4.4.12

Reinaldo Gianecchini em nova campanha do GRAACC


O GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) lança nos próximos dias uma campanha publicitária em que o ator Reinaldo Gianecchini contracena com crianças atendidas pelo próprio hospital. A ação, criada pela OgilvyOne com produção da BossaNovaFilms, é composta por dois comerciais de 30 segundos cada.



Em um deles, Gianecchini convida a todos a se inscreverem na 12ª Corrida e Caminhada promovida pelo GRAACC. “Quando participa da corrida do GRAACC você dá passos importantes para que milhares de crianças e adolescentes com câncer possam se curar. Venha correr pelas crianças do GRAACC e ajude a vencer o câncer infantil”, diz o ator no comercial. Neste ano, o evento acontece no dia 06 de maio, domingo, nas imediações do Parque do Ibirapuera. As inscrições podem ser feitas no site www.corpore.org.br.

Já no segundo filme, chamado “Imposto”, Gianecchini reforça a importância da doação, especialmente neste momento de fazer a declaração de imposto de renda. O filme mostra que é possível doar para ao GRAACC até 3% do IR devido de pessoas físicas, através do Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), da Prefeitura da Cidade de São Paulo.



A campanha, que teve a direção de cena de Tiago Soban, é pró bono. Portanto todos os envolvidos, inclusive os meios de comunicação que veiculam a campanha, não cobram pelo trabalho.

SOBRE O FUMCAD - O Fumcad, através da conscientização da utilização da renúncia fiscal do imposto de renda, busca beneficiar entidades com projetos que apóiem crianças e adolescentes (através de doações via lei número 8069 de 13/07/90 do FUMCAD). O IR é a principal fonte de captação de recursos do FUMCAD da cidade de São Paulo e sua utilização não traz ônus a quem contribui. O fundo, criado em São Paulo pela Lei 11.247, busca congregar esforços, mediante a participação voluntária no desenvolvimento de programas aprovados pelos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

SOBRE O GRAACC - Referência no tratamento e pesquisa do câncer infanto-juvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do País, o GRAACC, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura com qualidade de vida. A organização é reconhecida pelos expressivos resultados obtidos na cura do câncer infantil, alcançando índices de cerca de 70%, semelhantes aos de instituições de saúde europeias e norte-americanas.

O GRAACC tem um hospital próprio e realiza mais de 18 mil consultas, 1,3 mil cirurgias, 30 transplantes de medula e 1,6 mil sessões de quimioterapia anualmente. Com um orçamento de R$ 64 milhões anuais, atende, em média, 2700 crianças e adolescentes por ano. Informações: www.graacc.org.br.

Avesso mostra os bastidores do Congresso TV 2.0 2012

O Avesso esteve presente na 7ª edição do Congresso TV 2.0, realizado pela Converge Comunicações no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Para a edição de 2012, o Congresso abordou as principais tendências em plataformas de vídeo, TVs conectadas e everywhere, além de questionar o ecossistema dos aplicativos. A equipe do Avesso entrevistou diretores e gerentes de grandes empresas de audiovisual e tecnologia, além de representantes das empresas fabricantes de dispositivos de vídeo e traz agora todas as novidades do atual mercado de telecomunicação.

André Mermelstein, diretor da Converge Comunicações, explicou à equipe do Avesso os principais temas que estavam em debate no evento, “O Congresso TV 2.0 é um evento que realizamos há oito anos. Estamos vendo o consumo de vídeo pelas redes digitais, pelas redes IP, crescendo grandemente no mundo inteiro e vários serviços surgindo e é isso que estamos discutindo aqui.”

Confira os bastidores do evento e a opinião desses e outros profissionais em:
http://www.avessotv.com.br/congresso-tv-20-2012.html

Casa Rex foge do clichê na nova edição de Páscoa para a Brigaderia


A Casa Rex acaba de desenvolver uma nova série de embalagens comemorativas de Páscoa para a Brigaderia. No ano passado, para a mesma data, criou uma coleção que lhe rendeu uma premiação no Creativity International Awards 2011.



Desta vez, para desenvolver a Edição Especial de 2012, a Casa Rex levou a Brigaderia para as décadas de 50 e 60, com falsas peças publicitárias da época, agora com o brigadeiro como foco. "Usamos anúncios antigos que divulgavam produtos populares, que em nada tem a ver com o brigadeiro em si. Como uma margarina, um sabonete ou mesmo um aparelho de televisão. A brincadeira está no fato de termos colocado o brigadeiro no lugar desses produtos e dentro de um contexto inusitado, explorando a riqueza do universo visual hoje caricato dos anúncios da época. Afinal, numa data em que todas as marcas usam os mesmos códigos visuais, nada é melhor do que fugir do clichê.", comenta Gustavo Piqueira, proprietário da Casa Rex e co-autor do projeto com Samia Jacintho.



