24.10.07

Design Brasileiro: Uma mudança do Olhar



A riqueza dos traços característicos da identidade brasileira e seu destaque no mercado mundial do design é o tema da mais recente exposição que a FAAP realiza, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. ”Design Brasileiro: Uma mudança do Olhar” exibe a abundância de detalhes e estilos de objetos que revelam o talento de designers nacionais, que contribuem para a difusão internacional do setor, e o reconhecimento de seus trabalhos no resto do mundo.

“A exposição fala sobre a cultura brasileira em geral, revelando tanto os objetos de forte apelo plástico, quanto os produtos de elevada complexidade técnica”, define o curador da mostra, Prof. Fábio Righetto, que coordena o curso de Design da FAAP. Na opinião dele, o designer atua entre o que existe e o que está por vir, definindo em nosso cotidiano uma nova realidade, e o discurso projetual contido nesses objetos nada mais é que um registro de como vivemos.

A exposição foi dividida em seis grandes áreas, que representam a vida humana: Abrigar, Informar, Guardar, Vestir, Locomover e Sonhar. O acervo dessas áreas é composto por objetos e imagens que fazem parte do cotidiano, como automóveis, saboneteiras, refrigeradores, luminárias, quadrinhos, filmes, infográficos, jóias e celulares.

A seção “Abrigar” mostra o universo material que envolve o ser humano, que o abriga e reconforta. É composta, basicamente, por objetos de design que melhoram a relação do homem com o ambiente e oferecem a sensação de aconchego. A seção “Vestir” apresenta a “segunda pele”, o elemento artificial que separa o homem do ambiente, oferecendo conforto térmico e códigos visuais que identificam, informam, integram e seduzem.

Em “Guardar”, os visitantes poderão conferir o universo das embalagens que, além de proteger valores, distinguem elementos, preservam características, instruem o usuário e facilitam o acesso ao conteúdo. “Informar” mostra a manipulação da imagem em harmonia com o conteúdo, revelando os detalhes do design gráfico.

Os produtos que oferecem mobilidade serão expostos em “Locomover”, que revela os veículos utilizados para satisfazer o instinto explorador do homem, conferindo identidade pessoal na vida em sociedade. “Sonhar” apresenta seqüências de imagens em movimento, vídeos que geram a realidade artificial, proporcionando ao observador a capacidade de sentir sem vivenciar.

Distribuída num espaço de 600 metros quadrados, a mostra reúne peças como o automóvel Bentley - marca inglesa de luxo que tem como chefe de design exterior o brasileiro Raul Pires; as saboneteiras feitas pela marca Natura que são comercializadas na França; uma banheira hi-tech totalmente programável à distância via celular; alguns dos melhores infográficos usados em revistas e premiados no mundo inteiro; e o refrigerador Whirpool, comercializado na Alemanha e criado por um brasileiro.

“Trata-se de uma forma de apresentarmos a habilidosa e variada maneira que o designer brasileiro tem de lidar com os materiais, explorar o uso das cores, fundir arte, tecnologia, arquitetura e engenharia, criando as mais diferentes formas para nosso uso cotidiano. Com toda certeza, esta exposição irá provocar uma mudança no olhar de cada visitante, despertando seu orgulho de ser brasileiro”, conclui Celita Procopio de Carvalho, presidente do Conselho de Curadores da FAAP.

Saiba mais:
Exposição “Design Brasileiro: Uma mudança do Olhar”
Local: Palácio do Itamaraty
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Bloco H
Data: 04 de outubro a 03 de novembro de 2007
Horários: Segunda a sexta-feira – 10h00 às 19h00
Sábados, Domingos e Feriados – 10h00 às 17h30
Entrada Gratuita