5.11.09

TV Cultura mais moderna e atraente


Com intuito de modernizar a linguagem visual da TV Cultura, os artistas do coletivo Laborg desenvolveram as novas vinhetas institucionais da emissora, que começam a ser exibidas esta semana. Esse é o primeiro trabalho videográfico do grupo multimídia para a televisão.

Formado pelos jovens Alexandre Sahade Gonçalves (Ale), Charles de Oliveira (Charlie), Marcelo Zaccariotto (Zacca), Pablo Zurita e Yudi Added (Baia), o coletivo capta (usando micro-câmeras instaladas num aquário) imagens de reações químicas de substâncias comuns, como água, óleo, maisena, glicerina e pigmentos, originando desenhos orgânicos. “A ideia é despertar a percepção multi-sensorial do espectador”, explica Charles idealizador do Laborg.

No caso da TV Cultura, o grupo usou como pano de fundo o logotipo físico e também o virtual da emissora para a produção das imagens videográficas, tudo adaptado para uma nova linguagem técnica e visual para a televisão.

Os integrantes do coletivo Laborg estão na estrada desde 2005 fazendo performances visuais para festivais de música eletrônica interativa como, por exemplo, na Virada Cultural deste ano. Os garotos foram os responsáveis pelas projeções gráficas na fachada do edifício Matarazzo, sede da prefeitura de São Paulo, durante o evento. Também participaram da performance Umbra, realizado no Itaú Cultural, em julho. “Foi lá que o [Paulo] Markun viu nosso trabalho e nos convidou para este desafio na TV Cultura”, conta Charlie.

Novas chamadas
Seguindo pelo mesmo caminho, a equipe de chamadas da TV Cultura também está em plena produção. Nas mãos de profissionais como Ricardo Martirani (diretor de criação), Carolina França (coordenadora de produção) e Inês Schertel (direção de arte), as chamadas dos principais programas da casa como Metrópolis, Vitrine, Jornal da Cultura, Provocações, Cartão Verde, Manos e Minas, Vila Sésamo e Cine Brasil ganham novo padrão visual, mais moderno e atraente, trazendo a nova ‘cara’ da TV Cultura.

“Aves da Amazônia” é a nova exposição do Espaço Cultural CRC SP


A exposição “Aves da Amazônia” será inaugurada hoje no Espaço Cultural CRC SP, a partir das 19h30. A mostra apresenta os trabalhos de Huang Weng Mei-o, artista nascida em Taipei (Taiwan), que veio para o Brasil logo após concluir a faculdade de artes plásticas. Desde então, atua como conselheira da Associação de Artistas Plásticos Chineses no Brasil.

Amante da natureza, Huang reproduz nas telas a beleza e exuberância dos pássaros da Amazônia. As obras são bastante realistas e trazem cores vibrantes, que representam o estilo da artista.

Entrada franca – A entrada para as exposições do CRC SP é gratuita. Porém, no dia da inauguração, é solicitada a entrega de alimentos não-perecíveis, que são doados a entidades beneficentes. O evento é realizado em parceria com o IPH (Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo).

Serviço:
Exposição “Aves da Amazônia”
Data: de 5 a 30 de novembro de 2009.
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Espaço Cultural CRC SP.
Endereço: rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis/SP (ao lado do metrô Marechal Deodoro/estacionamento no local).
Tel.: 11 3824.5433.
Entrada Franca.

Red Bull House of Art


Um hotel desativado, construído em 1918, será ocupado por artistas de diferentes nacionalidades durante o mês de novembro. A iniciativa chama-se Red Bull House of Art, que escolheu como endereço o antigo Hotel Central, projetado por Ramos de Azevedo, no largo do Anhangabaú, no coração de São Paulo. O local já teve a sua fase áurea, entrou em decadência e, agora, vive um processo de revitalização.

Durante os 30 dias de duração do Red Bull House of Art, os participantes irão trabalhar de forma atenta aos movimentos no centro da cidade, compartilhando impressões, práticas e conhecimentos artísticos. O prédio será o principal ponto da ação dos participantes, que possuem experiência em fotografia, instalação, escultura, vídeo, pintura, performance, áudio e outras práticas. Roteiros pela capital paulista também farão parte da programação dos artistas durante o Red Bull House of Art.

No total, serão 10 artistas de sete países diferentes, incluindo o Brasil, que ocuparão de forma compartilhada, os quatro andares do prédio. Os espaços foram adaptadas para receber 10 ateliers individuais, além de quartos vazios para instalações artísticas, salas de projeção, visualização de trabalhos, área de convívio, internet e edição. Haverá também espaços coletivos destinados a duas exposições principais, que abrem e fecham o projeto, além de espaços para intervenções artísticas, e palestras com curadores, críticos de arte e artistas convidados. Os eventos são abertos ao público e a entrada é franca.

