23.11.09

Design & Cor Industrial


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Funarte e Centro Cultural BNB realizam, em Brasília, mostra reunindo quatro artistas contemporâneos


A Funarte-Brasília e o Centro Cultural Banco do Nordeste realizam, em conjunto, a exposição coletiva “Rosa dos Ventos”, reunindo os artistas contemporâneos pernambucanos Amanda Melo, Jonathas de Andrade e Rodrigo Braga, e a cearense Waléria Américo, dentro do programa Arte em Fluxo.

Com curadoria de Bitu Cassundé, a exposição acontecerá na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural da Funarte [Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural – lote 02 – fone: (61) 3322.2029], em Brasília, com abertura nesta quarta-feira, 25, às 19 horas. Gratuita ao público, a mostra ficará em cartaz até 22 de janeiro de 2010.



Rosa dos Ventos: fluxo, trânsito e deslocamento
A exposição Rosa dos Ventos observa como as questões de fluxo, trânsito e deslocamento se localizam na “geografia poética” dos artistas Amanda Melo, Jonathas de Andrade, Rodrigo Braga e Waléria Américo. Rosa dos Ventos é um instrumento de orientação que se baseia nas quatro direções principais (N, S, L, O) e suas intermediárias. Corresponde à volta completa do horizonte e surge da necessidade de se indicar uma direção.

A partir da apropriação do termo geográfico “Rosa dos Ventos”, a exposição localiza o seu eixo, refletindo acerca das direções e horizontes tomados pelas poéticas dos artistas da mostra, nas quais o desejo, a solidão, a política e a paisagem se alimentam de um corpo que transita pela diversidade de mundos.

Rodrigo Braga apresenta um recorte da série Desejo Eremita – bolsa Funarte 2009, da sua experiência/residência numa cidade do interior do estado de Pernambuco chamada Solidão. A série de fotografia é resultado da vivência do artista no embate entre a natureza, a paisagem, o corpo e a experiência eremita da solidão.


Jonathas Andrade, com o Documento Latinamerica: Condução à Deriva – também bolsa Funarte 2009, desbrava fronteiras e paisagens pela América do Sul, percursos de um corpo político que registra fragmentos de memórias e afetos.

Amanda Melo elabora uma série de desenhos – Sal é Mar – a partir do mar, que se torna espaço de instabilidade para a paisagem registrada, num processo de pesquisa que demandou um longo percurso pelo litoral brasileiro.

Waléria Américo desenvolve uma investigação em que o corpo, a paisagem e a cidade são elementos propositivos para sua poética. Plano de fuga nº 1 é resultado de uma performance voltada à paisagem, na qual a artista fica suspensa com pernas-de-pau gigantes.

Arte em Fluxo
O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) vem desde 2008 ampliando seus limites geográficos na realização de exposições de artes visuais no programa Arte em Fluxo.

O programa é composto por blocos de exposições com artistas contemporâneos, principalmente aqueles que participaram de mostras em suas sedes desde 1998. As exposições envolvem não só artistas cearenses, mas de outros estados brasileiros, possibilitando assim diálogos entre produção artística, instituições e público.

Agora, o CCBNB em parceria com a Funarte-Brasília dá continuidade ao programa Arte em Fluxo, com a exposição Rosa dos Ventos, com curadoria de Bitu Cassundé, reunindo quatro artistas brasileiros contemporâneos (Amanda Melo, Jonathas de Andrade, Rodrigo Braga e Waléria Américo), sendo que dois deles (Waléria Américo e Rodrigo Braga) já realizaram exposição no CCBNB-Fortaleza.

Bacardi Mojito chega ao mundo da moda

Bacardi Mojito chega ao mundo da moda como um dos patrocinadores da 26ª Casa de Criadores, que acontede de 22 a 27 de novembro. Na edição outono/inverno 2010 a marca apóia o programa Prata da Casa que apresenta os estilistas antes de cada desfile com entrevistas realizadas pela apresentadora Maria Prata, além de ações de degustação no lounge do evento realizado no Shopping Frei Caneca.

Esta é uma edição muito especial do projeto que é a maior vitrine de novos talentos da moda no país, pois, além de ampliar o line-up de desfiles, vai contar com a realização de palestras gratuitas e um manifesto batizado de “Fashion Mob” que vai percorrer as ruas da região central de São Paulo. Uma abordagem moderna com interação do público que é o alvo da marca.

