28.6.11

Mostra Individual de Design por Houssein Jarouche

Fitas adesivas de várias cores e tamanhos usadas em pequenos consertos, reparos em móveis, tapetes e paredes, mostraram a Houssein Jarouche uma nova possibilidade criativa. As fitas aos poucos passaram a envolver peças antigas e novas, embalagens de presentes e outros objetos acrescentando a eles uma nova identidade visual.

Os adesivos tornaram-se uma espécie de marca individual deste empresário imerso no universo do design. Deixaram de cobrir imperfeições e ganharam toda a superfície das peças escolhidas.

Vizinhos e parceiros da Micasa, o Coletivo Amor de Madre +Galeria Baró convidaram Houssein para dividir com amigos do bom design o resultado dessa experiência, em uma exposição individual.
Assim nasceu Paste-up, mostra que reúne seis peças: duas poltronas, uma cadeira caipira, uma carteira escolar, uma escada e uma mesa-palete com as intervenções de Houssein.

Estampas, símbolos e logomarcas das fitas usadas pelos serviços de entrega, transportadoras e fábricas acrescentaram sentidos às misturas geométricas multicoloridas propostas por Houssein.
Após a aplicação das fitas os móveis recebem como acabamento uma cobertura de resina que permite a sua plena utilização.

Paste-up (jargão do mundo da comunicação que indica uma técnica de colagem usada para diagramação de jornais, revistas e anúncios publicitários) permanece em cartaz durante todo o mês de julho.

Paste-up
Curadoria: Olivia Faria e Ivan Hurtado
Designer: Houssein Jarouche
De 01/07 a 30/07, de seg. a Sab., das 10h às 19. Fechado aos domingos.
Local: Coletivo Amor de Madre + Galeria Baró – Rua Estados Unidos, 2186.
Tel.: 3061 9044
Entrada Gratuita

Objeto Brasil realiza o primeiro seminário do Design Oriundi

Pensando em celebrar o Ano da Itália no Brasil, a Associação Objeto Brasil, em co-realização com Senai SP Design, promove o Design Oriundi– um projeto constituído de uma grande exposição e três seminários que ocorrem durante todo o ano com a curadoria da diretora executiva da Objeto Brasil, Joice Joppert Leal.

Patrocinado pelo SEBRAE, o seminário deste mês também tem apoio do Istituto Europeo di Design – IED e será realizado no próximo dia 30, sob o tema “A Influência Italiana no Design Brasileiro”. O evento conta com a participação de renomados designers de descendência italiana, como: Fabíola Bergamo, Levi Girardi, Léo Massareli e Suzana Padovano. Todos eles vão debater sobre a forte presença da Itália em suas carreiras e na cultura, design e produção industrial brasileira, principalmente em São Paulo. O debate permite participação do público.

Os interessados em assistir o seminário deverão mandar um email para projetos@objetobrasil.com.br até as 15h de quinta-feira, 30 de junho. As vagas estão restritas à capacidade que é de 150 pessoas.

Design Oriundi
Design Oriundi é um projeto realizado pela Associação Objeto Brasil e Senai SP Design e constituí-se de uma grande exposição e três seminários para celebrar o Ano da Itália no Brasil, cujas comemorações se iniciam no segundo semestre de 2011. O projeto tem patrocínio do SEBRAE e justifica-se pela forte presença da Itália na cultura, design e produção industrial brasileiros, principalmente em São Paulo. Iniciando-se nas imigrações, sua influência deixou marcas profundas no país. Isso fica evidente nos mais diferentes setores da nossa economia e produção industrial como bens de capital, equipamentos médico hospitalar, eletrônicos, moda, jóia, mobiliário, cosmética, vinicultura, gastronomia. Em toda a gama de produtos, os designers de origem italiana apresentam um repertório de produtos de reconhecida qualidade, entre eles, os Irmãos Campana, Fabíola Bergamo, Léo Massarelli, Levi Girardi, Lincoln Seragini, Luiz Castellari, Oswaldo Mellone, entre outros.

O Projeto Design Oriundi pretende mapear esse universo, contemplando as inovações, produtos e as diferentes abordagens, filosofias e conceitos, cujo resultado é um conteúdo instigante e original, com o melhor da criatividade dos nossos designers e da nossa indústria.

