22.4.10

Exposição inédita Alexandre Wollner: Cartazes

A exposição Alexandre Wollner: cartazes, apresentada no SESC Pinheiros, tem início no dia 28 de abril e ficará aberta até 20 de junho. Os quarenta e quatro cartazes (um pouco menos de um por ano de sua carreira) são uma pequena parte de seu trabalho, mas mostram a essência defendida por Wollner ao longo de sua trajetória profissional. Para o autor a linguagem utilizada nos cartazes é diferente das obras convencionais, pois eles carregam a responsabilidade de informar e comunicar de forma inteligente.

Wollner é conhecido, sobretudo pelos programas de identidade que desenvolveu desde o final dos anos 50, como as marcas do banco Itaú, das divisórias Eucatex, das confecções Hering, dos envelopes Celucat e das fechaduras Papaiz. O artista não é só um mestre das marcas, mas também da síntese visual, que não hesita em acumular o máximo de informação com o máximo de qualidade em espaços limitados.

“O conjunto de cartazes produzidos pelo designer desde meados do século passado mostra exatamente isso: imagens e composições sintéticas, que nem por isso deixam de ser complexas em diversos sentidos”, diz o curador da exposição André Stolarski.

Dos primeiros cartazes, mais analíticos e descritivos, passando pelas parcerias com Geraldo de Barros, pelos exercícios formais e compositivos da Escola de Ulm, pelas quase poesias concretas dos anos 1960/1970, até as sofisticadas apresentações de portfólios e identidades, além dos cartazes de eventos culturais dos últimos anos, a trajetória de Alexandre Wollner demonstra como o designer pode ser capaz de enfrentar as mais desafiadoras demandas informacionais sem perder o impacto que os cartazes exigem. Nesse sentido, sua obra é única no país.

Stolarski completa, “Seus cartazes não dialogam com pretensas raízes brasileiras, mas com uma certa produção internacional representada por designers como Max Bill, Josef Múller-Brockmann, Jan Tschichold, Pierre Monnerat, Hans Arp e Otl Aicher”.

A exposição Alexandre Wollner: cartazes mostra uma produção que continua dando frutos e suscitando questões para todos os designers que, um dia, chegam à fatal encruzilhada onde se encontram os desafios da sociedade contemporânea, as características da percepção humana, a complexidade da informação e a natureza analógica da construção visual.

Exposição Alexandre Wollner: cartazes
Curadoria | André Stolarski
Área de exposições – Térreo
Abertura com a presença de Alexandre Wollner - 28 de abril, às 20h
Visitação de 29 de abril a 20 de junho 2010
Terça a sábado, das 10h30 às 21h30 | Domingos e feriados 10h30 às 18h30
Agendamento de grupos para monitoria: agendamento@pinheiros.sescsp.org.br

SESC Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195
Horário de funcionamento da Unidade - Terças a sextas, das 13h às 22 h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Tel. para informações: 11 3095.9400

Bullet promove Audi driving experience



A Bullet, agência de marketing promocional, ganha concorrência e é a responsável pela criação do conceito e do evento “Audi driving experience – Viva essa experiência. Seus sentidos vão agradecer.”, para proporcionar a experiência de pilotar um Audi, que vai além de um desempenho técnico perfeito, combinando tecnologia, sofisticação e ousadia. Em três etapas, cada uma com três dias de evento, realizadas em Porto Alegre, São Paulo e Brasília (a primeira delas, nos dias 23, 24 e 25 de abril, em Porto Alegre), a experiência será traduzida em uma sequência de sensações que tomam conta de quem faz um test drive Audi.

A agência desenvolveu um planejamento antes da realização do evento. Após criar uma expectativa com o envio do convite e aplicar a comunicação visual em locais estratégicos, o público será impactado com uma intervenção em São Paulo e Brasília. Modelos da marca repletos de adesivos vão invadir as cidades, percorrendo suas principais ruas e avenidas.

O Audi driving experience dividirá seu público e o tipo de experiência que cada um terá nas pistas, segmentado em Audi Test Show (dedicado a pessoas que querem passar pela experiência de dirigir um Audi e participar de um evento premium); Audi sportscar experience (os convidados terão aulas de direção, em carros esportivos, com grandes pilotos); e Audi driver day (realizado em parceria com a Revista Driver, que preparará uma experiência surpreendente para o público).

Em todas as etapas e em todos os dias, os convidados serão recebidos em um confortável lounge, enquanto aguardam a experiência, e poderão construir um modelo Audi pelo Car Configurator – uma forma de apresentação que demonstra todas as possibilidades de construção de como vai ser seu modelo Audi.

A Audi conta com a parceria da Petrobrás que é a fornecedora oficial de gasolina pódium para o evento.

Ficha técnica
Agência: Bullet
Atendimento: Jonas Fortes, Fernando Melo e Fernando Figueiredo
Planejamento: Adriana Antar e Denise de Cassia
Criação: Daniela Tordino, Rico Mendonça, Cesar Leite e Mentor Muniz Neto
Produção: Isabel Marques e Juliana Queiroz
Aprovação: Celina Reum e Giane Alonso

Palestra - Henrique Szklo na Panamericana Escola de Arte e Design

Considerado um dos maiores especialistas em criatividade no Brasil, o escritor, professor e publicitário Henrique Szklo faz palestra sobre o tema na Panamericana Escola de Arte e Design, dia 06 de maio, às 19h30, na sede da Rua Groenlândia, nº77. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas e é preciso se inscrever com antecedência pelo e-mail palestra@escola-panamericana.com.br.

A palestra, conduzida com muita irreverência e conteúdos interessantes, embalada em alegorias hilárias e inesperadas, mostra uma visão sui generis sobre o que é a “criatividade”, seu funcionamento e seus processos. Assim, Henrique Szklo pretende desmistificar este conceito como “dom divino” para argumentar que todos somos criativos, bastando que prestemos atenção aos sinais que nos rodeiam para tirar proveito do que nos revelam e podem proporcionar.

SERVIÇO
“Palestra - Henrique Szklo na Panamericana Escola de Arte e Design”

Data: 06/05, às 19h30
Local: Auditório da unidade Groenlândia da Escola Panamericana
Endereço: Rua Groenlândia, nº77 – Jardim Europa/ São Paulo
Informações: (11) 3887-4200
Inscrições: palestra@escola-panamericana.com.br
VAGAS LIMITADAS!