Mojita-se com Bacardi
No início de novembro, a campanha digital Mojita-se com Bacardi investiu no Social Media Marketing (SMO), uma tendência que busca nas redes sociais uma forma de atingir seu público alvo. Para inserir sua marca nestas mídias, o rum oficial do mojito preparou um vídeo viral e uma ação que envolve blogueiros de destaque em suas tribos e intervenções nas festas mais badaladas da cidade. A agência responsável pelo desenvolvimento é a One Digital em parceria com a Dudinka, especializada em mídias sociais, e a Puzzle na produção dos eventos.

“Esta nova iniciativa da Bacardi contempla elementos atuais, alinhados com nossos consumidores jovens. Além disto, ela ainda envolve iniciativas tanto na internet quanto na própria experiência do consumidor nas baladas, reforçando o seu carácter interativo”, comenta Priscila Pádua, gerente da marca Bacardi.

Bacardi Mojito
www.bacardi.com
www.mojita-se.com.br

Red Bull House of Art abre segunda exposição

A partir do dia 05/12, sábado, o Red Bull House of Art apresenta sua segunda exposição, com obras desenvolvidas pelos dez artistas que participam do projeto.

Os trabalhos são o resultado da interação dos artistas com a cidade e entre eles. Desde o dia 11/11, eles ocupam o Hotel Central, em São Paulo. Construído em 1918, o prédio de quatro andares faz parte do conjunto arquitetônico do Vale do Anhangabaú projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo no começo do século 20. A iniciativa que reunirá os artistas chama-se Red Bull House of Art, projeto internacional que escolheu São Paulo para sediar a sua primeira edição.

Fotografia, instalação, escultura, pintura e street art fazem parte do leque de trabalhos exibidos e criados durante o período. A entrada é franca e o evento fica em cartaz até o dia 13 de dezembro.

Red Bull House of Art:
Endereço: Hotel Central
Av. São João, 288 – Centro, São Paulo/SP

Segunda exposição: de 05 a 13 de dezembro
De terça à sexta: das 12h às 18h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
ENTRADA FRANCA

Projetos vencedores do Prêmio Sebrae Minas Design já estão sendo produzidos Inscrições para segunda edição do prêmio estão abertas até 31 de março de

Vencedores do I Prêmio Sebrae Minas Design estão negociando a produção em série de seus trabalhos, criados para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais. O trabalho vencedor na categoria profissional, o banco “Ianomâmi”, móvel étnico inspirado nas pinturas faciais dos índios, já está sendo vendido em São Paulo.

Criado pelos profissionais paraibanos Anny Isabelle de Araújo Ramalho e Sérgio Matos, da Paraíba, o banco Ianomâmi é feito de aço, madeira compensada laminada com madeira natural, vime e couro. De fácil confecção, é totalmente desmontável e pode ser empilhado facilmente.O banco já é vendido na “Amazônia Fibras Naturais”, loja em São Paulo especializada na comercialização de produtos ecologicamente corretos. “A partir do recebimento do prêmio, ganhamos visibilidade e passamos a prestar consultorias e realizar palestras para diversas empresas e associações, da Paraíba, afirma o designer Sérgio Matos.


Os mais de 120 trabalhadores no I Prêmio Sebrae Minas Design foram criados para setores estratégicos em várias cidades mineiras: aço inox, na região Timóteo; bucha vegetal, em Bonfim; móveis, em Ubá; pedra-sabão, em Ouro Preto; alumínio e ferro, em Cláudio, Divinópolis e Itaúna; e resíduos, em todo o Estado.

Para os vencedores nas categorias Profissional e Estudante, o Prêmio foi fundamental para o desenvolvimento profissional, com ótima evolução de seus projetos e de suas carreiras.

Luminária Bucha
Os designers Marcelo Lima e Bernardo Senna, do Rio de Janeiro, venceram o Prêmio SEBRAE Minas Design na categoria profissional com o projeto do Bucha Vegetal. Trata se de uma luminária, elaborada com bucha vegetal, produto de origem vegetal de fonte renovável, inteiramente biodegradável, de fácil cultivo e extração, uma alternativa às luminárias comuns, geralmente feitas de plástico e vidro. O desenho de suas fibras sugere a formação de um véu translúcido e suas generosas dimensões tornam o produto atraente.
Atualmente, a Luminária Bucha está em fase final de negociação para que seja comercializada pela loja carioca “Novo Desenho”. Além disso, o Prêmio permitiu aos designers contato com diversas empresas do segmento e tem ajudado muito na divulgação dos trabalhos dos profissionais. “Nos surpreendemos, afinal, a idéia inicial do projeto era para que produtores do material, conseguissem produzir as luminárias e com isso, aumentar sua diversidade de produtos”, explica o artista Marcelo Lima.

