29.12.10

Mostra de Caio Reisewitz


Duas exposições estão em cartaz na unidade SESC Belenzinho, desde a sua inauguração, no último dia 4 de dezembro: ITUPORANGA, individual do artista plástico paulistano Caio Reisewitz, e a coletiva ARTE POVERA – OBRAS DA COLEÇÃO MART, que reúne obras do movimento homônimo, que marcou a arte italiana na década de 1960.

As mostras inauguram, respectivamente, dois equipamentos da nova unidade dedicados às artes visuais: o Espaço de Exposições e o Galpão Multiuso. E ficam em cartaz até o dia 8 de março de 2011, com visitação gratuita.

Em “Ituporanga”, Caio Reisewitz - reconhecido por seus trabalhos em fotografia, que exploram as relações entre registro documental e arte -, desta vez apresenta suas primeiras pesquisas com uso de backlights em formato e instalações audiovisuais.



A partir de um estudo sobre a região do Belenzinho e Mooca, o artista apurou que o local, no passado, era prolífero em afluentes, nascentes e cachoeiras. A descoberta o inspirou a criar uma enorme cachoeira desaguando sobre a piscina da unidade, acompanhada por uma projeção em pequena escala e um áudio. Duas fotografias que mostram as ruínas do antigo prédio do SESC Belenzinho complementam a instalação.

Nascido em São Paulo, Reisewitz tem obras em importantes coleções públicas e particulares, no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, ocupou três andares da Casa de America, em Madri, durante o Festival PhotoEspaña, participou das Bienais de Veneza e São Paulo e, em 2009, concluiu na Universidade de São Paulo seu mestrado em poéticas visuais.


Arte italiana – Já “Arte Povera – Obras Da Coleção Mart” reúne obras dos principais expoentes do movimento artístico homônimo, iniciado na Itália em meados dos anos 60. Sua principal marca foi a radicalização de formas e uso de materiais, rompendo a forte influência clássica presente na arte italiana até então.

Dentre as obras selecionadas para a exposição estão trabalhos assinados por Alighiero Boetti, Claudio Parmiggiani, Gilberto Zorio, Giovanni Anselmo, Giulio Paolini, Giuseppe Penone, Jannis Kounellis, Mario Merz, Michelangelo Pistoletto e Pier Paolo Calzolari. O acervo pertence ao Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto/MART.
SERVIÇO

UNIDADE SESC BELENZINHO
Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho – São Paulo (SP)
Próximo à Estação Belém do Metrô
www.sescsp.org.br / Tel. (11) 2076-9700

EXPOSIÇÕES
CAIO REISEWITZ – “ITUPORANGA”
Local: Espaço de Exposições
Em cartaz de 5 de dezembro de 2010 a 8 de março de 2011.
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 21h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h. Grátis.

COLETIVA – “ARTE POVERA – OBRAS DA COLEÇÃO MART”
Local: Galpão Multiuso
Abertura: 4 de dezembro de 2010, às 12h
Temporada: 5 de dezembro de 2010 a 8 de março de 2011.
Visitação: Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Grátis.

Fórmula 1 em Congonhas


Uma réplica do carro da equipe Vodafone McLaren Mercedes está em exposição, a partir de hoje (29/12), na área de embarque do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O Show Car poderá ser visto no stand Mobil 1 – marca líder mundial em lubrificantes sintéticos e patrocinadora da McLaren desde 1995 - até o dia 13 de janeiro das 7h as 22h. Em seguida, percorrerá outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Serviço
De 29/12/2010 a 13/1/2011
Aeroporto de Congonhas – Av. Washington Luiz, s/nº
Área de embarque – 2º piso
Horário: das 7h as 22h