Ao explorar a nostalgia de forma descontraída, em uma mistura de cores vibrantes com apelo vintage, a Casa Rex desenvolveu uma coleção de caixas exclusivas que comportam 12 brigadeiros, 6 mini ovos recheados, além de berços para os ovos e adesivos para embalagens individuais. Como toque final, a casa de design também criou tags que unem frases que celebram a data aos anúncios da edição especial.

Oz é selecionada para “Tipos Latinos” 2012

A Oz Design, uma das maiores empresas do setor no Brasil, acaba de ganhar mais um reconhecimento com o trabalho desenvolvido para a Penalty. Dessa vez foi o “Tipos Latinos”, um espaço tipográfico internacional formado por 13 países latino-americanos que realizam a Bienal de Tipografia Latinoamericana.

A Oz ganhou o destaque pela “Ginga”, fonte exclusiva criada para a Penalty para expressar seu novo posicionamento de marca, que ressalta a brasilidade como atributo principal. Essa nova identidade tipográfica traduz singularidade, alegria e performance.

A “Ginga” fará parte do catálogo Tipos Latinos 2012, que circula na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além de outros países fora da América Latina. A escolha foi feita por um time de sete jurados num universo de 368 inscritos, onde 76 foram selecionados.

A Oz recentemente também ganhou pelo trabalho realizado para a Penalty dois “iF Communication Design Awards 2012”, premiação considerada o “Oscar” do design mundial, na categoria “Crossmedia”. A agência foi a responsável pela construção do novo posicionamento da marca e sua expressão através do design dos vários pontos de contato com seu público, processo realizado após imersão em sua cultura e no mercado do futebol, que definiu seu novo posicionamento e linguagem visual.

Sobre a Ginga
Como parte do projeto de reposicionamento de marca desenvolvido para Penalty, e traduzido numa nova estética para a todos os elementos de identidade visual da marca e de seus produtos, foi desenvolvida uma família tipográfica proprietária, batizada de “Ginga”.

“Ginga” foi desenhada para ser a expressão da brasilidade, singularidade, alegria e performance que são os pilares de valor e identidade da marca, reposicionada para ser a “embaixadora” do talento e autoridade do Futebol Brasileiro.

O alfabeto, em seu desenho, integra a graça e a sensualidade das curvas com a precisão e a performance da linha reta, harmonizados numa proporção, desenho e ritmo que são a tradução de nosso tom de voz amigável e próximo, do nosso jeito de ser brasileiro.

Desenhada para personalizar a comunicação de massa da marca em veiculações publicitárias e demais usos planejados, ela também foi usada para a numeração das camisas dos atletas dos times patrocinados pela Penalty, permitindo mais um elemento de identidade complementar, que amplia a visibilidade e presença da marca no seu palco principal: o campo de futebol.

Editora Nemo lança a obra mais importante de Enki Bilal com um capítulo inédito no Brasil



Após 30 anos do lançamento de Feira dos Imortais e A Mulher Armadilha no Brasil, finalmente A Trilogia Nikopol, obra máxima de Enki Bilal, ganha versão brasileira completa, com a inclusão do capítulo final Frio Equador. Lançado pela Editora Nemo, com tradução de Fernando Scheibe, o álbum chega em luxuosa edição com capa dura, encarte especial, alta qualidade gráfica e formato europeu original.



A história começa no ano de 2023, numa Paris em ebulição política. O governo fascista está no poder e não hesita em manipular as eleições que estão por vir. Mas uma pirâmide voadora paira nos ares parisienses e uma estranha nave do século passado desaba dos céus trazendo Nikopol, um homem que foi condenado a hibernar por 30 anos por combater o regime. Os planos fascistas caem por terra, mas outros, que ninguém esperava, surgem em seu lugar.


Na pirâmide, deuses egípcios planejam uma forma de conseguir mais combustível para sua ultrapassada nave. Enquanto Anúbis, líder dos seres imortais, negocia uma forma de adquirir o combustível, o deus com cabeça de falcão, Hórus, se rebela e decide encarnar no corpo do recém chegado Nikopol. Em seguida, entra em cena uma mulher de cabelos e lágrimas azuis, estranhos alienígenas extradimensionais, conglomerados multinacionais e cineastas experimentais, que interagem e competem, gerando novas tramas, amores condenados e mortes enigmáticas.

Mesclando intrigas políticas, realismo fantástico e ficção científica, com desenhos pintados com cores frias e traços rebuscados, projetando um futuro decadente e conturbado, esta HQ, apoiada em um minucioso suspense, é provavelmente o principal trabalho na extensa e aclamada obra de Enki Bilal, tendo recebido até uma adaptação cinematográfica dirigida pelo próprio autor.

Sobre o autor - Enki Bilal nasceu na Iugoslávia em 1951. Sua infância belgradina sob o reinado de Tito será determinante para a tonalidade gráfica e os temas geopolíticos que desenvolverá em suas colaborações (principalmente com Pierre Christin) e, posteriormente, em sua carreira solo. A Trilogia Nikopol, considerada uma obra de referência, mescla, não sem humor, a absurdidade das obsessões de poder dos seres humanos e das divindades que ele não pôde se impedir de fabricar. Enki Bilal fez também três filmes, sendo o último, Immortel (Ad Vitam), uma livre “desconstrução” de A Trilogia Nikopol.



