13.12.07

Tipos Latinos 2008



Será realizada entre os meses de abril e julho de 2008 a Tipos Latinos 2008, terceira bienal latino-americana de tipografia que ocorrerá simultaneamente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela. O Paraguai participará como país convidado.

O objetivo do evento é criar um espaço de celebração, estímulo e divulgação do design tipográfico desenvolvido na região. Serão realizadas em cada sede exposições, palestras, oficinas e visitas monitoradas. Os tipógrafos interessados poderão participar nas modalidades Design de fontes latino-americanas e Design com fontes latino-americanas.

As inscrições se encerram no dia 15 de fevereiro de 2008 e os trabalhos participantes deverão ter sido publicados entre abril de 2006 e fevereiro de 2008. Serão selecionados 70 trabalhos de desenvolvimento de fontes latino-americanas e dez projetos com uso de fontes latino-americanas, que participarão das exposições que serão realizadas nas nove sedes da mostra.

Todos os trabalhos selecionados serão publicados no site e nos catálogos da bienal. O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no site: www.tiposlatinos.com.

Mais informações pelos e-mails brasil@tiposlatinos.com.

Fonte: Red Latinoamericana de Diseño

Enquanto Brasília Nascia



O Instituto Cervantes abre suas portas e recebe a exposição Enquanto Brasília Nascia - Os anos 50 na Arte Espanhola até o dia 31 de janeiro de 2008, de segunda a sábado.

As 17 peças foram selecionadas do acervo do ARTIUM - Centro-Museo Vasco de Arte Contemporâneo, com sede em Vitoria-Gasteiz, e fazem um panorama do que acontecia na vanguarda plástica espanhola enquanto se elaborava o projeto brasiliense.

Enquanto o Brasil passava por uma fase de positivismo e modernidade com a criação da capital, a Espanha sofria com a ditadura. E nesta época, a arte era usada para mascarar os problemas e as misérias. Os artistas que assinam as obras são justamente os que conseguiram ultrapassar essas barreiras, como Jorge Oteiza, Luis Feito, Manuel Millares, Gerardo Rueda, Antonio Saura, Joaquín Vaquero Turcios e Pablo Serran.

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes
Preço: Grátis.
Data: 14 de dezembro a 31 de janeiro de 2008.
Horário: Segunda, 7h às 20h; terça a sexta, 7h às 21h; sábado, 9h às 15h.
Endereço: Avenida Paulista, 2439
Próximo a Estação do Metrô Consolação
Bela Vista - Centro - 3897-9609

Fonte: Guia da Semana

Pirelli - Calendário 2008



A 35ª edição do Calendário Pirelli, a primeira realizada na Ásia, é uma oportunidade exclusiva para a Pirelli conhecer mais sobre o Oriente.

O Calendário de 2008 foi fotografado na belíssima cidade de Shanghai, que, apesar de ser uma das cidades mais modernas do mundo, mantém os elementos da sua História muito bem preservados. A herança da Antiga Concessão Francesa, os esplêndidos jardins, a misteriosa e sensual atmosfera da China proibida, a famosa rua Nanjin Road e as charmosas casas de chá constituíram o cenário perfeito para as fotos.

Tema
Os retratos recontam a história da China antiga, com todo o seu esplendor e cores, onde o mito da perfeição, pureza e graça, que constituem a beleza Oriental, se destacam. "Muitas vezes, eu percebi que as pessoas do Ocidente baseiam-se nos truques da beleza chinesa: cabelos longos e olhos bem delineados", afirmou Maggie Cheung, uma das mais famosas atrizes da China, "A maioria das mulheres chinesas são muito graciosas; eu acredito que esta delicadeza interior é muito difícil de ser encontrada no Ocidente".

Fotógrafo
Em sua segunda participação no Calendário Pirelli (sua primeira atuação foi na edição de 2005, no Rio de Janeiro), o francês Patrick Demarchelier, influente maestro das fotografias, disse: "A escolha das modelos resultou numa fascinante miscigenação do Oriente com o Ocidente, uma interessante combinação de faces". A modelo Caroline Trentini, que já participou de diversas campanhas para grandes marcas - entre elas Christian Dior e Oscar de la Renta - representará a beleza das mulheres brasileiras nesta edição do Calendário.

Fonte: Site Pirelli Brasil