21.7.11

Nikon chega ao Brasil em campanha da WMcCann

A agência desenvolve ações publicitárias para a marca, que acaba de inaugurar a sua primeira subsidiária no país

A Nikon, que há mais de 90 anos prova ser umas das empresas mais tradicionais no ramo de imagem e ótica do mundo, chega ao Brasil para conquistar o status de marca símbolo de qualidade e referência no ramo da fotografia. Posição já bastante fortalecida em outros países do globo.

A Nikon conta hoje com uma linha completa de produtos, entre eles câmeras, lentes e acessórios. Em resposta a um momento muito importante do crescimento do país no ramo da tecnologia e imagem, a subsidiária brasileira será a primeira Nikon implantada na América do Sul.

Para comunicar sua chegada ao mercado brasileiro, a Nikon contratou a agência WMcCann com o intuito de se “tropicalizar” a campanha da marca. A campanha previamente intitulada e veiculada no exterior “I am Nikon”, trabalha nesta versão as mais diversas situações do dia-a-dia do brasileiro, trazendo para o telespectador o lado mais emocionante da vida, que pode ser eternizado graças à fotografia.

A campanha “Eu sou Nikon”, já traduzido do inglês, tem seu nome destacado nas peças publicitárias, anúncios de mídia impressa e internet, que em alinhamento com o filme, pretende trazer o consumidor ainda mais para perto da marca.

A primeira mídia impressa da série retrata um garoto em frente ao Cristo Redentor, de braços abertos, fazendo o gesto simbólico da cruz. Sendo o maior símbolo do país, o Cristo enaltece o lado da felicidade e da emoção sentida pelo menino no momento da foto.

O filme nacional recebe o nome de “Eu sou Nikon BRASIL” e está repleto de belas imagens do cotidiano, fazendo jus ao lado mais bonito da vida do povo brasileiro. “O intuito é fazer com que o consumidor guarde os mais diversos momentos, desde os mais simples aos mais marcantes, tudo por meio de um clique, captados por uma lente Nikon” – diz Koji Maeda, Presidente da Nikon do Brasil.

O slogan internacional da marca “At the heart of the image” (“No coração da imagem” no português) traduz fielmente a alma da empresa, e com ela, é assinado o final do filme.

O novo filme será veiculado em TV aberta (São Paulo e Rio de Janeiro) e TV paga, para todo o mercado nacional.

Ficha Técnica
Agência: WMcCann
Cliente: Nikon
Produto: Institucional
Nome da campanha: Eu sou Nikon
Nome do filme: Eu sou Nikon Brasil
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Fred Siqueira
Direção de arte: Carlos Bertuol
Redação: Omar Caldas
Atendimento: Rodrigo Perri, Maira Catenacci, Mairá Mendonça e Murilo Santo André
Mídia: Ricardo Armbrust, Viviane Vela, Leonardo Martins, Kauê Guerrero, Theodora Mello
Planejamento: Aloísio Pinto e Deny Batista
Aprovação pelo cliente: Maeda Koji, Alex De La Teja, Joel Garbi, Erika Ito e Natália Wolf
RTV: Paula Moares, Julia Seligmann
Produtora do filme: ParanoidBR
Produtor Executivo: Egisto Betti
Diretor: Cia de Foto
Diretor de Arte: Marcos Figueiroa
Diretor de Fotografia: Cia de Foto e Pierre de Kerchove
Edição: Makoto
Finalização: Tania Ripardo
Pós-produção: Sindicato VFX
Produtora de Som: Punch Audio
Direção de Produção: Marcelo Hack
Produção Gráfica: Marcelo Pinto e Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Ricardo Lívio e Zizi Damasco
Retoque e Pré-impressão: Arizona
Fotógrafo: Cia de Photo

Diretor executivo da Abest vence etapa nacional do International Young Creative Entrepreneur Awards

Evilásio Miranda representará o Brasil na etapa mundial, que acontece em setembro, no Reino Unido

O diretor executivo da Abest, Evilásio Miranda, venceu a etapa Brasil do concurso Jovem Empreendedor Criativo (International Young Creative Entrepreneur Awards) 2011, do British Council, que visa conectar uma rede global de empreendedores inovadores emergentes ao setor criativo e premiar profissionais que buscam novas formas de trabalho. Em setembro, o executivo participará de uma excursão pelo Reino Unido, durante a London Fashion Week e será o representante brasileiro no concurso mundial, que reúne 11 países.

