento no cenário da indústria da comunicação

Para refletir sobre o papel do Atendimento no cenário da indústria da Comunicação e da nova dimensão dos negócios da atividade publicitária, a APP - Associação dos Profissionais de Propaganda, que se posiciona entre as mais tradicionais entidades que congregam publicitários das Américas, reuniu no dia 6/10 em sua sede, no Jardim Europa, em São Paulo, uma parte significativa da liderança da categoria Atendimento, hoje CEOs, Vice-Presidentes e Diretores Gerais das principais agências brasileiras.

Como ponto de partida do evento, Graziela Di Giorgio, diretora do Grupo de Consultores, apresentou o estudo "As demandas do mercado e as oportunidades do Atendimento”, que revela uma importância cada vez maior do pensamento estratégico focado nos negócios.

O presidente da APP, Ênio Vergeiro, nomeou Angelica Armentano, Diretora Geral de Atendimento da DPZ, também integrante da Diretoria Executiva da APP, para levantar esta “bandeira”, apoiada por outros membros da Diretoria. Vergeiro lembra que “a APP tem vocação para promover a qualificação e melhoria dos profissionais ligados à indústria da comunicação”, abrindo portas da entidade para promover ações que possam trazer melhoria à formação dos estudantes de Comunicação, bem como aperfeiçoamento dos profissionais que já estão no mercado.

É importante para a APP saber que iniciou o movimento com apoio de entidades como Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e Associação Brasileira de Propaganda (ABP), e de profissionais como Alcir Gomes Leite, André Paes de Barros, José Luiz Madeira, Marcelo Passos e Reginaldo Andrade.

Para Angelica Armentano, que como a maioria dos presentes tem sua trajetória profissional focada em Atendimento, “havendo o compromisso de todos nós com esta causa, vamos contribuir para que o profissional de Atendimento seja respeitado e conquiste relevância como um gestor de negócios, enxergando oportunidades para o cliente e para a agência”.

Durante os próximos dez dias, a APP receberá uma nova rodada de sugestões para em seguida o Núcleo de Atendimento APP/Brasil dar início à redação da proposta que será encaminhada ao ForCom, pleiteando ser aceita como um dos temas do V Congresso Brasileiro de Publicidade, a ser realizado em 2012.

Luiza Brunet e a campanha Avon Contra o Câncer de Mama


A empresária e modelo acaba de aderir à campanha Avon Contra o Câncer de Mama e foi clicada por JR Duran vestindo a camiseta do laço rosa, já disponível aos consumidores.

Esse ano, a Campanha Avon Contra o Câncer de Mama traz dois modelos de camisetas com o laço rosa: camiseta masculina e feminina por R$ 19,80. Elas podem ser encontradas no site www.avon.com.br e nos folhetos de cosméticos da Avon. A venda de cada produto gera uma doação de R$ 8,40 para o Instituto Avon, que aplicará o dinheiro no desenvolvimento de centros de prevenção de câncer de mama no Brasil.

A pesquisa Instituto Avon/Ipsos - Percepções sobre o Câncer de Mama - mitos e verdades em relação à doença, realizada em 2010, mostra que apenas 55% das brasileiras acham que podem desenvolver câncer de mama, quando na realidade basta ser mulher para poder vir a ter a doença. “Realizar regularmente a mamografia é a maneira mais segura de prevenir o câncer de mama”, alerta Luiza.

Santa Clara cria pílula para conhecimento digital em ação da ProXXIma



A Santa Clara assina nova campanha para a Plataforma ProXXIma, do Grupo Meio&Mensagem, que engloba revista impressa e portal na web. O conceito das peças é a criação de uma pílula para obter conhecimento digital e promover a mais completa plataforma de marketing e comunicação digital do País: a ProXXIma.

De forma bem humorada, o “novo medicamento” é apresentado como indicado para profissionais analógicos, proporcionando conhecimento digital a partir de sua composição: sulfato dimagazine, paracetaon e nitrato de palestrina.

