19.4.11

Prêmio Design MCB chega aos 25 anos com atividades comemorativas

Secretaria de Estado da Cultura e Museu da Casa Brasileira iniciam calendário especial para a 25ª edição do mais antigo e cobiçado prêmio voltado ao design brasileiro.


Reconhecido como a mais tradicional e renomada premiação de design do país, o Prêmio Design MCB chega em 2011 à sua 25ª edição com uma programação especial, iniciada já na etapa do concurso do cartaz. Com o objetivo de fomentar a troca de ideias e conhecimento, além de contribuir com o diálogo entre mercado e pensamento acadêmico, Secretaria de Estado da Cultura e o Museu da Casa Brasileira organizam uma programação especial, com palestras de profissionais consagrados do design, oficina de produção de cartazes e o Cole Aqui no MCB, um grande mural de cartazes aberto ao público.

As ações da 25ª edição tiveram início em 22 de março, com a abertura das inscrições para o Concurso do Cartaz, que elegerá a peça central de divulgação do Prêmio. Por ser uma ação que valoriza a mídia do cartaz, este ano o Museu abre espaço para receber diversos cartazes de ações culturais que serão expostos em um mural interno. A ideia é abrir espaço para comunicação desta mídia que cada vez menos tem espaço de fixação em áreas públicas. Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, o Prêmio se torna mais uma ferramenta de expressão cultural e artística com o Cole Aqui no MCB, aberto a quem queira divulgar ações culturais de qualquer região do país. “Conseguimos inovar a cada edição, mantendo a qualidade e credibilidade da premiação”.

Ao longo dos seus 25 anos de existência, o Prêmio Design MCB tornou-se uma chancela de qualidade para premiados e finalistas. Reconhece a excelência do design de produto e da produção teórica, além de valorizar o design gráfico, por meio do Concurso do cartaz. O 25º Prêmio Design MCB tem o apoio dos seguintes parceiros: Paralela Gift, Arqbacana, Living Design, Vitruvius e Leo Burnett.

Palestras e oficina:
Brasil em cartaz
19 de abril, às 19h30, gratuita
A palestra com o designer e diretor de arte Rico Lins propõe um panorama e reflexão sobre a produção de cartazes no Brasil de 1950 aos dias de hoje. Rico conversará também sobre a exposição “Brasil em cartaz”, realizada em 2005 no Pôle Graphisme de Chaumont.

O cartaz como suporte de mensagens culturais
27 de abril, às 19h30, gratuita
Ethel Leon, professora de história do design e editora da revista eletrônica de design Agitprop, apresenta questões que permeiam o cartaz, tais como suas tarefas históricas e impasses contemporâneos.

Oficina de cartazes
26 e 28 de abril e 3 de maio, das 18h30 às 22h30
Em três encontros com duração de quatro horas, a oficina com Paulo Moretto propõe o debate a respeito de cartazes nacionais e internacionais e o desenvolvimento de uma peça a partir de tema proposto, utilizando recursos como colagem, xerox e pintura. A inscrição, feita pelo tel.(11)3032-2499, tem o valor de R$50 e contempla os três encontros.

A tipografia e o cartaz
4 de maio, às 19h30, gratuita
O cartaz como meio de comunicação de massa tem em sua origem uma estreita relação com a tipografia. A palestra com o designer gráfico Luciano Cardinali propõe a reflexão a respeito do conhecimento sobre o design dos caracteres e suas relações de conjunto.

Cole aqui no MCB
Esta ação é aberta a todos os que quiserem divulgar ações culturais, de qualquer região do país. Além do impresso, o MCB também receberá CDs com os cartazes na versão digital, que farão parte de um banco de dados no site do Museu, possibilitando assim a memória de parte da produção gráfica do país. Para participar basta enviar o cartaz, acompanhado de um CD que deve trazer a imagem do cartaz, em alta resolução (300 dpi), em dimensão igual ou superior ao do impresso, além de autoria do cartaz, evento que a peça deseja divulgar, data do evento, Estado e Cidade onde foi criado. A embalagem deve conter as seguintes informações como destinatário: “Museu da Casa Brasileira- - Cole aqui no MCB”.


