1.9.08

Semana de palestras sobre HQ na ABRA



Esta semana, a ABRA (Academia Brasileira de Arte) promove várias palestras sobre quadrinhos, em São Paulo. Confira a programação a seguir:

- Dia 1º de setembro
Palestra: Processo criativo na criação de HQ.
Palestrantes: Alberto Pessoa e Mário Mancuso.
Horário: 19h30, na ABRA - Unidade Brooklin.
Como nasce uma HQ? Como uma idéia se transforma em uma história e como essa história toma forma a partir de cenas e momentos? Alberto Pessoa e Mário Mancuso são quadrinistas, professores e pesquisadores de HQ.

- Dia 2 de setembro
Palestra: Quadrinhos para o mercado americano.
Palestrante: Marcelo Di Chiara.
Horário: 19h30, na ABRA - Unidade Brooklin.
Marcelo já foi professor da ABRA na Unidade Vila Mariana. Além de produzir revistas para a Marvel Comics, produz agora seu projeto pessoal, Kill All Parents, com o roteirista Mark Andrew Smith, pela editora Image Comics.

- Dia 3 de setembro
Palestra: HQ para publicidade e institucional.
Palestrante: Marco Cortez.
Horário: 19h30 na ABRA – Unidade Pinheiros.
Uma conversa técnica sobre a forma de produzir quadrinhos profissionalmente e como atuar na área de quadrinhos e ilustração é o tema desta palestra, apresentada por Marco Antonio Cortez, diretor de arte, designer de personagens e de produção, ilustrador e quadrinista, responsável pelo estúdio que leva seu sobrenome.

- Dia 4 de setembro
Mesa-redonda: Mercado de HQ no Brasil.
Palestrantes: Carlos Costa (HQM Editora), Daniel Esteves (Quarto Mundo), Eloyr Pacheco (Bigorna) e Rogério Saladino (Mythos Editora).
Mediador: Mário Mancuso.
Horário: 19h30, na Unidade ABRA - Brooklin.
Trará quatro profissionais dos quadrinhos nacionais para discutir a produção e o funcionamento das histórias em quadrinhos no mercado brasileiro.

- Dia 5 de setembro
Palestra: Mangá: HQ japonesa.
Palestrante: Maurílio DNA.
Horário: 19h30, na ABRA – Unidade Pinheiros.
Maurílio DNA, professor de Ilustração e ilustrador profissional, ensinará as características gráficas, as características narrativas, a identificação e os segmentos do mercado, mostrando as principais diferenças com as HQs ocidentais.

- Dia 6 de setembro
Palestra: Produção de O Catador de Batatas e o Filho da Costureira.
Palestrante: Bruno D´ Angelo e Ricardo Giassetti.
Horário: 14h30, na ABRA – Unidade Brooklin.
Um bate-papo descontraído com os criadores do álbum O Catador de Batatas e o Filho da Costureira. Ricardo Giasseti (texto) e Bruno D´Angelo (arte) falarão sobre a criação da obra, que possui duas linguagens (japonês e português), o trabalho visual, as pesquisas feitas e as negociações com as editoras brasileiras.

A Unidade Brooklin fica na Avenida Santo Amaro, 3454. Para maiores informações, o telefone é (xx11) 3881-1200. A Unidade Pinheiros fica na Rua Amália de Noronha, 99 (próxima ao Metrô Sumaré). O telefone é (xx11) 3081-5180. Para maiores informações, visite www.abra.com.br.

Fonte: HQManiacs