Os artistas são Cláudio Bueno, Alessandra Cestac, Rodrigo Garcia Dutra e Regina Parra, do Brasil, e Zander Bloom, da África do Sul, Hiraku Suzuki, do Japão, El Bocho, da Alemanha, Gabriela Golder, da Argentina, Rui Gato, de Portugal e Grant Davis dos Estados Unidos.

A partir do dia 11 de novembro, o evento abre para o público com uma exposição que apresentará uma seleção de trabalhos dos artistas participantes, como forma de introduzi-los ao público local. Para o encerramento, será realizada uma nova mostra, somando os resultados da imersão criativa e da troca de experiências durante o projeto.

A agenda contará também com visitas a locais escolhidos pelos curadores do projeto. Atividades como “Opção dos curadores”, pretendem levar os artistas a locais como galerias e ateliers, escolhidos a partir dos questionamentos dos participantes durante o processo. Na programação “Fala do Artista”, um artista convidado conversará com o grupo sobre a sua experiência pessoal. E nas “Palestras”, um curador, crítico ou pesquisador em arte contemporânea, irá abordar um tema sobre Arte. A curadoria artística do Red Bull House of Art é de Lucas Bambozzi e de Maria Montero.

Red Bull House of Art
Endereço: Hotel Central
Av. São João, 288 – Centro, São Paulo/SP
Abertura ao público: dia 11 de novembro

Primeira exposição: de 11 a 22 de novembro
De terça à sexta: das 12h às 18h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
ENTRADA FRANCA

Segunda exposição: de 05 a 13 de dezembro
De terça à sexta: das 12h às 18h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
ENTRADA FRANCA

Sobre os artistas:
ALESSANDRA CESTAC – São Paulo, Brasil
(Fotografia/ Street Art/ Performance)
Alessandra tem personalidade forte, e se expressa através da fotografia, street art e performance. Sua habilidade em desenvolver um estilo performático único já lhe rendeu reconhecimento internacional – a artista acaba de voltar de um período em Paris e Berlim -, assim como suas obras onde o ambiente público é peça fundamental. Sua arte ocorre em lugares que surpreendem, e muitas vezes atribuem novos significados à paisagem urbana.
Mais em: www.alessandracestac.com.br

CLAUDIO BUENO – São Paulo, Brasil (Multimídia)
O artista, que acaba de concluir sua residência do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS, demonstra enorme habilidade em descobrir formas criativas para realizar seus projetos artísticos, muitas vezes utilizando mídia móveis, e interatividade via internet, seus meios favoritos.
Mais em: www.mis-sp.org.br/labmis/residentes/claudio-bueno

EL BOCHO – Alemanha (Street Art)
Com foco em street art, o trabalho deste artista alemão prima pela intervenção urbana, estilo pop e muitas cores. Trabalha também com uma técnica bastante incomum no Brasil, em que utiliza fitas adesivas para suas intervenções em grandes escalas, quase sempre em espaços públicos. É a primeira vez que vem ao Brasil.
Mais em: www.elbocho.net

GABRIELA GOLDER – Argentina (Vídeo/fotografia)
É considerada uma das videoartistas mais atuantes da Argentina, embora sua carreira já tenha há muito ultrapassado as fronteiras de seu país. No histórico de Gabriela, constam residências em vários países como França, Canadá e Alemanha.
Mais em: www.gabrielagolder.com

GRANT DAVIS – Estados Unidos (Instalações interativas)
Conhecido por suas apresentações do tipo live videos, assim como por suas instalações interativas, Davis é um artista extremamente respeitado nos Estados Unidos. Imersão, interação e ambientes sinestésicos são elementos constantes em suas obras.

HIRAKU SUZUKI – Japão (Escultura/ Instalação)
Seu trabalho é um bom exemplo da integração entre recursos analógicos e digitais. Suzuki possui uma habilidade ímpar em desenvolver projetos grandiosos, capazes de ocupar ambientes internos e externos em larga escala. Diferentes elementos de mídia fazem parte do seu arsenal.
Mais em: www.wordpublic.com/hiraku

REGINA PARRA – São Paulo, Brasil (Pintura)
Regina faz parte de uma geração de novos pintores brasileiros e já realizou exposições importantes, com grande reconhecimento da crítica de arte brasileira. A artista expressa uma técnica impecável no uso de recursos tradicionais como óleo e canvas; e retrata situações a partir de fotos de jornais ou de cenas de câmeras do tipo CCTV.
Mais em: http://reginaparra.blogspot.com

