25.8.10

Espaço Havaianas apresentou as criações de sandálias inspiradas no tema “Cores Urbanas”


Havaianas em busca de novos artistas e de visões criativas para suas sandálias, firmou parceria com o IdeaFixa para promover uma seleção via Internet, onde centenas de trabalhos foram inscritos com o tema "Cores Urbanas".










Os 50 melhores trabalhos selecionados, por uma curadoria foram apresentados ontem em uma mostra no Espaço Havaianas, loja conceito da marca.

Curadores: Marcelo Serpa, Lilian Pacce, Katia Barros, Rui Porto e Janara Lopes.

Bohemia reafirma sua origem e tradição cervejeira em n ova campanha






A Bohemia, primeira cerveja do Brasil e marca líder do segmento premium, foi buscar inspiração em sua trajetória de excelência para criar a nova campanha, que começou a ser veiculada em emissoras de TV aberta e a cabo, neste domingo.


Criado pela DM9DDB, o comercial Foundations, mostra a integração de um grupo de amigos entre passado e presente. O filme tem como cenário um bar, onde este grupo harmoniza Bohemia com petiscos e observa um álbum antigo de fotografias com músicos e pessoas em um bar. As imagens ganham vida e os músicos retratados, começam a tocar.

Numa outra sequência, um chef, que aparece nas fotos, é trazido para os dias atuais junto com suas criações. As fotos vão se sobrepondo à realidade e há uma integração entre passado e presente.


O filme terá veiculação nacional e faz parte de uma campanha que traz anúncios diferenciados em que em alguns dos maiores jornais do País aparecem envoltos em uma cinta feita em negativo de antigos filmes.

Caixa Cultural São Paulo recebe o melhor da Escultura Brasileira

Composta por 36 esculturas de artistas de renome na história das Artes Plásticas brasileira, como Rodolfo Bernardelli, Victor Brecheret, Modestino Kanto e Farnese de Andrade, essa mostra apresenta obras datadas desde o período republicano até os nossos dias. Trata-se de uma exposição diversificada e abrangente em termos representativos, pois traz o melhor da escultura brasileira, com obras realizadas em diferentes épocas e materiais diversos - desde terracota, cerâmica, mármore até bronze.

A mostra também traz artistas como: Hugo Bertazzon, que trabalhou com a temática nativista nas décadas de 20 e 30; Décio Vilares, com forte influência das teorias positivistas; Magalhães Correia e João Turin, representantes da escultura animalista, bastante apreciada durante o Romantismo; e, representando o Modernismo, estão presentes Celso Antonio, Zélia Salgado, Bruno Giorgi e Victor Brecheret – escultor escolhido pelos mentores da Semana de 22, em São Paulo, para com eles trabalhar novos conceitos de arte.

Em complemento às atrações da mostra, um projeto de arte contemporânea chama a atenção pela sua proposta. Devotionália (1994 -2004), dos artistas Dias & Riedweg, é uma instalação feita com vídeo e peças em gesso e cera.

A exposição conta, ainda, com expografia, que permitirá o atendimento aos portadores de necessidades especiais, além de obras táteis e catálogos em áudio e Braille, para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência visual.

Sobre o Museu Nacional de Belas Artes
O Museu Nacional de Belas Artes - MNBA é a instituição do Brasil que possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX. Percorrendo o museu, o visitante pode vislumbrar a história das artes plásticas no Brasil, desde os seus primórdios até a contemporaneidade. Atualmente, seu acervo conta com cerca de 60 mil itens, incluindo coleções de pintura, arte sobre papel, escultura, acervo bibliográfico, documentos, etc., distribuídos em 18 mil m² de área construída.

Ficha Técnica
Realização: Aori Produções Culturais
Acervo: Museu Nacional de Belas Artes
Curadoria: Mariza Guimarães Dias
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

O AvessoTV traz uma série com os principais Fóruns de comunicação que aconteceram em 2010

Nesta última semana de Agosto, o AvessoTV dará destaque em seu canal 2.0, em algumas coberturas dos principais eventos de comunicação que aconteceram em São Paulo, no ano de 2010.


Para aqueles que não compareceram aos eventos e que não assistiram, ou simplesmente gostariam de revê-los, preparamos uma “série” com os melhores momentos.

Em destaque, os fóruns: Web Expo Fórum 2010, Congresso TV 2.0, Tela Viva Móvel, Fórum Smart Grids, 11º Fórum Brasil TV, Fórum Social Media Brasil e Fórum ABTA 2010.
Não perca esta oportunidade e assista em nosso site: www.avesso.com.br

Sobre o Fórum
Há 4 anos o AvessoTV faz coberturas dos maiores eventos da indústria da comunicação, entrevistando os palestrantes, participantes e debatedores a fim de coletar as principais informações dos eventos.