"O foco do programa é ampliar a cooperação criativa e de negócios entre o Reino Unido e os países participantes, por isso a importância de o Brasil e a Abest estarem inseridos neste universo. Adoraria ver estilistas brasileiros desenvolvendo projetos naquele mercado, que pode servir de modelo de negócios pra nós no tema da economia criativa, ainda pouco explorado por aqui", afirma Miranda.

Fernando Pini 2011 coloca impressão digital e analógica em pé de igualdade

Organizadores do principal prêmio de excelência da indústria gráfica brasileira constataram equivalência nos resultados dos dois processos; inscrições abrem no dia 1º

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini chega a sua 21ª edição com uma mudança que deve deixa-lo ainda mais concorrido. Ao contrário das edições anteriores, as gráficas que utilizam processos digitais de impressão passarão a concorrer, em pé de igualdade, com as gráficas analógicas.

A separação em relação às outras categorias funcionava como uma espécie de proteção inicial ao segmento digital, que há até pouco tempo era considerado de qualidade inferior aos processos de impressão tradicionais. No entanto, nas últimas edições do Prêmio Fernando Pini, esses trabalhos passaram a alcançar um elevado nível de qualidade, dificultando, inclusive, distinguir se uma determinada peça foi produzida apartir de equipamento digital ou analógico.

Coordenado e Organizado pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), com o apoio da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), o Pini é o mais importante concurso do setor gráfico da América Latina.

“Entendemos que o segmento digital já pode agora concorrer de igual para igual com produtos feitos em outros processos e, dessa forma, ter acesso a todas as categorias do Prêmio Pini até então restritas a processos analógicos”, resume Reinaldo Espinosa, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), uma das entidades responsáveis pela organização do prêmio.

Principal referência do setor, o Prêmio Fernando Pini tem funcionado como um norte para as empresas que querem contratar as melhores gráficas do País. A divisão da premiação em 60 categorias ajuda a garantir condições de igualdade para todos os competidores, o que tem permitido que gráficas de todos os tamanhos sejam condecoradas.

“A credibilidade do prêmio, com seu regulamento claro e critérios técnicos bem delimitados, tem auxiliado empresários de vários setores na hora de escolher a gráfica mais adequada para as suas necessidades”, explica Fabio de Arruda Mortara, presidente daAssociação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional), entidade também responsável pela organização do evento.

Regulamento e inscrições
As inscrições para o 21º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini começam no dia 1º de agosto, e devem ser feitas pelo site www.fernando.org.br. Estão aptos a participar do concurso os produtos gráficos impressos no território nacional a partir do dia 1º de outubro de 2010.

Até o dia nove de setembro, associados ABTG/ABIGRAF adimplentes e com mais de seis meses de filiação pagarão apenas R$ 230 por produto inscrito. O valor para não associados neste mesmoperíodo é de R$ 560. A partir de 10 de setembro, esses valores passam para R$ 320 e R$ 610, respectivamente. Confira o calendário completo do prêmio:

· Inicio das Inscrições: 1º de agosto
· Término das inscrições com desconto: 09 de setembro
· Término das inscrições: 16 de setembro
· Julgamento da 1° fase: 1ª quinzena de outubro
· Julgamento da 2° fase: 1° quinzena de novembro
· Cerimônia de premiação: 22 de novembro

Fornecedores
Como nos últimos anos, os fornecedores da indústria gráfica também serão condecorados. Para participar, as empresas devem se inscrever até o dia 22 de julho. São as próprias gráficas que julgam seus fornecedores.

Na primeira fase do concurso, as gráficas deverão indicar, no ato de inscrição, o fornecedor mais relevante em cada processo de produção. Passarão para a segunda fase os cinco fornecedores mais citados por categoria. Nesta etapa, o vencedor será escolhido em votação nacional, aberta para toda asgráficas, nos seguintes quesitos: Atendimento Técnico, Atendimento Comercial, Confiabilidade no Produto/Equipamento e Cumprimento de Prazos.

