16.4.09

Miran cria projeto gráfico do Anuário do CCPR



A diretoria do CCPR convidou um dos maiores artistas paranaenses para realizar o projeto gráfico da capa do 6º Anuário. Então este ano não haverá concurso entre os criativos. Oswaldo Miranda que é diretor de arte, cartunista e editor da revista "Gráfica"- Arte Internacional é uma referência nesta área, ele aceitou o convite e já está trabalhando uma proposta.
Confira mais sobre o trabalho do Miran em seu site.

Revista DasArtes comemora lançamento de seu terceiro número no MASP com Exposição e Palestra de Vik Muniz



Abertura e Palestra deVik Muniz :
24 de abril - 19:00h (só para convidados)
Visitação: de 24 de abril a 12 de julho

O universo das artes visuais no Brasil finalmente ganhou um rosto, a voz e a identidade que faziam muita falta, graças a recente criação e a publicação de uma revista essencialmente dedicada ao assunto, a DaSArtes. A publicação está em seu terceiro número e com pronta distribuição nos principais mercados nacionais, em meados de abril.

Marcando o lançamento da terceira edição da revista DasArtes, que traz como assunto de capa uma exclusiva reportagem com o fenômeno Vik Muniz, artista plástico e fotógrafo paulistano que alcançou projeção ímpar no cenário artístico e no pop mundial, a DasArtes promoverá na ocasião da exposião, com o apoio do MASP, um evento comemorativo ao lançamento de seu terceiro número.

Na data de 24 de abril, somente para convidados, a DasArtes promoverá uma palestra e mesa redonda, tendo Vik Muniz conduzindo o tema: "Arte, para Quem?", seguida de um coquetel comemorativo pela terceira edição da revista.

A revista, que, na opinião dos mais respeitados críticos, curadores ou personalidades do meio, se ocupa da Arte com muita propriedade, profundidade e, como era de se esperar, com elegância, charme e boa dose de ‘arte’, consegue se notabilizar não só pela atualidade dos temas e seriedade na abordagem, mas também por uma proposta editorial que busca evitar os hermetismos e pedantismos que costumam acompanhar as publicações do gênero.

Como ressalta a empresária editorial, Liege Machado Gonzalez, a idealizadora e editora executiva da DasArtes: “Queria uma revista mais leve, que pudesse mostrar a todos que arte também é divertida! Através da revista, gostaria de criar um canal de comunicação que buscasse desassociar a arte do elitismo, daquela imagem inacessível, que arte é tema que interessa apenas ao intelectual e a iniciados".

Uma revista vocacionada a fazer história, com arte

O projeto consumiu bom tempo de amadurecimento, pesquisas e busca de capital, até se concretizar, no semestre passado, no número inaugural de uma revista que atenderia a um amplo público, até então ‘órfão’ deste tipo de incursão editorial.

Liege Machado sempre foi uma apaixonada pelo universo das belas artes e colecionadora, freqüentando assiduamente museus, galerias e leilões, no Brasil e no exterior. E era dona da Selo Editora, até então especializada em livros e revistas na área da saúde. Para a nova DasArtes, faltava achar o editor, alguém que conhecesse com profundidade sobre o assunto e se afinasse com o projeto, conta Liege Machado. A sugestão veio através de Agnaldo Farias, crítico e curador do Instituto Tomie Ohtake, indicando Adolfo Montejo Navas. “O casamento deu super certo: Adolfo é mais voltado para arte contemporânea e procura conduzir a revista para o lado mais critico, para os profissionais e estudantes da arte. Eu tenho mais afinidade com arte moderna e acabo puxando a revista para o lado mais pop, para os colecionadores e interessados”, avalia sua diretora.

A ‘ousadia’ empresarial, que concretizou a produção, impressão e lançamento nacional de uma revista de arte no seu mais amplo conceito (114 páginas em papel couchet e um cast de colaboradores de renome), mesmo sem apoio de patrocinadores, ou inclusão na Lei Rouanet, tem se revelado gratificante e muito promissora, analisa Liege Machado.

Galerias e Museus de Arte em fina sintonia com a DASARTES

A direção e curadoria dos principais museus de arte do País vem confirmar as otimistas e confiantes perspectivas para uma revista do gênero. Desde a virada do ano e ao longo do verão, a revista veio comemorando sua “primavera”, tendo sido bem recebida e apoiada por entidades como o MAM do Rio de Janeiro, passando por um lançamento na última Bienal de São Paulo, e, em seguida, teve festa oferecida pelo MAMAM, de Recife, e outra, pelo Museu Nacional de Brasília e ainda um lançamento para Ribeirão Preto, no interior paulista, pela Galeria Marcelo Guarnieri. Neste momento, a DasArtes se prepara para entrar pelo átrio de mais um museu, desta vez, o MASP.

“Decididamente, a revista, já em seu terceiro número, consegue demonstrar que veio para confirmar o sucesso da iniciativa privada – e mesmo em tempos da propalada crise”, comenta sua diretora, apontando para o consistente número de anunciantes de gabarito em suas páginas e o afã de colaboradores famosos, querendo escrever na DasArtes e figurar entre os créditos da revista.

Serviço - Retrospectiva VIK MUNIZ - MASP para convidados:
Palestra e lançamento da revista DasArtes:
24 de abril / 19h.

Endereço: Av. Paulista, 1.578 – Cerqueira César – São Paulo. Tel.: (11) 3251 5644
Visitação: de 24 de abril a 12 de julho
Horário da Mostra: de terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até as 20h. A bilheteria fecha uma hora antes.
Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.
Mais informações 3168-0055 - Crivo Assessoria de Imprensa

Novos profissionais integram graduação em Design da ESPM SP

Atenta às constantes tendências de mercado e buscando pontos de inovação em seus cursos, a ESPM traz para seu corpo docente da graduação em Design a contratação de experientes profissionais de mercado. Os mais novos professores são Danilo Cid, sócio-diretor executivo de design da Ana Couto Branding & Design, Claudia Weber, designer da Futurebrand, Gisela Schulzinger, presidente do Comitê de Design da Associação Brasileira de Embalagens (Abre); e Celso Longo, designer, arquiteto e também curador da 9ª bienal de design gráfico.

O objetivo, segundo a professora Ana Lucia Ribeiro Lupinacci, diretora do Curso de Design, é compor uma equipe docente onde diferentes contribuições possam trazer ganhos para os alunos e o curso. "Além disso, possibilitar a estes novos professores o contato e experiência com os docentes que já participam há mais tempo do projeto”, disse.

Seguindo a premissa “Aqui ensina quem faz”, a ESPM traz profissionais que podem transmitir e pensar, junto aos estudantes, conteúdos e habilidades exigidas hoje pelo competitivo mercado de trabalho.