Seminário “A Influência Italiana no Design Brasileiro”
Dia 30 de junho, às 18h30
Istituto Europeo di Design
Auditório IED – 1º Andar
Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Capacidade: 150 pessoas
Evento gratuito

Objeto Brasil
www.objetobrasil.com.br

Triefe lança campanha estrelando talentos na Transamérica

A Triefe, agência de marketing promocional com mais de 25 anos de atuação, e a rádio Transamérica, uma das mais importantes emissoras de rádio do Brasil, anunciam parceria.

A partir de agora, a agência passa a ser responsável pela seleção, recrutamento e suporte de ações promocionais em eventos e feiras, com disponibilização de promotores nos quais a rádio Transamérica estará presente.


A Transamérica, em contrapartida, irá veicular spots durante sua programação, comunicando o lançamento da Campanha Estrelando Talentos – www.estrelandotalentos.com.br, uma iniciativa da Triefe que tem como objetivo atrair cadastros e recrutar novos promotores.

“As perspectivas são ótimas para o lançamento da Campanha Estrelando Talentos, acredito que a divulgação feita na programação da rádio, será essencial para alcançarmos a meta estabelecida de aproximadamente 3.000 novos cadastros em nosso banco de dados”, afirma Cristiano Estorino, diretor comercial da Triefe.

A parceria com a Transamérica teve início já na primeira etapa da Stock Car e reforça ainda mais a atuação marcante da Triefe em todos os âmbitos do marketing promocional, confira algumas fotos:


FICHA TÉCNICA
Título: Campanha Estrelando Talentos
Agência: Triefe Promoções
Cliente: Triefe Casting
Parceria: Rádio Transamérica
Gestão: Marcel Arduin e Carol Brandão
Criação: Kedson Carvalho
Redação: Josias Filho
Planejamento: Janaina Reimberg
Atendimento: Elaine Semonetti
Revisão: Daniela Tiberio
Tráfego: Fabiana Fazion
Aprovação/ cliente: Renata Pastor
Aprovação /parceiro: Douglas Bezerra e Tamires Guimarães
Publicação/Veiculação: Junho de 2011

Olhares Urbanos


Em obra multidisciplinar, especialistas em comunicação abordam formas de vivenciar e representar a vida nas metrópoles. Usando conceitos de várias áreas do conhecimento, eles mostram a dinâmica entre o local e o global, entre o consumo e as redes de sociabilidade presentes nos centros urbanos.

Hoje, os estudos sobre as cidades ocupam as prateleiras das bibliotecas e sites acadêmicos na internet. Temas como "sociologia urbana" e "antropologia urbana" atraem centenas de interessados a cursos, seminários e congressos. Ao mesmo tempo, o consumo invadiu todos os espaços da contemporaneidade e gerou profundas mudanças na percepção que os indivíduos têm acerca do funcionamento da vida social na metrópole. Por esse motivo, os intelectuais voltam seu olhar para as questões derivadas desse fenômeno, mais notável principalmente nos grandes centros urbanos.

Fruto dessa diversidade e complexidade, Olhares urbanos - Estudos sobre a metrópole comunicacional (Summus Editorial, 160 p., R$ 38,90), organizado por Ricardo Ferreira Freitas e Janete da Silva Oliveira, discute o uso, a percepção e a representação das metrópoles e de seus personagens por meio da análise de diversas mídias - como televisão, cinema e jornal -, oferecendo um rico material a todos os que se dedicam aos estudos urbanos.

O primeiro capítulo, "Comunicação e espaços urbanos de consumo: o imaginário dos shopping centers", é assinado por Freitas. Ele mostra que esses templos do consumo refletem a transnacionalização do capital: no mundo todo, as mesmas marcas estão expostas nas vitrines. Além disso, existe a preocupação de transformar o espaço na cidade ideal - sem violência, sem sujeira, sem correria e sem poluição -, o que aumenta a vontade dos consumidores de gastar.

No segundo capítulo, "A cidade no cinema: a comunidade intramuros no filme de Shyamalan", Layne do Amaral Pereira analisa o filme A vila, do cineasta M. Night Shyamalan. Na película, uma comunidade rural é assombrada por criaturas que habitam a floresta vizinha. Por trás dessa fábula existe uma crítica feroz à sociedade de consumo e à violência que atinge os grandes centros urbanos, além do desejo que todos temos de viver em um lugar idílico cercado por seres humanos com ideais parecidos com os nossos.

