11.1.10

Últimos dias da mostra Saint-Étienne, Cité du Design no Centro Cultural Banco do Brasil



Os paulistanos e os turistas que visitam São Paulo durante as férias terão a oportunidade de conferir os últimos dias da exposição Saint-Étienne, Cité du Design, que fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 31 de janeiro. Além de visitar um dos espaços culturais mais tradicionais da capital paulista, o público poderá conhecer as propostas de design e arquitetura sustentável da França.



A mostra inédita sobre design, tecnologia e sustentabilidade traz pela primeira vez ao Brasil projetos e obras da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008, realizada desde 1998 em Saint-Étienne, conhecida como a ‘cidade do design’ e considerada hoje um dos principais polos mundiais de design ao lado de Milão.

Concebida e produzida pelo Grupo AG de Brasília em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a cidade de Saint-Étienne, a Saint-Étienne - Cité du Design tem curadoria do arquiteto italiano Nicola Goretti e da francesa Josyane Franc, responsável pelas relações internacionais da Cité du Design e da Escola Superior de Arte e Design de SaintÉtienne.


“A proposta é a realização de uma exposição sobre design e arquitetura sustentável da França com trabalhos da célebre Saint-Etienne, Cité du Design. Serão apresentados objetos e peças de design de talentos franceses e os projetos vencedores da Bienal Internacional de Design Saint-Etienne 2008”, explica o curador Nicola Goretti.

Entre as peças mais representativas da mostra estão o Relógio Citrus, de Anna Gram, com design diferenciado e energia gerada pelas substâncias químicas do limão, o lustre elaborado com potes de vidro e fios elétricos, de Noemie Bonnet Saint-Georges, e a instalação de corações de retalhos de pelúcia recuperados, projeto de Roxane Andrés. Protótipos de garrafas de polipropileno cromado a vácuo, cadeira de dois pés para ser apoiada no canto das paredes e cabide fabricado com cordas de escalada recicladas integram o conjunto de obras que o CCBB apresenta até o final deste mês, encerrando a passagem da exposição pelo Brasil.


Dividida em três módulos independentes, a mostra Saint-Etienne, Cité du Design forma um conjunto de ideias e projetos-modelo que consideram as características sociais e econômicas da realidade para a qual estão sendo projetados, sem deixar de lado a estética e a praticidade. No módulo ‘Design Flight Number 10’, o público poderá conferir projetos desenvolvidos por designers franceses de renome internacional selecionados pela Bienal Internacional Design Saint-Étienne 2008 que questionam os modos de vida, de criação, de pesquisa e de produção.

O laboratório da minicidade ecológica desenvolvida pelo filósofo e jornalista John Thackara será apresentado no módulo ‘Mini City Eco Lab’, com propostas e ideias inovadoras de adaptação da vida moderna dentro do conceito de sustentabilidade. A apresentação agrupa uma série de projetos em pequena escala, constituindo exemplos determinantes na transição para um mundo sustentável buscando melhorar elementos da vida cotidiana como alimentação, energia, água, mobilidade e educação.

O ‘Cité Du Design - Impressões: Fotografia e Vídeo’ contempla cinco áreas de atuação com algumas questões primordiais do design e do pensamento contemporâneo da França em relação à produção industrial. Este módulo também será composto por painéis com a planta legendada e a origem do projeto da Cité du Design.


Cité du Design: Espaço de vanguarda
Antiga vila no interior da França, Saint Étienne se desenvolveu devido ao artesanato de armas brancas e armas de fogo durante o século XVI e se tornou uma cidade industrial.

Em 1859, foi criada a Escola Superior de Belas Artes que, em seguida, tornou-se a Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne. Em 1998 a escola promoveu a primeira Bienal Internacional de Design, acontecimento que impulsionou a criação da Cité du Design, em 2005, com uma visão do futuro. A cidade foi concebida para agrupar todos os personagens do design do mundo econômico, cultural, artístico, científico e tecnológico.

Em 2008, a Bienal Internacional de Saint-Étienne completou 10 anos, evento original e único, construído como um fórum internacional que acolheu numerosos criadores brasileiros.

Mais informações para a imprensa:
Alessandra Battochio Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

IQ Art Gallery - Desfile na Tela

A IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras apresenta de 20 de janeiro até 28 de março, a exposição Desfile na Tela, com dezesseis obras da artista plástica francesa Lulu, que sugere um passeio pelo universo da moda e decoração, por meio de elegantes e sensuais figuras femininas.

Desde que chegou ao Brasil, há três anos, as cores invadiram a obra de Lulu. Na fase atual, chamada Coleção Outono Inverno 2010, os tons alegres e vibrantes contrastam com as pinceladas mais clássicas das fases anteriores da artista.

