19.12.11

David Laloum é o novo COO da Y&R



Marcos Quintela, presidente da Y&R, anuncia a promoção de David Laloum a Chief Operating Officer (COO). O executivo compartilhará a gestão da agência com Quintela e terá, entre os seus novos desafios, a missão de intensificar ainda mais a parceria estratégica com os clientes. Laloum deixa o cargo de VP de Planejamento a partir do dia 15 de janeiro, quando deverá ser anunciado seu substituto.

“Temos um projeto muito consistente de impulsionar a criatividade e a visão estratégica em absolutamente todas as áreas da agência. Com a formalização do novo cargo do David, vamos contar com o talento dele para avançar ainda mais nesse sentido”, explica Quintela.

Laloum foi diretor geral da Wunderman França por três anos e também tem passagens pela agência de internet Orange Art, pela TBWA Paris e pela Wunderman Nova York. O executivo entrou na Y&R Brasil em 2006, como diretor de Planejamento, e em 2010 assumiu como VP. Sob o seu comando, a área passou a atuar de forma integrada com a Criação e implementou uma série de projetos pioneiros de planejamento e de branding para grandes marcas que compõem a carteira de clientes da agência. Laloum também ficou responsável por pesquisas e ferramentas como o BAV (Brand Asset Valuator), banco de dados exclusivo da rede Y&R, que mapeia a evolução de 20 mil marcas em 81 países, das quais 1.500 no Brasil em 140 categorias diferentes.

De acordo com Laloum, além de dar continuidade ao trabalho estratégico que vem sendo realizado nos últimos anos, um dos seus principais objetivos será potencializar a capacidade da agência de antecipar e propor soluções diferenciadas envolvendo digitalização, conteúdo multiplataformas e inovação. “Estou muito honrado com a oportunidade de compartilhar com o Quintela a liderança de um grupo tão incrível de profissionais como a nossa equipe aqui na Y&R”, comenta. “Em 2011, com a chegada de Rui Branquinho, Flávio Casarotti e Gustavo Gaion, demos um importante passo rumo ao nosso objetivo de buscar excelência e criatividade em todos os aspectos da comunicação com a integração cada vez maior das disciplinas”, acrescenta.

A reestruturação da Y&R inclui ainda a promoção de Leonardo Balbi, que passa de diretor de conta responsável por Telefônica, TVA e Vivo para diretor de atendimento – função também exercida por Valeria Ordonhez, Marcia Kuperman e Alessandro Cardoni. Para Quintela, a estrutura da agência está sendo pensada para fortalecer o papel da Y&R como parceira estratégica dos clientes, acrescentando valor agregado no pensamento de todas as áreas. “Reavaliar com frequência nossa estrutura organizacional nos ajuda a aprimorar o atendimento aos nossos clientes. Isso é extremamente importante em um mercado que muda a uma velocidade impressionante”, explica.

Em 2011, a receita da Y&R será 17% maior do que a de 2010, número que supera em dois pontos percentuais a expectativa inicial. De acordo com Quintela, esse resultado deve ser atribuído ao crescimento dentro dos próprios clientes, incluindo a movimentação de marcas conquistadas no fim do ano anterior – caso do cartão Elo e de Boheringer Ingelheim. Em 2012, a agência também conquistou Alelo (ex-CBSS) e Hopi Hari.


Mais sobre David Laloum. O francês David Laloum está na Y&R desde 2006, quando assumiu a diretoria de Planejamento da agência. Antes de chegar ao Brasil, o executivo atuou como COO da Wunderman França durante três anos, tendo sido responsável pela comunicação de clientes como Unilever, IBM, Microsoft, Ford, Danone e Pfizer. Laloum também passou pela agência de internet Orange Art e pelas agências TBWA Paris e Wunderman Nova York, nas quais teve a oportunidade de atuar com diversos anunciantes mundiais, como Volkswagen, Canon, ABN Amro, AGF, Coca-Cola e McDonald’s. Graduado pelo IEA – Institut Européen des Affaires de Paris (European Business School), o profissional acumula experiências no mercado de luxo e já desenvolveu projetos para Chanel, Jaguar, Land Rover, Club Med, L’Oreal e Tag Heuer. Entre as conquistas da equipe comandada pelo VP de Planejamento estão dois Effie Awards (prêmio promovido pela American Marketing Association, AMA NY, em parceria com o Grupo M&M), um em 2008 e outro em 2009. Em 2011, o time de Laloum ganhou prata por ação desenvolvida para a Santa Casa de São Paulo no prêmio de planejamento e estratégia mais importante do mundo, o Jay Chiat Strategic Excellence Awards.