Para a divulgação, além da distribuição física da pílula ProXXIma no mercado, foram criados virais que mostram os efeitos do remédio por meio de experimentos em laboratório. Intitulados “Pássaro” e “Rato”, os filmes fazem referência ao Twitter e ao mouse de forma divertida (Confira aqui e aqui). A campanha também contempla anúncio para mídia impressa e hotsite.


Ficha técnica
Agência: Santa Clara
Anunciante: ProXXIma
Título: “Pássaro” e “Rato”
Redação: Caio Lekecinskas
Direção de arte: Maso Heck
Direção de criação: Fernando Campos e Serginho Lobo
Atendimento: Janaína Luna e Felipe Jurdi
RTV: Thieny Prates e Regina Knapp
Produtor: Renato Frey
Produtora de Filme: Trator Filmes
3D: Oca Filmes
Produtora de som: Somzera
Aprovação: Pyr Marcondes, Vanessa Lopes, Ana Paula Soler e Roberta Melillo

Sobre a Santa Clara
A Santa Clara foi fundada em maio de 2006 e conta com clientes de peso em sua carteira, como Matte Leão, Nebacetin, Café 3 Corações, Dona Benta, Petybon, Qualicorp Seguros, Eudora (Grupo Boticário) e Neosaldina. A agência tem 60 funcionários e três sócios: Jaime Greene (Conselheiro), Ulisses Zamboni (Presidente) e Fernando Campos (Sócio e Diretor de Criação). As principais características da Santa Clara são o trabalho estratégico para as marcas (baseado na integração total entre planejamento e criação) e a neutralidade em mídia, o que significa que a agência é capaz de planejar qualquer ponto de contato entre marcas e seus consumidores, dos mais tradicionais, como televisão e revista, aos mais contemporâneos, como digital e guerrilha.

Faculdade Santa Marcelina sedia evento Oficina de Criação

A Faculdade Santa Marcelina (FASM) sedia, no dia 18 de outubro, às 19h, a Oficina de Criação, evento focado em moda e realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

A palestra será proferida por Walter Rodrigues e tem como objetivo inspirar alunos e empresários a desenvolveremnovos projetos e produtos com conceitos inovadores, que poderão servir como tendência para as próximas estações.

A oficina será realizada na unidade Perdizes da FASM, à rua Dr. Emílio Ribas, 89, São Paulo.

Casa Rex cria Coleção exclusiva de Produtos para a Livraria Cultura



A Casa Rex, uma das mais criativas e premiadas casas de design de todo o país, desenvolveu uma linha de produtos exclusivos para a Livraria Cultura. A "Coleção Empório" traz acessórios, utensílios para a cozinha e artigos de papelaria que representa os tradicionais diagramas culinários de modo ultra sintético, quase abstrato.



São, ao todo, 19 peças: Especiarias (Caderno de receitas); Saladas, Sorvetes, Embutidos, Queijos, Ervas, Massas (Cadernetas); Ovos, Arroz & Feijão (Bloquinhos post it); Nozes (Kit Lápis); Frutas Cítricas, Frutas Vermelhas (Marcadores de Página); Doces & Salgados (Kit Cartões com envelopes); Bolos & Tortas (Luva); Chás, Frisantes (Canecas); Pizzas, Legumes (Ecobags) e Coquetéis (Kit Porta-copos).



"Estampas bacanas existem por aí aos montes. Quisemos ir além disso e criar algo que não se resumisse ao simples apelo estético, mas também possibilitasse diferente níveis de aproximação das pessoas. Algo que as fizesse interagir, de alguma forma, com o material — tratar o design gráfico como algo menos passivo.” afirma Gustavo Piqueira, à frente da Casa Rex e autor do projeto junto com Samia Jacintho.



A nova Coleção Empório da Livraria Cultura que já pode ser encontrada em todas as lojas da rede e também está disponível para compra online www.livrariacultura.com.br/colecaoemporio. 
Sobre a Casa Rex:
Casa Rex é uma casa de design com sedes em São Paulo e Londres cuja área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até a livre experimentação de ideias, não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com