RODRIGO GARCIA DUTRA – Rio de Janeiro, Brasil (Vídeo installation)
Colaborador em diversas iniciativas, como do coletivo AFAV, iniciou seus trabalhos como VJ. Vive em Londres há aproximadamente dois anos e, no momento, termina seu mestrado em Artes na Saint Martin 9google, antes de regressar de vez ao Brasil – e seu trabalho tem boa influência desta temporada na Inglaterra. No Red Bull House of Art, será a primeira vez que Rodrigo mostrará ao público brasileiro a transformação que essa experiência pessoal imprimiu na sua arte, caracterizada por projeções onde a plasticidade é um fator marcante.
Mais em: www.rodrigogarciadutra.com

RUI GATO – Portugal (Sound Artist)
De música, Rui Gato já fez de tudo um pouco: trilha para comerciais, filmes, websites, além de composições originais e pós-produção. A integração entre música e arte é traço forte da sua experiência.
Mais em: www.ruigato.info

ZANDER BLOOM – África do Sul (Instalação)
Especialista em ocupar ambientes de forma improvisada, espontânea e criativa, Bloom compõe seus trabalhos a partir da união de vários materiais e elementos. Instalação, fotografia e desenho criam imagens ambíguas, transitando com desenvoltura dentro de espaços arquitetônicos.
Mais em: www.whatiftheworld.com/featured-artists/zander-blom

Sobre os curadores:
LUCAS BAMBOZZI é artista multimídia e curador em novos meios. Trabalha em mídias como vídeo, filme, instalação, trabalhos site-specific, performances audiovisuais e projetos interativos. Seus trabalhos já foram exibidos em mostras em mais de 40 países. Fez a curadoria de eventos como Sónar SP (2004), Life Goes Mobile (Nokia Trends 2004 e 2005), Motomix 2006 e exposições como O Espaço Dissonante (Recife, 2009). É criador e coordenador do arte.mov, Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (2006-2009). É professor da pós-graduação do SENAC-SP.

MARIA MONTERO
Curadora independente e produtora cultural. Cursou Artpsycotherapy na Goldsmith College, em Londres. No momento, participa na PUC-SP do curso “Arte: História, Crítica e Curadoria”. Foi responsável pela coordenação de produção do festival de multimídia Sonar Sound (SP), e já trabalhou em grandes eventos como a Bienal de São Paulo. Na Wide Production, coordenou eventos culturais de grande porte relacionados à Arte, Música e Moda. Foi curadora artística do Red Bull Music Academy em São Paulo (2002). Durante dois anos, foi curadora do House of Palomino, da editora de moda Érika Palomino, sendo responsável por diversas exposições como a do performer sul-africano Steven Cohen, a exibição “Illustrator 1.0” e a Casa Maluca de Marcello Sommer.

Direção Artística e Produção:
Direção Artística: Coy Freitas
Produção Executiva: Marcos Farinha
Coordenação de Produção: Raquel Gomes e Daniel Costa
Produção: Manifesta

Criativo da Escala premiado no MOFILM em Londres

O publicitário Mauricio Thomsen, da agência Escala, é um dos 13 vencedores mundiais do concurso “Make an ad” (Faça um anúncio) promovido pela MOFILM para o 53° BFI London Film Festival. Participantes de mais de 115 países tiveram seis semanas para criar e produzir um anúncio de até 90 segundos com base em um briefing criativo para marcas como Campbell's, HP, McDonald's, Nokia e Pepsi.

O brasileiro ganhou com a animação “The Tempter” (O Sedutor) para a marca Yoplait USA, líder nos Estados Unidos e segunda maior do mundo. Os prêmios dos vencedores somaram mais de U$ 200 mil. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores participaram de duas noites de eventos do Festival, que encerrou no último dia 29.

A MOFILM é pioneira no fornecimento de conteúdo gerado pelo usuário para canais de TV, internet e celular em todo o mundo.


Veja os filmes no link: www.mofilm.com/competitions/lff2009

Prêmio PlastDesign


Visando destacar e estimular o design de produto como recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do setor de transformação de plásticos do Estado do Rio de Janeiro, foi lançada a segunda edição do Prêmio PlastDesign, iniciativa do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj).

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de novembro. De acordo com o Simperj, o princípio do prêmio é o incentivo à geração de competências integradas para ganhos competitivos em âmbito nacional e internacional de produtos produzidos por meio de tecnologias de transformação de plásticos.