As referências coloridas vêm de toda parte: são estampas de tecidos, azulejos, grafismos saídos das passarelas, mosaicos, papéis de parede e uma infinidade de inspirações revisitadas pelo olhar apurado e sensível de Lulu, que surgem como pano de fundo, ou mesmo, nos figurinos de suas mulheres.

No conjunto, uma observação atenta mostra que as obras de Lulu apresentam uma mistura perfeita do perfil altivo das parisienses com a alegria espontânea das mulheres brasileiras. Para completar, algumas telas recebem colagens: broches, flores, plumas, aplicações de papéis antigos ou qualquer outro “acessório” escolhido pela artista para enfeitar suas modelos.

Não é a toa que a mostra se chama Desfile na Tela. Ao longo de dois meses, as telas irão sendo substituídas por Lulu como se fossem realmente modelos numa passarela, mostrando todo o talento e criatividade desta francesa que se apaixonou pela cultura brasileira.

DESFILE NA TELA
De 20 de janeiro a 28 de março de 2010
Artista: Lulu
De terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h.
Local: IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras.
Grátis.
Livre para todos os públicos.
Estacionamento: a partir de R$ 10.
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo – SP.
Tel. (11) 3062-8813.
www.chakras.com.br

Sobre Lulu
Nascida em Paris, em 1977, Ludivine Duflos cresceu num ambiente de forte influência feminina. Em casa eram quatro irmãs, contando com ela. Após estudar Artes Plásticas e Estilismo, na escola Arts Appliqués Duperré, ela desenvolve seu talento na área de moda trabalhando na agência Laurent Suchel, em Paris. Lá ela afina o olhar, ganha experiência e estabelece alguns relacionamentos importantes e influentes no mundo da moda. Em 2004, Lulu cria uma empresa de design com a sua irmã Estelle. Utilizando principalmente o couro como matéria-prima, ela cria objetos com funções diferentes de seu contexto habitual, para usos e para ambientes nada convencionais. Exemplos? Bancos de carros para salas de estar, cadeiras de balanço para interiores etc. Após uma fase de projetos de sucesso, com criações inclusive para a Vodka Absolut, Lulu agarra lápis e canetas e se lança como artista. Expõe e vende suas primeiras colagens realizadas a partir de materiais nobres (rendas antigas, couro e pelo de vaca, dentre outros) na galeria de Art Shaker, em Paris. Em paralelo, Lulu desenha mobiliário, além de uma coleção de bolsas com estampas de mensagens, camisetas. Nesta época, realiza seus primeiros retratos de mulheres. Em 2005, após estudar com Jean Arcelin, no atelier Du Passage Paris XVII, e Franck Janca, no Moulin de Perrot, Lulu se consagra à pintura a óleo. Rapidamente suas obras começam ser vendidas, diretamente do seu próprio ateliê em Montmartre. Em 2006, Lulu deixa a França e vem para o colorido Brasil, onde continua pintando. Em 2009, Lulu expôs na Galeria Romero Britto. Seu principal tema de inspiração continua sendo as mulheres e a moda, essencialmente na pintura e no desenho, para fazer desfiles nas telas.

GOL lança portal que conta história da companhia


Em comemoração ao seu aniversário de nove anos, que acontece esta semana, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes lançou nesta segunda-feira o portal Memória GOL, um canal com conteúdo histórico criado pelo Centro de Documentação e Memória para aproximar ainda mais a empresa de seus públicos externos, sobretudo os pesquisadores, estudantes e entusiastas de aviação.
“Daqui para frente, teremos um canal direto entre os públicos externos e a Memória GOL, proporcionando atendimento rápido e eficaz”, diz Clarissa Schmidt, coordenadora do Centro de Documentação e Memória da GOL.

Na página de abertura do site, a primeira surpresa: uma reprodução, fornecida pelo Planetário de São Paulo, do céu de Brasília no momento em que o primeiro voo da GOL decolava, em 15 de janeiro de 2001. A ideia do projeto é produzir uma experiência de participação: o visitante navega pelo portal a partir da cabine de comando de um Boeing 737-800 Next Generation da empresa, passando pelas diferentes seções à medida em que move o manete da aeronave para frente ou para trás.

O portal Memória GOL, que descreve a trajetória da companhia, inclui uma linha do tempo detalhada, dados estatísticos, informações sobre prêmios, responsabilidade social e inovações tecnológicas introduzidas no mercado pela empresa, além de fotos de cada aeronave que opera pela GOL e pela VARIG e uma coleção digitalizada completa da revista de bordo.

“O fato de a GOL investir na preservação da sua história sendo ainda uma empresa tão jovem destaca-se como marco no setor de aviação no País”, aponta Clarissa.

O Centro de Documentação e Memória da GOL existe desde 2003. Além de centralizar a gestão e preservação dos documentos da empresa, ajuda na construção de uma identidade institucional com sólidas referências, o que mantém a coesão interna e o sentimento de pertencimento dos colaboradores. O departamento funciona também como uma forma de registrar valores e culturas, contribuindo para a construção da história da aviação.