Linha Expedição
Já os mineiros Edson da Silva Xavier e Wadson Gomes Amorim, também vencedores do Prêmio SEBRAE Minas Design, inauguram em 2010 um projeto social.

A partir da análise das demandas e potencialidades da cidade de Coronel Murta (MG), situada no Vale do Jequitinhonha, foi desenvolvida uma linha de anéis, cuja principal referência é a iconografia local e a abundante oferta de matérias-primas consideradas resíduos ou de baixo valor comercial. A linha Expedição rememora as tradicionais cerâmicas da região por meio da aplicação de pinturas gestuais, além de se inspirar na etimologia da palavra Jequitinhonha (jequi: balaio, armadilha; onha: peixe) para a criação das formas.

Por meio de uma parceria com o Centro Minas Design, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Governo do Estado, moradores locais serão treinados para operar equipamentos de lapidação e produzir as jóias apresentadas no Prêmio Minas Design. “Já produzimos 30 lotes de teste para adequação e agora treinaremos os profissionais para iniciar a produção em 2010. As primeiras peças serão vendidas no comércio da região. Na sequência, ampliaremos os mostruários e partiremos para as grandes capitais”, diz o design Edson Silva Xavier.

Nova edição do Prêmio
Estão abertas até 31 de março de 2010 as inscrições para o II Prêmio Sebrae Minas Design, que vai premiar a criação de objetos originais, funcionais e que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais. Podem participar profissionais e estudantes de todo o País. Os trabalhos devem contemplar os setores de ardósia, calçados, eletroeletrônico e móveis, pólos industriais de Minas Gerais. Também serão premiados trabalhos que usem resíduos não usados por essas indústrias e também pela construção civil. Os seis vencedores em cada categoria – profissional e estudante – participarão de missão técnica internacional a um centro de referência em design da Europa. As pré-inscrições podem ser feitas no site www.sebraemg.com.br/premiodesign.

Faculdade Santa Marcelina promove workshop com Luise Weiss

Evento, gratuito, prepara candidatos às vagas de mestrado em Artes Visuais

A Faculdade Santa Marcelina promove, no próximo dia 26 de novembro, às 19 horas, o workshop "Elaboração do Projeto de Pesquisa em Arte", coordenado por Luise Weiss, mestre em Comunicação e Artes e professora-doutora em Poéticas Visuais. O evento, gratuito, é dirigido aos candidatos ao processo seletivo do Mestrado em Artes Visuais.


O Mestrado da Faculdade Santa Marcelina, que atua no ensino das Artes há 80 anos, existe desde 2004 e é reconhecido pela CAPES desde 2006. Enfoca a produção artística contemporânea a liada à reflexão histórica e crítica, além da valor ização da diversidade cultural presente no contexto brasileiro e internacional.

As inscrições para o workshop “Elaboração do Projeto de Pesquisa em Arte” podem ser feitas pelo telefone (11) 3824-5808, com Marina.

Obras de Rossini Perez estão em exposição na Caixa Cultural SP


Desenhos, Matrizes e Gravuras – acervo Museu Nacional de Belas Artes chega a São Paulo no fim deste mês de novembro, com coquetel de lançamento para convidados no próximo sábado, dia 28. A iniciativa apresenta 89 obras deste grande artista brasileiro.

Os visitantes poderão atestar por que Rossini Perez é considerado um verdadeiro mestre na arte da gravura, contemplando trabalhos nas técnicas da xilogravura, linóleo, serigrafia, gravura em metal e algumas litografias inéditas. Todas com traços, cores e texturas impressionantes e predominantemente abstratas.

Com curadoria de Laura Abreu, além de mostrar obras importantes da carreira de Rossini criadas desde a década de1950, a exposição exibe também objetos que influenciaram o seu trabalho.

Rossini Perez - Natural de Macaíba, no Rio Grande do Norte, Rossini se mudou para o Rio de Janeiro em 1943 e nesta cidade teve seu trabalho consagrado e ganhou notoriedade artística. Sua formação começou na década de 50, em cursos livres de pintura, desenho e gravura com nomes consagrados, entre os quais se destaca Iberê Camargo.

Quando, em 1958, a Sociedade Os Amigos da Gravura realiza a primeira grande tiragem de sua obra "Morro", a carreira de Rossini começa a deslanchar, chegando inclusive a ganhar o público e crítica internacional.