Concurso do cartaz
No início do ano, é realizado o Concurso do Cartaz, que está com inscrições abertas até dia 25 de abril e irá eleger o cartaz de divulgação do Prêmio Design MCB. O regulamento está disponível no endereço www.mcb.org.br/premiodesign. Com temática livre, o concurso conta com uma comissão de seleção independente, formada por nomes relevantes do cenário acadêmico e profissionais do design gráfico. O resultado será conhecido no dia 16 de maio e a peça escolhida vai inspirar toda a identidade visual do 25º Prêmio Design MCB, em produtos como camiseta, anúncio publicitário, folder, banner e site.

A importância do Concurso do cartaz do Prêmio Design MCB, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e o Museu da Casa Brasileira, cresce a cada ano. Em 2010, foram inscritos 791 trabalhos de todo o país. O cartaz é um importante meio de expressão cultural e, no Brasil, o Prêmio Design MCB é uma das poucas iniciativas que usa esta mídia, adotada na premiação desde sua quarta edição, em 1989. A partir de 1995, a escolha do cartaz passou a ser realizado por concurso.

Calendário do Concurso do cartaz do 25º Prêmio Design MCB
Inscrições e pagamento de boletos: até 25 de abril
Entrega dos cartazes no MCB: até 4 de maio, data limite para envio do cartaz digital e impresso
Resultado: 16 de maio

Apoio:
Paralela Gift, Arqbacana, Living Design, Vitruvius e Leo Burnett

Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Site: www.mcb.org.br/premiodesign
twitter.com/mcb_org

Pixel Show Porto Alegre tem mais três nomes confirmados

OEstudio, GAD’ e Doubleleft adicionam experiências em moda, design e interatividade web à programação do maior evento de criatividade do país

OEstudio

A segunda edição do Pixel Show Porto Alegre está ainda mais completa. O ciclo de palestras, que já contava com nomes ilustres como o do quadrinista brasileiro Danilo Beyruth e do ilustrador argentino Christian Montenegro tem agora mais três atrações imperdíveis: OEstudio, GAD’ e Doubleleft, que agregam ao evento suas experiências multimídias e prometem animar as mentes criativas.

Com imensa visibilidade no cenário de moda, o coletivo OEstudio empresta ao Pixel Show o seu olhar fashion ao compartilhar trabalhos de alto nível, como a criação dos uniformes da delegação brasileira dos Jogos Panamericanos no Rio. OEstudio tem sedes no Rio de Janeiro e em Tóquio, além de ser figurinha carimbada em desfiles por todo o país.

GAD’

Já o GAD’ chega ao Pixel apresentando sua visão integrada entre comunicação e design gráfico. Valpirio Monteiro, sócio-executivo do GadAgency, tem formação em Música, Arquitetura, Ciências Sociais e Jornalismo. Versátil, promete traduzir sua experiência como designer através do entendimento do imaginário do público, fundamental para o sucesso na área publicitária. Em seu currículo, há prêmios no New York Festivals, Festival de Londres e Leão de Prata em Cannes.



O estúdio Doubleleft, criado por Alexandre Souza, Gabriel Laet, Guilherme Almeida e Paulo Perez, é responsável por produções interativas na web e tem em sua raiz uma cultura multidisciplinar. Pode-se esperar uma palestra com nuances de cultura e alta tecnologia, assim como seus ousados projetos.

O encontro deste ano traz ainda workshops com artistas renomados, espaços para a intervenção do público e festival de motion graphics. Para conferir a lista completa de palestrantes, agendar a cobertura do evento ou entrevistar nossos convidados, acesse a área exclusiva para imprensa no site do Pixel Show e preencha o formulário que se encontra na página. Em caso de dúvidas, escreva para imprensa1@zupidesign.com ou entre em contato através do telefone 11 3926 0174.