Palestra sobre Publicidade e Propaganda na 5ª Feira Guia do Estudante

No próximo sábado (28), o publicitário Paulo Manetta, professor de Criação Publicitária e de Produção de Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi e ex-editor de imagens e sons da agência de publicidade WMcCann (antiga McCann Erickson), divide sua experiência de mais de 30 anos de atuação no mercado publicitário com os jovens interessados em ingressar na área.

Com a palestra “O velho jeito novo de olhar a comunicação”, o professor abordará a comunicação pós-moderna e seus caminhos, o mercado grandioso no qual se transformou este segmento e as novas tecnologias, da massa ao individual, que resultam na comunicação sem fronteiras.

O bate-papo acontecerá no Auditório do Expo Center Norte, no Pavilhão Amarelo, das 12h20 às 12h50. O endereço é Av. Otto Baumgart, 1000, Vila Guilherme. Para se inscrever, basta efetuar o cadastro no estande da Anhembi Morumbi.

Exposição Xilogravuras de João Pedro do Juazeiro

A Caixa Econômica Federal apresenta, de 04/09 a 17/10, a exposição Xilogravuras de João Pedro do Juazeiro, na CAIXA Culturas São Paulo, com entrada franca. É a primeira mostra individual do artista cearense na capital paulista, e traz 47 xilogravuras coloridas. Com temas que passam religiosidade popular, a vida no sertão, a natureza, otrabalho, as festas e a figura do poeta Patativa do Assaré.

Na opinião de Gilmar de Carvalho, um dos maiores especialistas em cultura popular do país e curador da mostra, o artista João Pedro Carvalho Neto – o João Pedro do Juazeiro – é “um dos mais expressivos xilógrafos brasileiros de extração popular”.

Nascido em 1964, em Ipaumirim, interior do Ceará, o artista começouescrevendo literatura de cordel, nos anos 90 e, em seguida, passou a cortar as capas dos folhetos que publicava. Com o aperfeiçoamento de sua técnica, produziu xilogravuras de maiores formatos e álbuns temáticos.

Segundo Gilmar de Carvalho, o uso da cor, nos trabalhos mais recentes, resultou em um eficiente salto de qualidade. Para ele, João Pedro é, ao mesmo tempo, renovador e seguidor da tradição dos artistas do cordel e da xilogravura, originária dos polos produtores de João Pessoa, Recife e Juazeiro do Norte. Uma tradição que nos deu nomes como Mestre Noza, Walderêdo Gonçalves, Antônio Batista, Stênio Diniz, Abraão Batista e nos dá, contemporaneamente, José Lourenço, Francorli e Nilo, dentre outros nomes expressivos, e presentes nas mostras e eventos ligados às artes em todo o Brasil.

João Pedro do Juazeiro bebe dessa fonte inesgotável de fé, trabalho, festa e ecologia, criando trabalhos desde o início desta década. Faz xilogravuras de grandes formatos e com utilização da cor, o que dá às suas obras uma alegria e um aspecto de festa. “Pode-se pensar que sua obra, despretenciosa e sem pedantismos, dialoga com os azuis de Marc Chagall, com as bandeirinhas de Alfredo Volpi e com outros momentos das artes de todos os tempos e lugares”, comenta Gilmar de Carvalho.

“Ele é um inovador da xilogravura. Como poucos, nestes dez anos em que passou a reinventar o mundo nas pranchas da madeira umburana, cortando sulcos, escavando e conseguindo as matrizes para a impressão de cangaceiros, beatos, bichos fantásticos, habitantes de um mundo maravilhoso, mágico e mítico, que migra do cordel, se imbrica com a cultura de massas e se atualiza em seu trabalho forte e denso, apesar da alegria e do caráter seminal de seu gesto criador”, completa o curador.

Morando em Fortaleza desde 1999, o artista mantém os vínculos com a região do Cariri cearense, onde nasceu e se iniciou na grande arte da xilogravura. Em sua obra assistimos as vaquejadas, quermesses, festas de apartação do gado, plantios, colheitas, quadrilhas juninas, violeiros.

A exposição Xilogravuras de João Pedro do Juazeiro, na CAIXA, mostra a permanência e a atualidade da xilogravura no contexto artístico nacional. Além da exposição, o artista também fará oficinas de xilogravura para grupo de vinte pessoas, de todas as idades.

Um pouco de história
A xilogravura é uma técnica milenar chinesa que chegou à Europa, tendo sido usada, durante a Idade Média, para ilustrar pranchas de saltérios, orações e outros materiais produzidos ou reproduzidos pelos monges dos conventos. Foi apropriada pela Revolução de Gutemberg e logo estava ilustrando incunábulos e os primeiros livros produzidos pela humanidade, o que representou um salto de qualidade gráfica e uma ruptura com a cultura religiosa de então, pela possibilidade de publicação de material leigo.