Além de ter morado na Europa e aperfeiçoado sua técnica no continente, o artista participou de mais de onze bienais internacionais, incluindo a de Veneza, viajou o mundo com mostras individuais e coletivas e lecionou em escolas de artes. No Brasil, destaca-se o período em que deu aulas no Ateliê de Gravura do MAM/RJ.

Ele também implantou as oficinas de gravura em metal do Instituto Brasil-Bolívia de La Paz (Bolívia), do Instituto de Artes de Dakar (Senegal) e do Centro de Criatividade da Fundação Cultural do Distrito Federal.

SERVIÇO:
Exposição: Rossini Perez- desenhos, matrizes e gravuras
Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro - São Paulo (SP) - Galeria Neuter Michelon
Datas: de 28/11/2009 a 17/01/2010
Período de visitação: 9h00 às 21h00 – terça-feira a domingo.
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Informações: (11) 3321-4400
Realização: Aori Produções Culturais
Assessoria de Imprensa: Baobá Comunicação – (11) 3482-2510
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

CITI promove exposição com os três vencedores do prêmio Citi Novos Artistas 2009 na galeria de arte da Avenida Paulista


Érika Astronauta Ariente

Reconhecer jovens talentos e integrá-los ao circuito artístico brasileiro é o objetivo do Prêmio Citi Novos Artistas 2009 cuja primeira edição selecionou três artistas – Lucas Simões (29 anos, arquiteto e artista plástico), Erika Astronauta Ariente (30 anos, arquiteta e ilustradora) e Maurício Parra (33 anos, arquiteto e artista plástico), todos de Sâo Paulo – que transitam por diversas técnicas, cujos trabalhos serão expostos a partir de 30 de novembro e até 15 de janeiro de 2010 no Espaço Cultural Citi na Avenida Paulista.

Lucas Simões

Para Jacob Klintowitz, crítico de arte e curador do Espaço Cultural, “são três jovens de evidente talento e personalidade vigorosa. Certamente eles não representam toda a juventude paulista, mas é um indício do que temos de melhor, o que se verifica pela cultura cosmopolita, capacidade de trabalho, posição determinada diante das questões artísticas e clara visão da realidade”.

Os três artistas foram escolhidos, através de concurso, por um júri experiente: o escultor Caciporé Torres, a crítica de arte e historiadora Ruth Sprung Tarasantchi, além de Klintowitz. Essa mostra fecha a temporada 2009 do Espaço Cultural Citi.

Maurício Parra

O espaço é uma galeria pública visitada mensalmente por cerca de 50 mil pessoas que trafegam entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos. A vocação do Espaço Cultural Citi é mostrar obras de arte no centro vital de São Paulo. Desde 2005, passaram por ali as obras de nomes consagrados, como Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, Cláudio Tozzi, Gregório Gruber, Romero Britto, Newton Mesquita, Odetto Guersoni, Ivald Granato, Takashi Fukushima, Caciporé Torres e a ceramista Shoko Suzuki, além de jovens que se firmam como Luciana Maas e Manu Maltez, entre outros.

O Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000) fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Acesso a portadores de deficiência física pela Alameda Santos, 1146. A entrada é gratuita.

Prêmio Citi Novos Artistas 2009
Todas as obras recebidas – desenho, arte digital, pintura, escultura, gravura, fotografia ou técnica mista – foram analisadas por uma comissão julgadora presidida pelo crítico de arte Jacob Klintowitz. A premiação é a exposição coletiva dos trabalhos no Espaço Cultural Citi, a ser aberta em vernissage, com divulgação para os meios de comunicação, acompanhada de folder com a descrição e imagem dos trabalhos.

A janela aberta e a paisagem, por Jacob Klintowitz
Não existem muitos espaços disponíveis para a juventude na arte brasileira. Os salões de arte, tradicional porta de entrada, quase desapareceram do país. Os museus e institutos culturais optaram por artistas maduros e famosos em razão do alto custo de uma mostra, do risco de apresentar desconhecidos e do desejo de ter uma grande presença do público. Esta exposição lembra a pintura renascentista, quando o espaço interno fechado passou a conter uma janela aberta pela qual se via uma paisagem.

Maurício Parra tem a concentração, o domínio técnico e a severidade do artista maduro. Ele escolhe um assunto e com este foco cria e aprofunda uma temática feita de contrastes visuais, sombras, geometrias. Sempre envolta em mistério a sua arte deixa perceber que além da figura se esconde outra realidade.