+ Informações:
Local: Auditório da Reitoria da UFRGS - Avenida Paulo Gama, 110 - Farroupilha – Porto Alegre, RS
Quando: 7 e 8 de maio de 2011
http://www.pixelshow.com.br/poa
http://www.pixelshow.com.br/sobre.htm - Veja filmes e fotos dos últimos cinco anos.

F/Nazca promove no Planejamento



José Augusto Porto é o novo diretor nacional de planejamento da F/Nazca. Formado em Administração de Empresas pela FGV, é pós-graduado em Comunicação pela ECA-USP. Fez especialização em marketing em Austin, Universidade do Texas. E atualmente cursa MBA em Cinema Documentário, na FGV.

Com doze anos de experiência em comunicação e marketing, sendo seis deles na F/Nazca, já trabalhou com empresas como Disney do Brasil, Buena Vista, São Paulo Fashion Week, Diesel, BrasilConnects, Carrefour, Nike, Unibanco e Unimed Rio. O profissional entrou na agência em 2005 como planejador, em 2008 foi promovido a diretor de planejamento e, agora, a diretor nacional da mesma área. José Porto substituirá Fernand Alphen, que deixa a agência após 13 anos.

Embalagem a vácuo Dona Benta ganha prêmio por inovação



Em parceria com a Inapel Embalagens, a J.Macêdo, uma das maiores empresas de alimentos do País e representante da marca Dona Benta, recebeu o Prêmio Embanews – Cases de Sucesso, na categoria Marketing – Linha Diferenciada de Embalagem, pela inovadora embalagem a vácuo da Farinha Integral e Farinha Reserva Especial Dona Benta.

Lançada em dezembro de 2010, a novidade compacta e transparente é mais resistente e prática, pois pode ser facilmente guardada, mesmo após aberta e ainda aumenta a vida útil do produto - enquanto uma farinha em embalagem comum tem em média cinco meses para consumo, com a opção a vácuo é possível estender este prazo para 12 meses.

Especialista em analisar o mercado e trazer inovações, como a criação das farinhas de trigo com fermento e a primeira embalagem transparente para a categoria, a Dona Benta, marca líder nacional em farinhas de trigo e misturas para bolos, investiu em um processo automatizado de embalagem, já consagrado em outras categorias como café e feijão, para lançar a embalagem a vácuo.


Quando falamos da embalagem a vácuo para farinha, as grandes vantagens são, sem dúvida, a validade e a proteção à umidade. Os produtos que tinham cinco meses para consumo agora passam a ter 12, o que facilita a distribuição para lugares mais distantes, como Amazônia, por exemplo. A nova forma de embalar ainda garante a integridade do item por proporcionar o isolamento de umidade que pode estar presente nos ambientes em que o item será exposto”, afirma Carlos Augusto, gerente de tecnologia e processos.

Estas e outras embalagens vencedoras do Prêmio Embanews estarão expostas nas vitrines do estande da revista na BRASILPLAST 2011, no período de 9 a 13 de maio de 2011, no Parque de Exposições do Anhembi em São Paulo – Capital

Abertas inscrições gratuitas para curso de fotografia com Arnaldo Pappalardo

Fundação Stickel realizará iniciativa para que moradores da Brasilândia aprendam a fotografar e valorizar as imagens do bairro

Com o objetivo de ensinar técnicas da fotografia e incentivar a comunidade a desenvolver uma visão diferenciada da região em que vive, a Fundação Stickel abre nesta quarta-feira (20) inscrições gratuitas para o curso de fotografia “Um Olhar Sobre a Brasilândia”.

São 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas até 9 de maio, na Casa de Cultura da Brasilândia (Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº) ou pelos telefones 3922-7664 e 7820-1133. As aulas do curso, que terá como professores o fotógrafo Arnaldo Pappalardo e o publicitário Lucas Cruz, acontecerão entre 23 de maio e 7 de novembro (todas as segundas-feiras, das 8h30 e 12h30).

