15.1.10

Expo Rhino Ecko Toy Art, sucesso no Pixel Show 2009, volta ao MuBE no mês de janeiro

Os rinocerontes atacam o bairro dos jardins em São Paulo a partir do dia 13 de janeiro de 2010. Isso por que acontece no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura) a mostra “Expo Toy Rhino”, com curadoria da Zupi. Os rhinos, customizados por diversos artistas plásticos, aparecem em várias versões, trazendo ao público o olhar de seus criadores. Feitos em vinyl vermelho, eles sofreram todo o tipo de transformação, ganhando novas cores, detalhes e histórias.

Entre os artistas convidados estão importantes nomes do cenário cultural brasileiro, como Artur 'Kjá, Luciano Cian e o vencedor do Big Brother Brasil 9, Max Porto, que juntos criaram uma versão especial para o evento. Além deles, os artistas Nelson Sadek, Zero, Ronah, Gordo, Ton Lo Bianco, Marcelo Calazans, Binho, Dea Lelis, Arthur D'araujo, Biaia, Dimas Forchetti, Glauco Diógenes, Bruno Fujii, Priscila Gurski e Marcelo Teixeira marcam presença com suas criações inusitadas.

Alguns grupos criativos estarão presentes. Além da própria Zupi, Colletivo, Animatório, Fuso Coletivo e Base-V marcam seu ponto na expo. A mostra já rolou o ano passado durante a conferência de design Pixel Show, ocorrida em outubro. As mesmas 22 toys arts estarão expostas outra vez, dando mais uma oportunidade para quem deseja apreciar a arte dos rhinos.

Os experimentos dos rinocerontes é uma parceria entre a revista Zupi e a marca de moda Ecko, animal que representa a famosa griff, comandada pelo artista Mark Ecko. Vale a pena conferir.

Mais Informações
Exposição: "Expo Toy Rhino"
Data: de 14 de janeiro de 2010 a 29 de janeiro de 2010
Local: MuBE - Av. Europa, 218 - Jardim Europa - São Paulo, Brasil
Site: www.mube.art.br, www.flickr.com/photos/zupidesign
Contato: 11 3926-0174 / 11 5084-9040
Horário: das 09h às 19h

Cofre gigante da Coca-Cola mobiliza público na Praça Patriarca - SP



Centenas de pessoas se juntaram ao redor de um grande cofre da Coca-Cola, de 3,5 metros de altura, para tentar responder corretamente a 10 perguntas relacionadas ao futebol e às Copas do Mundo da FIFA. "O goleiro Gilmar disputou quantas Copas do Mundo?" era a primeira questão do quiz. Os que conseguiram acertar todas as respostas abriram a porta do cofre e desvendaram o mistério guardado dentro dele: a imagem em 3D da taça da Copa do Mundo da FIFA.



A ação da Coca-Cola, desenvolvida pela JWT e implementada pela Plus Media e P&G Cenografia, aconteceu nesta quinta-feira (dia 14 de janeiro) na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, e fez parte da campanha da marca para a Copa do Mundo de 2010, que também inclui a exibição da taça original da Copa do Mundo entre os dias 6 e 9 de fevereiro no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Max Tozzini abre nova empresa de branding

Depois 5 anos de estudos, dois dos quais à frente da área de branding da Giacometti Propaganda, o empresário Maximiliano Tozzini Bavaresco decidiu montar a sua própria empresa. Com investimento inicial em torno de meio milhão de reais, ele abriu as portas da Sonne, empresa especializada em branding, disciplina que vai além do design e da comunicação abrangendo também a gestão do negócio. Administrador de empresas com especializações em Marketing Estratégico e Branding, Maximiliano vai oferecer ao mercado consultoria em gestão estratégica de negócios sempre com foco na valorização das marcas e na obtenção de resultados concretos e mensuráveis, como aumento do lucro e da rentabilidade das empresas.


“Diferentemente de outras empresas de branding, a Sonne atuará com o objetivo de perpetuar e valorizar as marcas fazendo-as gerar riqueza aos acionistas”, afirma Maximiliano.

Olhar Urbano

Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Marcos Prado, Fabio Correa, Renata Castello Branco e Ucha Aratangy emprestam sua visão particular sobre a cidade para o projeto Olhar Urbano, que retrata em 26 imagens ícones arquitetônicos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. O resultado desse ensaio poderá ser conferido a partir de segunda, 18 de dezembro, em exposição somente para convidados no MuBE – Museu Brasileiro de Esculturas, e depois em roteiro itinerante. O projeto é uma iniciativa da Brookfield Incorporações, responsável pelos edifícios fotografados.

Referências urbanas variadas nortearam o trabalho dos fotógrafos convidados. Concebido para ser um prédio de silhueta horizontal, mais baixa que a de seus vizinhos, o edifício Landmark diferencia-se mais pelo formato original de suas fachadas, curvas e envidraçadas, do que por seu tamanho. As famosas fachadas são ponto de destaque no ensaio de Bob Wolfenson, que também jogou com os frames e sequências de janelas e corredores.

Instalado no tradicional bairro do Paraíso, o Top Towers tem projeto inovador. Sua arquitetura resgata as fachadas compostas, paginadas e lúdicas do centro de São Paulo das décadas de 40, 50 e 60 para criar torres escalonadas que oferecem diversas opções de pavimento. O resultado é uma multiplicidade de perspectivas: se observadas da estação do metrô Paraíso, as torres destacam-se como dois volumes independentes; se vistas a partir do metrô Vergueiro, ambas fundem-se visualmente. Famoso por seus cliques na urbana e noturna São Paulo, Cássio Vasconcellos, capturou a essência da arquitetura em imagens que quase extrapolam para a terceira dimensão.

