30.7.09

Cartazes Cubanos



De 05 de agosto a 13 de setembro, a Caixa Cultural de São Paulo apresenta a exposição CARTAZES CUBANOS, UM OLHAR SOBRE O CINEMA MUNDIAL, que traz ao Brasil uma seleção de 80 cartazes produzidos da década de 1960 até o início dos anos 90 pelo ICAIC – Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica. Utilizando a serigrafia como técnica de impressão e tendo como principais referências estilísticas a estética dos cartazes poloneses, tchecos e húngaros, o Push Pin Studio de Nova York, a pop art e o design californiano do final dos anos 60, um grupo de artistas gráficos cubanos desenvolveu um trabalho rico em formas, cores e texturas. Suas criações possibilitaram o surgimento de uma escola peculiar de artes gráficas na América Latina.


A Exposição da Caixa percorre a obra de 12 destes grandes designers, entre os quais Azcuy, Bachs, Dámian, Dimas, Julio Eloy, Niko, Reboiro, Raul Martinez. São cartazes que retratam, além do cinema cubano pós-revolução, produções de vários países, como as do leste europeu, norte-americanas e brasileiras. Na mostra encontram-se peças gráficas para filmes como os de Glauber Rocha e Julio Bressane. O objetivo da exposição é apresentar ao público um importante período da história cultural de Cuba a partir de 1959, que reflete a sua imagética por meio da comunicação visual.

Na abertura, haverá uma mesa redonda com Pablo Pacheco Lopez, vice-presidente do ICAIC, e professor Alexandre Guedes, curador da exposição. Este encontro será uma oportunidade ímpar para que profissionais e estudiosos da área possam discutir o design enquanto forma de expressão artística e sua importância para a requalificação do que entendemos por cultura de massa.


Na ocasião também será distribuído um catálogo com as principais obras selecionadas pela curadoria do projeto contendo apresentação, texto explicativo e biografia de cada um dos artistas.


Paralelamente à exposição, serão oferecidas oficinas de criação de cartazes direcionadas a estudantes universitários de design, e também, a jovens de 12 a 18 anos oriundos de escolas da rede pública. Essas oficinas, seis a cada dia, acontecem todas as terças e quintas-feiras. Para o agendamento ligar para (011) 3321-4400.


O projeto é patrocinado pela Caixa Cultural e a Exposição ficará em cartaz em São Paulo, de 05 de agosto a 13 de setembro. Em seguida, a exposição segue para o Rio de Janeiro.

Sobre os Cartazes Cubanos
Apesar da enorme variedade de estilos, os cartazes são assinados e têm igual formato 76,5 x 51cm, impressos em serigrafia, em pequenas tiragens, em torno de 500 exemplares, a 8 ou 10 cores. Quanto aos aspectos técnico-formais, há uma grande variedade conceitual, que vai do uso de imagens satíricas ao emprego dramático da fotomontagem. Predominam as grandes chapadas de cor, os contornos precisos, o desenho estilizado, o amplo uso de imagens em alto-contraste ou de retículas aparentes, acentuando seu caráter gráfico. Apesar do rigor formal, prevalece um grande caráter inventivo, que permitiu a renovação da linguagem do cartaz cubano, criando uma escola original.

A exposição será montada em ambiente preparado para ressaltar o contraste de cores vibrantes dos cartazes. As peças serão colocadas em molduras de plástico resistente tipo sanduíche, sendo 50 afixadas nas paredes com espaçadores de 2,5 cm e as demais 110 em molduras pendulares dispostas no centro da sala, duas a duas, frente e verso do sanduíche, totalizando 55 estruturas.

Será realizado um projeto luminotécnico para valorizar o material exposto. Cada cartaz contará com identificação; 2 cartazes serão ampliados em vinil adesivado na parede, ocupando uma área do piso ao teto, sendo um deles utilizado na identidade visual da exposição. Serão aplicados nas paredes laterais textos explicativos informando ao público resumidamente sobre a Escola de Cartazes Cubanos e sua importância para a arte gráfica mundial.

SERVIÇO
Local: Caixa Cultural - Praça da Sé, 111
Informações: (11) 3103-5723
Local – galeria Betetto
Datas: de 05 de agosto a 13 de setembro de 2009
Horário: 09 às 21h
Entrada: franca
Recomendação etária: livre

IED promove palestra sobre tipografia com editor da Revista TipoItalia

O Istituto Europeo di Design (IED) promove, no dia 5 de agosto, a palestra "A Revista TipoItalia e o novo cenário tipográfico na Itália", sob o comando de Claudio Rocha, designer e editor da revista TipoItalia, e Giò Fuga, type designer e professor do IED Milão.

A palestra traz como tema central a história da escrita (em cartazes e livros), tipografia e design gráfico italianos, além de abordar projetos da atual tipografia digital do país. Após o encontro, será realizado o lançamento oficial da 1ª edição da revista TipoItalia no Brasil. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é necessário efetuar a inscrição pelo site www.iedbrasil.com.br.

Alunos da Miami Ad School ESPM conquistam espaço na Lürzer's Archive



Talento e criatividade. Movidos por essas duas características fundamentais do profissional de criação, os alunos Diego Machado e Ricardo Motti, da Miami Ad School ESPM, emplacaram campanha feita para a PJ Smoothies - Your Daily Rehab, traduzido para o português significa “Seu dia de reabilitação”, prevista para a próxima edição da Archive.

Atualmente, a dupla está em intercâmbio em Boulder, Colorado, na agência Crispin Porter + Bogusky, por meio do programa Quarter Away, oferecido pela MAS/ESPM.


Mais informações pelo site: www.masespm.com.br