Pappalardo será responsável pelas aulas teóricas e práticas das técnicas de fotografia, além de informações sobre diversas maneiras de ver e entender o universo a ser registrado. Lucas Cruz dará o treinamento sobre tratamento das imagens no computador.

Esta já é a terceira vez que a Fundação Stickel realiza o curso. O presidente da ONG, Fernando Stickel, declarou que além de despertar nos participantes o gosto pela técnica e arte da fotografia, a intenção é indicar possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional a eles. “O foco desse curso é realmente apontar o caminho para uma profissionalização dos participantes”.


Serviço: Inscrições para o curso de fotografia Um Olhar Sobre a Brasilândia
Data: 20/04 a 09/05
Local: Casa de Cultura da Brasilândia (Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº) ou pelos
telefones 3922-7664 e 7820-1133, com Thaís.
Vagas: 30 (gratuitas)


Sobre Arnaldo Pappalardo

Formado em Arquitetura na USP, Arnaldo iniciou sua carreira como fotógrafo em 1980, quando montou seu estúdio. Atuou na área publicitária e institucional, o que mais tarde lhe rendeu o Prêmio de Destaque pelo Clube da Criação de São Paulo (1987) e o Prêmio de Fotografia Aplicada Funarte (1997), entre outros. Teve exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Em 2009, realizou a mostra fotográfica “Tensão sobre a Calma”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Stickel. Atualmente integra o “Conselho de Notáveis” da Escola Panamericana de Artes.

Sobre Lucas Cruz
Formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Casper Líbero, Lucas trabalha como assistente no estúdio de Arnaldo Pappalardo na área de publicidade. Também já autou em agências como Mccann Erickson e 2D.

Sobre a Fundação Stickel
Instituída em 1954 pelo casal Martha e Erico Stickel, a Fundação Stickel teve como proposta inicial atender crianças carentes afetadas pela tuberculose em Campos do Jordão (SP).

Sob o comando do arquiteto, artista plástico e fotógrafo Fernando Stickel, a entidade foi reestruturada a partir de 2004 e passou a atuar na capital paulista dando espaço às artes visuais ao lado do trabalho social e assistencial.

Sua missão passou a ser agregar a atuação nas artes visuais ao trabalho em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.

Em 2010, as ações foram consolidadas na Vila Brasilândia, distrito da Zona Norte de São Paulo, fomentando o desenvolvimento da comunidade em diversos espaços e por meio de parcerias com o poder público e outras organizações sociais. Mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente. A entidade vem investindo nos últimos cinco anos cerca de R$ 2 milhões/ano em seus projetos.

A Fundação Stickel presta contas de suas ações com transparência e accountability, e todas as atividades e serviços colocados à disposição da comunidade são 100% gratuitos para o público atendido. Mais informações no site www.fundacaostickel.org.br.

Urban Summer lança o Audi Mobile Website


Após se estabelecer nas mídias sociais a partir de projetos criados pela agência, a Audi ganha uma versão compacta de seu site para visualização em aparelho celular e tablets.

Cientes da importância de ampliar sua presença em todos os canais de comunicação com o consumidor, a Audi Brasil já atua nos principais meios digitais com trabalhos assinados pela Urban Summer Digital Creative. A marca se encontra estabelecida nas mídias sociais (Facebook, Twitter e YouTube) e continua avançando com essa estratégia: acaba de lançar o Audi Mobile Website: uma versão compacta de seu site oficial para visualização em aparelho celular e tablets, como o iPad por exemplo.

Nesta versão móvel do site da Audi Brasil, criada pela Urban Summer, é possível acessar informações de todos os nossos modelos, realizar uma configuração de produtos, além de verificar preços, itens de série e fichas técnicas.




Outras áreas do website atual como novidades, história da marca e glossário também estão disponíveis no Mobile site. Os usuários também poderão baixar diretamente todos os jogos e aplicativos para iPhone, iPod e iPad.

Convidamos a todos para acessarem o Audi Mobile site através de seu celular ou tablet, pelo endereço: (www.audi.com.br) ou (m.audi.com.br