"A cidade como palco da comunicação", de Mônica Sousa, é o terceiro capítulo da obra. Nele, a autora endossa o conceito de "cidade como extensão do homem" e analisa de que forma as múltiplas mensagens comunicacionais influenciam o cotidiano dos cidadãos, especialmente nos jornais impressos.

O quarto capítulo, "A cosmética do desvio: marginalidade em Almodóvar", de Rafael Nacif de Toledo Piza, verifica como o cineasta espanhol retrata em seus filmes personagens quase sempre excluídos e estigmatizados nos grandes centros urbanos: prostitutas, homossexuais, travestis, doentes mentais, viciados em drogas. Segundo Piza, ao dar espaço a esses personagens, Almodóvar rompe com a estética e com os valores do cinema tradicional, fortemente calcado no consumo.

"Crônicas da família e da cidade: relações familiares contemporâneas e ‘transgressão’ nas cidades de Almodóvar e Manoel Carlos" é o quinto capítulo da obra. O autor, Luiz Eduardo Neves Peret, traça um paralelo entre as relações de gênero, sexualidade e família na obra de Almodóvar e na do novelista Manoel Carlos, da Rede Globo. De acordo com Peret, ambos desenvolvem histórias em grandes centros urbanos, mas cada um tem sua maneira peculiar de falar sobre temas considerados tabu.

Em "Os limites entre os espaços do conhecimento e do consumo", Janete, uma das organizadoras da obra, analisa como a privatização crescente dos espaços públicos transformou as universidades em entidades muito parecidas com os grandes centros comerciais - alguns shoppings até já abrigam instituições de ensino superior. Mostra ainda que a comunicação e o marketing têm papel inegável nesse processo.
Por fim, Vania Oliveira Fortuna, em "Temores da cidade: medo e violência nas páginas do jornal O Globo", verifica até que ponto a violência urbana retratada nos jornais impressos corresponde à realidade. Analisando matérias sobre a cidade do Rio de Janeiro veiculadas pouco antes dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a autora mostra que, muitas vezes, a sociedade do espetáculo acaba prevalecendo sobre a verdade dos fatos.

"O que une esse grupo de autores é a vontade de discutir o uso, a percepção e a representação dos espaços urbanos e de seus personagens por meio da análise de diversas mídias, propiciando, assim, novas contribuições ao campo teórico da comunicação no que diz respeito ao tema ‘cidade’", explicam os organizadores. "Com isso, pretendemos oferecer material de reflexão para cientistas sociais, antropólogos, jornalistas e todos aqueles dedicados aos estudos urbanos", concluem.

Os organizadores
Ricardo Ferreira Freitas é formado em Comunicação Social (habilitação em Relações Públicas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Sociologia pela Universidade Paris V. É vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coautor, com Luciane Lucas, de Desafios contemporâneos em comunicação (Summus).

Janete da Silva Oliveira é formada em Relações Públicas e em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é coordenadora técnica do Laboratório de Pesquisa Mercadológica da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É uma das autoras do livro Mídia training (Summus).

Título: Olhares urbanos - Estudos sobre a metrópole comunicacional
Organizadores: Ricardo Ferreira Freitas e Janete da Silva Oliveira
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 38,90
Páginas: 160 (14 x 21)
ISBN: 978-85-323-0710-1
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br

SESI Vila Leopoldina abre a exposição Grafismo Urbano

A partir de 1º de julho, o SESI Vila Leopoldina abre a exposição Grafismo Urbano: a abstração das formas sob o olhar fotográfico, de Tom Leal. A mostra apresenta leitura abstrata das formas simétricas encontradas na cidade paulistana e que remetem a objetos do cotidiano. As 16 fotografias ficarão expostas à visitação gratuita até o dia 15 de julho, de segunda-feira a sábado.

Em meio ao caos do ambiente urbano, os detalhes passam despercebidos no frenético cotidiano da grande metrópole. Inspirado no grafismo urbano, Leal flagra na arquitetura do espaço urbano objetos pertencentes à rotina diária.