F/Nazca contrata diretor de mídia


Tiago Santos chega à F/Nazca como diretor de mídia para a Skol. Com 12 anos de carreira, Tiago vem da Giovanni+DRAFTFCB, onde estava desde 2006 como diretor de mídia de NIVEA, Gafisa, Fleury, iG, DPA Nestlé e Bristol. O profissional, formado em Matemática pela USP, iniciou sua carreira na Editora Símbolo como assistente de marketing publicitário. Na sequência trabalhou na Telefônica como assistente de marketing. Como coordenador de marketing integrou o departamento da Editora Globo, entre 2002 e 2003. Durante quatro meses trabalhou no Ministério do Meio Ambiente na organização, treinamento das equipes participantes e facilitação nos grupos de trabalho da II Conferência Nacional do Meio Ambiente e da I Conferência Nacional de Segurança Alimentar. Já entre 2004 e 2006 esteve na NeogamaBBH como supervisor de pesquisa.

CARE Brasil promove campanha para que a sociedade faça a diferença

No momento em que completa 10 anos de atividades no País, a CARE Brasil se une a grandes empresas para realizar uma campanha de engajamento para a sociedade. A iniciativa, que tem seu foco na Internet, com complementação em TV, cinema e revista, tem como objetivos estimular o público a mostrar que cada um de nós pode fazer a diferença com atitudes positivas, além de tornar mais conhecido o trabalho da organização.


A campanha “Preparo faz a Diferença” teve início em 15 de dezembro de 2011, e é fruto de uma parceria da CARE Brasil com WMcCann, Bossa Nova Films, Woden! e BrandNewFresh, que trabalharam de forma voluntária. Além destas empresas, também apoiam a campanha: Kraft, Espaço Unibanco de Cinema, MTV, Fox, Gazeta, Band, SBT, Cultura, Instituto EcoD, Ressoar, IG, MSN, UOL, Terra, Yahoo!, BooBox e Instamission.

O núcleo da campanha é a hashtag #eufaçoadiferença. Para disseminá-la na Internet, TV e cinema, um filme foi criado, intitulado “Malabares”. Seu enredo consiste no acompanhamento do profissional de circo Duba e do menino de rua Léo, ambos tentando ganhar a vida fazendo malabares em um semáforo de São Paulo.



Para mobilizar formadores de opinião em prol da divulgação do vídeo e do movimento, uma ação de marketing direto foi criada, denominada “Kit dos 50”, e consistiu no envio de um presente da CARE para pessoas cujas atitudes normalmente repercutem positivamente na vida das outras. Todas elas foram convidadas a propagar a hashtag #eufaçoadiferença.

Além da ação e do filme, a campanha conta com dois anúncios impressos, banners digitais em sites e blogs, e o hotsite www.eufacoadiferenca.com. Qualquer pessoa que quiser aderir ao movimento poderá participar usando a hashtag #eufaçoadiferença via twitter, contando em sua timeline como faz a diferença em seu dia a dia com ações positivas, ou pelo Instagram, através de fotos que sigam a mesma linha de pensamento.

Todas as fotos e tweets serão publicados no hotsite da campanha e a cada 1000 vezes que a hasthag for mencionada, ele mudará de cor. Ao atingir 2000 hashtags, a CARE Brasil receberá uma doação de R$10.000,00 da Kraft, que apoiou o projeto.


Ficha técnica da campanha:

Agência: WMcCann
Cliente: CARE Brasil
Produto: Institucional – comemoração dos 10 anos da CARE Brasil no país.
Nome da campanha: “Preparo Faz a Diferença”
Filme: “Malabares”
Print: “Estádio” e “Show”
Ação de Marketing Direto: “Kit dos 50”
Hotsite: “eufacoadiferenca.com”
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Milton Mastrocessario “Cebola”
Direção de arte: Carlos Bertuol, Isabela Gómez e Eduardo Talley
Redação: Omar Caldas e David Bertoncello
Atendimento: Shari Corulla e Pedro Whitaker
Projetos: Karina Rios
Social Media: BrandNewFresh (Rodrigo Guima) e Daniel Sollero
Mídia: Ana Beatriz Martini, Carla Machado, Ludmilla Antonelli e Bruno Pequeno
Aprovação pelo cliente: Renata Pereira e Ana Maria Melo
RTV: Paula Moraes e Gabriela Andrade
Produtora do filme: Bossa Nova Films
Produtor: Equipe Bossa Nova Films
Diretor: Carla M. e Gabi Brites
Diretor de Arte: Carla M. e Gabi Brites
Diretor de Fotografia: Heloisa Passos
Edição: Felipe Minicucci
Finalização: Rafael Meschiara
Efeitos: Camila Moraes
Pós-produção: Equipe Bossa Nova Films
Produtora de Som: Bamba Music
Trilha: Bamba Music (Emmerson Martins)
Produção Gráfica: Marcelo Pinto e Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Ricardo Lívio e Zizi Damasco
Materiais Promocionais: Express Camisetas Promocionais e Artepel
Retoque: Equipe WMcCann
Url: www.eufacoadiferenca.com
Produção Web: Woden! Comunicação Interativa
Supervisão do Projeto: Alexandre Gemmal
Analista de Projeto: Carlos Eduardo
Designer: LG Bayão
Programador: Sérgio Araripe
Designer de som: LG Bayão
Animador: Pedro Soares