Título: A Trilogia Nikopol
Autor e ilustrador: Enki Bilal
Tradução: Fernando Scheibe
Número de páginas: 184
Formato: 24 x 32 cm
Preço: R$ 69,00
ISBN: 978-85-64823-1-3

Sorocaba realiza pela sexta vez Semana de Artes Gráficas, de 9/4 a 13/4

As SAG’s são uma realização da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), com o patrocínio do SINDIGRAF (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo) e da ABIGRAF-SP (Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Regional São Paulo). O objetivo do projeto é fomentar a qualificação da mão de obra dos profissionais gráficos brasileiros.

Durante esses cinco dias, os participantes/empresas que se inscreverem para o evento contarão com seminários sobre gestão, eliminação de desperdícios, aumento de rentabilidade, entre outros temas pertinentes à Indústria Gráfica.

Mais de 4.600 profissionais da área gráfica participaram das onze SAG’s realizadas em 2011. Para realizar sua inscrição no evento, ou obter mais informações, basta acessar o site www.abtg.org.br ou entrar em contato através do número (11) 2797-6700 e pelo e-mail sag@abtg.org.br. As inscrições são gratuitas.

A programação da 6ª edição da Semana de Artes Gráficas em Sorocaba é a seguinte:

Palestras


09/04, das 17h45 às 18h30 – Palestra técnica – ROLAND/DPRINTER

Seminários

09 a 11/04, das 18h30 às 22h30 - “Gestão, Liderança e Equipe de Alta Performance na Indústria Gráfica”, com Cristina Simões.

09 e 10/04, das 18h30 às 22h30 - “Melhorando os Resultados com Soluções para Problemas na Impressão Offset”, com Pedro Casotti.

09 e 10/04, das 18h30 às 22h30 - “Como Aumentar a Rentabilidade Controlando a Cor no Processo Gráfico”, com Bruno Mortara.

12 e 13/04, das 18h30 às 22h30 - “Gestão Estratégica em Vendas para a IndústriaGráfica”, com Auro Aldo Gorgatti.


11 a 13/04, das 18h30 às 22h30 - “Como Eliminar os 7 Principais Desperdícios do Processo Gráfico Diminuindo os Custos”, com Rosana Aléssio.

11 a 13/04, das 18h30 às 22h30 – “Gestão Integrada: Boas Práticas para Qualidade, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho na Indústria Gráfica”, com Márcia Biaggio.

Reclame entra no mundo dos advergames

O Reclame desta quinta-feira, dia 05, que vai ao ar às 17h, no Multishow, entra no mundo dos advergames, jogos eletrônicos que tem o objetivo de divulgar uma marca. Essa indústria tem crescido cada vez mais no Brasil e movimentado milhões de dólares no mundo todo. Representantes de marcas que produziram advergames no Brasil e especialistas no assunto mostram de que forma um game pode ser usado em benefício de uma marca.

O programa mostra também o processo de criação de uma animação feita para o Clube de Criação de São Paulo para divulgar o 37º Festival do Anuário. O filme, criado pela BorghiErh/Lowe, com produção da Pródigo e áudio da Punch, apresenta os sofridos processos pelos quais passa a dupla de criação para conseguir emplacar uma campanha realmente criativa. Tanto a agência quanto as produtoras não cobraram por seu trabalho. Tudo foi feito de maneira colaborativa. Confira a animação: http://youtu.be/52t7IuSgawY.

E na coluna de Washington Olivetto, ele mostra uma divertida campanha feita para a Martini, em Portugal, que procura um homem sortudo, com mais de 25 anos para estrelar o próximo filme da marca.

Reclame vai ao ar quinta-feira, dia 05, às 17h, no Multishow.

Mais novidades sobre o programa no Twitter (@programareclame) e na fan page (Reclame).

No Multishow
Quinta-feira, às 17h.
Horários alternativos: sexta-feira, às 15h15; sábado, às 8h, e segunda-feira, às 7h30.

Na Globosat HD
Terça-feira, às 20h
Horários alternativos: quinta-feira, às 15h30; sábado, às 16h30; domingo, às 11h30 e segunda, às 14h30.

Ficha Técnica
Produção e Realização: Grupo Comercial & Cia
Co-Produção: New Content
Apresentação: Bruna Calmon
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística e executiva: Roger Garcia
Direção de novos formatos: Emerson Souza
Direção de atendimento: Márcio Goulart
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem e Edição de conteúdo: Luna França
Câmera: Filipe Augusto e Thiago Schemberg
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Assistência de produção: Marcela Gonçalves
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Vinícius Álvares
Edição de imagens: Sami Makino.
Assistência de edição de imagens: João Henrique