Hoje, o acervo permanente do CEDOC da GOL é composto de, aproximadamente, 71 mil documentos, sendo 2.909 audiovisuais, 506 bibliográficos, 34.881 iconográficos, 32.398 textuais e 470 museológicos, permitindo que o setor atue como núcleo de informação, possibilitando a realização de atividades, como exposições temporárias, atendimento a clientes, pesquisadores e visitas técnicas de empresas.

O portal Memória GOL está disponível em www.voegol.com.br/memoria.

Havaianas invadem as praias brasileiras no Verão 2009/2010



As Havaianas estão tomando conta do verão brasileiro 2009/2010 na maior ação criada para a marca pela AlmapBBDO. O Projeto Verão Havaianas se estende a praticamente todo o litoral, diversas capitais e principais cidades do Interior. Multicolorida, surpreendente e original, a ação já está chamando atenção do público com as intervenções realizadas nas praias mais badaladas do verão com enormes “esculturas” e o making of da produção dos anúncios que está no site das Havaianas (www.havaianas.com.br) e no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=VyglQSHRNro). Os anúncios – feitos sem photoshop - estarão nas revistas a partir do próximo fim de semana.

O Projeto também é composto por material de ponto de venda, mídia exterior, decoração da loja-conceito em São Paulo e ação no site da marca.



Inspirado nas cores e na força do verão brasileiro, o Projeto Verão das Havaianas foi iniciado em dezembro e se estenderá até fevereiro. Ao contrário do que tradicionalmente acontece com ações de comunicação, ele começou pela mídia exterior. A primeira etapa foi a instalação de empenas, front lights, outdoors, pórticos, relógios e bancas de jornais e revistas nas praias e estradas paulistas, gaúchas, catarinenses, cariocas, potiguares, alagoanas, pernambucanas, baianas, cearenses, capixabas, paraibanas e em Belo Horizonte, além de várias cidades do interior.

Em seguida começaram as intervenções nas praias com as peças coloridas e gigantes – iguais às que compõem as ilustrações do PDV, mídia exterior e impressa. As primeiras foram em Búzios (RJ) e Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). Formando uma cenografia especial que se destaca na areia das praias, a instalação atrai os frequentadores que circulam entre as peças, surpresos e curiosos. Em alguns lugares, os banhistas fazem fila para usar as peças das Havaianas como um cenário original para as fotos das férias. As intervenções ainda percorrerão outras praias e terminarão na Praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará.

Estas peças, criadas pela equipe de design da AlmapBBDO e construídas pela produtora Formenteira, também fazem parte dos anúncios que começaram a chegar às revistas. Eles estão na Veja deste fim de semana. A Biruta Mídias Mirabolantes é responsável pela instalação das peças nas praias.

Esculturas
Uma equipe de 30 pessoas foi responsável pela criação e produção das peças que compõem as intervenções. São elementos gráficos ligados ao verão, que estão presentes nas campanhas e no design criado pela AlmapBBDO para as Havaianas nos últimos 2 anos e se tornaram familiares para os consumidores e crianças. Os elementos – a própria sandália, coqueiros, frutas, pássaros, peixes, flores, picolés -- foram transformados em peças de 3D gigantes. Medindo 3,5m, os coqueiros, e 2,2m, as sandálias, a 80cm, flores e frutas, juntas, as peças formam um cenário de quase 10 metros de comprimento.

Nas praias, elas “brotam” da areia, como se estivessem nascendo para o verão. O trabalho da equipe comandada por Marcus Sulzbacher, diretor de criação em Design e Marcello Serpa, diretor geral de criação da AlmapBBDO, levou 3 meses entre a criação e execução. Para escolher as praias onde elas seriam instaladas e onde seriam feitas as fotos para os anúncios, foi realizado um levantamento em 60 pontos do litoral brasileiro. No final, analisando a proporção das peças em relação à praia e aproveitando as melhores condições do tempo, foram escolhidas as praias do Farol e Prainhas, em Arraial do Cabo, no Estado do Rio.

Como é possível acompanhar pelo making of que está no site das Havaianas e no Youtube, as “esculturas” foram transportadas de caminhão de São Paulo ao Arraial e em 3 barcos até as praias. Os 2 anúncios criados mostram o pôr do sol e uma praia durante o dia. As fotos foram feitas por Manolo Moran e todo o Projeto obteve o consentimento do Ibama e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio.

Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: Projeto Verão
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Marcus Sulzbacher
Diretor de Arte: Marcos Kotlhar
Redator: Rynaldo Gondim
Ilustrador: Fabio Girardi, Marcos Kotlhar, Eric Benitez
Fotógrafo: Manolo Moran
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches