11.9.09

São Paulo International Branding Seminar 2009

Um evento que reunirá grandes nomes nacionais e internacionais para discutir os temas que estão na pauta das empresas: Branding e Inovação.

Liquidated Logos



MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DO CCSP

A mostra "Liquidated Logos", do artista francês Zevs, reúne uma série de logotipos, como os da Coca-Cola, Apple e Louis Vuitton, exibidos em telas ou em objetos em cerâmica, como se estivessem derretendo.

A exposição ficará em cartaz até 30 de setembro, em Hong Kong.

As marcas são reproduzidas por Zevs em suas cores originais, mas usando tinta em excesso.

FONTE CCSP

Uma matéria sobre Zevs também foi publicada no site do DESIGNBOOM, veja.

FAAP - Semana de Comunicação discute a velocidade da informação, os avanços tecnológicos e a efemeridade que assola o século XXI

Atender telefone, escrever e-mails e torpedos, ler jornais, revistas, sites, blogs e microblogs, participar das redes sociais, ouvir rádio, assistir tevê e ainda se interar sobre os últimos lançamentos do cinema. As opções para se comunicar e ser comunicado crescem em progressão geométrica a cada dia, com a evolução contínua da tecnologia aplicada aos meios de informação. Usar uma única ferramenta para realizar todas as atividades acima deixou de ser um paradigma, e atualmente tudo se resume a “Toda Mídia ao Mesmo Tempo Agora”.

É com este mote que a Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza a 32ª Semana de Comunicação. Entre os dias 15 e 18 de setembro, a convergência das mídias, a simultaneidade e a instantaneidade com que as mensagens são disseminadas serão discutidas entre alunos, professores e convidados, com a proposta de refletir sobre o novo modelo de comunicação da pós-modernidade – ainda que já tivesse sido conceituado no final da década de 1960, por Marshall McLuhan. A Semana vai reunir grandes nomes do Cinema, da Publicidade, de Rádio e TV e de Relações Públicas para realizar palestras, além de promover oficinas, exposições e mostras de filmes, com aproximadamente 100 atividades confirmadas.

Entre os palestrantes estão o presidente da agência DM9DDB, Sergio Valente, o diretor Mauro Lima, do filme “Meu Nome não é Johnny”, o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Machado Calil, os atores Antônio Fagundes e Chico Anysio, além de jornalistas de grandes emissoras e publicações, e profissionais de empresas de Comunicação.

Os alunos terão ainda a oportunidade de conferir mostras de fotografias e poesias, oficinas de montagem de portfólio, de edição de áudio e de maquiagem e efeitos especiais para cinema e televisão, além de seminário sobre o cineasta Jean Manzon.

Confira a programação completa da 32ª Semana de Comunicação:

Terça-feira

Manhã

09h00 - Comunicação sem formato
Auditório 1
Patrice Lamiral - Diretor de Planejamento da Agência RMG Connect
Ricardo Cavallini - Consultor Corporativo

09h00 - Seminário de Cinema - Reflexão sobre Jean Manzon: A natureza e o bandeirantismo
Auditório 2
Antonio Carlos Amâncio - Professor da UFF
Maximo Barro - Professor da FAAP

09h00 - Agora-ágora: quem fala o quê nos tempos midiáticos
Centro de Convenções
João Kruger, Marco Bin, Mário Sérgio de Moraes, Mônica Rebecca
Ferrari Nunes e Simone Bambini - Professores da Faap

11h00 - O novo paradigma da criação na publicidade
Centro de Convenções
Plinio Okamoto - Diretor de Criação da Agência Rapp Brasil
Murilo Lico - Sócio Diretor de Criação / Branding da SantaClaraNitro

11h00 - Cinema: da realização à premiação em festivais
Auditório 1
Beatriz Cifu, Juliana Vasconcelos, Fabrício Gallinucci, Ricky Mastro e Thiago Ricarte - Ex-alunos de Cinema da Faap premiados em festivais

Tarde

14h00 - Festival Olho de Vidro de cinema e vídeo
Sala do Centro de Convenções

14h00 às 16h00 - Oficina Digital – Técnicas de retoques fotográficos

15h00 - Seminário de Cinema - Reflexão sobre Jean Manzon
Exibição do filme “Brasil, terra de contrastes” seguida de debate como Reinaldo Cardenuto, professor da FAAP

16h00 às 18h00 - Oficina Digital – Criação de Layout para Hotsite / Blog

17h00 - Festival Olho de Vidro de cinema e vídeo
Sala do Centro de Convenções

Noite

19h00 - 6º intercâmbio de ex-alunos de PP
Auditório 01
Marcelo Calbucci - Diretor Geral da Nimbuzz Brasil
Marcelo Douek - Sócio-diretor da Agência LUKSO Story & Strategy
Vivi Portela - Gerente de Trade Marketing da Yahoo! Brasil

19h00 - Comunicação interna e sustentabilidade
Auditório 2
Renata Macedo - Assessora de Sustentabilidade da Philips
Fernando Poyares - Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Vivo
Meire Fidelis - Gerente de Relações Públicas do Grupo Abril

19h00 - Novas políticas para a cultura: passos e impasses
Centro de Convenções
Alfredo Manevy - Secretário Executivo do Ministério da Cultura
André Sturm - Coordenador de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura
Carlos Augusto Machado Calil - Secretário Municipal de Cultura de São Paulo

21h00 - Diálogos Críticos - Arte e cultura
Auditório 2
Antonio Gonçalves Filho - Jornalista e Repórter Especial do Caderno 2 - O Estado de São Paulo

21h00 - Afinal o que é BTL e marketing cenográfico?
Auditório 01
Adilson Motta – Diretor de Criação da Super Produções
Nelson Rocha - Diretor da Criacittá

21h00 - Seminário de Cinema - Reflexão sobre Jean Manzon: A política brasileira Centro de Convenções
Marcos Corrêa - Professor da FMU/FAAP
Reinaldo Cardenuto - Professor da FAAP

Quarta-feira

Manhã

9h00 - Restauro e preservação de filmes
Auditório 2
Caio Cesaro - Programador da Brasil-MINC
Eugênio Puppo - sócio Fundador da Heco Produções

9h00 - Muito além do banner: cases “Obama” e “mil casmurros”
Auditório 1
Ian Black - Gerente de Planejamento Online Wunderman
Solon Godinho Brochado - Digital / Social Media Planner da Cubocc

9h00 - Programa Profissão Repórter da Rede Globo
Centro de Convenções
Marcel Souto Maior – Diretor do Profissão Repórter
Caio Cavechinni - Editor e Repórter
Mariane Salerno – Repórter

11h00 - Seminário de Cinema - Reflexão sobre Jean Manzon: fotógrafo e cineasta Centro de Convenções
Maria Leandra Bizello - Professora e Coordenadora do Curso de Arquivologia – UNESP
Rubens Fernandes Junior - Diretor e Professor da FACOM/FAAP

11h00 - O Valor do Branding
Auditório 1
Silvio Koiti Sato - Gerente de Estratégia de Comunicação e Branding da VIVO

Tarde

14h00 - Festival Olho de Vidro de cinema e vídeo
Sala do Centro de Convenções

14h00 às 17h00 - Oficina de montagem de Portfolio
Centro de Criatividade

14h00 às 17h00 Oficina de edição de áudio
Cenin

17h00 - Festival Olho de Vidro de cinema e vídeo
Sala do Centro de Convenções

17h00 - Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Auditório1
Exibição do filme: Os Estados Unidos contra John Lennon

Noite

Tarde

19h00 - O novo perfil do profissional de RP
Auditório 2
Flávio Schmidt - Diretor da Divisão Comunicação Corporativa da Ketchum Estratégia
Carolina Frazon Terra - Diretora de Mídias Sociais da Agência Ideal

19h00 - Fórum de TV: o humor na TV brasileira
Centro de Convenções
Chico Anysio - Ator e Humorista

19h00 - 22h00 - 3º Painel de Propaganda
Auditório 1
André Porto Alegre - Jornalista, Publicitário e Diretor Comercial da Circuito Digital
Otávio Dias - Fundador e Presidente da REPENSE
Ricardo Chester- Sócio e Diretor de Criação da Babel
Regina Augusto - Diretora Editorial do Meio & Mensagem

21h00 - Produção de trilhas: criatividade de sons
Centro de Convenções
Roberto Blaskes - Maestro, Músico e Produtor Musical
Rafael Righini - Maestro, Músico e Produtor Musical
Tato Cunha - Sócio da Audio Contato e Produtor Musical

21h00 - RP 2.0 e Gerenciamento de Crise
Auditório 2
Thiane Loureiro - Diretora Regional da Edelman Digital para a América Latina
Gisele Lorenzetti - Diretora Executiva da LVBA Comunicação e Vice-Presidente da Abracom
Daniela Serigo - Coordenadora de Relações Públicas do Consórcio Via Amarela

Quinta-feira

Manhã

09h00 - Toda mídia ao mesmo tempo?
Auditório 1
Pierre Mantovani - CEO da Digitas/Tribal

09h00 - “Rápido, Barato e Sob Controle” - filmes de baixo orçamento, como fazer?
Centro de Convenções
Mauro Lima - Diretor do filme “Meu Nome não é Johnny”

09h00 - Palavra: ação e transformação
Auditório 2
Clemara Bidarra Clemara, Eliseu de Souza Lopes Filho e Artur Marques S. Neto - Professores da FAAP

11h00 - TV 2.0 desafios e possibilidades
Centro de Convenções
Valdecir Becker - Diretor da ITV Produções Interativas e Professor da FAAP
André Mermelstein - Editor da Revista Tela Viva e Professor da FAAP

11h00 - Configurações do Eu: filosofia, literatura e história, tudo ao
mesmo tempo agora
Auditório 1
Luiz Felipe Pondé, Fernando Amed, João Guedes e Maria Lúcia Homem - Professores da FAAP

Tarde

14h00 - Festival Olho de Vidro de cinema e vídeo
sala do Centro de Convenções

14h00 às 17h00 - Oficina de edição de áudio
Cenin

14h00 às 17h00 - Oficina: Make Up Special Effects
Centro de Criatividade

14h00 às 16h00 - Oficina Digital – Técnicas de Vetorização

15h00 - 3ª Mostra da Diversidade
Auditório 1

16h00 às 18h00 - Oficina Digital – Construção de logotipos

17h00 - Encontro com Antônio Fagundes
Uma conversa sobre trajetória do ator no teatro, na TV e no cinema

17h00 - Festival Olho de Vidro de cinema e vídeo
Sala do Centro de Convenções

Noite

19h00 - Diálogos Críticos - O impacto da mídia na formação das pessoas
Auditório 2
Helio Schwartsman e Marcos Vinicius Torres Freire – Colunistas da Folha de São Paulo

19h00 - DM9DDB a agência do ano – Cannes Lions 2009
Auditório 1
Sérgio Valente - Presidente da DM9DDB

19h00 - Encontro com João Moreira Salles
Centro de Convenções
Uma conversa com o documentarista e editor da Revista Piauí

21h00 - Interdependência entre marca e sala de aula
Auditório 2
Ronaldo Carneiro - Executivo de Marketing da Garoto
João Guedes e Valdir Cimino – Professores da FAAP
Alunos de RP realizadores do projeto com a Garoto

21h00 - Jovem: mito ou realidade?
Centro de Convenções
Camila Camargo - Analista de Pesquisa de Programação da Rede Bandeirantes de Televisão.
Yara Malki - Professora da FAAP
Martin Cesar Feijó - Professor da FAAP´

21h00 - Desafios dos novos negócios de Rádio e TV diante da WEB 2.0
Auditório 1
Mariangela Ribeiro - Coordenadora de Inteligência de Mercado do Sistema Globo de Rádio e Diretora do Grupo dos Profissionais do Rádio
Antonio Bicarato - Diretor de Mídia Digital da Agência Taterka

Sexta-feira

Manhã

09h00 - A música no cinema de animação
Auditório 1
Cândido José Martins de Lima e Eliseu de Souza Lopes Filho – professores da FAAP

09h00 - A emergência dos metaversos e seus usos na comunicação
Centro de Convenções
Luís Carlos Petry - Professor da Faap
Fábio Fernandes - Professor da PUC-SP

11h Encontro de ex-alunos de RTV
Auditório 1
Carol Minhoto - Apresentadora da BestShopTV
Felipe Solari - Apresentador da MTV
Marcos Rombino - Produtor Executivo da Record News
Sarah Oliveira - Apresentadora da TV Globo

11h00 - Festival Olho de Vidro de cinema e vídeo
Centro de Convenções
Exibição e Premiação dos vídeos

Tarde

14h00 - Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Auditório1
Exibição do filme: Os Estados Unidos Contra John Lennon

14h00 às 17h00 - Oficina de edição de áudio
Cenin

14h00 às 18h00 - 2ª (des)conferência de mídias digitais
René de Paula - Microsoft
Roberto Aloureiro - Tecnisa
Juliano Spyer - Talk Interactive
Alexandre Inagaki - Pólvora!
Wagner Fontoura - Riot/Coworkers
Wagner Tamanaha - 141 Soho Square

Noite

19h00 - Fórum de Rádio - Apresentação de rádio: desafios e possibilidades
Auditório 1

19h00 - Picadeiro de Cannes 09 - Festival Publicitário: os leões que estão definindo o rumo da comunicação
Centro de Convenções
Irene Knoth - Professora da FAAP

19h00 - Diálogos Apreciativos - Humanização na educação
Auditório 2
Ênio Roberto de Andrade - Médico e Diretor de Psiquiatria do
Instituto de Psiquiatria do HC da USP

21h00 - A importância da inovação para relações públicas
Auditório 2
Antonio Peres - CEO da Produto do Ano
Claudia Pires - Gerente de MKT Achocolatados
Juliana Morretti - Gerente de Marcas Beauty, Hair Color & H&S

21h00 - 16ª Mostra de Vídeo FAAP
Auditório 1
Jurados: Antônio Adami, professor do Mestrado da UNIP e Walter
Garcia, Professor da FAAP

21h00 - 6º Encontro de Poesia FalaDescrita
Centro de Convenções
Premiação e Leitura dos poemas
Omar Khouri, Professor Adjunto do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da UNESP.

Rubens Fernandes Junior, Neiva Pitta Kadota e Edilamar Galvão da Silva - Professores da FAAP

Alunos do curso de Design do Produto da MAUÁ criam para as Casas Bahia



O que é mais importante em um móvel de cozinha? O que leva um consumidor a escolher entre um ou outro modelo: funcionalidade, beleza, resistência ou durabilidade? Descobrir o que pode tornar uma peça objeto de desejo do consumidor e usar a criatividade para desenvolver mobiliários de cozinha é o desafio que os estudantes do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia terão à frente nos próximos meses. A Mauá foi escolhida pela Casas Bahia para integrar o concurso “Inovando na Cozinha Popular”. As inscrições, abertas exclusivamente aos alunos do curso da Mauá, serão recebidas até o dia 14 de setembro, no blog www.casasbahia.com.br/premiodesignmoveis/, pelo qual os interessados podem acessar também o regulamento completo do concurso.

A forte ligação da Mauá com a cidade de São Caetano do Sul, onde mantém um dos campi, aliada à qualidade de seus profissionais, foi um dos fatores da escolha da instituição pela Casas Bahia, que também está instalada na cidade. Conforme os organizadores, o objetivo do concurso é obter novas propostas de mobiliários de cozinha para os públicos das classes C, D e E, e, ao mesmo tempo, estimular o poder de criação de universitários. Os três melhores projetos - considerados artisticamente originais e com melhor conceito em design - serão premiados e poderão, futuramente, compor a linha de produtos da Indústria de Móveis Bartira, empresa coligada à Casas Bahia. A validade da inscrição está condicionada à cessão, à Bartira, dos direitos patrimoniais da propriedade industrial dos projetos.

O concurso “Inovando na Cozinha Popular” é aberto aos estudantes com pelo menos 18 anos e cursando o 2º semestre, ou semestres seguintes, do curso de Design do Produto da Mauá. A participação pode ser individual ou em dupla e os interessados podem inscrever até dois projetos. A orientação ficará sob responsabilidade de professores da Mauá. De acordo com o regulamento do concurso, ‘todas as atividades de criação, desenvolvimento e clínicas terão seu gerenciamento e acompanhamento didático-pedagógico executados pelos professores da disciplina envolvidos’. Os projetos apresentados deverão ser criados exclusivamente para o concurso.

Para escolha dos melhores projetos serão avaliadas criatividade, inovação, exeqüibilidade, qualidade gráfica da apresentação e adequação às classes C, D e E. Os projetos deverão ser entregues de 14 a 18 de dezembro de 2009. A divulgação dos finalistas será feita em 26 de fevereiro de 2010 no blog do concurso e a premiação acontece no mês de março.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Casas Bahia
Com 56 anos de atuação no mercado, a Casas Bahia é líder no setor varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, com mais de 500 filiais distribuídas em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal, nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. A rede emprega cerca de 60 mil colaboradores e faturou R$ 13,9 bilhões em 2008. Fazem parte do Grupo, a CB Contact Center, empresa de relacionamento com clientes, a Indústria de Móveis Bartira, além de 8 Centros de Distribuição e 7 Entrepostos.

A fábrica de móveis Bartira, fundada em 1962, é a maior da América Latina e a terceira maior do mundo. Com 149 mil m2 de área construída, as duas plantas industriais localizadas em São Caetano do Sul e em Santo André, região do ABC Paulista, empregam mais de 2 mil colaboradores. A produção anual, destinada exclusivamente às filiais da Casas Bahia, supera a casa dos 4 milhões de itens, entre dormitórios, cozinhas, estantes e racks.