20.10.08

Arte e design num mundo digital



O personalíssimo Karim Rashid já visitou o Brasil algumas vezes, no entanto, um panorama da sua obra, que mostra o porquê ele se tornou o grande nome do design do século XXI, nunca pôde ser visto pelo público brasileiro. Agora, pela primeira vez no país, o Instituto Tomie Ohtake – espaço dedicado às artes plásticas, arquitetura e design –, pela iniciativa de Roberto Cocenza da RS Promo, apresenta uma grande exposição do mestre internacional, com montagem especialmente desenhada por Karim e pelo curador Albrecht Bangert.

“A exposição realça o jogo entre realidade e artificialidade como algo típico do trabalho de Karim Rashid”, ressalta do curador. Segundo ele, a idéia do Instituto Tomie Ohtake de mostrar o trabalho do artista designer estimula o debate no Brasil sobre aspectos do design contemporâneo e seu impacto no dia a dia.

Com cerca de 60 obras, entre mobiliário, objetos e embalagens, a maioria proveniente do acervo do museu alemão Die Neue Sammlung, de Munique, a mostra evidencia a força de um designer assumidamente global, um circunavegador que tem sua própria perspectiva global, conforme o define o crítico. “A teoria de que há uma dimensão espiritual na base da obra do designer evoca enorme surpresa, é este ‘terceiro olho’ que pretendemos ressaltar nesta mostra organizada no Instituto Tomie Ohtake”, explica Albrecht Bangert.

Questões como deslocamento, velocidade, tão recorrentes na contemporaneidade se materializam na obra e no cotidiano de Rashid, que freqüentemente está dentro de um avião, espécie de prolongamento de seu local de trabalho. “Espaço e tempo fluem à sua volta”, afirma Bangert. Viver um novo formato de estar no mundo é parte pulsante de sua inventiva produção, na qual peças conceituais e instalações discutem a convivência e a mentalidade da sociedade do século XXI.

Em 2006, Karim Rashid escreveu um livro com o título “Design Yourself” (Projete a si mesmo). Sobre a publicação, o galerista e curador novaioquino Jeffrey Deitch comentou: “Há uma pessoa na convergência atual da arte, do design, do entretenimento e dos negócios. Essa pessoa é Karim Rashid”. Da vivência universal, educação sofisticada nos campos da música, literatura e moda e competente trajetória no design industrial, Rashid constrói ousados e diversificados diálogos com parceiros das mais diversas origens. Dos japoneses Issey Miyake, Toyota, Kenzo, aos italianos Alessi, Bokka, Edra, Armani até à marca brasileira Melissa, o único princípio que tangencia os trabalhos é a inovação. Atualmente, a equipe de Karim Rashid trabalha em 50 projetos, e atua em 27 diferentes países, sendo um deles o Brasil. Ritmo de quem, desafiando a Bauhaus, costuma repetir: “Mais é Mais”.

Show me the Munny!



Clique na imagem para ampliar.

HQMix Livraria



Publicado em HQManiacs.com

Epidemia Design