6.9.07

Garrafas Absolut



Chega ao mercado nacional a nova linha de garrafas da Absolut, famosa marca sueca de vodca. O Brasil é o terceiro país a fazer uma releitura das embalagens com artistas nacionais, projeto que já foi executado nos Estados Unidos, na França e que, aqui, leva a assinatura dos artistas plásticos Nelson Leirner e Daniel Senise. Além deles, mais 10 jovens artistas criaram versões das garrafas, mas apenas no mundo virtual.

A experiência da Absolut com artistas personalizando suas embalagens já é antiga, começando com o pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol, em 1985. Depois disso, a maioria das campanhas publicitárias da marca foram ligadas à arte, moda ou música, contando com a participação de nomes como Louise Bourgeois, Nam June Paik, Damian Hirst, Maurizio Cattelan e Rosemarie Trockel.

A iniciativa, batizada no nosso mercado como Absolut Brasil, já está disponível para os consumidores, em tiragem limitada. Serão distribuídas 48 mil garrafas de cada artista, começando com a obra de Nelson Leirner. A garrafa desenhada por Daniel Senise chega às gôndolas brasileiras no final de setembro.

Para divulgar a novidade, a marca conta com o hotsite www.absolutbrasil.com.br, desenvolvido pela Gringo.nu, mesma agência responsável pela comunicação on-line do lançamento da vodca saborizada Absolut Ruby Red no País. A página apresenta as duas novas embalagens, além das garrafas desenhadas exclusivamente para o mundo virtual, assinadas por artistas contemporâneos como Nando Costa, Adhemas, Abiuro, Glauco Diogenes, Gui Borchert, Marconi, Nitrocorpz, Colletivo, Rupens Lp e Mooz.

Procurando interagir com o público, a Absolut também disponibiliza no hotsite a biografia dos autores e um espaço para questões feitas pelos internautas, respondidas na própria página por cada artista. O visitante também encontra dois documentários, que mostram todo o processo criativo de Leirner e Senise em suas obras para a marca.

How International Design Awards



A Revista norte-americana How Maganize encerra as inscrições para o concurso How International Design Awards no próximo dia 17. O prêmio publicará o trabalho vencedor na edição de abril 2008, que pode ser adquirida no mundo todo. Dentre os termos da competição, os vencedores ganharão um desconto de 100 dólares nas inscrições para a próxima Conferência de Design, também, realizada pela revista.

A comissão julgadora é composta por Nathan Hundricks, da LPK, John Forter, da fuszion, e Debbie Millman, da Sterling Brands. As categorias são divididas em Relatórios Anuais, Catálogos, Capas, Editoriais, Ilustração/Fotografia, Convites, Identidade, Logos, Embalagens, Posters, Propaganda Impressa, Trabalho Estudantil e Objetos 3D.

Quando: Até 17 de setembro

Fonte: ZUPI