Assim como na primeira edição, o Prêmio PlastDesign - Simperj esta dividido em três categorias: Projeto, Produto e Institucional.

A série Projeto é destinada a estudantes e profissionais recém-formados em desenho industrial, design ou áreas afins. Já a série Produto é dirigida a desenvolvedores de produtos plásticos (profissionais liberais, escritórios, institutos e empresas), Empresas de transformação de materiais plásticos devem concorrer na série Institucional.

Para participar, o candidato deverá entregar seu trabalho, acompanhado da ficha de inscrição referente à série correspondente ao prêmio, na sede do SIMPERJ, localizada na Rua Santa Luzia, 776, sala 203 – Centro, Rio de Janeiro, até o dia 19 de novembro. Para envio postal, a data com recebimento até 23 de novembro.

Informações sobre regulamento, premiação e inscrições acessar a página www.simperj.org.br ou para esclarecimentos complementares entrar em contato pelo e-mail simperj@simperj.org.br.

Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) promove debate em Brasília sobre novas oportunidades do setor publicitário

O mercado publicitário debaterá em Brasília as novas oportunidades no setor nos dias 11 e 12 de novembro. A iniciativa é uma promoção conjunta da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes e do Sinapro-DF - Sindicato das Agências de Propaganda de Brasília.

Além das entidades setoriais, gestores da área de Comunicação de órgãos públicos, de agências e de empresas de renome participarão dos debates (veja quadro). Vários temas relevantes serão debatidos, entre eles:


· Perspectivas do mercado publicitário de Brasília;
· O marketing e a governança corporativa precisam trabalhar integrados;
· O marketing e a comunicação como alavanca de negócios;
· Casos de sucesso de marketing e comunicação em Brasília;
· A profissionalização da comunicação pública;
· A propaganda é o oxigênio do varejo e mídia;
· A nova fronteira criativa

PALESTRANTES E DEBATEDORES
Setor Público
Yole Mendonça, Secretária de Comunicação Integrada da Secom (Presidência da República)
Wellington Moraes, Secretário de Comunicação do DF,
Clauir Luiz Santos, Superintendente de Marketing da Caixa Econômica Federal,

Veículos de Comunicação
Claudio Correa, Diretor Comercial da Rede Globo Brasília
Paulo Cesar Marques, Diretor Comercial e de Marketing do Correio Braziliense

Agências, entidades setoriais e empresas
Ricardo A. Bastos, Presidente da ABA e VP Executivo da Johnson & Johnson
Rafael Sampaio, Vice-Presidente Executivo da ABA
Ricardo Nabhan, Presidente da Fenapro - Federação Nacional das Agências de Propaganda
Fernando Brettas, Presidente do Sinapro/DF, Diretor de Relações Governamentais da Fenapro e Sócio-Diretor da G3 Comunicação
Pedro Abelha, Presidente do Sindicato dos Publicitários do Distrito Federal
Rodrigo Lacerda, Diretor Corporativo de Marketing do Carrefour
Daniel Chalfon, Sócio e Diretor de Mídia da MPM Propaganda
Reinaldo Lopes, Sócio-Diretor da Escala Propaganda
Aldo Bergamasco, Presidente da Scarlat Industrial
Jorge Alexandre, Diretor de Marketing da Bancorbras
Alvadir Oliveira, Presidente da CTIS
Professor Granjeiro, Presidente da Gran Cursos
Getúlio Américo, Reitor da UniCEUB
Jorge Leite, VP do Sinapro/DF e Sócio-Diretor da Brasil Amazônia Publicidade e Marketing

Serviço
Local: Academia de Tênis – Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 4 Conjunto 5 Lote 1-B – Brasília
Valor: R$ 300,00 para associados da ABA e Sinapro-DF e R$ 450,00 para demais interessados.
Incluso: welcome coffee, coffee-break, material didático e certificado de participação.
Inscrição: pelo site www.aba.com.br ou www.sinaprodf.com.br/novo/
Acesse a programação: www.aba.com.br/Pagina.aspx?t=evento_det&IdEvento=3655

Les Garçons apresenta pinturas de figura humana em recorte contemporâneo

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Primeira exposição individual da artista Carolina Paz retrata indivíduos consumíveis; uma das obras é finalista do concurso Olheiro da Arte, com curadoria de Fernando Cochiarale

De 16 de novembro a 18 de dezembro, na galeria da ABRA Vila Mariana

Um diálogo entre a fotografia e a pintura, através do retrato de indivíduos consumíveis, banais. Em sua primeira exposição individual, a artista visual Carolina Paz apresenta figuras humanas pintadas a óleo sobre tela e sobre papel. Antoine, Guillaume, Louis, Marc, Yves, Jacques e Jean compõem Les Garçons, série de trabalhos realizados em 2009 - e que dão título à mostra, em cartaz na galeria da Academia Brasileira de Arte (ABRA) da Vila Mariana, de 16 de novembro a 18 de dezembro.