Como se sabe, houve interdição de impressão no Brasil, do descobrimento oficial, em 1500 até a chegada da Corte, fugindo de Napoleão, em 1808. Em um dos navios, veio uma maquinaria comprada para uma gráfica, que deveria funcionar em Lisboa. O material foi desembarcado e tivemos o primeiro jornal brasileiro, a “Gazeta do Rio de Janeiro”, em junho daquele mesmo ano.

Com a liberação da impressão no Brasil, logo os jornais se disseminaram por todas as províncias. À medida que o equipamento se tornava obsoleto para os grandes centros, se interiorizava e, assim, se cumpria o ciclo capitalista que levou velhas máquinas para cidades distantes do poder político e econômico da época.

No nordeste brasileiro (então chamado de norte), logo passaram a publicar folhetos nas horas em que estavam paradas e não imprimiam os jornais de conteúdo político tão acirrado. A oralidade estava difundida pela região, nos improvisos de violeiros e repentistas. Dessa forma, esse material chegou ao impresso, na Paraíba, em Pernambuco, no Ceará e tomou conta de todos os recantos. Com os poetas e editores, vieram os pregoeiros e logo a literatura popular, em verso, ganhou força de manifestação cultural, que unia os mitos indígenas ao panteão africano e à herança dos jograis e trovadores europeus.

Com os folhetos, veio a necessidade de cortar ilustrações para as capas e, assim, entraram em atividade os santeiros, escultores e artesãos da região. Destacando-se, dali, grandes editores, poetas referenciais e notáveis xilógrafos.

A crise do cordel, nos anos 1960, criou a necessidade de buscar outros formatos. Foi quando surgiram gravuras maiores e álbuns, serialização de um tema, onde o talento do artista precisava ser domado e se adequar às normas do mercado e das instituições culturais que faziam as encomendas de trabalhos para enriquecer seus acervos. O tempo passou, o cordel se revigorou e a xilogravura ganhou o status de obra de arte, sendo mostrada em museus, galerias de arte e fazendo parte de importantes coleções particulares e acervos públicos de todo o Brasil e do exterior.

SERVIÇO
Exposição Xilogravuras de João Pedro do Juazeiro
Abertura para convidados e imprensa: dia 04 de setembro de 2010, às 11h
Visitação: de 04 de setembro a 17 de outubro de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Humberto Betetto - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e traslado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Agnelo Pacheco comunicação comemora 25 anos com novo slogan e programa de estágio


Para celebrar seus 25 anos, a Agnelo Pacheco Comunicação realiza comemoração hoje, às 19 horas, com a presença de amigos, clientes, parceiros e jornalistas, na sede da agência, em São Paulo. Na ocasião, Agnelo Pacheco lança oficialmente o slogan “A agência que faz a diferença” e o programa que escolherá estagiários que farão parte da equipe da agência.

Desde sua criação até os dias de hoje, foram milhares de campanhas inovadoras, criativas e diferentes que colocaram os clientes atendidos em novos patamares de imagem e negócios. “Nossa agência já nasceu diferente. Enquanto as empresas do ramo iniciavam sua vida por meio de anúncios, spots de rádio e comerciais para televisão a Agnelo iniciou logo com uma ação que interferia na dramaturgia e na construção dos personagens da novela. Foi uma revolução na publicidade. Isto é inovar, é se diferenciar”, afirma o CEO Agnelo Pacheco.

Com seu modelo multidisciplinar, a agência possui áreas especializadas e capacitadas para criação em diversos canais. O exemplo mais recente é a Agnelo Digital, formada por profissionais que converteram a experiência acumulada em campanhas offline para inteligência em criação de peças para mídias online. “Queremos os novos talentos da publicidade atuando conosco em diversas mídias, principalmente nas digitais, em que a Agnelo Pacheco possui forte atuação”, conclui Agnelo.

Para maiores informações, acesse o site www.agnelo.com.br. Siga também a Agnelo Pacheco Comunicação no twitter @agnelo_pacheco.

Sobre a Agnelo Pacheco
Criada em 1985 pelo publicitário Agnelo Pacheco, a agência comemora 25 anos. Ao longo desse tempo, acumulou experiência atendendo a centenas de clientes em diversas áreas, como: financeira, telefonia, educação, saúde, turismo, home care, entretenimento, eletrodomésticos, automobilística, varejo, moda, entre outras. Desde 2006, a agência entrou na lista da Hot Tops Nacional, da editora About, que elege as 50 melhores agências que atuam no Brasil. Em 2009, mesmo com o reflexo da crise na economia mundial, a Agnelo Pacheco teve um crescimento em seu faturamento de 78% quando o mercado publicitário encolheu, trabalhando fortemente e de forma integrada com todos os seus clientes.