Mais sobre o Prêmio
Além dos prêmios distribuídos para as 60 categorias (divididas em 11 segmentos de trabalho gráfico), ainda sãodistribuídos três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a Melhor Impressão, o Melhor Acabamento Editorial e o Melhor Acabamento Cartotécnico entre todos os produtos finalistas do Pini.

A última edição do Prêmio Fernando Pini, em 2010, registrou 175 empresas participantes, de 16 estados brasileiros. O número total de produto inscritos foi de 1.285 trabalhos.

O concurso foi criado em 1991 pela ABTG e ABIGRGAF Nacional, e tem como objetivo principal estimular a produtividade e a qualidade do impresso nacional.

Rui Branquinho participa de Reunião Regional Criativa da Y&R LATAM

O VP de Criação da Young & Rubicam Brasil, Rui Branquinho, está em Santiago do Chile onde participa, pela primeira vez desde que assumiu o comando da criação da agencia em janeiro de 2011, da Reunião Regional Criativa da Y&R LATAM. O encontro termina nesta quinta-feira, 21, e reúne os principais líderes criativos das agências da rede na América Latina e também do chefe criativo global Tony Granger. Além de participar de workshops, os criativos também vão debater temas como as diretrizes criativas e o desempenho da rede em Cannes.

Novo olhar sobre a joalheria


Precursora da arte-joalheria no Brasil ministra cursos livres na Fundação

Na década de 60, o universo da joalheria iniciou um movimento visando à fuga dos padrões da indústria, que utilizava apenas pedras e metais preciosos na fabricação de peças. Essa transformação criativa deu origem à arte-joalheria, processo artístico no qual a joia é tratada com uma abordagem poética, desobrigada de seu vínculo com materiais nobres e de sua função decorativa.

A partir de agosto, o Núcleo de Cultura da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) oferece cursos livres nesta área ministrados por uma das precursoras do movimento no Brasil, a professora e artista plástica Mirla Fernandes.

Com início previsto para 30 de agosto, o curso “A Aliança Revisitada” irá discutir os significados e as diversas propostas já realizadas por vários artistas joalheiros contemporâneos. Os participantes conhecerão um breve histórico da arte-joalheria e ao final das aulas irão criar a sua própria releitura dessa peça clássica, escolhendo o material e a técnica utilizados.

Seguindo a mesma proposta, “O Relicário Revisitado” irá, em encontros semanais, estimular o aluno a desenvolver trabalhos a partir de sua própria criatividade. O início das aulas está previsto para 03 de outubro próximo.

Direcionado a estudantes de arte, o workshop “O Corpo que faz” visa explorar o corpo humano como ferramenta criativa no processo de desenvolvimento do trabalho artístico. O programa, que tem início em 07 de novembro, irá apresentar projetos de artistas que trabalham com bodyart, performance e outras formas expressivas que envolvam o corpo como proposta principal. “Vamos propor aos alunos que embarquem nesta pesquisa e desenvolvam um trabalho na mídia de sua preferência em coerência com seu projeto”, explica a professora.

Mirla Fernandes estudou Design de Jóias pela Hochschule für Gestaltung und Technik Pforzheim, na Alemanha, é formada em Artes Plásticas pela FAAP e atualmente é mestranda em Artes Visuais pela UNICAMP. Coordena o projeto Nova Jóia, que promove exposições, cursos e palestras de arte-joalheria no Brasil e já participou de exposições em diversos países, como França, Estados Unidos e Alemanha. Em 2010, Mirla Fernandes foi indicada para o prêmio holandês Prince Claus, que apóia artistas e programas culturais de destaque na América Latina, África e Ásia.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7034 ou pelo e-mail nucleo.informacao@faap.br. A programação completa dos cursos está no site http://www.faap.br/nucleocultura.


Local: FAAP – Núcleo de Cultura / Prédio 1 - subsolo
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo/SP
Informações: (11) 3662-7034 ou nucleocultura@faap.br

ALCATEL ONE TOUCH vence cobiçado prêmio Red Dot Award



A ALCATEL ONE TOUCH acaba de vencer o Red Dot Design Award, cobiçado prêmio de design de produto, com seu celular ONE TOUCH 818. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 5 de julho, no Teatro Aalto, na cidade de Essen (Alemanha). O Red Dot Design Award elege as melhores criações de design de fabricantes e designers do mundo todo, premiando a qualidade e inovação. O Red Dot Design Awards vem reconhecendo, desde 1955, os melhores criadores de design de produto internacionalmente.