Florida Penthouses traz o conceito de Penthouse, lançado pela Brookfield Incorporações no Brasil,, de se morar num espaço que traz ao mesmo tempo as vantagens de casa e do apartamento. Com pé-direito duplo e living interligado com terraço de grandes proporções, um dos diferenciais do projeto é a cobertura piramidal, explorada por Ucha Aratangy em seu ensaio.

Ainda em São Paulo, foram retratados Villa Monteverde e Times Square. No Rio de Janeiro, foram escolhidos os edifícios Mar do Sul, Les Residénces de Monaco, Santa Monica Jardins Condominium Club, Quartier Ipanema e Reserva de Itaúna. Em Goiânia, o Québec, e, em Brasília, o Parque Cidade Corporate.

Depois da abertura no MUBE, a mostra segue roteiro itinerante em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília.

Bob Wolfenson
Landmark, São Paulo, e Les Residences de Monaco, Rio de Janeiro. Bob Wolfenson é um dos maiores nomes da fotografia nacional e iniciou sua carreira como assistente aos 16 anos no estúdio da Editora Abril. Dono de um estilo inconfundível e de uma produção prolífica e multifacetada, que vai desde trabalhos encomendados pelo mercado publicitário até exposições em galerias e museus, passando pelas fotos de moda, nus, retratos e paisagens urbanas. Nos anos 1980, trabalhou em Nova York como assistente do grande fotógrafo de moda Bill King. Ganhador de inúmeros prêmios, Bob segue trabalhando incessantemente em São Paulo para as principais publicações nacionais e algumas internacionais.

Cássio Vasconcellos
Top Towers e Brascan Century Plaza, São Paulo.
Cássio Vasconcellos fotografa desde os 15 anos. Já passou pela redação do jornal Folha de S. Paulo, Editora Abril e agência de publicidade DPZ. A megalópole São Paulo sempre esteve sob seu olhar, seja em suas famosas fotos aéreas ou em noturnas. Participou da mostra “Arte/Cidade” em 1994 e 2002. Em 2002 lançou o livro Noturnos São Paulo. Sua obra integra coleções da Biblioteca Nacional de Paris, França; Coleção Polaroid, EUA; MAM-SP e MAM-RJ; MASP, entre outros.

Fabio Correa
Villa Monteverde, São Paulo, e Mar do Sul e Santa Monica Jardins Condominium Club, Rio de Janeiro. Fabio Correa ingressou na carreira de fotógrafo em Nova York, atuando nas áreas de moda e publicidade. Entre Brasil e EUA trabalhou para as revistas Vogue, Marie Claire, Elle, Trip, Vanity Fair, American Vogue, Cosmopolitan, entre outras. Ganhou os prêmios “New York Art Directors Club” de publicidade com a Young & Rubicam, e “Prêmio Abril de Publicidade”, com a campanha da Cia. Marítima. Atualmente realiza trabalhos de fotografia, filmes e vídeos para UNESCO, UNICEF, Instituto Ayrton Senna e Petrobras.

Marcos Prado
Quartier Ipanema e Reserva de Itaúna, Rio de Janeiro. Marcos Prado é fotógrafo, diretor e produtor. Dirigiu os filmes Estamira e Os Carvoeiros, baseados em ensaios fotográficos homônimos. Foi produtor de Ônibus 174 e Tropa de Elite. Estudou fotografia na Brooks Institute of Photography, Califórnia. Recebeu prêmios como o World Press Photo, o Focus on Your World, da ONU, o Hasselblad Máster, entre outros. Marcos Prado possui fotos nos acervos do MAM-SP, do MAM-RJ e do MASP.

Renata Castello Branco
Times Square, São Paulo e Parque Cidade Corporate, Brasília. Renata Castello Branco tinha a intenção de ser arqueóloga quando cursou História. Sua paixão pela fotografia surgiu ao ajudar o pai a fotografar formações rochosas e inscrições rupestres no Piauí. Começou a carreira com o fotógrafo Chico Albuquerque e trabalhou com o editor Murilo Felisberto na revista Senhor Vogue. Em 1985 fundou a ABRAFOTO. Atualmente é especializada em fotografia de interesse público e retratos de empresários e políticos, como Paulo Skaf, Fernando Henrique Cardoso e Gilberto Kassab.

Ucha Aratangy
Florida Penthouses, São Paulo e Quebec, Goiânia. Ucha Aratangy é formada na FAU-USP, mas muito antes da faculdade já pensava a respeito do olhar fotográfico. Aos quinze anos de idade iniciou-se profissionalmente como assistente do fotógrafo Chico Albuquerque e, em 1989, montou estúdio próprio. Em 2000 mudou-se para Barcelona onde morou por seis anos, e aprimorou seus estudos em Imagem Digital e Gestão de Cores. Na volta ao Brasil, reabriu seu estúdio em São Paulo, onde trabalha com fotografia de still e ainda mantém o olhar na arquitetura, desenvolvendo trabalhos para diversas revistas, construtoras e arquitetos. Já expôs seu trabalho em duas individuais na França coletivas na Espanha e no Brasil.