As sete obras (cinco de 35,7 cm x 25,3 cm; dois de 173 x 157 cm) foram feitas a partir de fotografias que a própria artista tirou de um amigo, na Lagoa da Conceição (Florianópolis), em 2004. “A pintura me dá a possibilidade de me apoderar da imagem, mais do que a fotografia”, afirma Paz, integrante do Núcleo ABRA de Arte Contemporânea. Um dos trabalhos desta série, o garçon Antoine, é finalista do concurso Olheiro da Arte (www.olheirodaarte.com.br), com curadoria de Fernando Cochiarale, que está revelando novos artistas que terão seus trabalhos expostos em mostra coletiva em 2010, no Rio de Janeiro.

Para o curador, o artista plástico e professor Rubens Pontes, “as pinturas apresentam o prazer em sua feitura, utilizando velaturas, passagens tonais, um tratamento aveludado e um controle de luminosidade que se encontra em seu interior. Relações táteis são suscitadas ao olhá-las, ao saborear sua superfície”. Les Garçons são os trabalhos mais recentes da artista, e que melhor demonstram seu pensamento, hoje.

Sobre a artista
Radicada em Campos do Jordão, onde tem seu atelier, a paulistana Carolina Paz, 33, começou a pintar em 2004. Nutrindo forte identificação com a antropologia humana, sua graduação em ciências sociais a levou a produção de imagens; primeiro, a fotografia, depois, a pintura, com a qual atinge o máximo da manipulação/apropriação da imagem. “Para mim não tem Photoshop que bata a liberdade que tenho na pintura”, comenta.

Suas referências são Cindy Sherman, Gerhard Richter, Edward Hooper “Jamais usei a tinta direto dos tubos: pra mim, um dos baratos da pintura é brincar com as cores. Em minhas obras não há ‘cor pura’. O branco, por exemplo, não é o ‘branco puro’ em momento algum: é sempre um tom acinzentado e, por enquanto, não uso preto. Eu o invento nas minhas misturas coloridas”, completa.

Les Garçons é a primeira individual de Carolina Paz, que participou, em 2008, com um site-specifc na Mostra SUBLIME (Galera Emma Thomas, São Paulo), e com pinturas em acrílica, feitas entre 2005-2007, no Salão de Artes Plásticas de São Bernardo do Campo e, em 2007, na exposição Casa Tomada, na ABRA.

Les Garçons
Exposição de pinturas de Carolina Paz
ABRA – Vila Mariana – Rua Domingos de Morais, 2267
16 de novembro a 18 de dezembro
seg à qui, das 9h às 21h; sex, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 14h
Entrada franca
www.abra.com.br/vilamariana

Para ver as obras:

Mensuração do Intangível

Palestra sobre Search Marketing, Social Midia e Buzz Monitoring apresenta novas técnicas para posicionar marcas, produtos e serviços no ambiente online

Os novos desafios da comunicação e o desenvolvimento de estratégias que aumentem a visibilidade de marcas serão o tema da palestra Search Marketing (SEO & PFL), Social Midia e Buzz Monitoring, que a Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza dia 05/11, a partir das 19h30. O evento, ministrado por Paola Zingman, especialista em Search Engine Optimization, vai abordar os princípios básicos da otimização, benefícios, formatos, o uso de estratégias conjuntas, além da apresentação de cases. A palestra é gratuita e as inscrições estão abertas.

Paola Zingman é diretora de Search Engine Optimization e Social Media Marketing da Media Contacts. Formada em Relações Públicas pela Universidade Argentina da Empresa, é especialista e Comunicação pelo IAE Business School, e tem mais de sete anos de experiência no mercado on-line e marketing interativo.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3662-7449 ou pelo e-mail pos.palestras@faap.br.


No dia do evento, o participante deve contribuir com a doação de um brinquedo novo ou R$ 10,00 em benefício da Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, que há 59 anos atua contribuindo como bem-estar de pessoas portadoras de deficiência.

Palestra “Search Marketing (SEO & PFL), Social Midia e Buzz Monitoring”
Data: 05/11 (quinta-feira)
Horário: às 19h30
Local: Centro de Excelência FAAP
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília.
Investimento: 1 brinquedo novo ou R$ 10,00 em benefício da Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD.
Informações: (11) 3662 - 7449 ou pos.palestras@faap.br