O premiado ONE TOUCH 818 é caracterizado por seu formato atraente: o celular tem um design elegante, acabamento soft-touch, cores metálicas e display sensível ao toque de 3,2 polegadas. É ergonômico, o que facilita seu manuseio, e foi criado para usuários que valorizam produtos que facilitem o acesso à tecnologia móvel, oferecendo sistema “push” de e-mails e agregador de redes sociais. Além do prêmio pelo ONE TOUCH 818, a ALCATEL ONE TOUCH conquistou uma menção honrosa para o ONE TOUCH 355 PLAY, celular voltado para o público mais jovem, inspirado em cores modernas e tênis esportivos. O aparelho vem com teclado QWERTY, câmera e é capaz de compartilhar fotos e enviar e receber sms e e-mails encadeados.


“Em nome da ALCATEL ONE TOUCH, de nossa equipe de pesquisa e design e de todos da empresa, estamos muito emocionados e honrados em receber um Red Dot Design award”, disse Paola Pinnavaia, diretora de Design da ALCATEL ONE TOUCH. “Nosso trabalho com o ONE TOUCH 818 e o ONE TOUCH 355 PLAY mostra o compromisso com o design e a força e o sucesso de nossa plataforma de design de produto, chamada Smiling Design: produtos desenvolvidos para serem simples, de fácil uso, coloridos e acessíveis.”


O Red Dot Design Award é concedido por um júri internacional, composto por profissionais altamente especializados e mundialmente renomados na categoria que estão julgando. Em 2011, designers e empresas de mais de 60 países inscreveram 4.433 produtos na categoria Design de Produto. O ALCATEL ONE TOUCH 818 e os outros designs premiados ficarão expostos na mostra Design on stage – winners of the red dot award: product design 2011, que teve início no último dia 5 de julho, no Red Dot Design Museum, na Alemanha.


O Onetouch|355 já é vendido no Brasil e o onetouch|818 chegará às lojas no final deste ano.

Especialização em Marketing acontece aos sábados na MMS

Para facilitar o acesso das pessoas que não dispõem de tempo, a MMS - Madia Marketing School, está com inscrições abertas para o curso Marketing Pleno, que acontece aos sábados, a partir do dia 20 de agosto, das 8h30 às 13h30. Mais informações através do site www.madiamarketingschool.com.br.

O curso promove a reciclagem, atualização de profissionais e o desenvolvimento das ferramentas do marketing, através da explanação das primeiras atividades do setor até o marketing de última geração. Além de trocar experiências com consagrados profissionais da área, os participantes podem exercitar o desenvolvimento de um plano de marketing durante a realização do curso, contando com a orientação de um consultor.

Será ministrado por Tom Coelho, Patricia Marra, Beth Furtado, Eduardo Seidenthal, Magali Colconi, Roberto Loureiro, Rosamaria Barna, Sergio Nóia, Francisco Javier S. M. Alvarez, Paulo Roberto Lucas de Oliveira, Guilherme Evans e Fabio Madia, profissionais com pleno domínio das práticas mais avançadas do marketing.


Sobre a Madia Marketing School
Há 14 anos no mercado, a MMS desenvolve palestras, conferências e treinamentos abertos e in company, com o objetivo de oferecer o que há de mais moderno pelo conteúdo e formato. É parte integrante de uma empresa de consultoria de Marketing, o MADIAMUNDOMARKETING, há 30 anos orientando muitas das mais importantes empresas em atuação no Brasil – nacionais e globais.

Serviço:
Curso Madia Marketing Pleno
Local: MMS- Madia Marketing School- Rua Padre João Manuel, 755 – 13º andar- CJ 132- São Paulo – SP
Data e horário: 20/08/11 a 19/11/11, das 8h30 às 13h30
Investimento: sob consulta
Informações e inscrições: steixeira@madiamundomarketing.com.br, ou
loliveira@madiamundomarketing.com.br, pelo telefone (11) 3065.6464, com Ligia Oliveira ou Sônia Teixeira
Site: http://www.madiamarketingschool.com.br