8.7.08

Art Breaks: a MTV e a cultura visual contemporânea



A exposição Art Breaks: a MTV e a cultura visual contemporânea ocupa o Oi Futuro de 8 de julho a 31 de agosto. Pela primeira vez, mais de duzentas vinhetas da emissora são exibidas fora da grade de programação. A idéia é discutir a possível influência no cenário cultural da virada do milênio. O curador André Stolarski e sua equipe de pesquisa produziram um mosaico multimídia de 36 núcleos temáticos.

Entre eles estão o Citações cinematográficas, art breaks que fazem referência explícita ao cinema, Baixa alta tecnologia, com recursos utópicos e futurísticos, Metamorfoses, onde toda a produção não é o que parece e está em constante mutação, Violências, com duelos sangrentos e crueldades em geral, e Brasilidades, temas característicos como carnival e futebol.

Informações
Local: Oi Futuro - Centro Cultural TelemarRua Dois de Dezembro, 63
Flamengo - Zona Sul - 21 3131-3060 - Rio de Janeiro
Preço: Grátis.
Data: 8 de julho a 17 de agosto de 2008.
Horário: Terça a domingo, 11h às 20h.

Fonte: Guia da Semana

Bossa na Oca



A exposição Bossa na Oca no Pavilhão da Oca do Ibirapuera promove uma viagem pela história do gênero musical brasileiro de maior projeção internacional. A mostra resgata as imagens e sons mais importantes destes 50 anos do movimento, proporcionando ao público uma vivência do ambiente que propiciou seu nascimento.

Com direção de Marcello Dantas, a exposição ocupa os oito mil metros, reunindo depoimentos e registros musicais históricos, muitos deles inéditos, além de amplo acervo visual e sonoro, selecionado a partir de 12.000 fotografias e 3.000 horas de imagens em movimento. O público terá acesso a vídeos feitos especialmente para a exposição, a áudios e imagens célebres e/ou inéditas - incluindo fotografias do concerto do Carnegie Hall, que pertencem ao acervo da Biblioteca do Congresso Norte-Americano - e poderá, até mesmo, presenciar um encontro virtual histórico entre Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Stan Getz, entre outros, tendo Johnny Alf como âncora.

A exposição está dividida pelos quatro andares da Oca. Um deles será dedicado a dois pilares da Bossa Nova: Tom Jobim e Vinicius de Moraes, além da Turma da Bossa, formada por Nara Leão, Roberto Menescal e Carlos Lyra, entre outros.

Ficha Técnica:
Itaúbrasil - Bossa na Oca
Curadores: Marcello Dantas e Carlos Nader

Informações:
Local:
Pavilhão da OCA
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Ibirapuera - Zona Sul - São Paulo
Preço: R$ 20,00.
Data: De 08 de julho até 07 de stembro de 2008.
Horário: Terça a domingo, das 10h às 21h.

Fonte: Guia da Semana