As imagens transparecem a análise do fotógrafo sobre os elementos da cidade e a desconstrução de forma estabelecida para compor imagens abstratas que assumem valores e significados diferentes.
“A inspiração para o desenvolvimento deste projeto foi a imagem da fachada de um hotel, localizado no complexo do Anhembi, em São Paulo. A arquitetura deste edifício me fez relacioná-lo à figura do cartão de apostas da loteria da década de 1980, uma cartolina perfurada que tinha as mesmas formas e repetições geométricas encontradas na fachada do hotel”, comenta Leal.

Sobre o fotógrafo
Formado em Fotografia pelo SENAC-SP, iniciou sua carreira em 1997 fotografando para sites e revistas especializadas em skate. Em 2002, conquistou o seu primeiro concurso de fotografia e, no mesmo ano, começou a trabalhar para jornais e estúdios fotográficos cobrindo eventos na área social.
Atualmente, possui a sua própria empresa de fotografia em São Paulo onde desenvolve trabalhos nas áreas de arquitetura, retratos e publicidade.

SERVIÇO:
Exposição Fotográfica – Grafismo Urbano
Local: SESI Vila Leopoldina – Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina
Datas e horários: de 1º a 15 de julho – de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h; e sábado, das 8h às 17h, exceto feriados.
Informações: (11) 3834-3458
Entrada: franca

Trident reforça linha Total com Melancia



A linha Trident Total ganha reforço com o novo sabor Melancia. Trident Total é um produto inovador porque, além dos benefícios de uma goma de mascar sem açúcar, é a única do mercado que contém Recaldent®, uma proteína do leite, isenta de lactose, desenvolvida pelo cientista australiano Eric Reynolds que ajuda na remineralização dos dentes.

Disponível para os consumidores a partir deste mês, Trident Total Melancia é um poderoso aliado na saúde bucal, reconhecido por dentistas e embasado por estudos científicos, com o sabor e a refrescância da melancia.

Alexandre Assis assume a Diretoria Geral da Creata Brasil



A Creata Brasil, agência especializada em marketing para crianças e famílias, anuncia como seu novo diretor-geral, Alexandre Assis. Com mais de 20 anos de experiência em marketing, o executivo tem vivência internacional, pois morou por três anos em Basel, na Suíça.

Assis é formado em Engenharia, pela Unicamp, possui MBA em Varejo, pela Fundação Instituto de Administração (FIA/FEA - USP), e é pós-graduado em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Antes de ingressar na Creata Brasil, colaborou com empresas como AmBev, Bunge, Ipsos, Grupo Clarin, Nokia e Warner Bros, entre outras.

Para Assis, “meu desafio é consolidar os quatro pilares de atuação da agência - Digital, Promoções, Produtos e Insights - e expandir os negócios no País, integrando experiência e recursos globais da Creata, para atender nossos clientes”.

Designer Ravi Sawhney fala em Curitiba sobre o uso do design como ferramenta estratégica para geração de negócios

Será realizado nesta quinta-feira (30/06), das 8h às 12h30, no Auditório Tristão de Athayde, na PUC-PR, em Curitiba, o Seminário Design de Resultados, parceria entre a Brainbox Design Estratégico e a revista EmbalagemMarca. O convidado principal desta edição será o designer Ravi Sawhney, fundador e CEO da RKS design e autor do livro Predictable Magic – Unleash the Power of Design Strategy to Transform your Business, que falará sobre a importância do planejamento de processos e do uso do design como ferramenta estratégica para geração de negócios.

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 210. Alunos da PUC-PR e associados da ProDesign, CCPR, Centro de Design, Lemon School e ABCDesign têm 50% de desconto no valor do ingresso. Mais informações: www.ciclodeconhecimento.com.br

Informações para a imprensa: Básica Assessoria de Imprensa
Contatos: (41) 3019-9092 / 3023-7385

Promoção Design Informa - Editora Elsevier


O Design Informa está completando 5 anos e fechou uma grande parceria com a Editora Elsevier e lança uma promoção:

O autor da resposta mais criativa para a pergunta: “O que você gostaria que fosse divulgado pelo Wikileaks?” será presenteado com o livro "OS BASTIDORES DO WIKILEAKS - A HISTÓRIA DO SITE MAIS CONTROVERSO DOS ÚLTIMOS TEMPOS ESCRITA PELO SEU EX- PORTA VOZ - Daniel Domscheit-Berg" 

As respostas podem ser postadas via Twitter, Facebook e Comentários no Design Informa.

Participe! O resultado será divulgado no próximo dia 6 de julho.