Semana de Artes Gráficas em São José dos Campos

A cidade de São José dos Campos sedia, de 31 de agosto a 03 de setembro, no Othon Travel Intervale (Rua Lupércio Antonio dos Santos, 31, na Vila Bethânia), a 5ª edição da Semana de Artes Gráficas. A iniciativa visa levar treinamento qualificado na área gráfica para o interior do estado de São Paulo (a programação de cursos segue no final do texto).

A região administrativa de São José dos Campos, formada por 39 municípios, possui 155 gráficas que empregam juntas aproximadamente 1.422 profissionais gráficos – no estado de São Paulo, existem 6.170 gráficas, que empregam cerca de 92.328 mil pessoas e faturam R$ 13,35 bilhões.

A Semana de Artes Gráficas foi criada em 2005 pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) com o intuito de levar treinamento qualificado ao interior do Estado de São Paulo. O projeto é patrocinado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), pela Abigraf Regional São Paulo e International Paper.

Programação

03/9, às 18 horas – Abertura, com palestra do presidente da Abigraf Regional São Paulo, Fabio Arruda Mortara.

Cursos
31/08 e 01/96, das 18h às 22h: “Fechamento de Arquivos – Problemas e Soluções”, com Aloísio Mello.

31/08 e 01/9, das 18h às 22h: “Custos e Orçamentos para Industria Gráfica”, com Guilherme D´Assunção.

02 e 03/9, das 18h às 22h: “Técnicas de Negociação para Vendedores Gráficos”, com Auro Aldo Gorgatti.

02 e 03/9, das 18h às 22h: “Problemas e Soluções para Acabamento Gráfico”, com Jairo Alves de Oliveira.

Mais informações sobre a 5ª edição da Semana de Artes Gráficas de São José dos Campos pelo telefone (11) 2797-6700 ou e-mail abtg@abtg.org.br

Cair e levantar é a maior lição que seu filho pode ter



“Cair e levantar é a maior lição que seu filho pode ter. Mas para isso é importante ter ossos fortes. Danoninho tem vitamina D e muito cálcio, que ajudam o seu filho a ter ossos fortes.” Essa mensagem institucional é retomada na nova campanha criada pela Y&R para divulgar o Danoninho em caixinha, bebida láctea UHT sabor morango, o primeiro produto não perecível da marca. A nova embalagem oferece maior praticidade ao consumidor, pois pode ficar fora da geladeira, o que torna o produto ideal para as crianças levarem na lancheira ou consumirem a qualquer hora e em qualquer lugar. A estratégia de comunicação do lançamento conta com filme para TV aberta e fechada.


Intitulado “Escolinha”, o comercial mostra crianças no pátio do colégio. Elas jogam bola, descem no escorregador, brincam de cabo de guerra, caem e se levantam. Em seguida, por meio de uma animação, o filme lembra às mães que a vitamina D e o cálcio presentes no Danoninho ajudam a fortalecer os ossos e possibilitam ao filho se divertir em segurança. Para completar, a peça traz crianças experimentando a nova versão do produto, em caixinha, que pode ser levada “na lancheira e em todo lugar”. Fecha o comercial a assinatura: “Danoninho, da infância para toda a vida”.


A nova campanha estreia nessa terça-feira, 24 de agosto, nas principais emissoras de televisão. A criação é de Tricia Watanabe e Paulo Monteiro, com direção de criação de Marco Versolato, Mariangela Silvani e Jorge Iervolino. Assim como outros produtos da marca, Danoninho em caixinha possui fórmula única, baseada em estudo científico, e entrega a mesma qualidade nutricional do consagrado petit suisse, sem deixar o sabor de lado. A nova versão do produto já está disponível nos principais supermercados de todo o Brasil.


Ficha Técnica
Cliente: Danone
Produto: Danoninho
Título: “Escolinha”
Duração: 1 X 30”/ 1X10”
Direção de Criação: Marco Versolato, Mariangela Silvani e Jorge Iervolino
Criação: Tricia Watanabe e Paulo Monteiro
Atendimento/Agência: Alessandro Cardoni e Renato Fischer
Aprovação Cliente: Ricardo Vasques e Rodrigo Chaimovich
RTVC: Nicole Godoy, Camila Naito e Moema Porro
Produtora: Bossa Nova Films
Direção: Luiz Ferré
Dir. fotografia: Fe Oliveira
Produção: Equipe Bossa Nova Films
Produção de casting: Equipe Bossa Nova Films
Produção executiva: Eduardo Tibiriçá
Montagem: Estevan Santos
Atendimento produtora: Priscila Miranda
Produtora de Som: MCR
Produtores Som: Oswaldo Sperandio e Diego Raso
Locução: Paulinho Ribeiro
Mês de Produção: Agosto / 2010