Lucas Simões intervém e domina os espaços e os volumes, torna-os prisioneiros de sua razão e do seu desejo de ordem e humanismo. Cria uma extraordinária cartografia onde aponta novas trilhas e condiciona os volumes em caixas e amarrações. Trata-se de um artista de qualidade reflexiva.

Erika Astronauta Ariente pertence à estirpe dos grandes caricaturistas, àqueles dotados de subterrânea capacidade de ver a síntese expressiva, o traço dominante do personagem, o seu aspecto sublime ou ridículo. Airente é um tipo de artista que torna o mundo mais leve e gracioso.

Sobre o Citi
Citi, a empresa-líder em serviços financeiros globais, tem aproximadamente 200 milhões de contas de clientes e atua em mais de 140 países. Por meio de suas duas unidades operacionais, Citicorp e Citi Holdings, o Citi proporciona a clientes, empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo serviços bancários a pessoas físicas, crédito, corporate and investment banking, corretagem de títulos e valores mobiliários, e administração de fortunas. Para mais informações, acesse www.citigroup.com. Mais informações sobre o Brasil, www.citi.com.br.

Gigante



“Quando eu crescer quero ser um gigante igual a ele.” Enquanto o garoto descreve o seu pai, a Mitsubishi Motors do Brasil apresenta, num filme de 60 segundos, a nova L200 Flex 2010, cabine dupla 4x4 da marca japonesa. O comercial, que foi ao ar pela primeira vez na sexta-feira (20), mostra que é possível vencer qualquer obstáculo quando se é um “gigante”, ou seja, quando se está a bordo de uma L200 Triton.


No filme, o filho vai narrando as virtudes do pai, “um gigante que atravessa rios e florestas e sobe montanhas”, na verdade uma referência a alguns atributos da cabine dupla 4x4 da Mitsubishi. “Mitsubishi L200 Triton 2010, a cabine dupla 4x4 agora também na versão Flex”, diz a locução. O veículo está disponível em modelo com motor V6 Flex 3.5 de 205 cv e com propulsor diesel 3.2 litros com 165 CV. A campanha ainda destaca o amplo espaço interno e o sistema de tração Easy Select, que está no DNA off Road da marca. Além do comercial, que estará na TV aberta e paga, ainda foram criados dois anúncios de página dupla e ações de internet. A campanha fica no ar durante um mês.

FICHA TÉCNICA FILME
Agência: Africa
Titulo: Gigante
Duração: 1 x 60” / 2 x 30” / 1 x 5”
Anunciante: Mitsubishi Motors do Brasil
Produto: Mitsubishi L200 Triton
Criação: Humberto Fernandez/Victor Sant’Anna/Gustavo Gusmão/Paulo Junger
Diretor de Criação: Nizan Guanaes/Sergio Gordilho/Cassio Zanatta/Humberto Fernandez/Victor Sant’Anna
Produção/agência: Daniela Andrade /Cecília Berroja
Atendimento: Márcio Santoro/Carolina Barreto/Veridiana Gerbasi
Planejamento: Pedro Cruz / Márcia Rosenberg
Mídia: Luiz Fernando Vieira / Fabio Freitas / Eduardo Shinohara
Produtora/filme: Produtora Associados
Direção/filme: Pedro Becker
Direção/fotografia: Rhebling Junior
Montagem / Edição: Pedro Becker
Finalização/ Pós Produção: Produtora Associados / Casablanca
Produtora/som: A9
Produção/som: Apollo 9
Locução: Luis Dias
Aprovação/cliente: Corinna de Souza Ramos/ Renata de Souza Ramos / Letícia Mesquita
Data da primeira inserção: 20/11/2009


FICHA TÉCNICA MÍDIA IMPRESSA
Agência: Africa
Anunciante: Mitsubishi Motors do Brasil
Produto: Mitsubishi L200 Triton
Criação: Humberto Fernandez/Daniell Rezende/Paulo Junger/Gustavo Gusmão
Diretor de Criação: Nizan Guanaes/Sergio Gordilho/Cassio Zanatta/Humberto Fernandez/Victor Sant’Anna
Atendimento: Márcio Santoro/Carolina Barreto/Veridiana Gerbasi
Mídia: Luiz Fernando Vieira/Fabio Freitas/Eduardo Shinohara
Planejamento: Pedro Cruz/Márcia Neri Rosenberg
Art Buyer: Andrea Mancini
Fotógrafo: Leo Vilela/Platinum
Produção gráfica: Marcelo Duprat/Patricia Silva
Aprovação/cliente: Corinna de Souza Ramos/Renata de Souza Ramos/Letícia Mesquita